Author Topic: O Texugo  (Read 10757 times)

Offline Machiavelli

• Trade Count: (0)
  • Cadê o Cade?
  • Respect: 0
Re: O Texugo
« Reply #15 on: August 13, 2013, 09:59:07 pm »
0
Já acharia absurdo a morte de um animal para somente usar sua pele de forma completamente desnecessária. Sabendo os meios utilizados para tanto, não sei sequer adjetivar a prática.
Respondendo diretamente ao questionamento inicial do tópico: as mais das vezes são retiradas com os animais ainda vivos, mesmo que atordoados.
Para os que gostam de usar e têm coragem de ver o que incentivam, posso disponibilizar um vídeo de como o processo é feito.

Acho melhor evitarmos essas discussões. Se alguém tem restrições éticas ao uso do pelo de texugo ( ou porco, mas parece que ninguém defende os porcos...) podem usar os sintéticos que estão cada vez melhores, ou de crina de cavalo que não necessitam de abater o animal.
Além do mais, estes vídeos já foram amplamente divulgados, inclusive neste fórum.

Não é discussão, é apenas minha opinião. Não defendo o porco pelo fato dele não ser abatido unicamente para retirar a pele (nem escalpelado vivo), mas primeiramente para servir como alimento e diversas outras coisas, sendo totalmente aproveitado.
Não sou "ecochato" e entendo o aproveitamento dos animais para alimentação ou outras coisas  vitais/naturais, mas não entendo para uso simplesmente supérfluo e muito menos através de métodos atrozes.
Não sei a postura do fórum quanto a este tipo de debate, mas socialmente é esta minha posição.
Também não sabia que os vídeos foram amplamente divulgados neste fórum.
"Na vida devemos ser janela, e não espelho." L. R. Barroso

Offline FatSlim

• Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
« Reply #16 on: August 13, 2013, 10:22:43 pm »
0
Para os que gostam de usar e têm coragem de ver o que incentivam...

Eu percebo a tua ideia mas não acho que devemos andar a acusar os outros de X ou Y. Quem usa pincéis de texugo já é grandinho e sabe como o mesmo recolhido. Pessoalmente se posso usar pincéis de cerda ou sintéticos ou de outro pelo e que me satisfaçam plenamente na minha actividade barbística, é o que uso. Tenho um pincel de mistura e comprei-o com a consciência do que lá vinha e do que aconteceu ao animal. Não digo que não comprarei um dia um pincel totalmente de texugo, mas como já disse tenho outras prioridades. Agora, como o confrade Gago deu a entender (na minha opinião) não vale a pena estar a apontar dedos e a arranjar discussões sobre ética animal. O exemplo que dei dos tubarões tem a ver com a prática de o animal ser pescado e de lhe ser cortada a barbatana (para comida e medicina oriental) sendo o animal deitado ainda vivo para a água (onde não volta a conseguir nadar e afunda-se, tornando-se presa de outros peixes). É uma analogia com o texugo que é apanhado só pela pele (e sim, não acredito que sejam comidos, especialmente um animal que facilmente apanha qualquer doença no mato).

Acho melhor evitarmos essas discussões. Se alguém tem restrições éticas ao uso do pelo de texugo ( ou porco, mas parece que ninguém defende os porcos...) podem usar os sintéticos que estão cada vez melhores, ou de crina de cavalo que não necessitam de abater o animal.

Não acho que se deva evitar esta discussão, Gago. Por acaso existe outro tópico por aqui com o mesmo teor. Desde que a conversa se faça com cavalheirismo, respeito e dignidade, acho que se deve falar do assunto. Não vale a pena é estar a meter o assunto debaixo do tapete como se o pêlo aparecesse magicamente num suporte de madeira ou plástico.

Quanto ao autor do tópico, acho bem que expliques à tua filha de onde vem o mesmo. Claro que não lhe irás explicar os pormenores sórdidos do processo, mas é bom para ela tomar consciência destas coisas. É como os miúdos saberem de que a carne do supermercado vem de um animal vivo e consciente, não aparece já embrulhada vinda de uma carrinha.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline Machiavelli

• Cadê o Cade?
« Reply #17 on: August 13, 2013, 10:39:13 pm »
0

Eu percebo a tua ideia mas não acho que devemos andar a acusar os outros de X ou Y. Quem usa pincéis de texugo já é grandinho e sabe como o mesmo recolhido. Pessoalmente se posso usar pincéis de cerda ou sintéticos ou de outro pelo e que me satisfaçam plenamente na minha actividade barbística, é o que uso. Tenho um pincel de mistura e comprei-o com a consciência do que lá vinha e do que aconteceu ao animal. Não digo que não comprarei um dia um pincel totalmente de texugo, mas como já disse tenho outras prioridades. Agora, como o confrade Gago deu a entender (na minha opinião) não vale a pena estar a apontar dedos e a arranjar discussões sobre ética animal. O exemplo que dei dos tubarões tem a ver com a prática de o animal ser pescado e de lhe ser cortada a barbatana (para comida e medicina oriental) sendo o animal deitado ainda vivo para a água (onde não volta a conseguir nadar e afunda-se, tornando-se presa de outros peixes). É uma analogia com o texugo que é apanhado só pela pele (e sim, não acredito que sejam comidos, especialmente um animal que facilmente apanha qualquer doença no mato).

Não acho que se deva evitar esta discussão, Gago. Por acaso existe outro tópico por aqui com o mesmo teor. Desde que a conversa se faça com cavalheirismo, respeito e dignidade, acho que se deve falar do assunto. Não vale a pena é estar a meter o assunto debaixo do tapete como se o pêlo aparecesse magicamente num suporte de madeira ou plástico.

Quanto ao autor do tópico, acho bem que expliques à tua filha de onde vem o mesmo. Claro que não lhe irás explicar os pormenores sórdidos do processo, mas é bom para ela tomar consciência destas coisas. É como os miúdos saberem de que a carne do supermercado vem de um animal vivo e consciente, não aparece já embrulhada vinda de uma carrinha.

Muito pertinentes e conscientes sua posição e colocações, mas apenas esclareço que não acusei ninguém de nada, apenas comentei o óbvio. Assim como os consumidores de marfim incentivaram o abate ilegal dos elefantes, os consumidores de casacos de chinchila incentivaram as atrocidades contra tal animal e diversos outros exemplos análogos, acontece o mesmo com os consumidores de artigos com pelos de texugo, muitas das vezes sem a noção de como funciona o processo (como é o caso do autor do tópico), sequer se é necessária a morte do animal e, por isso, cogitei a disponibilização do vídeo.
« Last Edit: August 13, 2013, 10:40:48 pm by Machiavelli »

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #18 on: August 13, 2013, 10:42:30 pm »
0

Confrade, como você mesmo disse, somos grandinhos para saber de onde vem o pelo. Portanto ele não aparece magicamente nos suportes não. Embora apareçam sabões de barbear nas minhas gavetas misteriosamente... ::)

Minha intenção não é jogar nada para debaixo do tapete, achei que tinhas entendido quando escreveu isso: "Agora, como o confrade Gago deu a entender (na minha opinião) não vale a pena estar a apontar dedos e a arranjar discussões sobre ética animal"

Era exatamente isto.Simples.

É claro, qualquer assunto pode ser discutido com o devido respeito. Pessoalmente prefiro me manter longe dessa (chatíssima) conversa, com todo o respeito. Mas isto sou eu, para quem achar interessante, o tópico da conversa está aí, quem diabos sou eu para impedir?  ;D

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #19 on: August 13, 2013, 10:52:30 pm »
0
Já acharia absurdo a morte de um animal para somente usar sua pele de forma completamente desnecessária. Sabendo os meios utilizados para tanto, não sei sequer adjetivar a prática.
Respondendo diretamente ao questionamento inicial do tópico: as mais das vezes são retiradas com os animais ainda vivos, mesmo que atordoados.
Para os que gostam de usar e têm coragem de ver o que incentivam, posso disponibilizar um vídeo de como o processo é feito.

O debate é livre, não há aqui censura.

Quanto aos vídeos, já por aqui andaram, e são chocantes, sim. Não adequados a pessoas sensíveis. Mas curiosamente, ainda não vi nenhum envolvendo texugos. Apenas vi mapaches.

Da mesma maneira que encaro com cepticismo relatos em que tudo é cor-de-rosa e risonho (texugos na alimentação, texugos vistos como pestes, quintas de criação de texugos, etc e tal), também aplico o mesmo cepticismo aos relatos que dizem que o animal está vivo e etc. e tal.

Porquê? Talvez por aplicar uma saudável dose de cepticismo a muitas das "coisas" que se lêem pela net. E por ter uma grande aversão a extremismos. Mas talvez esteja errado.

Aplicando uma boa dose de bom senso, é fácil perceber que apenas o pêlo do texugo é aproveitado (e não a pele). Daí que não haja nenhuma vantagem em esfolar o animal vivo (nem mesmo uma vantagem prática), razão porque duvido muito que tal prática seja adoptada neste caso específico.
Já quando se pretende aproveitar a pele do animal, caso de mapaches, visons e etc), isso já são outros quinhentos.

Claro que posso sempre estar errado, pois ainda não encontrei evidências que confirmem ou desmintam esta minha opinião.
« Last Edit: August 13, 2013, 10:55:13 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Mig

• Numa nice c/ Old Spice
« Reply #20 on: August 13, 2013, 11:10:05 pm »
0
So deixo aqui isto quanto à comida:

"Although rarely eaten today in the United States and the United Kingdom, badger was once one of the main meat sources in the diets of Native Americans and white colonists. Badgers were also eaten in Britain during World War II and the 1950’s.

In Russia the consumption of badger meat is still widespread. Badgers along with dog and pork, shish kebabs are cited   as a major source of trichinellosis outbreaks in the Altai region of Russia. Consumption of badger meat also occurs in other European countries such as Croatia, where it is used in a variation of the traditional dish goulash. In contrast to Russia there are no reports of trichinellosis related to the consumption of badger meat. This is credited to adequate preparation of the meat and good thermal processing of it.

In France badger meat was used in the preparation of several dishes, such as Blarieur au sang and it was a relatively common ingredient in countryside cuisine. Badger meat was eaten in some parts of Spain until recently as well.

Badger remains a source of food in China, and the meat is freely available in market places. Other Asian also have traditions of consuming badger meat. Japan, it is mentioned in folk tales where it is regarded as a food for the humble." in

http://www.theguardian.com/lifeandstyle/wordofmouth/2012/sep/25/eating-badger-a-sett-menu

http://www.asianewsnet.net/Taiwanese-urged-to-stop-eating-ferret-badgers-to-c-49486.html

http://www.telegraph.co.uk/foodanddrink/9565242/Im-not-ready-to-put-badger-on-the-BBQ.html

E agora umas receitas   ;)

http://www.gastronomydomine.com/?p=184

http://huntergathercook.typepad.com/huntergathering_wild_fres/2009/09/badger-roadkill-burgers.html

http://zhidao.baidu.com/question/27949398.html

http://zhidao.baidu.com/question/118325444.html

Quanto ao resto acho que cada um é crescido e toma a sua decisão conscientemente. Não é preciso reforçar o que já todos sabemos. E se acham que é porque na china não se respeita os direitos dos animais, então não comprem nada que venha de lá porque também não respeitam os direito humanos.

;D

Offline carraro

• Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
    • Email
« Reply #21 on: August 13, 2013, 11:16:40 pm »
0
Virão pedras sobre a minha cabeça, mas não vou omitir minha contrariedade ao "politicamente correto" que é moda na mídia e em alguns círculos sociais.

Como bem disse o Gago, é direito de cada um nutrir restrições éticas contra aquilo que bem entender.

O mercado oferece pincéis sintéticos e até veganos para atender a todos que se compadecem dos texugos.

Ressalto que eu sou amplamente favorável à liberdade de manifestação do pensamento.

O problema do "movimento politicamente correto" é que ele tenta se impor pelo vexame, pelo descrédito e pela desaprovação social; pelo "apontar de dedos".

Ora, usar um pincel de texugo não é um ato de "coragem" e não pode ser motivo de vergonha. Ninguém se faz uma pessoa melhor pela origem das coisas que consome.

Offline Mig

• Numa nice c/ Old Spice
« Reply #22 on: August 13, 2013, 11:22:21 pm »
0
Virão pedras sobre a minha cabeça, mas não vou omitir minha contrariedade ao "politicamente correto" que é moda na mídia e em alguns círculos sociais.

Como bem disse o Gago, é direito de cada um nutrir restrições éticas contra aquilo que bem entender.

O mercado oferece pincéis sintéticos e até veganos para atender a todos que se compadecem dos texugos.

Ressalto que eu sou amplamente favorável à liberdade de manifestação do pensamento.

O problema do "movimento politicamente correto" é que ele tenta se impor pelo vexame, pelo descrédito e pela desaprovação social; pelo "apontar de dedos".

Ora, usar um pincel de texugo não é um ato de "coragem" e não pode ser motivo de vergonha. Ninguém se faz uma pessoa melhor pela origem das coisas que consome.

Subscrevo inteiramente.

Eu até prefiro cerda ;D

Offline FML

• Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • Respect: +129
« Reply #23 on: August 13, 2013, 11:24:01 pm »
0
Bem, só gostaria de lançar as seguintes questões:

- Será que são mortos assim tantos texugos para fazer pincéis? Um texugo não dará para fazer vários pincéis?

- Será que a indústria do pincel da barba tem um peso significativo no abate de texugos?

- Se os cadáveres de texugo não servem a alimentação humana, não terão outros fins alimentícios? O que um homem não come, um cão ou um porco pode bem comer.

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #24 on: August 13, 2013, 11:31:45 pm »
0
Porque caraças vamos defender os texugos? matem esses bastardos! Como eu já disse, texugo é um bicho "do capeta" !

Olhem isso: https://www.youtube.com/watch?v=4r7wHMg5Yjg

É claro, estou a brincar.  ;)

Offline leogodoy

• Dia de Derby
« Reply #25 on: August 13, 2013, 11:49:03 pm »
0
Permitam-me discordar de alguns aspectos, e possivelmente desagradar a gregos e troianos:

Colocar qualquer discussão na caixinha "o tal do politicamente correto" me parece um golpe injusto. Primeiro que "politicamente correto" tomou tom de palavrão para algumas pessoas. Então o que é tachado de "politicamente correto" já é colocado como o hipócrita que acha que dizer "verticalmente desafiado" no lugar de "anão" basta para curar todos seus preconceitos. Quando na verdade esse termo é usado muitas vezes pra se defender de "ameaças gravíssimas à nossa liberdade", como o "ecochato" da bicicleta que atrapalha o meu direito de alcançar 125 km/h em minha SUV (ultra eficiente, faz 15 km... por TANQUE) na faixa da direita da viela na frente ou o "mal humorado" que implica com a "piadinha inocente" sobre esfolar vivos negros e gays.

Claro, é um exagero, e certamente não estou dizendo que ninguém aqui está ao lado destes, mas apenas gosto de apontar que há um perigo ainda maior no discurso anti-politicamente correto do que qualquer perigo que possa existir no discurso original do politicamente correto.

Dito isso, antes de me preocupar com a vida dos texugos (e acho nobre quem de fato conseguiu atingir essa proposta. Eu adoraria ser vegetariano, mas simplesmente não consigo), eu me preocuparia com o consumo excessivo. Vai saber qual o impacto, medido na tal "pegada de carbono", dos envios pelo correio de material que, no fim, é apenas um luxo? E a produção? E, extrapolando ainda mais, não seria mais ecológico simplesmente não fazer a barba? Pouparia-se toda essa parafernalha e mais um tanto de água, não? De quantos animais você não pouparia a vida se tomasse essa decisão, de ao menos reduzir marginalmente a necessidade de aviões atravessarem meio globo carregando um frasco de aftershave importado só pra você?

De novo, não é uma reprimenda nem nada, eu compro demais e provavelmente continuarei a fazer isso por um bom tempo. E isso, no fim, é muito mais danoso do que matar o texugo pra fazer pincéis. Então se você quer salvar o texugo, olha quanto mais há para se preocupar, heim...  ;D

Offline Machiavelli

• Cadê o Cade?
« Reply #26 on: August 13, 2013, 11:55:54 pm »
0
A meu ver, ser contra a crueldade e irrazoabilidade não se trata do "politicamente correto", mas do filosoficamente correto. E muito menos se vê sob o prisma de uma moda.
Talvez também seja um problema o vexame, o descrédito e a desaprovação social do corrupto, afinal esta "moda do politicamente correto" não pode ser capaz de fazer ninguém melhor ou pior pelo que inflige a outros seres com seus atos.
Se, em algum lugar, determinado animal é necessariamente utilizado para alimentação ou outra essencialidade, não há o que ver de errado, é a natureza. Mas não nos enganemos sobre os fatos do uso de artigos supérfluos e suas consequências para seres vivos que são mortos desnecessariamente e cruelmente (neste aspecto não só a morte é cruel, mas também suas condições de vida) unicamente com este intento.
« Last Edit: August 14, 2013, 01:46:48 am by Machiavelli »

Offline carraro

• Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
    • Email
« Reply #27 on: August 14, 2013, 12:57:58 pm »
0
É o que eu disse sobre o "movimento politicamente correto": se você não se compadece dos texugos, logo é comparado aos políticos corruptos, aos racistas e aos homofóbicos, ainda que pelo argumento do exagero ou em tom de brincadeira com fundo de verdade.

O "movimento politicamente correto" quer que você sinta vergonha de si e quer que a sociedade aponte-lhe o dedo como "o nefasto". Fulano usa um pincel de texugo? Então também rouba o governo, sevicia a esposa, queima gays em fogueiras e tende a ser pedófilo.

Isso, para mim, é de uma arrogância ímpar. Há pouco tempo uma importante autoridade brasileira, questionada se concorrerá à Presidência da República, disse que "o País não está preparado para ter um presidente negro". Como assim? Negros não são pessoas? Seriam, por acaso, seres superiores para os quais a população "não está preparada"? Que diferença pode haver entre ser presidido por um negro, um branco ou um índio? Mudou algo nos EUA pelo simples fato e diretamente decorrente deste mesmo fato de Obama ser negro?

E, sim, o "movimento politicamente correto" é hipócrita. Plantas também são seres vivos. Sintéticos, muitas vezes, são fabricados a partir de petróleo. Carros movidos a eletricidade exigem hidrelétricas, usinas térmicas ou nucleares. Mas aí já não importa. Salvou-se um texugo.

Perdoem-me, mas é o que eu penso.

Offline Razoredge

• Com Proraso, eu arraso
  • "We do what we do, so others may live."
  • Respect: +1
Re: O Texugol
« Reply #28 on: August 14, 2013, 04:14:08 pm »
0
É o que eu disse sobre o "movimento politicamente correto": se você não se compadece dos texugos, logo é comparado aos políticos corruptos, aos racistas e aos homofóbicos, ainda que pelo argumento do exagero ou em tom de brincadeira com fundo de verdade.

O "movimento politicamente correto" quer que você sinta vergonha de si e quer que a sociedade aponte-lhe o dedo como "o nefasto". Fulano usa um pincel de texugo? Então também rouba o governo, sevicia a esposa, queima gays em fogueiras e tende a ser pedófilo.

Isso, para mim, é de uma arrogância ímpar. Há pouco tempo uma importante autoridade brasileira, questionada se concorrerá à Presidência da República, disse que "o País não está preparado para ter um presidente negro". Como assim? Negros não são pessoas? Seriam, por acaso, seres superiores para os quais a população "não está preparada"? Que diferença pode haver entre ser presidido por um negro, um branco ou um índio? Mudou algo nos EUA pelo simples fato e diretamente decorrente deste mesmo fato de Obama ser negro?

E, sim, o "movimento politicamente correto" é hipócrita. Plantas também são seres vivos. Sintéticos, muitas vezes, são fabricados a partir de petróleo. Carros movidos a eletricidade exigem hidrelétricas, usinas térmicas ou nucleares. Mas aí já não importa. Salvou-se um texugo.

Perdoem-me, mas é o que eu penso.

Completamente de acordo! Nem mais..
"We do what we do, so others may live."

Offline Machiavelli

• Cadê o Cade?
a
« Reply #29 on: August 14, 2013, 09:44:14 pm »
0
Inicialmente gostaria de alertar aos moderadores o início de uma insinuação de insultos que fora iniciada despropositadamente acima (denominar alguém com determinada ideia como hipócrita).
Mas me parece muito mais hipocrisia quem compara seres conscientes com seres inconscientes, quem julga como "moda do politicamente correto" ser contra crueldade praticada com seres conscientes - sejam texugos ou quais forem -, quem usa discursos que confundem discussões sobre o macro quando se está falando sobre o micro.
Sim, comparações são feitas à situação de quem apóia os corruptos pois aqueles pouco se importam com os efeitos que seus atos causam aos outros seres conscientes, pensam apenas nos benefícios próprios, ainda que supérfluos.
Não vejo aqui um debate sobre o macro (energias alternativas, sustentabilidade/eco-sustentabilidade e etc.), mas sim sobre o micro (atitudes que incentivam práticas cruéis e desnecessárias contra seres vivos e conscientes).

Com a devida vênia, é o que penso.
« Last Edit: August 14, 2013, 09:52:26 pm by Machiavelli »

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal