Olá! Resolvi abrir este tópico para trocar idéias sobre este tema ainda não discutido neste fórum: pedras para afiação de navalhas! Pois me parece ser algo tão ou até mais difícil de se encontrar do que uma boa navalha! Se houver alguém apto a dizer quais são, e aonde encontra-se as boas pedras? E estas arkansas stones, muito usadas para bisturis e instrumentos cirúrgicos, teriam algum aproveitamento com navalhas? Com a palavra os entendidos! e/ou curiosos como eu! ...
Quote from: Castro on June 08, 2010, 02:27:08 amOlá! Resolvi abrir este tópico para trocar idéias sobre este tema ainda não discutido neste fórum: pedras para afiação de navalhas! Pois me parece ser algo tão ou até mais difícil de se encontrar do que uma boa navalha! Se houver alguém apto a dizer quais são, e aonde encontra-se as boas pedras? E estas arkansas stones, muito usadas para bisturis e instrumentos cirúrgicos, teriam algum aproveitamento com navalhas? Com a palavra os entendidos! e/ou curiosos como eu! ...Já ouvi falar destas pedras, mas para facas e canivetes (o que não deixa de ser uma navalha, certo?!)
As Norton são as mais populares. Algumas são "combos" de 4000 e 8000 de grão, muito útil para fazer a grande parte do trabalho de afilamento.Depois há as naturais, principalmente as belgas, alemãs e japonesas que deixam um fio muito suave e constante.Pessoalmente tenho pedras desde o grão 320 até 16.000. A de 320 é só usada para lâminas que tenham o fio bastante danificado. Normalmente começo com 1000 para constriur o fio, depois 4000 para redefinir e 8000 para polir.Se tiverem alguma questão sobre o uso das pedras, digam.
Quote from: Leon on June 08, 2010, 04:22:27 pmAs Norton são as mais populares. Algumas são "combos" de 4000 e 8000 de grão, muito útil para fazer a grande parte do trabalho de afilamento.Depois há as naturais, principalmente as belgas, alemãs e japonesas que deixam um fio muito suave e constante.Pessoalmente tenho pedras desde o grão 320 até 16.000. A de 320 é só usada para lâminas que tenham o fio bastante danificado. Normalmente começo com 1000 para constriur o fio, depois 4000 para redefinir e 8000 para polir.Se tiverem alguma questão sobre o uso das pedras, digam.Na verdade eu tenho.1-Qual o sentido da navalha no momento da afiação? como strop ou com a lâmina na frente?2-E qual seria o grão do óxido de cromo?3- No caso do óxido, qual o sentido da navalha, como strop (espinha na frente) ou ao contrário?
1) com lâmina na frente, se for em pedra de afiar.2) não existe uma tabela de conversão muito precisa pra isso, mas acredita-se que o óxido de cromo seja algo em torno de 15000-200003) espinha na frente.
1) com lâmina na frente, se for em pedra de afiar.2) não existe uma tabela de conversão muito precisa pra isso, mas acredita-se que o óxido de cromo seja algo em torno de 15000-20000 begin_of_the_skype_highlighting 15000-20000 end_of_the_skype_highlighting3) espinha na frente.
Quote from: cegadede on June 08, 2010, 08:16:27 pm1) com lâmina na frente, se for em pedra de afiar.2) não existe uma tabela de conversão muito precisa pra isso, mas acredita-se que o óxido de cromo seja algo em torno de 15000-200003) espinha na frente.O Cegadede foi mais rápido Creio que o óxido de crómio tenha o grão um pouco mais alto, entre os 25k e 32k, pelo menos foi o que tenho vindo a ler noutros foruns...
Ola, sou novo aqui.Sou cuteleiro custom, e uso navalhas para fazer minha barba.Afio minhas navalhas e dos outros tambem.Uso uma pedra arkansas translucida como pedra final para afiação.antes, uso uma DMT 1200 diamantada, uma preta arkansas.A minha arkansas translucida (que é a mais fina delas), comprei na santarelli http://www.santarelli.com.br/Default.aspxdepois dela, uso couro com pasta diamantada chinesa, na mais fina das pastas uso uma base de madeira de balsa. E acabo tudo com um strop de pita.Espero ter ajudado
Aqui tambem tem arkansas translucidashttp://www.excelrio.com.br/abradiv.htm