Author Topic: Cosméticos para barbear no Brasil, as dificuldades e o futuro  (Read 8148 times)

Offline Monad

  • Trade Count: (0)
  • Maçarico
  • *
  • Posts: 0
  • Banido
  • Respect: 0
    • Email
0
Caros entusiastas,

algumas perguntas sobre sabão/creme/loção para barbear aqui no Brasil voaram no meu email.

Infelizmente ainda vai demorar um pouco para termos uma variedade maior de ofertas no Brasil. A burocracia estatal, encabeçada pela ANVISA, dificulta sobremaneira não somente a importação como a fabricação nacional.

Para fabricar cosméticos aqui não somente os custos são altos, mas o tempo demandado pela burocracia e a inadequação das plantas de produção resultam nisso que se vê: falta de produtos adequados para um uso mais consciente. Já existem exceções, como por exemplo a Groomin Co já mencionada nesse forum que investe e tem inclusive um sabão de barbear.

Enquanto em alguns países você cria uma fórmula num dia e fabrica no outro, aqui é um processo loooooongo.

Para importar o processo também não é rápido, e custos bem elevados. Infelizmente, as exigências feitas pela ANVISA são tantas e incluem alguns "detalhes" de formulação que nem sempre uma empresa quer divulgar. Esse é um grande problema com as marcas inglesas. O outro problema que havia principalmente com os ingleses nos anos passados era o componente paraben, proibido no Brasil, que já foi removido ou está em processo de remoção em todos os lugares.

Alguns detalhes do Brasil/ANVISA são realmente tristes, como por exemplo a impossibilidade de utilizar tijelas tradicionais de madeira para o sabão de barbear. Como aquelas utilizadas nos TTT ingleses. É quase um requinte de crueldade.

Bem, mas existem novidades à vista. Não sei até que ponto posso comentar iniciativas dos outros, pois não sei se divulgam abertamente. Mas, sem detalhar marca, logo chegará uma empresa europeia aqui no Brasil ofertando cosméticos muito bons, e também pincel. Isso acredito dentro de uns 3-4 meses. Cosméticos de marcas alemãs, que necessitaram algumas modificações para entrar no Brasil, também estão em tramites para possibilitar a importação, mas devem demorar mais um pouco. Fabricados aqui no Brasil veremos alguns lançamentos (ou relançamentos) de marcas grandes para o segmento de prateleira, com alcance nacional. Uma era para sair agora a tempo do dia dos pais, mas não sei não.

Além de todos os impecilhos burocráticos para obter licenças, o fino detalhe brasileiro eu ainda considero a lei que determina que vender cosméticos sem licença é crime inafiançável. Para nossos legisladores, deve ser pior que atropelar alguém.

Melhores considerações!

--
Lâminas tradicionais, acessórios finos
www.monad.com.br


Offline andrade

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 634
  • Respect: 0
Re:Cosméticos para barbear no Brasil, as dificuldades e o futuro
« Reply #1 on: March 04, 2013, 11:10:33 pm »
0
Ótimas notícias, principalmente a relacionada à pincéis.

Nos mantenha a par das novidades, se possível.
Felipe Andrade
MG - Brasil

Offline Cervejeiro Maia

  • Trade Count: (+5)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 866
  • Cervejeiro amador e barbeiro aprendiz
  • Respect: +1
    • Email
Re:Cosméticos para barbear no Brasil, as dificuldades e o futuro
« Reply #2 on: March 10, 2013, 08:48:09 pm »
0
Olá sempre que possível nos mantenha informados e parabéns pela loja.
Jornalista profissional, cervejeiro amador e barbeiro aprendiz.

Offline ZECA

  • Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 993
  • Shepherd Neame IPA
  • Respect: +1
    • Email
Re: Cosméticos para barbear no Brasil, as dificuldades e o futuro
« Reply #3 on: September 08, 2013, 09:29:12 pm »
0
Quem sabe um dia ir na farmácia da esquina e lá encontrar Prorasos, Floïds, Thayers, TOBS, Semogues...............

-Desce daí Caetano.....
Zeca (BarbaCabeloeBigode)
Londrina, PR - Brasil

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Cosméticos para barbear no Brasil, as dificuldades e o futuro
« Reply #4 on: September 08, 2013, 10:15:53 pm »
0
Quem sabe um dia ir na farmácia da esquina e lá encontrar Prorasos, Floïds, Thayers, TOBS, Semogues...............

-Desce daí Caetano.....

Difícil...

Que tal vc se apresentar aos demais membros do forum aqui!
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Cosméticos para barbear no Brasil, as dificuldades e o futuro
« Reply #5 on: September 09, 2013, 12:07:33 am »
0
Quem sabe um dia ir na farmácia da esquina e lá encontrar Prorasos, Floïds, Thayers, TOBS, Semogues...............

-Desce daí Caetano.....

Acho muito difícil, pois a maioria dos homens brasileiros fazem a barba usando sabonete comum, shampoo ou espuma enlatada.
Aprendiz de enabler.

Offline leogodoy

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 94
  • Respect: 0
Re: Cosméticos para barbear no Brasil, as dificuldades e o futuro
« Reply #6 on: September 09, 2013, 12:15:33 am »
0
Pode compartilhar mais, Monad? Pois já se passaram os 4 meses citados na mensagem original! ;D

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Cosméticos para barbear no Brasil, as dificuldades e o futuro
« Reply #7 on: September 09, 2013, 01:35:19 am »
0
Quem sabe um dia ir na farmácia da esquina e lá encontrar Prorasos, Floïds, Thayers, TOBS, Semogues...............

-Desce daí Caetano.....

Acho muito difícil, pois a maioria dos homens brasileiros fazem a barba usando sabonete comum, shampoo ou espuma enlatada.

Eu sempre pensei, não sei se bobagem minha, que esta questão é um pouco como aquela do ovo e a galinha, quem nasceu primeiro?

O homem brasileiro se barbeia com espuma enlatada porque quer, ou porque não tem opções? A maioria das farmácias nem cremes gillette vendem. Pincéis? HA! Uma ou outra, e na maioria das vezes aqueles Marco Boni ou Ricca de nylon, o único que presta, o Condor SM3050, é difícil de achar.

Então como esperar que exista demanda, se não existe um mínimo de oferta? Acho que muitos homens, que nem sabem o que vem a ser barbear clássico, iriam pelo menos usar sabões se os encontrassem nas farmácias. Não digo nem sabões "caros" mas pelo menos sticks Wilkinson, Palmolive.. marcas que já nos são conhecidas.

O cara que nunca ouviu falar de wetshaving, safety razor, e etc, não vai "pedir" por estes produtos, mas se eles existissem com um mínimo de oferta, acho que muitos milhares de homens iriam comprar nem que fosse por curiosidade.

Como diria Steve Jobs: Se Henry Ford perguntasse aos seus clientes o que eles queriam, eles teriam dito ; cavalos mais rápidos, e não automóveis.
Os consumidores em sua maioria não sabem o que querem, mas ao identificar um produto novo que supre suas necessidades, compram.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Cosméticos para barbear no Brasil, as dificuldades e o futuro
« Reply #8 on: September 09, 2013, 01:55:14 am »
0
Que baita aula de comércio!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline ClaudioBP

  • Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • *************************************
  • Posts: 6453
  • Respect: +316
    • Email
Re: Cosméticos para barbear no Brasil, as dificuldades e o futuro
« Reply #9 on: September 09, 2013, 02:10:15 am »
0
A maioria se barbeia com o que tem no mercado interno simplesmente por falta de opção. Também tem a questão da praticidade do sujeito ter um "prestobarba" e um sabão qualquer.
Mercado de wet shaving no Brasil é luxo. Nem todos tem condição de comprar uma linha como da emporio body store, por exemplo.

Enviado de meu GT-I8190L usando o Tapatalk 2

Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Cosméticos para barbear no Brasil, as dificuldades e o futuro
« Reply #10 on: September 09, 2013, 03:48:11 am »
0
Eu sempre pensei, não sei se bobagem minha, que esta questão é um pouco como aquela do ovo e a galinha, quem nasceu primeiro?

O homem brasileiro se barbeia com espuma enlatada porque quer, ou porque não tem opções? A maioria das farmácias nem cremes gillette vendem. Pincéis? HA! Uma ou outra, e na maioria das vezes aqueles Marco Boni ou Ricca de nylon, o único que presta, o Condor SM3050, é difícil de achar.

Então como esperar que exista demanda, se não existe um mínimo de oferta? Acho que muitos homens, que nem sabem o que vem a ser barbear clássico, iriam pelo menos usar sabões se os encontrassem nas farmácias. Não digo nem sabões "caros" mas pelo menos sticks Wilkinson, Palmolive.. marcas que já nos são conhecidas.

O cara que nunca ouviu falar de wetshaving, safety razor, e etc, não vai "pedir" por estes produtos, mas se eles existissem com um mínimo de oferta, acho que muitos milhares de homens iriam comprar nem que fosse por curiosidade.

Como diria Steve Jobs: Se Henry Ford perguntasse aos seus clientes o que eles queriam, eles teriam dito ; cavalos mais rápidos, e não automóveis.
Os consumidores em sua maioria não sabem o que querem, mas ao identificar um produto novo que supre suas necessidades, compram.

Wetshaving é uma baita mudança de hábito para quem está acostumado a fazer a barba no chuveiro com sabonete, mas para mim não é o creme e muito menos o pincel, acho que é a mudança de hábito e a falta de oferta de safety razor de qualidade a preços acessíveis é que emperram a popularização do wetshaving.

Só falo isso pois quando comecei com o wetshaving eu ainda usava o Mach 3 e sentia que era muito trabalho para ter um resultado final igual ao que fazia no banheiro.
Aprendiz de enabler.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Cosméticos para barbear no Brasil, as dificuldades e o futuro
« Reply #11 on: September 09, 2013, 07:51:30 am »
0
Quem sabe um dia ir na farmácia da esquina e lá encontrar Prorasos, Floïds, Thayers, TOBS, Semogues...............

-Desce daí Caetano.....

Difícil...

Que tal vc se apresentar aos demais membros do forum aqui!
+1
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Cosméticos para barbear no Brasil, as dificuldades e o futuro
« Reply #12 on: September 09, 2013, 04:38:41 pm »
0
Claudio, eu concordo que wetshaving aqui é luxo.
Mas eu também acho que sabonetes de 15 reais são luxo, e toda farmácia tem. Diabos, vai numa Pacheco dessas grandes, tem até espaço pra Vichy e outros cremes e produtos de luxo.
Iphone também é celular de luxo, mas é o que mais se vê por aí...

Enfim, não discordo de você, mas na minha visão, a falta de demanda é causada em parte pela inexistência de oferta.

Cardoso; Wetshaving sem safety razor também é wetshaving. Toda loja on-line que vende produtos desse meio, também vende seus cabinhos para Fusion e Machs da vida. Multilâminas podem funcionar para muita gente, inclusive quem trocaria as espumas enlatadas (principal vilão na minha opinião) por sabões / cremes e pincel.
Eu mesmo, vez ou outra, uso a Mach 3 para acabar com as cargas que tinha quando descobri o wetshaving. E sem os problemas que tinha antigamente.

A mudança de ML para SR é progressiva, dificilmente alguém troca uma coisa por outra e imediatamente tem resultados iguais. Eu mesmo no início, usava a mach 3 no acabamento, principalmente na região do nariz. Depois de um mês que consegui fazer o contra-pelo nessa região com a safety.



Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Cosméticos para barbear no Brasil, as dificuldades e o futuro
« Reply #13 on: September 09, 2013, 04:49:02 pm »
0
Espuma enlatada tem poucas variações. Cada marca tem uma ou duas opções, e quase todas iguais entre si. Ou é mentolado, ou é pele sensível. As que tem aromas diferenciados, o preço vai nas alturas, como a linha de espuma em lata do Boticário. Sem contar que o desempenho de todas é muito igual.

Já com cremes e sabões, a variedade de fabricantes, características, formatos e aromas é incontável.

Diante disto, creio que o maior problema mesmo é a falta de oferta. Coisas caras não faltam nas farmácias. Sabonetes de banho de R$ 30,00 tem "a rodo".
But the tigers come at night

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Cosméticos para barbear no Brasil, as dificuldades e o futuro
« Reply #14 on: September 09, 2013, 04:54:06 pm »
0
Espuma enlatada tem poucas variações. Cada marca tem uma ou duas opções, e quase todas iguais entre si. Ou é mentolado, ou é pele sensível. As que tem aromas diferenciados, o preço vai nas alturas, como a linha de espuma em lata do Boticário. Sem contar que o desempenho de todas é muito igual.

Já com cremes e sabões, a variedade de fabricantes, características, formatos e aromas é incontável.

Diante disto, creio que o maior problema mesmo é a falta de oferta. Coisas caras não faltam nas farmácias. Sabonetes de banho de R$ 30,00 tem "a rodo".

perfeito!
E os xampús de chá de árvore caríssimos?
Estamos em 2013, não são só as mulheres que vão numa farmácia e comprar coisas caras.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal