Author Topic: Número de passagens (repetições)  (Read 3916 times)

Offline dott_macchia

• Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • Respect: +29
    • Fluminense F.C.
Número de passagens (repetições)
« on: January 23, 2013, 07:25:28 pm »
0
Eu ainda não coloquei minhas mãos na minha já encomendada Merkur 180 Safety Razor, mas já estou buscando aprender a melhor técnica.

Vi que é indicado raspar a barba por 4x, uma em cada sentido, e sempre repassar a espuma nos intervalos. Isso realmente é necessário?

Pergunto porque tenho uma forte tendência a ter pelos encravados e sempre ouvi que se deve evitar fazer a barba no sentido contrário.

Eu ainda faço minha barba com um aparelho Gillete Fusion e apenas faço em um único sentido (de cima para baixo). Quando eu assisto aos vídeos no youtube, me parece que a primeira passagem já é suficiente, mas a pessoa sempre faz 3 ou 4.

Então fica a dúvida. Por que, afinal, se deve passar o aparelho 4x em diferentes sentidos? Tudo bem você querer fazer isso na véspera de um casamento, reunião importante, ou etc. Mas fazer isso sempre?

Eu vi um vídeo (que agora não tenho mais o link) de um rapaz fazendo a barba pela primeira vez com sua recém-adquirida Safety Razor. Aparentemente, ele faz tudo direitinho: bota a toalha quente no rosto, esfolia o rosto, faz uma boa espuma com pincel, etc. Então ele faz a primeira passagem e fica com um resultado excelente sob minha ótica. Então ele volta a passar a espuma e refaz por mais 3x. No final, ele sai sangrando com uns 4 cortes, todos feitos na última passagem.

Lembrando que ainda não tenho como falar por experiência própria - mas em breve vou poder - pergunto: É realmente necessário fazer 4 passagens? Uma apenas não basta?

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • Respect: +129
Re:Número de passagens (repetições)
« Reply #1 on: January 23, 2013, 07:43:15 pm »
0
Isso depende de cada um, nomeadamente da sensibilidade da pele de cada um, e dos resultados que se pretendem. Se quiser um rosto lisinho, dificilmente consegue só com uma passagem, mas para um barbeado apresentável é suficiente essa mesma passagem.

Conheço quem faça uma só passagem ou até cinco passagens. Certamente que com a experimentação vai chegar ao número ótimo de passagens para o seu caso assim como se vai aperceber que não precisa de seguir uma direção determinada mas sim ter em atenção o sentido do crescimento da barba.

Vá experimentando.

Offline FatSlim

• Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
« Reply #2 on: January 23, 2013, 08:23:52 pm »
0
A beleza disto é que cada um é diferente do outro, portanto o bom do barbear tradicional é a personalização do mesmo.
Eu por exemplo dou-me bem apenas com duas passagens (a favor e através). Há dias que ainda posso ir a uma terceira passagem mas nunca dois dias seguidos, senão fico com a pele extremamente sensível (normalmente espero uns 3 ou 4 dias para repetir a façanha).
De resto essas duas passagens chegam e sobram para o que preciso, já que faço a barba todos os dias.

O caro fala da Fusion, mas tenha atenção que uma Fusion tem 5 lâminas e uma safety razor tradicional apenas usa uma que não puxa o pêlo, corta-o logo.
Além disso uma Mach3/Fusion/WS Quatro/qualquer multilãminas têm as lâminas colocadas dentro de "cartuchos" e que não estão à face desse mesmo cartucho, requerendo pressão contra a pele para que funcionem. O problema é que é essa mesma pressão que origina irritação, pois são 5 lâminas a serem pressionadas contra a pele, cada uma delas a cortar e a puxar o pêlo.
Quando chega à 4/5ª lâmina, já estas estão a cortar em seco pois a espuma já saiu com as outras lâminas anteriores.
« Last Edit: January 23, 2013, 08:31:44 pm by FatSlim »
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • Respect: +129
« Reply #3 on: January 23, 2013, 08:35:30 pm »
0
Esqueci de referir que também terá influência a máquina, a lâmina, a espuma e a preparação. Não existem regras mas imensas variáveis como referiu o confrade Fatslim.

Offline MotaJV

• Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
« Reply #4 on: January 23, 2013, 10:21:13 pm »
0
Para início, faça apenas a passagem no sentido de crescimento dos pêlos, ou o mais próximo disto, já que dificilmente eles crescem em um só sentido.

À medida que for ganhando prática no manejo da safety razor, vai adicionando uma passagem lateral em dias intercalados, depois diariamente, se achar necessário.

A passagem contra pelo é a mais complicada e não é obrigatoriamente necessária.

Meu costume é fazer duas passagens diariamente, uma a favor e uma lateral, mas as vezes quero um apurado melhor e faço mais passagens. Hoje achei por bem fazer a contra pelo. Vai de cada um.

Você será seu juiz.
But the tigers come at night

Offline JPCoelho

• Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • Respect: 0
« Reply #5 on: January 23, 2013, 10:40:02 pm »
0
Meu começo no barbear clássico foi um pouco problemático, eu não aceitava nada abaixo de um BBS mesmo que isso significasse forçar a minha pele.Nem preciso dizer o quanto isso maltratou meu rosto.Agora estou mais tranquilo, não faço tanto contra pelo quanto antigamente.Atualmente 2(favor, através) ou 3(favor,2x através) passagens são suficientes.
Curitiba-Paraná-Brasil

Offline Rui

• Arkoólico anónimo
  • Respect: +1
« Reply #6 on: January 24, 2013, 11:27:59 am »
0
Neste momento acho que o barbear classico é um prazer e por isso nada deve ser levado como lei, eu por exemplo faço sempre 3 passagens e na maioria das vezes bastariam 2 e retoques para ter um BBS, mas prefiro fazer 3 passagem mais suaves e assim prolonga-se o prazer de barbear e o resultado é bom e sem RB.

Offline Filipe

• Trade Count: (+6)
  • Lucky Tiger
  • Terceira-Açores
  • Respect: +669
« Reply #7 on: January 24, 2013, 11:35:07 am »
0
Eu como tenho a barba algo dura tenho que fazer as três passagens e alguns retoques, porque se forem duas, quando passar a mão no pescoço e face pareço o homem lixa ;D.

Mas é como já foi dito aqui, cada pele/barba, sua sentença, não são todas iguais.

Filipe

Offline dott_macchia

• Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • Respect: +29
    • Fluminense F.C.
« Reply #8 on: January 24, 2013, 11:37:27 am »
0
Legal. Bom poder esclarecer isso. Obrigado.

O rapaz do vídeo no youtube que eu vi deveria ter lido isso antes de se cortar todo na 4ª passagem.  ;D

Offline FatSlim

• Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
« Reply #9 on: January 24, 2013, 04:05:34 pm »
0
Legal. Bom poder esclarecer isso. Obrigado.

O rapaz do vídeo no youtube que eu vi deveria ter lido isso antes de se cortar todo na 4ª passagem.  ;D

Eu recomendo vídeos do Mantic59 e do Geofatboy, ambos do youtube. Foi com esses que aprendi ao início e acho que são os melhores.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Filipe

• Lucky Tiger
  • Terceira-Açores
« Reply #10 on: January 24, 2013, 04:30:07 pm »
0
Grandes professores esses dois! :)

Offline solano-k

• Marinheiro num Veleiro
    • Delicious
« Reply #11 on: January 24, 2013, 09:41:45 pm »
0
...pergunto: É realmente necessário fazer 4 passagens? Uma apenas não basta?

Basta, claro. Desde de que te agrade. Normalmente se fazem três ou duas ou quatro. Depende...
O importante é ter em mente que não há regras, leis, determinações. Existem a técnica, a experiência... mas não dogmas.
Também sou iniciante e por enquanto prefiro um barbear confortável, mesmo que razoável, a um barbear excelente mas a custa de pele irritada, por exemplo.
[ ]s
Solano.

Offline GADREL

• D.Quijote de La Toja
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
« Reply #12 on: January 25, 2013, 07:42:55 am »
0
Grandes professores esses dois! :)
# tamojunto! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline kirk_hammet

• Fatboy Slim
« Reply #13 on: January 25, 2013, 11:17:09 am »
0
Geralmente faço 3 passagens e depois é só aperfeiçoar alguns locais.

Entre cada passagem passo sempre água morna na cara antes de voltar a colocar espuma.

Offline Filipe

• Lucky Tiger
  • Terceira-Açores
« Reply #14 on: January 25, 2013, 04:42:59 pm »
0
Eu também passo sempre água entre cada passagem.

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal