Author Topic: Revisão da Merkur 25C Open Comb Long Handle  (Read 12678 times)

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Revisão da Merkur 25C Open Comb Long Handle
« on: March 30, 2013, 04:46:43 pm »
0
Merkur 25C, Open Comb Long Handle
Intro: Esta foi a oitava safety razor que adquiri e a segunda safety razor Open Comb.
Podemos ver esta máquina como uma versão Open Comb da Merkur 23C, ou se preferirem, uma versão da Merkur 15C com cabo comprido.



Tipo de máquina: Safety razor de pente aberto de 3 peças.

Tamanho: 103 mm total (95 mm cabo)

Peso: ~ 57 g

Preço: Encontrei vários preços, a rondar entre os 25€ e os 30€ em lojas online. Consegui a minha um pouco mais barata, numa promoção da loja Connaughtshaving.

Qualidade de construção: Boa, gosto muito. Não me parece em nada inferior à Edwin Jagger 89 DE Barley por exemplo, que possuí até há algumas semanas atrás.

Agressividade: Moderada. É uma máquina mais assertiva do que as Closed Comb que experimentei. A exposição da lâmina é controlada e a sua "assertividade" é positiva visto que contribui para a eficácia do seu trabalho sem prejuízo do conforto.

Cabo: Encontrei nesta máquina o cabo ideal para a minha mão: estreito, longo e com um grip muito muito bom.

Cabeçal: Muito bom para abordar as zonas críticas. Colossal para atacar o bigode e as fronteiras entre a face e o pescoço do queixo.

Manuseamento: É uma máquina relativamente leve, com o peso bem distribuído e um equilíbrio que me enche as medidas.

Experiência de utilização: É extremamente agradável usar esta máquina porque é fácil de manejar, proporciona conforto no corte e é bastante eficaz. Deu-me até hoje escanhoados muito confortáveis com resultados estupendos. Em suma, é uma delícia!

Ajustabilidade: Não ajustável.

Substituição de lâmina: O habitual para uma máquina de 3 peças.

Melhor lâmina para combinar: Experimentei algumas lâminas com esta máquina e todas funcionaram pelo menos razoavelmente. Com uma lâmina afiada, esta máquina brilha e proporciona resultados apuradíssimos. Com lâminas menos afiadas, também "não faz feio".

Conclusões
  • Trata-se de uma máquina equilibrada em todos os aspetos, sendo bastante eficaz sem deixar de ser suave.
  • Como já devem ter percebido, esta é a minha máquina de eleição atualmente. Foi a minha oitava aquisição, em termos de safety razors, como escrevi acima. Desde então não comprei mais nenhuma nem me senti tentando a fazê-lo ao mesmo tempo que me desfiz de 2 boas safety razors, bem diferentes desta, tendo-as vendido a confrades do fórum. Tudo isto se deve à paixão que nos une (será que ela me ama?) e me faz pensar que com esta Merkur 25C, não preciso de mais nenhuma ;D Somos almas gémeas! :D Ok, devaneios à parte, ainda há espaço para mais algumas :P que o BC tem pouco de monogamia :D, mas hoje acredito que esta seja muito difícil de bater nas minhas preferências, no futuro.
« Last Edit: March 30, 2013, 06:22:14 pm by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re:Revisão da Merkur 25C Open Comb Long Handle
« Reply #1 on: March 30, 2013, 05:05:56 pm »
0
 Boas Classic Shaver

Fico feliz com a tua apreciação/satisfação relativos a esta maquina, fico com a sensação que esta é a tua maquina favorita, também estou á espera de uma 1904 OC.

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Revisão da Merkur 25C Open Comb Long Handle
« Reply #2 on: March 30, 2013, 06:18:36 pm »
0
Boas Classic Shaver

Fico feliz com a tua apreciação/satisfação relativos a esta maquina, fico com a sensação que esta é a tua maquina favorita, também estou á espera de uma 1904 OC.

;D
A 1904 nunca ponderei, porque tem o cabo muito pequeno para o meu gosto pessoal. Mas creio o seu cabeçal igual ao desta.

Gostava de ouvir a opinião de outros confrades proprietários desta máquina.
Creio que o Gil também é apreciador desta Merkur 25C, mas posso estar enganado...

EDIT: Um pormenor curioso que desconhecia sobre a Merkur 1904. Deve o seu nome, 1904, ao facto de ser uma réplica (não exata) de uma Gillette lançada em 1904.
« Last Edit: March 30, 2013, 06:24:51 pm by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Revisão da Merkur 25C Open Comb Long Handle
« Reply #3 on: March 30, 2013, 06:47:09 pm »
0
Também já tinha lido isso acerca da 1904, mas acho-a um bicho totalmente diferente da Gillette.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Revisão da Merkur 25C Open Comb Long Handle
« Reply #4 on: March 30, 2013, 08:26:58 pm »
0
Digamos que é uma réplica (não exacta)... do cabeçal da Gillette de 1904... ;D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Martius

  • Trade Count: (+11)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 682
  • Respect: +3
Re:Revisão da Merkur 25C Open Comb Long Handle
« Reply #5 on: March 30, 2013, 10:46:12 pm »
0
Tenho a irmã pequena desta máquina (merkur 15C) e como tal vou dar a minha opinião,pelo menos relativamente ao cabeçal.

É uma máquina suave. No meu caso,que tenho a barba dura como cornos, não funcionou com a lâmina que custumo usar nas close comb (gillette bleue), foi necessário recorrer a uma lâmina mais afiada para cortar coisa que se visse. Quanto ainda ao quesito da lâmina como é tipico das merkur, na minha máquina tenho de ajustar a lâmina para não ficar com a lâmina torta. Talvez a muhle com este mesmo cabeçal seja melhor neste quesito.

Efectivamente é uma máquina bastante eficaz na zona do bigode e na zona dos maxilares. Por sua vez na zona do pescoço para quem for sensíel nesta zona os dentes da máquina podem irritar.


Em resumo, para mim que gosto de por defeito em tudo, não é uma má máquina, no entanto para mim ainda não é uma máquina que não me faça procurar uma coisa melhor.

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re:Revisão da Merkur 25C Open Comb Long Handle
« Reply #6 on: March 30, 2013, 10:57:55 pm »
0
Tenho a irmã pequena desta máquina (merkur 15C) e como tal vou dar a minha opinião,pelo menos relativamente ao cabeçal.

É uma máquina suave. No meu caso,que tenho a barba dura como cornos, não funcionou com a lâmina que custumo usar nas close comb (gillette bleue), foi necessário recorrer a uma lâmina mais afiada para cortar coisa que se visse. Quanto ainda ao quesito da lâmina como é tipico das merkur, na minha máquina tenho de ajustar a lâmina para não ficar com a lâmina torta. Talvez a muhle com este mesmo cabeçal seja melhor neste quesito.

Efectivamente é uma máquina bastante eficaz na zona do bigode e na zona dos maxilares. Por sua vez na zona do pescoço para quem for sensíel nesta zona os dentes da máquina podem irritar.


Em resumo, para mim que gosto de por defeito em tudo, não é uma má máquina, no entanto para mim ainda não é uma máquina que não me faça procurar uma coisa melhor.

Gostei de ler as tuas impressões!

Interessante a questão das lâminas. Pensando agora nesse pormenor, realmente com a SuperMax Stainless tive alguns problemas no corte, mas com essa lâmina tenho sempre esse problema, seja com que máquina for, de forma que podemos dizer que ignorei essa lâmina quando considerei que todas as que usei com a Merkur 25C foram pelo menos razoáveis.
« Last Edit: March 30, 2013, 11:06:20 pm by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Revisão da Merkur 25C Open Comb Long Handle
« Reply #7 on: March 30, 2013, 11:01:10 pm »
0
Tenho a irmã pequena desta máquina (merkur 15C) e como tal vou dar a minha opinião,pelo menos relativamente ao cabeçal.

É uma máquina suave. No meu caso,que tenho a barba dura como cornos, não funcionou com a lâmina que custumo usar nas close comb (gillette bleue), foi necessário recorrer a uma lâmina mais afiada para cortar coisa que se visse. Quanto ainda ao quesito da lâmina como é tipico das merkur, na minha máquina tenho de ajustar a lâmina para não ficar com a lâmina torta. Talvez a muhle com este mesmo cabeçal seja melhor neste quesito.

Efectivamente é uma máquina bastante eficaz na zona do bigode e na zona dos maxilares. Por sua vez na zona do pescoço para quem for sensíel nesta zona os dentes da máquina podem irritar.


Em resumo, para mim que gosto de por defeito em tudo, não é uma má máquina, no entanto para mim ainda não é uma máquina que não me faça procurar uma coisa melhor.

Então a open comb é menos assertiva que as close?

Offline Martius

  • Trade Count: (+11)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 682
  • Respect: +3
Re:Revisão da Merkur 25C Open Comb Long Handle
« Reply #8 on: March 30, 2013, 11:23:36 pm »
0
Tenho a irmã pequena desta máquina (merkur 15C) e como tal vou dar a minha opinião,pelo menos relativamente ao cabeçal.

É uma máquina suave. No meu caso,que tenho a barba dura como cornos, não funcionou com a lâmina que custumo usar nas close comb (gillette bleue), foi necessário recorrer a uma lâmina mais afiada para cortar coisa que se visse. Quanto ainda ao quesito da lâmina como é tipico das merkur, na minha máquina tenho de ajustar a lâmina para não ficar com a lâmina torta. Talvez a muhle com este mesmo cabeçal seja melhor neste quesito.

Efectivamente é uma máquina bastante eficaz na zona do bigode e na zona dos maxilares. Por sua vez na zona do pescoço para quem for sensíel nesta zona os dentes da máquina podem irritar.


Em resumo, para mim que gosto de por defeito em tudo, não é uma má máquina, no entanto para mim ainda não é uma máquina que não me faça procurar uma coisa melhor.

Então a open comb é menos assertiva que as close?


No meu caso, e pelo menos na zona do pescoço as close comb suaves resultam melhor. No entanto na zona do bigode a favor do pelo e na perpendicular ao pelo a open comb é realmente muito eficaz. Contudo no meu caso como a open comb nos pelos do pescoço mais a modos que puxa os pêlos do que os corta por hora prefiro as close comb. Gostava de testar esta máquina com uma Feather mas neste momento não tenho em stock.

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re:Revisão da Merkur 25C Open Comb Long Handle
« Reply #9 on: March 30, 2013, 11:24:39 pm »
0
Boa revisão  ;)

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Revisão da Merkur 25C Open Comb Long Handle
« Reply #10 on: March 31, 2013, 11:02:52 am »
0
Parabéns pelo review! :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Freewilie

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 621
  • Respect: +33
Re: Revisão da Merkur 25C Open Comb Long Handle
« Reply #11 on: November 17, 2020, 02:15:50 pm »
0
Viva ando de olho na merkur 25c

Tenho pele sensível, faço barba a cada 2 dias e a minha barba no é muito forte

As open comb q tenho (fatip, merkur 41 e futur) não me dei bem por ser muito agressivas

Vi uma review actual q está em sintonia com a descrição que li da 25c que é uma open comb não agressiva recomendável para peles sensíveis



Alguém com q tenha a merkur 15 ou 25c!, pele sensível e barba não muito forte para ver se compensa comprar?

Abs


Sent from my iPad using Tapatalk

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Revisão da Merkur 25C Open Comb Long Handle
« Reply #12 on: November 20, 2020, 03:46:55 pm »
0
Eh pá, que confusão que para aqui vai...
[...]

As open comb q tenho (fatip, merkur 41 e futur) não me dei bem por ser muito agressivas
[...]


O cabeçal da Merkur 15c ou 25c é o mesmo da Merkur 41c.
Se tens a Merkur 41c, as outras serão redundantes.

E a Futur, uma open-comb?!?!

I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Freewilie

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 621
  • Respect: +33
Re: Revisão da Merkur 25C Open Comb Long Handle
« Reply #13 on: November 20, 2020, 06:55:43 pm »
0
Eh pá, que confusão que para aqui vai...
O cabeçal da Merkur 15c ou 25c é o mesmo da Merkur 41c.
Se tens a Merkur 41c, as outras serão redundantes.

E a Futur, uma open-comb?!?!
Futur progressiva mas muito agressiva

A 41 e fatip muito agressivas para mim

A questão é se a 25c por ser um OC com fama de menos agressiva, se poderá ser usada por pessoas como eu com barba menos Grossa e pele sensível

Abs


Sent from my iPad using Tapatalk

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Revisão da Merkur 25C Open Comb Long Handle
« Reply #14 on: November 20, 2020, 07:16:27 pm »
0
Falas da 41... mas qual 41? Ainda não percebi que máquina tens.

A Merkur 41c (a que referiste) tem cabeçal igual à Merkur 15c/25c.
A Mühle R41 é a que tem fama (a meu ver, merecida) de agressiva. É essa que tens?

Caso tenhas a Mühle R41: sim, a Merkur 15c/25c/41c é substancialmente menos agressiva.
Caso tenhas a Merkur 41c: as Merkur 15c/25c são mais do mesmo.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal