Author Topic: Questões sobre assentador.  (Read 3187 times)

Offline RF

• Trade Count: (+4)
  • Personna grata
  • Respect: +15
Questões sobre assentador.
« on: November 30, 2012, 01:15:05 am »
0
Nos assentadores que têm, qual a função / utilidade do outro material além do couro?

Devemos passar a navalha no assentador depois de barbear ou só antes?

Esta questão deve-se:
Acho que li algures na net para só se passar a navalha no assentador antes de barbear, mas no caso da Rolls Razor nas instruções vem que devemos passar no assentador depois de barbear por causa da humidade.

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
Re:Questões sobre assentador.
« Reply #1 on: November 30, 2012, 10:35:56 am »
0
Geralmente, os assentadores podem ser construídos com diversos materiais, e com diversas coberturas. Mas com a mesma finalidade: dar um polimento final e alinhar a lâmina. Os materiais podem ser linho, algodão, couro rugoso, couro liso. As coberturas geralmente são óxido de cromo e pastas diamantadas. Na seção navalhas há vários tópicos sobre o assunto.
« Last Edit: November 30, 2012, 10:37:35 am by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #2 on: November 30, 2012, 10:53:56 am »
0
Nos assentadores que têm, qual a função / utilidade do outro material além do couro?

Geralmente o couro é a última etapa de "polimento" ou suavização do gume. Há que use linho + couro em sequência, com bons resultados.

Mas por vezes, com o uso ou com o passar do tempo, a lâmina vai perdendo um pouco o gume. Por vezes fica tão mal que a coisa só se resolve indo às pedras. Mas muitas vezes não há necessidade disso, e pode-se refrescar o gume com outros materiais.

Um dos mais comuns é o uso de pastas abrasivas de diversas "granulometrias", ou de dióxido de cromo, geralmente espalhadas sobre uma superfície de couro ou de madeira (balsa, por exemplo). Isso permite recuperar o gume sem necessidade de uma afiação mais complexa, com pedras, etc.

A minha experiência não é muita, mas pessoalmente uso um pequeno assentador em forma de pá. De um lado tem couro, que uso sempre que utilizo a navalha. Do outro lado, tenho uma superfície de madeira com pasta, que uso apenas quando sinto que preciso de "reviver" o gume.

Esta questão deve-se:
Acho que li algures na net para só se passar a navalha no assentador antes de barbear, mas no caso da Rolls Razor nas instruções vem que devemos passar no assentador depois de barbear por causa da humidade.

As opiniões aqui são várias. Há quem passe apenas antes. Há quem prefira antes e depois.
No fundo, não vejo qual o problema de assentar antes e depois do barbear...
« Last Edit: November 30, 2012, 10:55:44 am by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline RF

• Personna grata
  • Respect: +15
« Reply #3 on: November 30, 2012, 01:50:06 pm »
0

Geralmente o couro é a última etapa de "polimento" ou suavização do gume. Há que use linho + couro em sequência, com bons resultados.

Mas por vezes, com o uso ou com o passar do tempo, a lâmina vai perdendo um pouco o gume. Por vezes fica tão mal que a coisa só se resolve indo às pedras. Mas muitas vezes não há necessidade disso, e pode-se refrescar o gume com outros materiais.

Um dos mais comuns é o uso de pastas abrasivas de diversas "granulometrias", ou de dióxido de cromo, geralmente espalhadas sobre uma superfície de couro ou de madeira (balsa, por exemplo). Isso permite recuperar o gume sem necessidade de uma afiação mais complexa, com pedras, etc.

A minha experiência não é muita, mas pessoalmente uso um pequeno assentador em forma de pá. De um lado tem couro, que uso sempre que utilizo a navalha. Do outro lado, tenho uma superfície de madeira com pasta, que uso apenas quando sinto que preciso de "reviver" o gume.

Do que tinha lido no fórum já tinha visto a necessidade da pasta / oxido, como dizes "refrescar o gume".

A dúvida deve-se ao facto de nem todos os assentadores terem Linho / Algodão, um exemplo é o teu paddle que tem pasta do outro lado.
Porque passar no Linho / Algodão?
E sendo uma necessidade, como o proceder no caso de só se ter um assentador com couro?

Esta questão deve-se:

As opiniões aqui são várias. Há quem passe apenas antes. Há quem prefira antes e depois.
No fundo, não vejo qual o problema de assentar antes e depois do barbear...
Assim sendo só vou passar antes, não vou ter trabalho desnecessário.  ;)

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #4 on: November 30, 2012, 01:58:36 pm »
0
Nada como experimentar, antes e depois, para depois decidires se vale a pena ou não.

Quanto ao linho: alguns utilizadores dizem que ajuda a ter um fio mais suave, e que ajuda a manter o gume durante mais tempo.
Pessoalmente, nunca experimentei. Gostaria de experimentar no futuro.

No fundo, penso que não se trata de ser obrigatório ou não. É mais questão de haver várias maneiras de fazer a mesma coisa. Há quem prefiras de uma maneira, há quem prefira de outra.

Quando comecei nisto, recomendaram-me o assentador em pá assim (couro + madeira com pasta), porque seria uma maneira de manter a navalha afiada durante muito tempo sem ir às pedras. Calculo que o linho ajude a suavizar ainda mais o fio. Calculo também que haverá outras maneiras de o fazer, também...
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #5 on: November 30, 2012, 02:55:23 pm »
0
Calculo também que haverá outras maneiras de o fazer, também...

Jeans stropping, news stropping, hand stropping...
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Rui

• Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • Respect: +1
« Reply #6 on: December 03, 2012, 12:24:30 pm »
0
Eu passo a navalha no assentador antes e depois de a utilizar, como evito que ela contacte com a agua não a lavo, passo apenas com uma toalha para limpar qualquer resto de espuma que tenha ficado e depois passo no assentador apenas no cabedal para voltar a ficar com o fio recuperado e porque ajuda a mante-lo sempre limpo sem substabstancias que o podem degradar.

O meu strop tambem tem apenas couro tem um lado liso e outro que quase parece ter pelo é nesse que tenho a pasta de polimento.

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal