FML, seria interessante verificares se as tuas slant têm ou não a dita folga.... 
Ora bem, descobri algo que me deixou atónito.
Maior parte das slant que tenho têm folga praticamente igual, de Merkel a Merkur

Mas nunca me tinha apercebido. Quando as monto, a lâmina fica sempre perfeita e tive de fazer um esforço considerável para desalinhar a lâmina com as máquinas quase fechadas. Acho que o facto de apertar a lâmina, esxerce sobre ela forças contrárias que se tentam anular e alinham automaticamente a lâmina nos pinos.
Tenho uma Mulcuto que não sei se se pode classificar como slant que tem prisão nos pinos da cabeça, essa não tem folga nenhuma, é claro.
Tenho também algumas Fasan duplo slant que não possuem folga. Apesar de não conseguir movimentar a lâmina que fica com as laterais escondidas na cabeça, experimentei empurrar a lâmina com os dedos contra a tampa e reparei que apesar de os pinos serem mais estreitos, a lâmina fica tão flexionada que as próprias aberturas fecham contra os pinos - efeito interessante que não deixa folga nenhuma.