Author Topic: Pode a lâmina fazer tanta diferença?  (Read 10423 times)

Offline decom

• Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • Respect: +1
    • Email
Pode a lâmina fazer tanta diferença?
« on: August 26, 2013, 02:34:48 pm »
0
Olá a todos!

Faz poucas semanas comecei a experimentar o wet shaving, com um barbeador Mühle R89, conforme dito na minha apresentação.

O barbeador veio com um pequeno sampler pack de lâminas, e até então eu estava experimentando a Astra Super Platinum. Ontem troquei, para a Personna Platinum, e a mudança foi espantosa.

Acho improvável que minha técnica tenha melhorado tanto de um dia para o outro, então me faz crer que a diferença foi na lâmina mesmo. Barbear bem mais suave, quase sem irritação, e um tanto mais rente do que com a Astra.

Pode a lâmina por si só fazer uma diferença tão grande assim? 

Offline JLTG

• Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • Respect: +26
    • Email
Re: Pode a lâmina fazer tanta diferença?
« Reply #1 on: August 26, 2013, 02:42:00 pm »
0
Experimente uma Feather para ver A DIFERENÇA!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #2 on: August 26, 2013, 03:08:40 pm »
0
sim, pode. E as vezes a diferença é espantosa.

Não que a Astra seja ruim, muitos gostam. Embora existam lâminas (muito) melhores umas das outras, várias vezes é questão de "liga".  Eu mesmo detesto as Personna. Também não gosto de Astras, mas acho-as menos pior.

Como o confrade JL diz, experimenta as Feather que (partindo do princípio que tenhas técnica adequada e sua pele não "estranhe" a lâmina) vais ver a diferença entre lâminas médias e "super" lâminas. As Feather são "super" tanto na qualidade quanto no custo  ;D

Offline classic-shaver

• Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
« Reply #3 on: August 26, 2013, 03:17:04 pm »
0
Já achei que a lâmina fazia toda a diferença e era o elemento fulcral do escanhoado, mas fui mudando de opinião ao longo do tempo e hoje em dia tendo a achar que a lâmina não tem tanta influência assim.

O que eu comecei a notar, sobretudo no início da aventura no BC, é que quando preparava muito bem a pele com um esfoliação e fazia uma espuma de boa qualidade, o escanhoado saia muito melhor, mesmo com a mesma lâmina. Isto, nas mesmas condições (mesma máquina, mesmo creme ou sabão, mesmo número de utilizações da lâmina, etc).

Isto que disse não invalida que algumas lâminas possam ser muito más para cada um de nós, e nesse caso em particular, uma lâmina boa vai fazer uma grande diferença.

Comigo existem 2 ou 3 tipos de lâminas que simplesmente, por um motivo ou outro, não funcionam bem. Mas na generalidade, dou-me bem com quase todas as marcas de lâminas que já experimentei (algumas dezenas) e regra geral.

O critério que define se uma lâmina é boa ou não é muito MUITO subjectivo.

Em condições ideais, a diferença entre uma boa lâmina e uma lâmina fraca (na opinião de quem se barbeia) é perceptível na qualidade do escanhoado (quer em termos de prazer na utilização, quer nos resultados).

No seu caso em particular, as Astra são lâminas que são geralmente muito apreciadas. Também as Personna são, sobretudo pela sua suavidade.
« Last Edit: August 26, 2013, 07:16:24 pm by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #4 on: August 26, 2013, 06:37:27 pm »
0
Certamente a lâmina não é o elemento chave do escanhoado, que é a técnica. Um homem habilidoso com a safety razor consegue escanhoados excelentes, ou até perfeitos com virtualmente qualquer lâmina. Técnica, preparação, e até a qualidade da safety razor são coisas mais importantes que a marca da lâmina.

Dito isso, certamente uma boa lâmina é diferente de lâminas razoáveis e de lâminas ruins. E o conceito de "bom" e "ruim" também muda de pessoa para pessoa.

Eu diria que "em condições normais de temperatura e pressão" (lol) , uma "super" lâmina pode ser a diferença entre um BBS obtido de maneira agradável e sem razor burn, ou um escanhoado simplesmente  "apurado". (vide o parágrafo anterior) Já vi confrades usarem boas lâminas e terem reações adversas, bem como já usei lâminas "menos boas" com a mesma preparação que sempre faço e obtive resultados ruins.

Nesse ramo é tudo muito confuso subjetivo. Algo que venho dizendo muito ultimamente é; quando achares uma lâmina que te faça um barbear excelente e de maneira agradável, fique com essa marca e pare de experimentar quaisquer "tranqueiras". Que por sinal é o que eu faço  ::)

Offline ClaudioBP

• Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • Respect: +316
    • Email
« Reply #5 on: August 26, 2013, 06:45:29 pm »
0
Claro que a lâmina faz diferença! Mas isso vc saberá com o tempo e a maturação da sua técnica. Existem diversas lâminas à disposição no mercado. O negócio é ir experimentando aos poucos e ver qual (ou quais) são da sua preferência.. O que pode ser ruim para uma pessoa, pode ser ótimo para você.
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline MotaJV

• Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
« Reply #6 on: August 26, 2013, 07:52:21 pm »
0
...
Comigo existem 2 ou 3 tipos de lâminas que simplesmente, por um motivo ou outro, não funcionam bem. Mas na generalidade, dou-me bem com quase todas as marcas de lâminas que já experimentei (algumas dezenas) e regra geral.
...

Eu também.

Raramente me deparo com lâminas que irritam meu rosto, mas é relativamente comum lâminas que não cortam decentemente o pelo.

Partindo do princípio que uso um número limitado de pincéis, cremes e máquinas, a questão é a lâmina mesmo.

No meu caso é questão de olhar no espelho e ver um monte de pelos lá após três passagens, usando tal lâmina, ou fazer uma passagem a favor com outra lâmina e ver que quase não restaram pelos.

« Last Edit: August 26, 2013, 07:54:20 pm by MotaJV »
But the tigers come at night

Offline decom

• Faz 444 passagens
    • Email
« Reply #7 on: August 26, 2013, 08:11:22 pm »
0

Eu também.

Raramente me deparo com lâminas que irritam meu rosto, mas é relativamente comum lâminas que não cortam decentemente o pelo.

Partindo do princípio que uso um número limitado de pincéis, cremes e máquinas, a questão é a lâmina mesmo.

No meu caso é questão de olhar no espelho e ver um monte de pelos lá após três passagens, usando tal lâmina, ou fazer uma passagem a favor com outra lâmina e ver que quase não restaram pelos.

Mota, no meu caso, foram as duas coisas que mudaram: além da Personna quase não ter irritado, comparando com a Astra, retirou os pelos com muito mais facilidade...

Offline brunofontes

• Affair com uma British Aristocrat
  • Respect: 0
    • Restaurantes no Centro do Rio
« Reply #8 on: August 26, 2013, 08:25:57 pm »
0
Eu sinto uma diferença nas lâminas, do tipo:

- Tem uma ou outra lâmina que eu simplesmente não me dou bem, mas são pouquíssimas;
- Tem a grande maioria, que funcionam bem, mas se eu bobear, me arranham o pescoço;
- Tem uma ou duas lâminas que funcionam maravilhosamente bem comigo. Não preciso me preocupar com nada pois é quase impossível algo ruim acontecer.

Claro que cada lâmina tem a sua personalidade, umas no geral elas se encaixam nestas categorias acima. Quase todas na categoria do meio, que funciona bem, mas tem uma ou outra marca que acabam tendo esse diferencial. A Personna pra mim é quase um sonho, fica perfeita. Tem uma marca, não me lembro qual agora, que sempre me arranha. De resto, funciona bem se eu for com cuidado.
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline john3voltas

• Vigorosamente Floïd
« Reply #9 on: August 26, 2013, 08:44:03 pm »
0
Eu acho que no meu caso as lâminas fazem muita diferença.
Fazer a barba com uma BIC e a seguir com uma Gillette Platinum...é que não tem nada a ver.
Mas isso pode ser pela minha inexperiência.
SR - Muhle R89 GR
Lâminas - Gillette Platinum | Derby Extra
Pincel - Semogue 2010
Creme - Via men | Lavanda | Skino
AS - Floïd Vigoroso | Williams Aqua Velva | Skino Lotion (Pingo Doce)

Offline MotaJV

• Astra-ólogo
  • Curitiba/PR - Brasil
    • Email
« Reply #10 on: August 26, 2013, 08:59:18 pm »
0
Esta Personna, que vocês estão falando bem, é esta aqui?

Porque eu não gostei nada delas  ;D

Offline decom

• Faz 444 passagens
    • Email
« Reply #11 on: August 26, 2013, 09:07:46 pm »
0

(Image removed from quote.)

A que estou falando é esta:

Offline brunofontes

• Affair com uma British Aristocrat
    • Restaurantes no Centro do Rio
« Reply #12 on: August 26, 2013, 09:18:49 pm »
0

A minha tb é essa azul. Só que a embalagem individual é diferente e a lâmina não tem nenhuma impressão. Mas até onde eu saiba, é a mesma lâmina! :)
iHerb.com: Desconto de 5 dólares com o código: UNO229

Offline TheMonk

• Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
« Reply #13 on: August 26, 2013, 11:50:18 pm »
0
Bem-vindo! ;)
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline MotaJV

• Astra-ólogo
  • Curitiba/PR - Brasil
    • Email
« Reply #14 on: August 27, 2013, 12:30:14 am »
0

A minha tb é essa azul. Só que a embalagem individual é diferente e a lâmina não tem nenhuma impressão. Mas até onde eu saiba, é a mesma lâmina! :)

Vixi... agora não sei bem se é a mesma ou não  :D

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal