Author Topic: Compensa experimentar uma SR Mundial?  (Read 8037 times)

Offline BPinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: 0
Compensa experimentar uma SR Mundial?
« on: July 25, 2013, 03:48:45 am »
0
Olá Confrades,

Meu primeiro post no fórum.
Li bastante coisa aqui durante o final de semana e conhecer esse fórum veio em boa hora. =)

Eu estava com vontade de começar a me barbear com navalha e comecei e pesquisar sobre isso, vi que não era tão simples assim.

Depois pensei em arriscar num navalhete e ai conheci o fórum e vi que o primeiro degrau desse novo mundo deve ser uma SR.

Como li de um companheiro aqui, eu achava que tínhamos 3, 4 tipos de gel de barbear e somente a lamina que monopoliza o mercado do Brasil.

Minha dúvida é a seguinte: Para eu comprar uma Merkur 32c HD nos EUA com algumas laminas vou gastar em torno de US$60,00 para experimentar o novo velho jeito de se barbear, porém posso não me adaptar ou não gostar.

Compensa comprar uma SR Mundial no mercado local (pelo o que eu vi é a única que se encontra no Brasil) e fazer uma primeira experiência?

Sou de São Capital.

Grande abraço a todos!

Offline GFellizzardo

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 742
  • Respect: +11
    • Flickr
    • Email
Re: Compensa experimentar uma SR Mundial?
« Reply #1 on: July 25, 2013, 04:16:03 am »
0
Seja bem vindo e sinta-se em casa, caro BPinheiro.

Quanto à comprar a Mundial,  foi minha primeira SR mas é leve e demasiado agressiva e não perdoa qualquer erro (mesmo usando lâminas menos afiadas). Se vale de testemunho, quando chegou minha EJ DE89 parecia algo de "outro mundo".

Também sou recém chegado no fórum e creio que deve haver inúmeros testemunhos de confrades com opiniões diferentes acerca desta máquina. Mas de qualquer forma vale dar uma volta no fórum.

Sinta-se em casa.


Offline BPinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: 0
Re: Compensa experimentar uma SR Mundial?
« Reply #2 on: July 25, 2013, 04:20:11 am »
0
Obrigado pelos cumprimentos e pela pronta resposta GFellizzardo!

Sua opinião é uma coisa que devo considerar então. Confesso que estou um pouco confuso com a quantidade de informações, opções e tipos diferentes de SR's, laminas e etc.

Acredito que logo as coisas vão começa a melhorar.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Compensa experimentar uma SR Mundial?
« Reply #3 on: July 25, 2013, 05:10:45 am »
0
Não. A mundial não é uma SR, é uma piada de mal gosto!

Aconselho a procurar material decente de barbear no Brasil, como os cremes Palmindaya, Fixx-Modell, Nivea, Brut, os pós-barba Azulen, Affair, Bozzano, Mahogany, Verdon...o pincel Condor Sm 3050...
Só isso já vai melhorar seu barbear em 50%. Com uma safety DECENTE vinda de fora do país,completa mais 50%. Ou podes fazer ainda melhor; procurar uma safety razor vintage no MercadoLivre, de vez em quando aparecem boas coisas por lá. Eu mesmo encontrei uma Merkur slant bastante rara.

Alguns confrades compravam as safetys da SuperBarba e a Mundial e trocavam o cabeçal de um + cabo da outra e faziam um apanhado. Nunca usei isso, mas de certo que é  melhor que a Mundial.

Em Sào paulo parece que existe a máquina da GIIT ( ou coisa parecida). O Confrade MOTAJV testou e aprovou uma destas, claro pondo em perspectiva.

Offline GFellizzardo

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 742
  • Respect: +11
    • Flickr
    • Email
Re: Compensa experimentar uma SR Mundial?
« Reply #4 on: July 25, 2013, 05:14:05 am »
0
Não. A mundial não é uma SR, é uma piada de mal gosto!

Aconselho a procurar material decente de barbear no Brasil, como os cremes Palmindaya, Fixx-Modell, Nivea, Brut, os pós-barba Azulen, Affair, Bozzano, Mahogany, Verdon...o pincel Condor Sm 3050...
Só isso já vai melhorar seu barbear em 50%. Com uma safety DECENTE vinda de fora do país,completa mais 50%. Ou podes fazer ainda melhor; procurar uma safety razor vintage no MercadoLivre, de vez em quando aparecem boas coisas por lá. Eu mesmo encontrei uma Merkur slant bastante rara.

Alguns confrades compravam as safetys da SuperBarba e a Mundial e trocavam o cabeçal de um + cabo da outra e faziam um apanhado. Nunca usei isso, mas de certo que é  melhor que a Mundial.

Em Sào paulo parece que existe a máquina da GIIT ( ou coisa parecida). O Confrade MOTAJV testou e aprovou uma destas, claro pondo em perspectiva.

Hahaha me segurei para não dizer o mesmo da Mundial, mas vai que há algum fã  :P

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Compensa experimentar uma SR Mundial?
« Reply #5 on: July 25, 2013, 05:31:20 am »
0
Fã?

A Mundial faz uma barba bem pior que as multilâminas. 

Eu sei que o pior momento do barbear clássico, é este: Quando você descobre esse mundo, está de saco cheio das mach 3 e não quer nem acabar de usar o que tem. E no Brasil, não é como em Portugal que em qualquer farmácia se encontra um bom creme e um bom pincel.
O cara quer começar logo no wetshaving, de repente não encontra bom material (diga-se Safety razor, porque de resto até se encontra coisas bem bacanas no Brasil) e acaba apelando para essas porcarias de superbarba, mundial, sekich...o mesmo vale para pincel.

Eu por outro lado, quando passei por esta fase ( que não durou muito pois dei a sorte de um confrade de São Paulo estar vendendo uma Merkur Futur) decidi que não ia apelar para estas porcarias e iria continuar usando minha Mach 3. Afinal de contas, tinha várias recargas guardadas.( Ainda tenho para falar a verdade, e vez ou outra uso. Não vou deitar dinheiro fora...ainda mais porque sabendo o que sei hoje, consigo fazer uma barba razoável com a Gillette. Bom, melhor do que antigamente.) O creme enlatado é um vilão tão nocivo quanto as multilâminas, talvez pior. Por isso o pincel sim, comprei logo alguma coisa para quebrar o galho; um Marco Boni 1385b. (via de regra, os melhores pinceis do Brasil tem cabo de madeira.Porque provavelmente o nó será de cerda suína)

E Quando a Futur chegou, foi só alegria. Não passei por barbas ruins e traumáticas com safetys chinesas...

No meu caso, só de usar pincel, creme e loção pós-barba, melhorou muito o barbear. O grande lance do barbear clássico não é a safety razor em si, mas todo o processo de pré-barba e pós-barba, passando pelo sabão, que a gente acaba aprendendo.

Pode perguntar a qualquer confrade aqui; Se ele precisar usar uma multilâmina ( ou descartável, enfim) vai apelar para creme enlatado, ou vai manter todo o ritual do barbear e apenas trocar a máquina?
« Last Edit: July 25, 2013, 05:46:08 am by Gago »

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Compensa experimentar uma SR Mundial?
« Reply #6 on: July 25, 2013, 06:13:02 am »
0
Não compensa.
Caro Confrade BPinheiro, quando puder, passe por aqui e se apresente aos demais Confrades!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline RPG

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 45
  • Respect: 0
Re: Compensa experimentar uma SR Mundial?
« Reply #7 on: July 25, 2013, 02:44:50 pm »
0
Eu usei por muito tempo a SR da mundial bem como a da superbarba, a superbarba é mais suave mas o material dela é quase descartável, principalmente o cabo, a mundial é de melhor qualidade de material mas muito ruim no barbear e bem agressiva.

Acho que para começar enquanto não compra uma melhor até vale pois o valor delas aqui no Brasil é muito barato. Mas quando se compra uma de qualidade a coisa muda da água para o vinho.

Na 25 de março você consegue umas chinesas melhores que essas nacionais e tem uma da lord também que é um pouco melhor que a mundial mas ainda assim ruim comparada as outras, recomendo dar uma passada por lá e comprar umas 2 ou 3 diferentes pelo valor e tentar fazer uma combinação melhor possível.

abcs

Offline BPinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 11
  • Respect: 0
Re: Compensa experimentar uma SR Mundial?
« Reply #8 on: July 25, 2013, 02:46:35 pm »
0
Gago,

Obrigado pelas informações e vou partir para a Merkur mesmo, ou você acredita que outra seja mais indicada?

Alguma dica de lamina especial?

Vou seguir as dicas sobre os produtos encontrados aqui.

Gadrel,

Irei passar por lá sim. =)


Abraços,

Bruno

Offline Dr. Leckter

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 866
  • ..reality is for people who do not have internet..
  • Respect: 0
    • Email
Re: Compensa experimentar uma SR Mundial?
« Reply #9 on: July 25, 2013, 02:50:17 pm »
0
Olá confrade,

Uma opção para os testes, é fazer uma FrankRazor (cabeça do Mundial + cabo do SuperBarba). Não resolve mais ajuda no treinamento.
The nail that sticks out is the first to be hammered...

Offline RPG

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 45
  • Respect: 0
Re: Compensa experimentar uma SR Mundial?
« Reply #10 on: July 25, 2013, 02:53:24 pm »
0
Olá confrade,

Uma opção para os testes, é fazer uma FrankRazor (cabeça do Mundial + cabo do SuperBarba). Não resolve mais ajuda no treinamento.

Engraçado no meu caso a que melhor deu resultado foi o contrário usar o cabo da mundial que é de metal de melhor qualidade com a cabeça da super barba ou da lord que eram menos agressivas.

Offline Dr. Leckter

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 866
  • ..reality is for people who do not have internet..
  • Respect: 0
    • Email
Re: Compensa experimentar uma SR Mundial?
« Reply #11 on: July 25, 2013, 02:58:27 pm »
0
Olá confrade,

Engraçado no meu caso a que melhor deu resultado foi o contrário usar o cabo da mundial que é de metal de melhor qualidade com a cabeça da super barba ou da lord que eram menos agressivas.

Posso ter feito confusão, mas é o que tem o cabo de metal com a cabeça de metal...
The nail that sticks out is the first to be hammered...

Offline RPG

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 45
  • Respect: 0
Re: Compensa experimentar uma SR Mundial?
« Reply #12 on: July 25, 2013, 03:10:41 pm »
0
Olá confrade,

Engraçado no meu caso a que melhor deu resultado foi o contrário usar o cabo da mundial que é de metal de melhor qualidade com a cabeça da super barba ou da lord que eram menos agressivas.

Posso ter feito confusão, mas é o que tem o cabo de metal com a cabeça de metal...

Sim é a combinação que eu usava, a cabeça da mundial que é de plástico se não me engano e bem agressiva, fazia isso e ficava a SR toda de metal. Ainda bem que esse tempo passou pois era uma grande gambiarra para ter uma SR bem ruim ainda.

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re: Compensa experimentar uma SR Mundial?
« Reply #13 on: July 25, 2013, 03:22:18 pm »
0
Olá BPinheiro!

Uma maquina boa, não é dinheiro mais mal empregue do que essa geringonça que falam.
O mundial se se der mal, vai ficar por aí esquecido ou vai para o lixo..
Uma Merkur, se se der mal, pode sempre tentar revender a algum confrade e o prejuízo não é total.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Compensa experimentar uma SR Mundial?
« Reply #14 on: July 25, 2013, 03:25:15 pm »
0
Gago,

Obrigado pelas informações e vou partir para a Merkur mesmo, ou você acredita que outra seja mais indicada?

Alguma dica de lamina especial?

Vou seguir as dicas sobre os produtos encontrados aqui.

Gadrel,

Irei passar por lá sim. =)


Abraços,

Bruno

Olha amigo, no meu caso, como já disse, dei a sorte de um confrade estar vendendo uma Merkur Futur, que é uma baita máquina regulável. comigo foi tudo as mil maravilhas, embora alguns confrades recomendem começar por máquinas não-reguláveis, como a Edwin Jagger de89.
Eu respeitosamente discordo. A possibilidade de regular o ângulo de corte facilita ao novato encontrar o ajuste que mais lhe agrade, e ajustar a agressividade de acordo com a lâmina que está usando. Digo isso por experiência própria. O que não se pode fazer, é começar pelas regulagens mais agressivas, sem ter qualquer experiência com a SR. Eu comecei pelo 1, depois 2, depois 3, 4... e por aí vai até encontrar uma regulagem que melhor se adaptou ao meu rosto. Quando a encontrei, fiquei com aquela regulagem por um bom tempo até consolidar minha técnica.
Uma máquina não-regulável vai te dar sempre a mesma barba uma vez que tenha pegado o jeito da coisa. Não tem essa de; "hoje vou fazer a barba muito rente pois estou a tantos dias sem barbear" ou "hoje não preciso tirar tanto pelo, porque fiz a barba ontem/ vou fazer outra vez amanhã" ...
Além disso, por ter essas várias possibilidades, você vai demorar mais a comprar outra safety razor, se é que vai. Pelo menos no meu caso, se tivesse começado pela Edwin Jagger por exemplo, em pouco tempo teria comprado outra safety para conhecer uma coisa diferente.

Quanto a lâminas, isso vai muito do seu tipo de pele, de barba... do que se vende por aqui, recomendo começar pelas Laser, Lamix, Supermax titanium, Lord Platinum, todas lâminas bastante permissivas, e depois ( com alguma prática) passar para as feather e gillette azul aço inox, que inclusive são das minhas favoritas. Nisto vais ter que experimentar, cada caso é um caso, e eu só mencionei lâminas facilmente encontradas no Brasil.

Tenha em mente que isso são minhas opiniões pessoais, baseadas no que eu fiz e funcionou para mim, mas se lhe for de utilidade, força.  ;)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal