Author Topic: Campo Pequeno acolhe homenagem ao forcado  (Read 4262 times)

Offline nunogrl

• Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Respect: +59
    • Email
Campo Pequeno acolhe homenagem ao forcado
« on: February 20, 2013, 03:17:02 am »
0

Eu não sou fã de tourada nem pouco mais ou menos.
Mas como a maioria, simpatizo com a bravura dos forcados (que ao que parece só existem neste país de doidos) pois é a única situação em que touro e homem estão de igual para igual, a medir forças sem armas. Quem imortalizou a figura do Brutus em Quo Vadis foi um forcado de Lisboa a dominar... um vitelo :) .
É preciso muito sangue frio para estar a amparar um bicho de 600 Kg!

Recentemente foi prestada homenagem ao forcado Nuno Carvalho na arena em que ficou incapacitado, devido a acidente no ano passado.
O homem de 26 anos ficou tetraplégico ao vivo (o vídeo está no youtube com direito a repetição em câmera lenta).

Muito sinceramente nunca tinha tido conhecimento de algo do género acontecer assim..
Quero dizer, cornadas e costelas partidas, já se sabe que "faz parte do jogo" mas assim algo tão grave não tinha ouvido sequer falar.
Quais os vossos comentários sobre este assunto? há algum forcado aqui no fórum???
Ó Emanuel, tu és daí da zona!! 

Como disse no início, não sou adepto e nunca assisti a uma tourada ao vivo - excepto a garraiada dos estudantes de Coimbra mas que a nada se assemelha.
ah e de um prato de mão de vaca com grão de bico que comi no clube tauromáquico de Montijo :D (mas acho que também não conta)

Para os brasileiros, que não estão tão por dentro das regras da touradas (ia chamar arte ou entretenimento, mas acho que é uma perspectiva pessoal) em Portugal, não se faz a tourada de morte, excepção feita à vila de Barrancos.
Ou  seja, em oposição a Espanha em que o touro é morto na arena e cada interveniente se serve de um troféu da carcaça do animal, por aqui o animal sai vivo da arena (e é encaminhado para o matadouro) onde tem uma morte mais digna e sem aplausos.
Os ditos matadores, consta que têm de ter uma mira precisa na espada para poder dar por finda a vida do animal, mas ao que consta também têm várias tentativas para o fazer e o touro nunca ganha.

(Lembrei-me deste assunto por causa do tópico anterior - o matador brasileiro :) )

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • Respect: +129
Re:Campo Pequeno acolhe homenagem ao forcado
« Reply #1 on: February 20, 2013, 03:48:07 am »
0
Para mim as touradas resumiam-se a isso, medição de forças entre homem e touro. O que aconteceu ao forcado é realmente lamentável, mas ele sabia ao que ia e estava ciente dos riscos inerentes, já do boi não se pode dizer o mesmo.

Agora se o boi morre na arena ou não, acho uma falsa questão. Tanta polémica por causa disso quando os holofotes deviam estar era virados para o tratamento cruel de que o animal é alvo antes da morte, Para mim não faz sentido nenhum andarem a cravar ferros no animal para deleite dos apreciadores, obrigando-o a sangrar até estar extenuado e como se não bastasse, no fim, ainda lhe negam o alívio daquele sofrimento por mais algum tempo, o tempo de chegar ao matadouro...

Offline classic-shaver

• Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
« Reply #2 on: February 20, 2013, 09:18:21 am »
0
Este é um assunto um pouco controverso.

Por muito que sinta impulso para responder, vou-me abster de dar a minha opinião sobre o assunto porque desconfio que iria violar as regras do fórum.
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline GADREL

• Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
« Reply #3 on: February 20, 2013, 09:28:49 am »
0
Não gosto de tauromaquia, embora respeite a tradição!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Renato Ferreira

• Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • Respect: +4
« Reply #4 on: February 20, 2013, 09:29:09 am »
0
Já assisti a touradas ao vivo. Não posso esconder que gosto do espétáculo.

Abstenho-me da "defesa dos animais" pelo seguinte: muitas pessoas, principalmente em zonas rurais matam animais em casa para carne apesar de se dizer que é ilegal. "Ah e tal vamos à matança do porco". O meus avós matavam sempre um cabrito ou dois na Páscoa. Noutras épocas era a galinha para a canja quando iamos visitá-los. Tinha um cliente do meu pai que matava vitelos. Acham que é morte "digna"?

Tento contrabalançar a balança das opiniões que entram em conflito no meu cérebro.

PS: fui ver a tourada porque me ofereceram os bilhetes. Creio que não pagaria para a ir ver.

O que também gosto são as filarmónicas que animam a festa:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=fEDIp5Ct_z0" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=fEDIp5Ct_z0</a>
Hay que barbear cada dia mas!

Offline Rui

• Arkoólico anónimo
  • Respect: +1
« Reply #5 on: February 20, 2013, 09:47:16 am »
0
Eu gosto muito de tourada, campo , cavalos e Touros, até nem me importo nada de estar no campo só a olhar para uma manada de touros a pastar e se eu estiver a cavalo melhor ainda.

Já aconteceram alguns acidentes graves em corridas de touros que resultaram na morte de cavaleiros ou de forcados, este foi grave mas todos sabemos os riscos que corremos quando se esta junto de um animal como o touro bravo.

Mas ninguem espera que lhe aconteça a si.

Também estou solidario com o forcado e espero que ele consiga levar esta fatalidade o melhor possivel.

Normalmente as pessoas dos touros são solidárias, entre si e também com os outros, mesmo com os touros embora vendo de fora não pareç, mas essa conversa levarianos muito longe e este não será o local certo para uma defesa da tauromaquia ou das tradições mais rurais.
Ainda assim espero que não se repitam estes acidentes, embora todos saibamos que quem anda á chuva molha-se.

Offline cutkiller

• Fatboy Slim
  • Respect: +3
    • Email
« Reply #6 on: February 20, 2013, 09:58:00 am »
0
Eu como ribatejano também acho que o melhor é estar calado  ;D ;D

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #7 on: February 20, 2013, 10:05:15 am »
0
Apesar de viver numa zona com forte tradição tauromáquica, não sou um adepto ferrenho das touradas. Ocasionalmente vejo se estiver a dar na TV, mas curiosamente nunca vi nenhuma ao vivo. Não entro em polémicas e discussões do género, no fundo sinto-me um pouco como o Renato Ferreira...

Prefiro ver as garraiadas, ou as touradas à corda como nos Açores. Aí (nos Açores, especialmente na Terceira, mas nas outras ilhas também), o touro não sofre qualquer dano, aliás, até andam de ilha em ilha a fazer as diversas garraiadas, e no final da época voltam para o campo. Para o ano, repete-se o processo - há animais que já são conhecidos, e que aparecem em cena todos os anos.

De resto, e me relação a este caso em concreto, concordo em absoluto com esta frase:

Também estou solidario com o forcado e espero que ele consiga levar esta fatalidade o melhor possivel.

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #8 on: February 20, 2013, 10:08:23 am »
0
O touro é puro instinto! Se defende da agressão humana como pode! O homem agride sabendo o que está fazendo! Isso me revolta! Aqui no estado vizinho (Santa Catarina) ainda há um ritual crudelíssimo, a Farra do Boi. Há vários vídeos que eu poupo aos senhores.

« Last Edit: February 20, 2013, 10:32:50 am by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #9 on: February 20, 2013, 10:24:26 am »
0
Hummm... em relação aos forcados em concreto, não concordo, pois nessa lide em particular, o touro não é agredido... já em outros tipos de lide, a história é outra.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline nunogrl

• Moderador Global
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Respect: +59
    • Email
« Reply #10 on: February 20, 2013, 11:28:30 am »
0
Pois os forcados são outra estirpe.

Eu também lamento pelo rapaz, 26 anos que se deixou levar pelo entusiasmo e que viu a qualidade de vida a diminuir num "snap". :(

A restantes "disciplinas" podiam-na praticar perfeitamente uns contra os outros.

Aliás em Portugal e Espanha há movimentos contra esta "tradição".
Contra o abuso dos animais!!!

Havia imagens bem mais agressivas, mas acho que esta também serve o propósito

Offline Rui

• Arkoólico anónimo
« Reply #11 on: February 20, 2013, 12:40:18 pm »
0
Na realidade existe sempre alguma agressão, o touro é retirado do seu ambiente, no campo o touro não é tão agressivo porque tem espaço, no caso da praça os terrenos são mais apertados e sendo o touro um animal muito territorial investe se considera que o seu espaço esta a ser invadido, nesse sentido existe sempre agressão ou pelo menos a percepção desta por parte do animal.
« Last Edit: February 20, 2013, 12:55:00 pm by Rui »

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
« Reply #12 on: February 20, 2013, 12:43:57 pm »
0
Ou há uma não percepção de agressão pelo bicho homem?!?! Penso ser mais por essa seara.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline brg

• Astra-ólogo
  • Respect: +13
« Reply #13 on: February 20, 2013, 07:44:00 pm »
0
Não é espectáculo que aprecie, nem pagaria bilhete para ver. Fora os forcados, que respeito muito, há ali muito fogo de vista e ostentação de uma determinada classe "pseudo-aristocrática". Reparem que é o "povo" é que pega o touro pelos cornos a pé... E como neste caso, infelizmente também sofrem as consequências.

Nas regiões onde se pratica faz sentido a tradição, já me faz mais confusão hoje em dia ter esses espectáculos a Norte do Mondego (com excepção da Póvoa do Varzim). Barcelos e Viana do Castelo não têm tradição tauromáquica recente, por muito que custe admitir a algumas pessoas.

Como sou parte Montalegrense por adopção, temos uma tradição que também é algo polémica, mas a meu ver é muito mais justa e menos cruel. Nas chegas de bois, os animais medem forças até um desistir, e depois cada um vai à sua vida:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=hiu35HbSPIc" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=hiu35HbSPIc</a>
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline gastao_4x4

• Personna grata
« Reply #14 on: February 20, 2013, 08:12:00 pm »
0
Não é espectáculo que aprecie, nem pagaria bilhete para ver. Fora os forcados, que respeito muito, há ali muito fogo de vista e ostentação de uma determinada classe "pseudo-aristocrática". Reparem que é o "povo" é que pega o touro pelos cornos a pé... E como neste caso, infelizmente também sofrem as consequências.

Nas regiões onde se pratica faz sentido a tradição, já me faz mais confusão hoje em dia ter esses espectáculos a Norte do Mondego (com excepção da Póvoa do Varzim). Barcelos e Viana do Castelo não têm tradição tauromáquica recente, por muito que custe admitir a algumas pessoas.

Como sou parte Montalegrense por adopção, temos uma tradição que também é algo polémica, mas a meu ver é muito mais justa e menos cruel. Nas chegas de bois, os animais medem forças até um desistir, e depois cada um vai à sua vida:

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=hiu35HbSPIc" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=hiu35HbSPIc</a>

Sendo de Chaves, adoro ver as chegas de bois

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal