Estado: Santa Catarina
Pois bem, aconselho o seguinte.
Encomende os bons produtos de barba por meio da internet. Pela sua postagem, percebo que já fez uma boa pesquisa por aí e sabe qual caminho tomar. Há membros deste fórum que vendem coisa muito fina, especialmente cremes, sabões, pincéis e produtos para o pós-barba. Quanto ao aparelho, importantíssimo, qualquer dos dois que pensa em escolher será uma boa pedida para iniciante, tendo em vista o tipo de cabeça não ser dos mais agressivos. Ressalto a observação do oversaturn: a Mühle produz tanto a cabeça dos seus
safety razors quanto as que vão equipar os aparelhos EJ. Portanto, a despeito de diferenças de cabo e, portanto, de peso e equilíbrio, possivelmente se adaptará a qualquer dos dois de maneira semelhante. Também pode incluir em sua lista o Merkur 38c
long handle. O preço não é muito maior que o EJ e se trata de um clássico.
Enquanto aguarda, sugiro que adquira alguns produtos facilmente encontrados no Brasil: o pincel Batil, produzido pela Escovas Fidalga; o creme Nivea em tubo - bem bom este creme, aliás; e algum barbeador de cartucho dupla lâmina, como o Sensor da Gillette. Assim, dará o primeiro passo em direção ao barbear tradicional, preparando-se para a chegada dos produtos de melhor qualidade que só encontramos no estrangeiro. Sua transição será mais suave e terás maior aproveitamento no início.
Quanto às lâminas, quando encomendar a parafernalha, mande-me uma MP com seu endereço que lhe mando algumas pra testar - não tenho muitas, mas é melhor que nada. Mesmo assim, peça ao menos um pacote de Derby ou Personna Red pack, só pra não perigar ficar sem lâmina. Ou então, se o vendedor de quem comprar algum dos produtos dispuser de "sample packs" de lâminas, vale a pena aproveitar o frete e pedir um destes.
Desculpe-me pela postagem longa. Espero que algo lhe possa servir, a menos como referência do que não se fazer

Abraço e, qualquer dúvida, fico à disposição.