Material > Navalhas

A diferença entre afiar no amolador e manualmente com pedras

(1/4) > >>

Leon:
Viva.

Um cliente enviou-me uma navalha Henkels para afiar.

Estava num estado lastimável, tinha um desgaste na espinha tão pronunciado que nunca tinha visto nada naquele grau, tem mais de meio centímetro (!) de "honewear", ou desgaste da pedra de afiar.

Certamente que a pessoa que o afiou, ou usou um amolador (uma mó que afia facas de cozinha), ou usou uma pedra tão agressiva (com um grão muito baixo) que desgastou a lâmina quase ao extremo.

Deu-me uma trabalheira do diabo, mas sinto que este é um bom exemplo para verem a diferença entre o "honewear" da pedra usada pelo anterior proprietário e as minha pedras:



Reparem que o "novo" "honewear" (o meu) é um espelho, ao passo que o anterior é baço, com os arranhões bem visíveis, o que comprova a diferença enorme entre o grão com que acabei o afilamento (16000) e o que o anterior proprietário usou (não faço ideia, mas não deve andar longe dos 1000).

MotaJV:
É para lá de notória a diferença!!

E o cliente se barbeava com a navalha no estado anterior?  :o

oversaturn:
Nunca tinha visto nada assim :o

Faz-me lembrar isto, mas esse caso ainda me parece pior. :P

Infelizmente, tal parece ter sido prática comum nos tempos de antanho (talvez por falta de disponibilidade de material de qualidade para afiar?). Já ouvi pessoas mais velhas (barbeiros, donos de lojas que vendiam navalhas há décadas, etc.) a sugerir lixas de 1200 para afiar navalhas :P

É a tão portuguesa arte do desenrascanço... :P

JLTG:
Como puderam fazer isso? A mente humana chega a cada ponto!

Mig:
Tendo em conta a parte "lixada" :D ficou muito boa.

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version