Author Topic: Ingá Mythos - Mantra Review fotográfico  (Read 3757 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Ingá Mythos - Mantra Review fotográfico
« on: June 24, 2014, 05:52:38 pm »
+4
Olá amigos!

Quando o Invan anunciou que estaria deixando de fazer o creme Mythos, fiquei desapontado. Já conhecia o produto das amostras que testei,e já tinha tido um "Madeira", e conhecia as qualidades do produto. Mas eu prometi um review, e bem, como sou de palavra, aqui está, ainda que o produto tenha saído de linha. Mas, quem sabe volta? Eu certamente gostaria que este ajudasse nisto!

A fórmula do review é minha, bem como sua estrutura:



1 - Apresentação e preço; Lata de 150, de boa largura, adequado para carregar o pincel. R$ 27,00 de acordo com o site neste momento.


2- Consistência, e facilidade para carregar o pincel; Uma pasta consistente, mais dura que um creme, e mais mole que um sabão, como os italianos. Usei nesta análise um Pincel com cabo do Vie-Long 13061 e nó de Silvertip 24mm extra denso oriundo da Sapphire-Skyblue (recomendado), e esta foto foi feita com 30 segundos de carregamento no próprio sabão ( embora seja possível tirar um pedaço da pasta com os dedos e pôr numa tigela).


Um minuto de carregamento do pincel:


O creme é facilmente carregado nas cerdas do pincel sem maiores dificuldades. Pelo contrário, se fizer muita força se pode tirar produto demais.

3- Construção da espuma, rácio água-sabão

Começando a construir a espuma:


Adicionando água à mistura:


Pouco mais de um minuto trabalhando a mistura:


4- Densidade/ qualidade/ deslize / proteção da espuma

Espuma adequadamente densa, sem bolhas de ar:




A densidade da espuma é muito boa, protetora, e o deslize é excelente. Desde a primeira versão de testes, o produto da Ingá se destacava neste sentido.


Mesmo após três passagens, ainda há bastante espuma no bowl. Ideal para quem usa espuma de conforto:



5- Aroma, hidratação e sensação pós-barba

Além do deslize, desde cedo o sabão do Ivan se destacava pelo aroma. Eu testei a versão de laranja quando ainda não era orange/cedarwood, apenas laranja, e mesmo não sendo grande fã de aromas cítricos, gostei imenso do aroma. O "Mantra" conheci pela amostra que certa vez ele me cedeu, e imediatamente adorei o cheiro, para mim era exatamente o que o "brisa de oriente" do Jabonmen deveria ser; canela. Um aroma doce e gostoso de canela, mas sem pecar (como o espanhol) pelo excesso.

A hidratação é excelente, é um daqueles produtos que, se quiser, pode dispensar o pós-barba, de tão hidratada que fica a pele.

6-Conclusão final:

Eu fiquei um pouco desapontado quando soube que este produto sairia de linha. Achava-o de grande qualidade e que num mercado restrito como o nosso, se destacava. Não há uma razão sequer para não se comprar este creme, é um produto excelente. A espuma não cresce suntuosamente como num creme inglês, ou como no Dr Selby, para comparar com algo próximo de nós, mas ao contrário deste último ( na minha opinião) tem a vantagem de ser muito mais hidratante. O barbear sempre correu muito bem com esse creme, desde a versão final de teste, jamais me cortei ou fiquei com a pele magoada, irritada ou coisa parecida.

O Ivan é um camarada honesto, que atende muito bem o público ( me trocou sem custos um pote de Orange/Cedarwood que não havia saído bem consistente) e certamente merecia ter recebido mais pedidos deste creme. Entendo que os nossos correios sejam caros, mas há maneiras de se burlar isto, como pedir pelo MercadoLivre, ou até mesmo comprando outros produtos do site como seus sabões de banho e líquidos, os quais indico com louvor, para se diluir o custo do frete.

Em suma, é um baita produto, que não passa vergonha nenhuma na minha coleção, que não é exatamente pequena (embora esteja tentando diminuir  ;D ). O custo x benefício é ótimo, com frete ou sem frete, e diferente de um TOBS, não se espera X meses para chegar com risco de taxação. Portanto, a perda é nossa ao deixar de existir, e eu gostaria de deixar aqui meu pedido de reconsideração ao Ivan para tornar a fabricar o creme, para o bem do "wetshaving" brasileiro.



Offline marcodelima

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1051
  • Guarulhos - São Paulo - Brasil
  • Respect: +7
Re: Ingá Mythos - Mantra Review fotográfico
« Reply #1 on: June 24, 2014, 06:16:11 pm »
0
Gago,

Faço de suas as minhas palavras de apoio ao não desaparecimento do sabão do Ivan!

Entendo que não deve ser viável uma fabricação em quantidade do mesmo porque a comunidade wet shaving no Brasil é muito pequena, porém é um produto bom muito acima da média no Brasil para deixar de existir.

Possuo apenas e versão citrus de laranja (primeira versão mole) e adoro o mesmo. Inclusive hoje entrei em contato com Ivan para adquirir mais um sabão com ele, mas no site já percebi que a variedade diminuiu bastante infelizmente.

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Ingá Mythos - Mantra Review fotográfico
« Reply #2 on: June 24, 2014, 06:17:21 pm »
0
 Gostei de ler. Uma revisão ao pormenor.

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Ingá Mythos - Mantra Review fotográfico
« Reply #3 on: June 24, 2014, 06:27:51 pm »
0
Bom review.  O creme é muito bom e é bem melhor que o sabão.
Aprendiz de enabler.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Ingá Mythos - Mantra Review fotográfico
« Reply #4 on: June 24, 2014, 06:31:36 pm »
0
Gago,

Faço de suas as minhas palavras de apoio ao não desaparecimento do sabão do Ivan!

Entendo que não deve ser viável uma fabricação em quantidade do mesmo porque a comunidade wet shaving no Brasil é muito pequena, porém é um produto bom muito acima da média no Brasil para deixar de existir.

Possuo apenas e versão citrus de laranja (primeira versão mole) e adoro o mesmo. Inclusive hoje entrei em contato com Ivan para adquirir mais um sabão com ele, mas no site já percebi que a variedade diminuiu bastante infelizmente.

É claro, a quantidade de clientes não é exatamente "grande", mas já foi bem menor. Enfim, não quero me meter nos pormenores da decisão dele, tenho certeza que o homem tem seus motivos, mas não posso deixar de lamentar e até pedir para reconsiderar. Criar uma alternativa, enfim.

Eu assumo uma parte da culpa nisto porque podia ter feito a review antes e quiçá isso fazia a diferença para colegas que estivessem na dúvida se compravam ou não. Mas é aquilo; gosto de usar o produto meia dúzia de vezes pelo menos antes de fazer um review, e para piorar, sou reconhecidamente um "libertino saponáceo", não consigo usar o mesmo produto várias vezes seguidas. Daí a demora.

No site quase não há opções, porque pelo que entendi, é o que restou, o que há hoje. Mas tenho a impressão de que, pelo que ele disse, se uma quantidade de pessoas fizerem um pedido conjunto, se podia fabricar para eles, numa quantidade mínima. Mas só pra deixar claro; o que está saindo de linha é o creme, não o sabão. Sobre o sabão ler abaixo;


Bom review.  O creme é muito bom e é bem melhor que o sabão.


Grato.

O sabão, está aqui para revisar também. Mas já comentei em outro tópico inclusive, que logo percebi que estava abaixo do creme.

Offline Inga Saboaria Artesanal

  • Vendedor
  • Trade Count: (+15)
  • Sir Edwin Jagger
  • *
  • Posts: 282
  • Sabões de BArbear Artesanais
  • Respect: +5
    • Ingá Saboaria Artesanal
    • Email
Re: Ingá Mythos - Mantra Review fotográfico
« Reply #5 on: June 24, 2014, 11:05:52 pm »
+2
Obrigado Gabriel pelo review.

A minha intenção desde o começo era fazer um creme que se parecesse realmente como um creme. Porém entre erros e acertos acabou virando pasta no final, rsrs :D. Por isso eu cheguei a conclusão que entre uma pasta e um sabão macio, seria melhor fazer o sabão macio.
Disto eu tenho plena consciência e também não estava satisfeito com a consistência/textura e a formação da espuma do creme.
Os ingredientes que estava usando tornavam difícil de controlar e estabilizar a textura do creme. Para ficar estável tinha que chegar perto da consistência de um sabão e, aliado a poucas vendas, resolvi parar.

Quanto aos sabões, a formulação que estava trabalhando tendia muito para a hidratação e muito menos para a formação da espuma, assim como nos cremes. Porém agora acredito que foi solucionado. A solução para o equilíbrio estava bem na minha frente, porém estava cego. Mas agora eu vi a luz ;D. (Já faz uns 15 dias). Logo eles estarão disponíveis em potes plásticos iguais aos dos cremes. Será só abrir e espumar  ;).

Quando se tem muita hidratação e deslize, a formação da espuma fica comprometida e vice versa. A coisa é "medonha" mas tem sido um grande desafio fazer produtos para o barbear e, sem os membros do fórum que compraram e criticaram, reclamaram, elogiaram, etc., eu não poderia encarar esta jornada para sempre melhorar.

Quanto aos cremes está um pouco complicado. Enquanto eu não tiver um produto a altura dos cremes top, não vou lançar nada. Ainda continuo trabalhando na formulação porque sou teimoso. Umas das variáveis já foi resolvida que é o "abundamento" da espuma que agora já faz parte dos sabões. Os creme se comportaram  no mesmo nível. Agora é só solucionar o problema da estabilidade e a textura. Digo que estou a meio caminho andado.

Abraços,

Ivan
Ingá Saboaria Artesanal
Saúde da pele e da mente
www.ingasaboaria.com.br
ingasaboaria@ingasaboaria.com.br
Whatsapp: +55 (44) 988092619

Offline jpfilho

  • Trade Count: (+2)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 128
  • Respect: +13
Re: Ingá Mythos - Mantra Review fotográfico
« Reply #6 on: June 24, 2014, 11:51:12 pm »
0
Obrigado pelo review Gago, ficou excelente!

Quanto aos sabões, a formulação que estava trabalhando tendia muito para a hidratação e muito menos para a formação da espuma, assim como nos cremes. Porém agora acredito que foi solucionado. A solução para o equilíbrio estava bem na minha frente, porém estava cego. Mas agora eu vi a luz ;D. (Já faz uns 15 dias). Logo eles estarão disponíveis em potes plásticos iguais aos dos cremes. Será só abrir e espumar  ;).
Ótima notícia Ivan, ainda não comprei nenhum dos seus produtos, mas agora depois deste review e dessa notícia fique bem interessado neste novo sabão, vou ficar no aguardo.

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Ingá Mythos - Mantra Review fotográfico
« Reply #7 on: June 25, 2014, 12:20:21 am »
0
Ivan, é possível fazer "engenharia reversa" com sabões?
Aprendiz de enabler.

Offline Fialho

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 704
  • Brasil - Rio de Janeiro
  • Respect: +20
    • Email
Re: Ingá Mythos - Mantra Review fotográfico
« Reply #8 on: June 25, 2014, 05:05:31 am »
0
Tenho cremes e sabões de barba, além de sabonete artesanal do Ivan.

Os sabões ainda não entraram na rotação. Tenho que corrigir esta falha logo.

Dos cremes só tenho elogios.

É bom saber que não ficaremos sem eles.
Parabéns pela decisão em continuar as pesquisas, Ivan.

Belo review Gago.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal