Nos assentadores que têm, qual a função / utilidade do outro material além do couro?
Devemos passar a navalha no assentador depois de barbear ou só antes?Esta questão deve-se:Acho que li algures na net para só se passar a navalha no assentador antes de barbear, mas no caso da Rolls Razor nas instruções vem que devemos passar no assentador depois de barbear por causa da humidade.
Quote from: RF on November 30, 2012, 01:15:05 amNos assentadores que têm, qual a função / utilidade do outro material além do couro?Geralmente o couro é a última etapa de "polimento" ou suavização do gume. Há que use linho + couro em sequência, com bons resultados.Mas por vezes, com o uso ou com o passar do tempo, a lâmina vai perdendo um pouco o gume. Por vezes fica tão mal que a coisa só se resolve indo às pedras. Mas muitas vezes não há necessidade disso, e pode-se refrescar o gume com outros materiais.Um dos mais comuns é o uso de pastas abrasivas de diversas "granulometrias", ou de dióxido de cromo, geralmente espalhadas sobre uma superfície de couro ou de madeira (balsa, por exemplo). Isso permite recuperar o gume sem necessidade de uma afiação mais complexa, com pedras, etc.A minha experiência não é muita, mas pessoalmente uso um pequeno assentador em forma de pá. De um lado tem couro, que uso sempre que utilizo a navalha. Do outro lado, tenho uma superfície de madeira com pasta, que uso apenas quando sinto que preciso de "reviver" o gume.
Quote from: RF on November 30, 2012, 01:15:05 amDevemos passar a navalha no assentador depois de barbear ou só antes?Esta questão deve-se:Acho que li algures na net para só se passar a navalha no assentador antes de barbear, mas no caso da Rolls Razor nas instruções vem que devemos passar no assentador depois de barbear por causa da humidade.As opiniões aqui são várias. Há quem passe apenas antes. Há quem prefira antes e depois.No fundo, não vejo qual o problema de assentar antes e depois do barbear...
Calculo também que haverá outras maneiras de o fazer, também...