Author Topic: Pedras para afiação  (Read 86538 times)

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Pedras para afiação
« Reply #15 on: October 11, 2010, 11:50:54 am »
Boa pergunta.
As pretas duras (hard), pelo que tenho lido, sao equivalentes a 8000.
A translucida é mais fina ainda. Nunca li sobre equivalencia de grão. Parece um vidro. É muito usada por ourives para afiar buril e na area dentaria.

"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
Re:Pedras para afiação
« Reply #16 on: October 11, 2010, 02:14:43 pm »
Boa pergunta.
As pretas duras (hard), pelo que tenho lido, sao equivalentes a 8000.
A translucida é mais fina ainda. Nunca li sobre equivalencia de grão. Parece um vidro. É muito usada por ourives para afiar buril e na area dentaria.



De acordo com esta tabela ( http://www.sharpeningsupplies.com/Sharpening-Stone-Grit-Chart-W21C60.aspx ) As pedras arkansas mais finas (preta e translúcida) são equivalentes a uma pedra 4000, portanto insuficientes para um polimento final das navalhas.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Pedras para afiação
« Reply #17 on: October 12, 2010, 12:23:33 pm »
Poi sé, é dificil encontrar equivalecia de grãos na web.
Agora, uma pergunta. Como nossos antepassados faziam para afiar suas navalhas, se nao existiam as modernas pedras finézimas? Era escher, couticule, arka nsas, etc..
tenho conseguido um bom resultado com a arkansas translucida no final e apos, strop com pastas diamantadas, strop puro, e pau de pita.
Mas é uma otima discução..
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Pedras para afiação
« Reply #18 on: October 12, 2010, 04:29:50 pm »
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
    • Vintage Scent
Re:Pedras para afiação
« Reply #19 on: October 12, 2010, 04:48:07 pm »
Este é um sonho bem distante
http://www.chefknivestogo.com/shglst30gr.html

Eu tenho a 16.000
http://www.chefknivestogo.com/shgl16gr.html

Será que se sente a diferença se se usar a 30.000 comparativamente a acabar nos 12.000-16.000?
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Pedras para afiação
« Reply #20 on: October 12, 2010, 04:53:38 pm »
Leon, esta é uma pergunta que so quem as tem pode responder.
Nós, ficamos na especulação.
Acho que sim, deve ser melhor, mas nao tlendo acho que um strop com pasta diamantada (lapping compound), deve fazer o mesmo serviço. Com mais trabalho sim, mas menos custo. Tenho usado os lapping compound chineses, e funcionam muito bem. No e-bay, sao bem baratinhas..
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline nmuaddib

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 13
  • De carbono, para silver, um dia, damascus
Re:Pedras para afiação
« Reply #21 on: October 20, 2010, 02:03:44 pm »
Amigos,

Eu tenho o seguinte kit:
DMT grão 325 - Placa para aplainar as demais pedras. (~45 dolares)
DMT grão 1200 - Placa para construção de fio, serve também para afiar as facas da casa. (~45 dolares)
Norton combo grão 4000 e 8000 - Pedra mais comum, kit basíco para quem quer manter as navalhas em boa afiação. 4000 para desbastar, 8000 para refinar.(~70 dolares)
Chinesa grão 12000 - Uso para polir, fazendo pirâmide com a norton 8000. (~45 dolares)
Couticule slurry stone - Pedaço da pedra belga que serve para criar "lama" abrasiva. Pode ser usada com a face 4000 da Norton, embora não seja necessária. (~20 dolares)
Microscópio escolar (150x, 450x, 900x) - Ferramenta excelente (e barata) para examinar o fio da navalha enquanto se trabalha nela. (~70 reais)

Valor aproximado do kit, sem frete: 250 dolares

Estou tendo bons resultados, e tem um site (http://www.theperfectedge.com/) onde podem encontrar todas acima (exceto a chinesa, comprei na www.classicshaving.com)  e mais as belgas (coticule-8000 e blue-4000), todas as shapton (desde grão 220 até 30000, e também a infâme placa para aplainar exigida pela shapton, base, e também caixa de água - 'poça'), além de várias DMT (placas e pedras). O preço eu considero justo, a norton, por exemplo, ainda não encontrei mais barata do que lá. O dono faz tudo, o nome dele é Howard, e é muito atencioso, disposto a dar dicas e indicar soluções mais baratas, caso necessário (eu queria um suporte de 20 dolares, ele me indicou uma base emborrachada de apenas 2 dolares, que ele mesmo usava).

Tenho muita vontade de ter uma belga Coticule, ela é versátil (com lama serve para desbastar, sem lama, para polir). Ainda vou comprar uma, mas elas estão ficando cada vez mais raras e caras.

Este é um sonho bem distante
http://www.chefknivestogo.com/shglst30gr.html

Eu tenho a 16.000
http://www.chefknivestogo.com/shgl16gr.html

Será que se sente a diferença se se usar a 30.000 comparativamente a acabar nos 12.000-16.000?

Quanto a diferença da Shapton 16k para a 30k discutida pelo Leon e Callega, a verdade é que mesmo uma navalha tirada de uma placa grão 1200, pode barbear, cortando o pêlo com total eficiência, porém o micro serrilhado (dentes no metal) causado nesse grão, fariam da nossa pele um cenário de guerra. Sendo assim, com grãos tão refinados, onde há muito pouco desbaste do metal, a diferença é o comforto para pele, muito mais do que a afiação, 30k é o mais linear que se pode conseguir, mas 16k é liso a ponto de não se perceber os dentes em um microscópio a 150x, na verdade até a 450x, pode se ver somente as ranhuras. Comprei uma navalha afiada a 16k (com o Bruno) e outra a 30k (com o Howard), e eu mesmo somente consigo manter até próximo de 12k (a chinesa é natural, portanto o grão não é exato), e todas foram excelentes, suaves com a pele. Antes da minha chinesa, parava no grão 8000, com bons resultados.
Resumindo, 8k é o mínimo para o comforto, 12k é muito bom para pele, 16k excelente, 30k o mais próximo de perfeito que se pode chegar, mas na minha opinião, pelo preço da pedra, não vale (a mais ou menos 265 dolares, ela sozinha é mais cara do que meu kit inteiro). Em qualquer um dos grãos acima, ou mesmo antes, se consegue afiação eficiente, o resto é acabamento e diminuição dos dentes.
Não tenho experiencia com pastas, nem com pita, meu assentador é somente couro (faço 50 passagens depois da afiação, e entre 30 e 50 antes de cada uso, sempre deixo a lâmina descansar 24h depois de usar, antes de assentar novamente).

é isso, abraço

Nelson
« Last Edit: October 20, 2010, 02:10:00 pm by nmuaddib »
Favoritos:
Navalha Boker King Cutter 11/16 1930, Pincel Semogue 2040HD
Creme Musgo Real, Balm L'occitane BAVX
--------------------------------------------------------------------
Contra o fio, devagar e sempre...

Offline gallop

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 217
  • Com a barba de molho
    • Email
Re:Pedras para afiação
« Reply #22 on: October 20, 2010, 02:09:40 pm »
Obrigado pela aula, Nelson.

Estou começando a me familiarizar com as navalhas...
- Paulo.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Pedras para afiação
« Reply #23 on: October 20, 2010, 03:33:35 pm »
Bem, agradeço a explanação.
Eu tenho um arsenal mais pra facas.. MAs tambem tenho algo pra navalhas.
DMT´s aligner de luxe. 320, 660, 1200. Uma chaira traingular, 320, 650 diamntadas e 2200 ceramica.
Muitas outras diamantadas, em grao grosso.
Arkansas, que em minha opiniao de faqueiro, brilham nos aços ao carbono. Dois conjuntos combinados de branca e preta. Uma preta muito antiga que ganhei de um amigo. Era do pai dele. Ele tem 85 anos. Uma translucida.
Uma esceher, pequena, um caquinho.. Que era de meu bisavô caniveteiro.
Pastas diamantadas, varias.. Até 0.5 micron.
Uso elas em madeira de balsa.
Varios assentadores mais antigos Nao gosto do strop classico. Aquele pendurado.
E um po muito fino que usava no passado, para polir reparos em vidros. è o mais fino que eles usam..
E o pau de pita, pra manutenção.
Concordo com a sensação ao cortar..
E um detalhe que parece bobo.. Ontem, dentro da fabrica de laminas da tramontina, conversava com o gerente da area e o supervisor responsavel. O ultimo fez uma especialização em Solingen no assunto. O grao cortando contra o fio, deixa mais serrilhado do que contra as costas da lamina..
E incrivel, uma calça de brim ajuda a manter o fio até de facas normais..
Abracos
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline nmuaddib

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 13
  • De carbono, para silver, um dia, damascus
Re:Pedras para afiação
« Reply #24 on: October 20, 2010, 03:40:19 pm »
Obrigado pela aula, Nelson.

Estou começando a me familiarizar com as navalhas...

Aula nada, Paulo, perto dos caras aqui do fórum, sou moleque.  ;D

No Brasil, nós, navalhadores, somos uma espécie em extinção, então não temos muita saída senão aprender a afiar e afins, a não ser quem mora no Rio e pode contar com o serviço de afiação de navalhas do "Rei das Facas", se não me engano, por R$ 12,00, na rua da Carioca, Centro. Eu trabalho com frequencia lá perto, embora tenha residência em Vila-Velha ES,  mas ainda não usei o serviço. Eles também vendem navalhetes, lâminas DE Feather (para quem usa Safety Razor, eu uso para raspar a cabeça, mas não com Feathers...), e além de navalhas alemãs boas, também navalhas baratas (inexperiente, paguei 100 reais em uma dessas, e logo descobri porque era tão barata: seu metal e forma é digno de pena), essas últimas servem para apenas uma coisa: aprender a usar as pedras de afiação, o metal é mole, e quando coloca no rosto perde o fio na hora. Uma dessas na mão de um leigo, pode fazê-lo desistir de usar navalhas, pois não barbeia nada.

grande abraço,

Nelson
« Last Edit: October 20, 2010, 03:42:41 pm by nmuaddib »
Favoritos:
Navalha Boker King Cutter 11/16 1930, Pincel Semogue 2040HD
Creme Musgo Real, Balm L'occitane BAVX
--------------------------------------------------------------------
Contra o fio, devagar e sempre...

Offline nmuaddib

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 13
  • De carbono, para silver, um dia, damascus
Re:Pedras para afiação
« Reply #25 on: October 20, 2010, 03:55:57 pm »
...
E um detalhe que parece bobo.. Ontem, dentro da fabrica de laminas da tramontina, conversava com o gerente da area e o supervisor responsavel. O ultimo fez uma especialização em Solingen no assunto. O grao cortando contra o fio, deixa mais serrilhado do que contra as costas da lamina..
E incrivel, uma calça de brim ajuda a manter o fio até de facas normais..
Abracos

Já ouvi falar de outros afiadores que fazem as últimas passagens em cada pedra sentido costas para o fio, ao invés do fio contra o grão da pedra, provavelmente pelo que o supervisor falou, para reduzir o micro serrilhado. A Norton aconselha isso no caso de formação de rebarba de metal, raro em navalhas. Contra o grão com certeza tira mais metal, e como passo a navalha no rosto com uma leve curva, o micro serrilhado ajuda a cortar os pêlos mais teimosos.
Essa da calça de Brim não sabia! Interessante, vou tentar!

abraços
Favoritos:
Navalha Boker King Cutter 11/16 1930, Pincel Semogue 2040HD
Creme Musgo Real, Balm L'occitane BAVX
--------------------------------------------------------------------
Contra o fio, devagar e sempre...

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
Re:Pedras para afiação
« Reply #26 on: October 20, 2010, 07:47:37 pm »
Vou deixar meus R$0,02 aqui: depois de passar a navalha no óxido de cromo, passem 200 vezes numa folha de jornal. Aí sim vocês vão ver o que é um fio polido! Fica incrível.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline callega

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
    • meu site de cutelaria custom
Re:Pedras para afiação
« Reply #27 on: October 20, 2010, 07:57:40 pm »
Até na palma da mao, afia..
Olha, to usando uma Golden DOllar, chinapau. Nao posso reclamar dela. E minha enorme experiencia com outras marcas é, digamos assim, com os classicos das vintage.
Logico que sao melhores. Mas a china funciona..
BÉ, rasil é soda.
"... mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."Sócrates

http://www.callega.com
Bento Gonçalves RS
BRASIL

Offline eduzaneti

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1292
    • Email
Eduardo Zaneti 
Paraná - Brasil

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
    • Email
Re:Pedras para afiação
« Reply #29 on: March 26, 2011, 02:10:32 pm »
Pergunta
Pra que serve essa pedra?
http://cgi.ebay.com/Razor-Sharpening-Stone-ORIGNAL-ARCANSAS-/320566069256?pt=AU_VanityPerfumeShaving&hash=item4aa33a0808#shId

É só olhar o grit dela que tu vais saber para que serve. O desta é 6000-8000, grit alto, pedra fina, serve para afiar navalhas que já tem fio mas este está "cego"! Por que os dois valores? Por ela ser uma pedra natural e não se ter uma precisão na graduação!
Após ela, usa uma 12000 ou já vais pro strop!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags: tidea 
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal