Author Topic: Um guia para o barbear (por FML)  (Read 79517 times)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #60 on: August 06, 2013, 02:17:32 pm »
0
Eu sempre limpo a DE e a lâmina, pois faço espuma mais densa e há tendência de acúmulo de resíduos. Aqui, o grande problema é a água, muito calcária e clorada! Corrói tudo!

Ora aí está outro fator que deve influenciar também, a dureza da água. Infelizmente não posso opinar muito em relação a isso pois a água que uso não é dura e a minha experiência é limitada.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #61 on: August 06, 2013, 03:42:26 pm »
0
Eu sempre limpo a DE e a lâmina, pois faço espuma mais densa e há tendência de acúmulo de resíduos. Aqui, o grande problema é a água, muito calcária e clorada! Corrói tudo!

Ora aí está outro fator que deve influenciar também, a dureza da água. Infelizmente não posso opinar muito em relação a isso pois a água que uso não é dura e a minha experiência é limitada.

Penso que aqui no Rio exista o mesmo problema. Minhas safetys tem sempre uma camada embaçada por cima do aço quando vou as usar. Não é por falta de limpeza...

Offline brunofontes

  • Trade Count: (0)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3000
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #62 on: August 06, 2013, 04:11:05 pm »
0
Eu sempre limpo a DE e a lâmina, pois faço espuma mais densa e há tendência de acúmulo de resíduos. Aqui, o grande problema é a água, muito calcária e clorada! Corrói tudo!

Ora aí está outro fator que deve influenciar também, a dureza da água. Infelizmente não posso opinar muito em relação a isso pois a água que uso não é dura e a minha experiência é limitada.

Penso que aqui no Rio exista o mesmo problema. Minhas safetys tem sempre uma camada embaçada por cima do aço quando vou as usar. Não é por falta de limpeza...

Acontece exatamente a mesma coisa comigo, aqui no Rio também.

Pra limpar eu preciso secar primeiro, depois pegar uma toalha e ir "polindo", aí vai saindo o branco e ficando limpo o metal. Mas só dá pra limpar na parte lisa, nos detalhezinhos o pano não consegue passar bem e ficam brancos sempre.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #63 on: August 06, 2013, 04:16:50 pm »
0
Eu sempre limpo a DE e a lâmina, pois faço espuma mais densa e há tendência de acúmulo de resíduos. Aqui, o grande problema é a água, muito calcária e clorada! Corrói tudo!

Ora aí está outro fator que deve influenciar também, a dureza da água. Infelizmente não posso opinar muito em relação a isso pois a água que uso não é dura e a minha experiência é limitada.

Penso que aqui no Rio exista o mesmo problema. Minhas safetys tem sempre uma camada embaçada por cima do aço quando vou as usar. Não é por falta de limpeza...

Acontece exatamente a mesma coisa comigo, aqui no Rio também.

Pra limpar eu preciso secar primeiro, depois pegar uma toalha e ir "polindo", aí vai saindo o branco e ficando limpo o metal. Mas só dá pra limpar na parte lisa, nos detalhezinhos o pano não consegue passar bem e ficam brancos sempre.
Exatamente!

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #64 on: August 13, 2013, 01:15:31 pm »
0
Ontem acabei um primeiro período de testes de longa duração  ;D

Com lâmina shark SP fui barbeando até não cortar nada ou irritar etc.

Fiz 14 barbas, sendo que as últimas 2 já notei menos poder de corte, ficava um apurado mauzito. Hoje comecei com outra lâmina nova.

Interessante como as lâminas vão mudando um pouco com o uso, esta não gosto tanto dela nas 2 talvez 3 primeiras barbas, sente-se muito a lâmina, depois fica mais suave.

A técnica passa apenas por ter a mão o mais leve possível, conhecer bem o sentido dos pêlos e fazer uma passagem a favor, 2ª lateral, 3ª lateral no sentido contrário.


Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #65 on: August 13, 2013, 02:57:10 pm »
0
Ontem acabei um primeiro período de testes de longa duração  ;D

Com lâmina shark SP fui barbeando até não cortar nada ou irritar etc.

Fiz 14 barbas, sendo que as últimas 2 já notei menos poder de corte, ficava um apurado mauzito. Hoje comecei com outra lâmina nova.

Interessante como as lâminas vão mudando um pouco com o uso, esta não gosto tanto dela nas 2 talvez 3 primeiras barbas, sente-se muito a lâmina, depois fica mais suave.

A técnica passa apenas por ter a mão o mais leve possível, conhecer bem o sentido dos pêlos e fazer uma passagem a favor, 2ª lateral, 3ª lateral no sentido contrário.

Acho que entendeste perfeitamente aquilo que escrevi. Alegra-me muito isso.

Doze barbas boas já é uma boa marca, principalmente para quem tem a pele sensível. Com o tempo acredito que ainda haverá lugar para melhorar.

Mas o que eu gostava realmente que conseguisses era uma passagem a contrapelo confortável. Não digo contrapelo S-N, mas seria bom para o apurado (e talvez para a duração da lâmina) conseguires uma 4ª ou 3ª passagem ligeiramente a contrapelo.

O bom disto tudo é que com o tempo e a experimentação vamos tornando-nos cada vez mais eficientes. Eu, por exemplo, na altura que escrevi o guia costumava fazer o contrapelo no bigode com ângulo oblíquo, há uns dias atrás resolvi inventar e reparei que tinha melhores resultados com uma diagonal a contrapelo contrária ao ângulo oblíquo que utilizava. Melhor ainda, esta nova abordagem é perfeitamente compatível com as slant (a anterior não era).

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #66 on: August 13, 2013, 03:18:07 pm »
0
Um pouco na linha do que eu dizia antes acerca do barbear de "outros tempos"... nos tempos dos nossos pais e avós, e de como tudo era encarado de maneira diferente, encontrei este antigo anúncio da Gillette:


Este anúncio prometia uma média de 15 a 40 barbeares com uma lâmina, dependendo do tipo de barba... ou seja, um total de 400 barbeares com uma caixinha de lâminas... Notável, sobretudo se pensarmos que as lâminas desta altura eram de aço carbono - eram também mais espessas, um pouco como as SE da GEM, mas mesmo assim bastante mais susceptíveis à oxidação que as posteriores, de aço inox, que se vulgarizaram desde os anos 60... ;)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #67 on: August 13, 2013, 04:39:47 pm »
0
Sem dúvida oversaturn, mas não esquecer que as máquinas até aos anos 60 traziam instruções de como as usar para se barbear corretamente. Acredito que também trouxessem indicações de como limpar e manter as laminas para maior eficácia (ou talvez não, já que o negócio era mesmo vendê-las :D)
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #68 on: August 13, 2013, 05:58:40 pm »
0
Contudo, acho que "naquela época" os anúncios eram bem menos verossímeis do que hoje, (basta ver a quantidade de produtos "milagrosos" que não faziam nada, como aparelhos que supostamente fariam crescer cabelo em carecas) pois acho que não haviam agências reguladoras para isso. O negócio era fisgar possíveis clientes.
Com isso quero dizer que; Não duvido que fosse possível fazer 15 barbas com uma lâmina, hoje continua sendo... mas penso que aquelas lâminas de aço carbono a partir da quinta barba já deveriam deixar a desejar...

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #69 on: August 13, 2013, 08:48:19 pm »
0
A minha teoria é que o carbono durará mais que o inox, mas existem confrades que experimentam precisamente o contrário. Seria interessante apanhar umas lâminas novas de carbono de 0.13mm para experimentar a durabilidade das ditas.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #70 on: August 13, 2013, 11:04:31 pm »
0
Contudo, acho que "naquela época" os anúncios eram bem menos verossímeis do que hoje, (basta ver a quantidade de produtos "milagrosos" que não faziam nada, como aparelhos que supostamente fariam crescer cabelo em carecas) pois acho que não haviam agências reguladoras para isso. O negócio era fisgar possíveis clientes.
Com isso quero dizer que; Não duvido que fosse possível fazer 15 barbas com uma lâmina, hoje continua sendo... mas penso que aquelas lâminas de aço carbono a partir da quinta barba já deveriam deixar a desejar...

Sim, havia tudo isso que mencionaste... mas apesar de tudo, a experiência de nossos pais e avós era diferente da nossa. Eles não atiravam a lâmina fora ao fim de 3 escanhoados...

A minha teoria é que o carbono durará mais que o inox, mas existem confrades que experimentam precisamente o contrário. Seria interessante apanhar umas lâminas novas de carbono de 0.13mm para experimentar a durabilidade das ditas.

Bom, da minha experiência com as Single Edge (GEM SS PTFE e Treet Carbon), que são lâminas bem espessas, confirmo a teoria que as lâminas carbono se degradam mais rapidamente...
Mas eu sou tendencioso em relação a este caso em particular - nunca me acertei com as Treet Carbon :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #71 on: August 13, 2013, 11:32:38 pm »
0
Não sabia que as Treet eram grossas. O cuidado que elas exigem não é muito consentâneo com as minhas práticas mas assim que surgir oportunidade compro uma caixinha para experimentar.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #72 on: August 14, 2013, 12:12:44 am »
0
Não sabia que as Treet eram grossas. O cuidado que elas exigem não é muito consentâneo com as minhas práticas mas assim que surgir oportunidade compro uma caixinha para experimentar.

Um pormenor que volto a realçar: falo de lâminas Single Edge... as lâminas que se usam nas máquinas Single Edge da GEM e Ever Ready, por exemplo, que por natureza são mais espessas que as comuns DE.

As lâminas Single Edge têm uma duração maior que as Double-Edge, isso é uma opinião quase unânime entre os utilizadores de SE's... tal poderá ser devido à sua maior espessura, talvez (menor vibração/degradação do gume?) e explicaria a longevidade das lâminas DE que se usavam no tempo das Old Type (como as do anúncio acima), que eram de facto mais espessas que as actuais.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #73 on: August 14, 2013, 12:35:40 am »
0
Não sabia que as Treet eram grossas. O cuidado que elas exigem não é muito consentâneo com as minhas práticas mas assim que surgir oportunidade compro uma caixinha para experimentar.

Um pormenor que volto a realçar: falo de lâminas Single Edge... as lâminas que se usam nas máquinas Single Edge da GEM e Ever Ready, por exemplo, que por natureza são mais espessas que as comuns DE.

As lâminas Single Edge têm uma duração maior que as Double-Edge, isso é uma opinião quase unânime entre os utilizadores de SE's... tal poderá ser devido à sua maior espessura, talvez (menor vibração/degradação do gume?) e explicaria a longevidade das lâminas DE que se usavam no tempo das Old Type (como as do anúncio acima), que eram de facto mais espessas que as actuais.

Acho que tocaste num ponto importante aí Emanuel, e concordo com esta última linha.

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Um guia para o barbear (por FML)
« Reply #74 on: August 14, 2013, 03:38:44 am »
0
Não sabia que as Treet eram grossas. O cuidado que elas exigem não é muito consentâneo com as minhas práticas mas assim que surgir oportunidade compro uma caixinha para experimentar.

Um pormenor que volto a realçar: falo de lâminas Single Edge... as lâminas que se usam nas máquinas Single Edge da GEM e Ever Ready, por exemplo, que por natureza são mais espessas que as comuns DE.

As lâminas Single Edge têm uma duração maior que as Double-Edge, isso é uma opinião quase unânime entre os utilizadores de SE's... tal poderá ser devido à sua maior espessura, talvez (menor vibração/degradação do gume?) e explicaria a longevidade das lâminas DE que se usavam no tempo das Old Type (como as do anúncio acima), que eram de facto mais espessas que as actuais.

Ups, li mal e o que escrevi acima não faz qualquer sentido. Peço desculpa por ter deturpado o que escreveste  :-[

Tenho uma lâmina Gillette espessa em casa mas nunca me atreveria a usá-la. Bom era se aparecesse uma daquelas lâminas em carbono de 3 furos feitas naquela fábrica checa que já nem o site funciona...

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal