Author Topic: Canon e Nikon: Prós e Contras?  (Read 36669 times)

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Canon e Nikon: Prós e Contras?
« Reply #15 on: May 13, 2013, 12:50:00 am »
0
Eu, como referi, tenho estado a devorar tudo o que tenho apanhado sobre a d3100 e outras, nomeadamente Canon 450d, 550d ou 1100d.

Irei ser directo. Perante os conjuntos que aqui vos irei deixar, o que me recomendam (em termos de investimento futuro):

- Nikon d3100 + Nikkor 35mm 1.8
- Canon 450d/1100d + Tamron/Sigma

??  :D

Para te poder ajudar, precisava saber uma coisa: tu  gostas de algum género de fotografia em especial, ou estás a começar?

A tua resposta a esta pergunta irá, provavelmente, ajudar-te a decidir...
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline RedNight

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1146
  • Respect: +5
Re:Canon e Nikon: Prós e Contras?
« Reply #16 on: May 13, 2013, 12:59:13 am »
0
Adoro fotografia, sobretudo detalhes. Gosto de focar somente um ponto, e desfocar o resto. Até agora, e como não tenho qualquer formação na área (somente agora pesquisei sobre ISO, DOF e demais termos esquisitos). As minhas brincadeiras resumem-se ao Photoshop e Gimp.

Pretendo um corpo e uma interface o mais limpa possível, com botões arrumados. Um corpo capaz de me durar mais uns valentes anos, e que seja capaz de suportar o arsenal que possa vir a ser composto. Não quero fazer o investimento todo agora. Para já, quero corpo e uma lente que suporte bem fotografias com pouca luz (ou luz lusco-fusco). Mais tarde, irei para uma objectiva. Talvez daqui a 6 meses...

Já consegui esclarecer minimamente?  :D

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re:Canon e Nikon: Prós e Contras?
« Reply #17 on: May 13, 2013, 01:21:35 am »
0
Como estás a começar, faria a seguinte pergunta, será que uma coisa mais simples e barata não serve para aquilo que pretendes? Uma bridge por exemplo?


Offline RedNight

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1146
  • Respect: +5
Re:Canon e Nikon: Prós e Contras?
« Reply #18 on: May 13, 2013, 01:32:42 am »
0
Como estás a começar, faria a seguinte pergunta, será que uma coisa mais simples e barata não serve para aquilo que pretendes? Uma bridge por exemplo?



Já tenho uma Powershot Pro 1.  ;)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Canon e Nikon: Prós e Contras?
« Reply #19 on: May 13, 2013, 10:08:14 am »
0
Adoro fotografia, sobretudo detalhes. Gosto de focar somente um ponto, e desfocar o resto. Até agora, e como não tenho qualquer formação na área (somente agora pesquisei sobre ISO, DOF e demais termos esquisitos). As minhas brincadeiras resumem-se ao Photoshop e Gimp.

Pretendo um corpo e uma interface o mais limpa possível, com botões arrumados. Um corpo capaz de me durar mais uns valentes anos, e que seja capaz de suportar o arsenal que possa vir a ser composto. Não quero fazer o investimento todo agora. Para já, quero corpo e uma lente que suporte bem fotografias com pouca luz (ou luz lusco-fusco). Mais tarde, irei para uma objectiva. Talvez daqui a 6 meses...

Já consegui esclarecer minimamente?  :D

Qualquer das opções que referes (Nikon vs Canon) satisfaz esses requisitos...

Sim, essas fotos com bokeh (aqui outro termo para pesquisar ;D) estão bem na moda hoje em dia, mais que nunca :D
Se pretendes isso, bem como fotos em lusco-fusco/pouca luz, esquece as bridge - apesar de ser possível fazer uma ou outra brincadeira, não são feitas para isso, não têm o que é preciso.

Considera a compra, no futuro, de uma lente de 50mm, é óptima para o que pretendes (fotos com bokeh, etc).
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Canon e Nikon: Prós e Contras?
« Reply #20 on: May 13, 2013, 10:56:29 am »
0
Adoro fotografia, sobretudo detalhes. Gosto de focar somente um ponto, e desfocar o resto. Até agora, e como não tenho qualquer formação na área (somente agora pesquisei sobre ISO, DOF e demais termos esquisitos). As minhas brincadeiras resumem-se ao Photoshop e Gimp.

Pretendo um corpo e uma interface o mais limpa possível, com botões arrumados. Um corpo capaz de me durar mais uns valentes anos, e que seja capaz de suportar o arsenal que possa vir a ser composto. Não quero fazer o investimento todo agora. Para já, quero corpo e uma lente que suporte bem fotografias com pouca luz (ou luz lusco-fusco). Mais tarde, irei para uma objectiva. Talvez daqui a 6 meses...

Já consegui esclarecer minimamente?  :D

Nesse caso, parece-me indiferente optares pela Nikon ou pela Canon. IMHO, o ideal é começar com uma lente "normal". Antigamente eram as 50mm 1.8, mas na era do digital uma 35mm 1.8 faz muito mais sentido, já que a 50mm acaba por ir para o 75/80mm (Nikon/Canon).

Uma nota que acho importante: a Nikon que referes é muito, muito limitada. Perdes o Autofocos em lentes sem motor (que encontras a muito bom preço) nem faz bracketing automático. Por outro lado é leve.

As Canon não comento por que não estou tão familiarizado. Já tenho Nikon desde o tempo do filme.

Outro conselho é ires ao MediaMarkt ou similar e testares a máquina. Pegares numa e noutra e veres qual gostas mais.
« Last Edit: May 13, 2013, 11:02:35 am by pgp »
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline RedNight

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1146
  • Respect: +5
Re:Canon e Nikon: Prós e Contras?
« Reply #21 on: May 13, 2013, 11:03:48 am »
0
Ao bokeh ainda não cheguei (carece de pesquisa)...

Estou a pensar em abdicar da lente de 50mm do kit, em favor da de 35mm,  da qual se dizem verdadeiras maravilhas.  ;)




Nesse caso, parece-me indiferente optares pela Nikon ou pela Canon. IMHO, o ideal é começar com uma lente "normal". Antigamente eram as 50mm 1.8, mas na era do digital uma 35mm 1.8 faz muito mais sentido, já que a 50mm acaba por ir para o 75/80mm (Nikon/Canon).

Uma nota que acho importante: a Nikon que referes é muito, muito limitada. Perdes o Autofocos em lentes sem motor (que encontras a muito bom preço) nem faz bracketing automático. Por outro lado é leve.

As Canon não comento por que não estou tão familiarizado. Já tenho Nikon desde o tempo do filme.

Outro conselho é ires ao MediaMarkt ou similar e testares a máquina. Pegares numa e noutra e veres qual gostas mais.

Eo procuro, essencialmente, uma máquina leve e intuitiva. Quero iniciar-me na fotografia da forma mais linear possível. Mas estou aberto a outras soluções, que compensem o investimento... :)
« Last Edit: May 13, 2013, 11:07:08 am by RedNight »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Canon e Nikon: Prós e Contras?
« Reply #22 on: May 13, 2013, 11:13:23 am »
0
Sim, as lentes de 35mm para começar são óptimas.
As 50mm são para brincar lá mais para a frente, daí eu te dizer para considerares a compra no futuro. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Canon e Nikon: Prós e Contras?
« Reply #23 on: May 13, 2013, 11:30:09 am »
0
Sim, as lentes de 35mm para começar são óptimas.
As 50mm são para brincar lá mais para a frente, daí eu te dizer para considerares a compra no futuro. :)

Achas mesmo importante uma 50mm, tendo uma 35mm? Para fazer retrato?
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline RedNight

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1146
  • Respect: +5
Re:Canon e Nikon: Prós e Contras?
« Reply #24 on: May 13, 2013, 11:41:53 am »
0
Vá malta, resumindo: que modelo recomendam? Nikon, de preferência.  ;D

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Canon e Nikon: Prós e Contras?
« Reply #25 on: May 13, 2013, 11:53:09 am »
0
Vá malta, resumindo: que modelo recomendam? Nikon, de preferência.  ;D

Para o que pretendes, é indiferente. IMHO, a que mais gostares. Pega nas máquina e vê se gostas, se achas intuitiva. Isto não tem uma resposta simples. Não é como olhar uma um benchmark e escolher o CPU com mais performance. É um equipamento que se usares muito, convém que se seja aquele com o qual te sentes bem.

Quando pego numa D3100, sinto a máquina muito pequena. Acho o mesmo das Canon que referes. Mas isso sou eu, que uso máquinas Nikon (e várias Canon) maiores há muito tempo.
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Canon e Nikon: Prós e Contras?
« Reply #26 on: May 13, 2013, 12:15:19 pm »
0
Sim, as lentes de 35mm para começar são óptimas.
As 50mm são para brincar lá mais para a frente, daí eu te dizer para considerares a compra no futuro. :)

Achas mesmo importante uma 50mm, tendo uma 35mm? Para fazer retrato?

Humm... Pensando melhor na coisa, talvez não.
Uma 50mm terá mais a ver talvez com o meu gosto pessoal, apenas isso.

Dependendo do rumo que quiser seguir, talvez faça mais sentido optar, no futuro, por algo substancialmente diferente daquilo que já tem. Uma 100mm para macro, ou uma superzoom para as fotos "paparazzi"... etc. :D se bem que já vi recomendarem lentes de 100mm para tirar retratos à família ao fim-de-semana :D

Vá malta, resumindo: que modelo recomendam? Nikon, de preferência.  ;D

Já vi que estás inclinado para as Nikon. :)
Não estou familiarizado com os modelos da marca... :P


Quando pego numa D3100, sinto a máquina muito pequena. Acho o mesmo das Canon que referes. Mas isso sou eu, que uso máquinas Nikon (e várias Canon) maiores há muito tempo.

Acontece-me o mesmo desde que uso a Canon 50d no trabalho. Todas as outras que me passaram pelas mãos passaram a parecer-me pequenas :P especialmente a minha fiel bridge com a qual faço os SOTD's. :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline RedNight

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1146
  • Respect: +5
Re:Canon e Nikon: Prós e Contras?
« Reply #27 on: May 13, 2013, 12:51:46 pm »
0
Vá malta, resumindo: que modelo recomendam? Nikon, de preferência.  ;D

Para o que pretendes, é indiferente. IMHO, a que mais gostares. Pega nas máquina e vê se gostas, se achas intuitiva. Isto não tem uma resposta simples. Não é como olhar uma um benchmark e escolher o CPU com mais performance. É um equipamento que se usares muito, convém que se seja aquele com o qual te sentes bem.

Quando pego numa D3100, sinto a máquina muito pequena. Acho o mesmo das Canon que referes. Mas isso sou eu, que uso máquinas Nikon (e várias Canon) maiores há muito tempo.

Houve alguém que escreveu aí para trás, e cito, " Nikon que referes é muito, muito limitada".  :D Mais a sério. Dentro do pressuposto que pretendo uma máquina leve e relativamente pequena. O Bokeh e bracketing surgem em que gama? d5100?

Offline Pitolas

  • Trade Count: (+6)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4653
  • Respect: +11
    • Pitolashaving
    • Email
Re:Canon e Nikon: Prós e Contras?
« Reply #28 on: May 13, 2013, 01:07:48 pm »
0
www.kenrockwell.com . É o meu guia nestas coisas da fotografia.

Offline Mig

  • Trade Count: (+4)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1251
  • Respect: 0
Re:Canon e Nikon: Prós e Contras?
« Reply #29 on: May 13, 2013, 01:16:44 pm »
0
www.kenrockwell.com . É o meu guia nestas coisas da fotografia.
+1

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal