Material > Safety Razors

A escolha da primeira máquina de barbear

(1/21) > >>

nunogrl:
(NOTA: Este mensagem não é da minha autoria, e é uma tradução de um artigo cedido pelo  Teiste )

A primeira máquina.

Uma das decisões que temos de tomar uma vez que que se queira fazer a transição do barbear moderno para o barbear tradicionar, é a da escolha da maquina de duplo fio que vamos usar para aprender. A gama de máquinas de duplo fio que se fabricam hoje em dia não é tão ampla como à vinte ou trinta anos, mas continua a haver bastante variedade por onde escolher.
Escolher uma máquina que esteja bem equilibrada, que não escorregue da mão e que seja fácil de utilizar torna fácil aprender e poder desfrutar desta nova etapa no barbear tradicional.

As máquinas mais comuns e famosas do mercado actual são as Merkur que são feitas na Alemanha. Estas máquina encontram-se facilmente em lojas on-line e também nas lojas de rua. Merkur fabrica uma vasta variedade de máquinas, desde as mais simples e baratas de três peças, como o modelo Merkur 33c até às ajustáveis mais sofisticadas e caras com são o caso das Merkur Vision ou Merkur Futur.

Outras marcas a destacar são a Muhle e a Edwin and Jagger, que são fabricadas pela mesma empresa que as Parker que são feitas na Índia e a sua qualidade tem melhorado consideravelmente nos últimos meses.

Também podemos encontrar máquinas antigas como as Gillette ou Wilkinson, tanto em antiquários como no ebay e sempre são uma boa opção se queremos máquinas de qualidade, bem construidas e que durarão ainda mais cem anos. A Gillette de abertura de borboleta como a Gillette Super Speed são fáceis de encontrar e relativamente baratas, dependendo do estado da máquina e da sorte que tenhamos na oferta.

As melhores opções para a primeira máquina são frequentemente as mais simples e fáceis de usar, e há um consenso geral de que sejam estas.


Merkur 34C HD (heavy duty em inglês):

É um dos emblemas da Merkur que já está no mercado à quase 90 anos e tem uma fama merecidíssima. Tem equilíbrio peso adequados que nos permitem fixar bem o ângulo de corte correcto.

O cabo é curto, largo e bem construído, com um rugosidade para evitar a máquina se escape das mãos.
Esta máquina pode ser comprar por 30 a 35 Euros nas lojas online.


Merkur 38C HD:
Se pelo contrário temos mãos grandes e estamos acustumadas ao cabos das máquinas modernas multi-lâminas, então esta pode ser a nossa opção.
A cabeça é a mesma que a 34C mas a o cabo é bastante mais longo, uns 10,1 cm.


Edwin and Jagger DE89L ou Muhle R89:
São a mesma máquina, com a mesma cabeça, mas com acabamentos distintos. Tem um cabo maior do que a Merkur 34C e  mais curto do que  Merkur 38C: 8,5cm.
Muito bem conseguidas, com excelentes acabamentos, bom equilíbrio e peso (63 gramas) e facilidade usar. São mais baratas do que as Merkur e podem-se conseguir online facilmente.

Muhle R89:
Edwin and Jagger DE89L:

Parker 80R:
Um novo modelo da Parker que está a causar uma boa impressõa pela sua qualidade, acabamentos, equilibrio e suavidade de corte. É uma máquina de abertura de borboleta com um peso de 83 gramas e com um comprimento de 10cm. O seu preço varia entre os 25 e os 35 euros, dependendo da loja online.

Gillette Super Speed antiga;
Se tivermos a sorte de encontrarmos uma do avô ou de a encontrar no ebay, é outra opção mais do que boa para começar no barbear tradicional.
Algumas destas máquinas têm 50 anos, o que nos dá uma ideia do quão bem construídas que são.
Nese caso, lembre-se que tem de limpá-la e esterilizá-la muito bem.
Tem uma suavidade corte muito diferente das máquinas alemãs actuais e são facilíssimas de utilizar sem muito risco de cortes severos.
Este é um modelo de Gillette Super Speed do ano de 1956.

Conclusão
Qualquer destas máquinas será uma boa opção para nos iniciarmos no barbear clássico e para aprender a barbearmo-nos correctamente com este tipo de material.
O mais importante ao escolher uma máquina, é o quão confortável que se sinta nas nossas mãos, e que tenha um bom equilíbrio entre o seu peso e comprimento, pois assim poderemos desfrutar de um barbear mais prazenteiro à medida que aprendemos a barbear.

brg:
Deixem-me adicionar aqui também a Wilkinson Sword Classic. Pelo menos cá na Europa, é relativamente fácil de encontrar a um preço acessível. É o aparelho ideal para quem não acredita ainda nas virtudes da safety razor e pretende testar sem compromissos.

lamina:
Poria também ali em cima a 23C, com a mesma cabeça da 34C mas de cabo mais longo e fino e claro, a boa e tolerante Feather Popular de melhor acabamento (e TTO) do que a Classic Wilki'...Mas isso sou eu.... ;D

BanD:
Colocaria também a Slim e a Fatboy. 2 vintage excelentes e são ajustáveis (algo muito bom principalmente para iniciante).

Barbeiro:

--- Quote from: BanD on June 18, 2010, 03:04:19 am ---Colocaria também a Slim e a Fatboy. 2 vintage excelentes e são ajustáveis (algo muito bom principalmente para iniciante).

--- End quote ---

Concordo com o BanD. São dois bons modelos e a oferta em sites como o E-Bay também é grande (o que facilita a aquisição).

No Brasil, um modelo vintage mais fácil de encontrar é o Gillette Tech.

Abraços!

-Barbeiro

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version