Author Topic: Um guia para o barbear (por FML)  (Read 79505 times)

Offline mc

  • Trade Count: (0)
  • Do Arko da velha
  • *****************************
  • Posts: 3454
  • Respect: +772
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #120 on: March 29, 2018, 11:16:41 am »
0
Essa situação pode ocorrer de duas maneiras,

Máquina com fraco poder de corte que deixa a chamada "sombra", e,
pelo escuro e pele branca, como é o caso do Bninho.

Se for a segunda situação a a SR não resolve o problema.

Offline Migas72

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1247
  • Respect: +248
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #121 on: January 03, 2019, 09:52:42 am »
0
Gostei do tutorial. Mas,  como, nunca usei safety razors (sempre usei gilletes, ultimamente, uso a Fusion) interrogo-me se para quem tem a pele sensível e cuja barba não é espessa/rija, como é o meu caso, fará sentido mudar para um barbear clássico com uma safety razor ou não? Se me disserem que o barbear clássico é melhor para uma pele sensível, o tipo de safety razor faz a diferença? Ou será o tipo de lâmina utilizado? Não quero gastar uma pipa de massa, para depois não me dar bem com o aparelho... Obrigado pela vossa ajuda

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2701
  • Respect: +1618
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #122 on: January 03, 2019, 10:15:57 am »
0
Eu diria que para peles sensíveis, independentemente da dureza dos pêlos da barba, faz ainda mais sentido passar para BC, uma vez que toda a sua filosofia gira à volta do cuidado da pele antes, durante e após o escanhoado...

Quanto ao tipo de aparelho, sim, fazem alguma diferença uns dos outros, razão pela qual existe tanta variedade, assim como para as lâminas...

De uma maneira geral não existe uma receita geral que aponte directamente para um aparelho e lâmina a partir de um tipo de pele. Cada um teve que fazer as suas experiências e as suas escolhas.

Eu digo sempre que, mais importante que as diferenças que vai notar no material, são as diferenças que vai notar depois de adquirir alguma técnica: estudar a direcção de crescimento dos pêlos, fazer mais do que uma passagem, cada uma delas respeitando a direcção geral pretendida para o corte do pêlo, e acima de tudo, não fazendo pressão com o aparelho de corte, seja este qual for, tudo isto vai ajudar bastante.

No entanto, cada uma delas por si só não constitui um grande salto de qualidade. São todas elas juntas, incluindo o material (pincel, creme ou sabão e aparelho de barbear) que constituem a grande diferença de qualidade entre o antes e o depois do BC.

Offline Migas72

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1247
  • Respect: +248
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #123 on: January 03, 2019, 10:36:02 am »
0
Obrigado pela resposta. Tem alguma sugestão de safety razor boa e não muito cara disponível em Portugal ou em sites fidedignos? Serão as safety razors reguláveis melhores para peles sensiveis? E o peso das mesmas, qual o ideal? Quanto às lâminas e cremes sei que há muitas sugestões para peles sensiveis dadas aqui no fórum. Muito obrigado

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #124 on: January 03, 2019, 11:17:14 am »
0
Safety-razor que costumo recomendar para quem começa e quer comprar uma máquina nova:

Primeiro o que chamo de "soluções standard" (ou seja, máquinas consensuais, com boa qualidade, fiáveis e fáceis de encontrar):

- Mühle R89 (ou outra Mühle com o mesmo cabeçal, cabo à escolha do cliente)
- Edwin Jagger DE89 (ou outra com o mesmo cabeçal, cabo à escolha do cliente)
- Merkur 33c ou 34c ou outra Merkur com o cabeçal com pente fechado da Merkur.
Há uma quantidade de websites e lojas online que vende estas máquinas, seria exaustivo enumerá-los todos. Mas na secção do "Quiosque" aqui do fórum há umas quantas lojas que são de confiança.


Soluções "low cost":

Wilkinson Classic (serve para "testar as águas", muito barata, mais para experimentar que outra coisa) vende-se em drogarias e na rede de lojas Clarel por menos de €4

Weishi 9306C (qualidade extraordinária para o preço que tem). A QShave vende uma versão desta máquina com revestimento gunmetal que pessoalmente acho muito bonita. Apesar do baixo preço, são máquinas fiáveis e robustas. E bastante suaves.



Geralmente não aconselho muito as ajustáveis para quem começa, mas uma Merkur Progress pode ser uma boa solução.

Outra solução para entrar no mundo das ajustáveis sem gastar muito dinheiro é a cópia chinesa da Merkur Futur, de seu nome Mingshi 2000s (também vendida como QShave Adjustable). Mais pelo preço que por outra coisa, pois não costumo recomendar uma máquina tão grande e pesada para quem começa.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Migas72

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1247
  • Respect: +248
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #125 on: January 03, 2019, 11:31:45 am »
0
Muito obrigado pelas dicas Oversaturn! Vou pesquisar

Offline meugourmet

  • Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 71
  • Só sei que nada sei
  • Respect: +4
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #126 on: January 03, 2019, 08:27:02 pm »
0
boas Migas72
o melhor é fazer pesquisas no forum e tambem comprar material necessairio para ao menos puder testar o BC
uma maquine ajustavel talvez sera uma escolha a ter em conta visto que se pode ajustar a lamina para poderes ter um escanhoado suave ou agressivo
a escolha da lamina tambem é de ter em conta porque a laminas agressivas
no que toca o pincel se tem pouco orcamento ainda é o menos mas se puderes vai a uma drogaria poder exprimentar o pelo ao passa lo pela tua mao
no que toca no creme ou sabao, podera se calhar o sabao se melhor escolha porque os ingredientes sao em principio menos e melhores
mas nao esperas uma formula unica porque somos todos diferentes no que toca a pele, o pelo e a sensacao que se pode ter antes e depois do barbear
ultima coisa nao desesperas se as primeiras vezes os escanhoados correm mal
Só sei que nada sei

Offline Migas72

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1247
  • Respect: +248
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #127 on: January 03, 2019, 10:36:32 pm »
0
Obrigado meugourmet. Acho que vou, primeiramente, comprar uma Wilkinson Clássico, só para ver se me dou bem com este tipo de máquinas. Se me der bem, acho que me atiro para uma das standard sugeridas pelo Oversaturn (alemãs ou inglesas) que não são muito caras. Se o apego for grande, à medida que o meu conhecimento e técnica evoluirem, pensarem em investir em algo melhor, como a ajustável Merkur Progress.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal