Author Topic: O inicio do barbear clássico  (Read 21632 times)

Offline Mike

• Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • Scrumpadoochous!
  • Respect: 0
O inicio do barbear clássico
« on: August 30, 2013, 12:18:45 pm »
0
Boas :D

Após tantos anos de Mach 3 e máquinas de barbear a provocarem-me um desconforto tremendo, barbear após barbear, decidi experimentar o barbear clássico.

Para não fazer um investimento inicial muito grande antes de experimentar, eis o material que possuo de momento:

- Wilkinson Sword Classic
- Laminas Wilkinson Sword
- Pincel "Zé da esquina"
- Creme Palmolive
- Old Spice Champion

Podemos dizer que a minha primeira experiência foi um pouco atribulada, falta de experiência no método de utilizar um pincel de barbear e fazer espuma (e fraca qualidade do mesmo, largou tanto pelo que não sei como é que não ficou careca :o), bastante irritação na pele e algumas pintas de sangue no final do barbear, aqui e ali.

Pelo que já li, as laminas também são de fraca qualidade, e aliadas ao nunca ter usado uma SR anteriormente são certamente uma razão para a primeira vez ter sido "menos boa".

No entanto, apesar da irritação na pele após o barbear (isto foi ontem à noite), hoje sinto que realmente o resultado final é diferente, e de uma forma geral, estou bastante contente. Espero que a próxima vez já me saia melhor  ;D

Entretanto, deixo aqui também já algum material para adquirir futuramente, e conto com as vossas experiências e opiniões para me ajudarem na escolha.

Pré:
O que mais tenho visto é o pessoal usar Proraso. É a melhor escolha?

SR:
  • Edwin Jagger DE89
  • Mühle R89
  • Merkur Futur (estilo mais moderno, é muito bonita, mas já disseram que talvez não seja a melhor opção para iniciantes)

Laminas:
Mandar vir um pack experimental e ver qual gosto mais.

Sabão/Creme:

Ainda não sei qual será a melhor escolha, se creme se sabão. Neste momento tenho creme, mas também gostava de experimentar sabão. Escolhas:

• Mitchell's Wool Fat
  • Veleiro
  • Musgo Real

Pincel:
O pessoal diz maravilhas dos Semogue, o 620 tem boa pinta, mas não me importo minimamente que seja outro qualquer. Mas já que é nacional, vamos apoiar  ;D

Pós:
Durante anos usei um bálsamo Nivea, do qual gosto mas agora não o consigo encontrar :( era muito bom, e deixava uma enorme sensação de frescura na cara - que para mim é um must. Visto não o encontrar (se calhar mudou de nome, porque de embalagem mudou de certeza) o que aconselham?
Quanto a after shave, tenho o Old Spice Champion, adoro o cheiro, mas vou à procura de mais.

Obrigado pelo vosso tempo, e sintam-se à vontade de opinar. Estou aqui para aprender  :P

Um abraço!
Props,
Miguel

Offline goaman

• Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: O inicio do barbear clássico
« Reply #1 on: August 30, 2013, 12:26:52 pm »
0
Bem vindo ao mundo do Barbear Clássico confrade Mike!!

Também sou relativamente novo por aqui, mas não tive essa tão má experiência inicial... Faça umas leituras aqui pelo forum para ver se utilizou as técnicas correctas...

Quanto aos produtos, parecem-me bem. Deixo o link do meu tópico, sobre os produtos que comprei para ter mais umas ideias.

http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=5149.0

Disponha para o que precisar,

Cumprimentos!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline secretum

• Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
« Reply #2 on: August 30, 2013, 12:50:54 pm »
0
boas!

uma coisa que também me custou um pouco a habituar no início (e ainda estou a aprender a tentar controlar) é precisamente a pressão aplicada pelo pulso no manuseio da SR.
depois de tantos anos com multilâminas, a mudança para o barbear clássico requer uma nova aprendizagem, uma adaptação da memória muscular adquirida ao longo desses anos.

aprendi muito com as dicas que muitos amáveis confrades aqui deixam no forum.
aproveito também para deixar link para um vídeo de um user de outro forum.

http://theshaveden.com/forums/threads/shave-school-video-1-how-to-shave-the-neck-using-a-safety-razor.34221/

bem vindo e bons escanhoados!

Offline Renato Ferreira

• Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • Respect: +4
« Reply #3 on: August 30, 2013, 02:30:26 pm »
0
Vou dar-te a minha opinião no que toca às tuas escolhas. Considero-as boas mas gosto de criar confusão nas mentes das pessoas quando estão a escolher ;D Aqui vão elas:

Sobre cremes/sabões:

*Da gama Musgo Real investe no creme. É excelente e tens vários aromas à escolha.No entanto deixa o sabão de lado. Apesar de eu conseguir safar-me com ele não representa em nada a qualidade dos produtos Musgo. Em suma a única coisa digna é o aroma. Ponto.

*O MWF é um excelente sabão. Considero-o um sabão "gordo" de aroma muito suave. No entanto se nunca tiveste contacto com outros pode ser algo complicado acertar na forma de fazer espuma. Eu próprio por vezes não acerto e tenho de voltar a fazer. Há aí uns tutoriais em video que podes sempre espreitar. Dentro do mesmo género avaliaste por exemplo o IK (Institut Karité)?

*Com o Veleiro estás à vontade. É um bom creme, espuma fácil. Hidrata muito bem, deslize limpo. No fim um aroma que me agrada.

Sobre Máquinas:

*Não faço rotações. Tenho uma Futur e chega-me. Tive uma tech mas dado a sua suavidade fartei-me ao fim de um ano. A Futur é uma máquina pesada mas tem a vantagem de ser ajustável. Consegues com ela um barbear "agressivo" ou se preferires "suave como uma pena". É tudo questão de regular e escolher a lâmina adequada. (Comigo funciona melhor com lâminas muito afiadas. Iridium para cima).
Pode tornar-se algo complicado na zona do bigode dado o formato da cabeça. Mas com prática vai-se lá. Ainda nas ajustáveis tens a Progress. Nunca a usei mas acho-a simplesmente linda.

*Sobre Pinceis:

O melhor seria ver em mãos. No entanto um Semogue é sempre uma boa escolha. Apenas não gosto do modelo "Semoguiente" (o Semogue vendido no continente) pois acho-o muito duro. Há também uns modelos de cerda que se vendem aí nas lojas de esquina que são muito fraquinhos. Tens também texugos de entrada de linha da Semogue. Há também modelos da Muhle (ou mesmo HJM) que são muito porreiros e em conta.

Em suma, fizeste boas escolhas mas agora convém refinares as opções. Claro que se errares nalguma podes sempre fazer outra, e outra...e outra... ;D ;D ;D
Hay que barbear cada dia mas!

Offline ClaudioBP

• Trade Count: (+13)
  • À sombra da Palmera
  • Respect: +316
    • Email
« Reply #4 on: August 30, 2013, 02:56:02 pm »
0
Vc está com um bom leque de opções.

Nos sabões e cremes, optaria por 2: MWF e o Musgo Real. Vão te proporcionar excelentes escanhoados, além do desempenho ser formidáve.

Vc estará bem servido com uma Muhle R89 ou a Edwin Jagger. São máquinas que dão um barbear bem confortável e indicadas para quem se inicia nas artes.

Com relação às lâminas, o ideal mesmo é vc experimentar um pouco de cada marca e escolher a que melhor se adapte a vc.

Nos pincéis, eu iria de Semogue 1305 ou 830. São pincéis excelentes e com um bom preço.

No mais, é vc começar mesmo o seu barbear, apurar sua técnica ...boa sorte!!!
Shaving is a way of life, it is tied with memory and emotion, the joy of a comforting ritual by yourself.

Offline oversaturn

• Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +404
« Reply #5 on: August 30, 2013, 03:00:57 pm »
0
Olá! Bem-vindo!

Sobre Sabões/cremes
: geralmente, recomendo a compra de um bom creme para começar. Isto porque, para quem nunca usou um pincel de barbear na vida, geralmente é mais fácil fazer espuma usando um creme que usando um sabão.

Musgo Real ou Veleiro são excelentes escolhas. Poderia estar aqui a recomendar-te dúzias de outros cremes existentes no mercado, mas com esses ficarás extremamente bem servido, são tão bons quanto os melhores e têm a vantagem de ser fabricados em Portugal e tudo. :)

Sobre pincéis: Um Semogue de qualidade é uma boa escolha, e o 620 não é excepção. se gostas dele, força. Óptimo para começar (e continuar) neste mundo.
Outras hipóteses sem gastar muito dinheiro são o 1800 (um dos meus favoritos) e o 1305.
nas drogarias por vezes encontram-se semogues a bom preço, mas evita os que t~em a anilha de plástico - geralmente não são tão bons como os outros.

Máquinas: Penso que a Edwin Jagger ou a Mühle que indicas são boas opções, e com preço justo. Dentro da mesma gama de preços, poderás ainda considerar uma Merkur de pente fechado (33C, 34C, 42C e afins), são um tudo-nada mais assertivas mas igualmente recomendáveis para quem se inicia.

Quanto ao Pré-shave, eu sou apreciador confesso do Proraso, que uso numa base diária. Tem uma forte sensação mentolada.

Boas escolhas! :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...

Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline brg

• Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • Respect: +13
« Reply #6 on: August 30, 2013, 04:15:19 pm »
0
Viva,

Eu trocava já de lâminas pelas Personna do Continente. Não me posso pronunciar sobre o pincel, mas o resto do material está bem cotado por aí...
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Mike

• Tech-no-logic
  • Scrumpadoochous!
« Reply #7 on: August 30, 2013, 07:08:37 pm »
0
Boas,

Desde já o meu muito obrigado por todo o tempo e amabilidade. A vossa opinião para mim conta  :)

Quanto à SR: Estou um pouco mais inclinado para a EJ neste momento. Tanto a Barley como a Ebony são lindissimas!!! E uns quantos euros mais barata que a Mühle R89.

Quanto ao pincel: Ficaria a ganhar com a escolha de outro pincel? Vantagens/desvantagens? Também existe a hipotese de um Semogue BC :)

Quanto às laminas: Dizem as más linguas que por aqui encontro confrades dentro do negócio, e que têm os tais "packs" experimentais. Com quem poderei falar?

Quanto ao pos-barbear: Parece que encontrei o Nivea que tanto gosto ;D Mudou o frasco de vidro para um frasco de plástico e mudou o nome de "Fresh" para "Skin energy". Falta ver se a fórmula se mantem.
Estou também inclinado para comprar uma pedra-ume 444. Que tal?

Aproveito também para deixar a questão dos suportes de SR + pincel. Aqui alguem conhece algum sitio onde possa dar um olhinho? Tenho aqui perto de casa algumas lojas que devem ter (Ale-Hop, Espaço Casa, etc) mas se houver por aqui alguem que tambem as tenha para venda, se me agradar, temos negócio :P

Um abraço!
Props,
Miguel

Offline Renato Ferreira

• Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • Respect: +4
« Reply #8 on: August 30, 2013, 07:23:47 pm »
0
Boas,

Desde já o meu muito obrigado por todo o tempo e amabilidade. A vossa opinião para mim conta  :)

Quanto à SR: Estou um pouco mais inclinado para a EJ neste momento. Tanto a Barley como a Ebony são lindissimas!!! E uns quantos euros mais barata que a Mühle R89.

Quanto ao pincel: Ficaria a ganhar com a escolha de outro pincel? Vantagens/desvantagens? Também existe a hipotese de um Semogue BC :)

Quanto às laminas: Dizem as más linguas que por aqui encontro confrades dentro do negócio, e que têm os tais "packs" experimentais. Com quem poderei falar?

Quanto ao pos-barbear: Parece que encontrei o Nivea que tanto gosto ;D Mudou o frasco de vidro para um frasco de plástico e mudou o nome de "Fresh" para "Skin energy". Falta ver se a fórmula se mantem.
Estou também inclinado para comprar uma pedra-ume 444. Que tal?

Aproveito também para deixar a questão dos suportes de SR + pincel. Aqui alguem conhece algum sitio onde possa dar um olhinho? Tenho aqui perto de casa algumas lojas que devem ter (Ale-Hop, Espaço Casa, etc) mas se houver por aqui alguem que tambem as tenha para venda, se me agradar, temos negócio :P

Um abraço!

Passando a publicidade, envia um MP ao Gil. Ele usa o nickname de "lamina" aqui no BC. Acho que ele tinha uns suportes engraçados para o que pretendes. Também te pode aconselhar nos primeiros produtos.

Hay que barbear cada dia mas!

Offline goaman

• Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
« Reply #9 on: August 30, 2013, 07:55:58 pm »
0
O confrade Gil is the man!!!! Ele tem tudo o que o um confrade wetshaver precisa para ser feliz!! (sim, também tem o suporte!)
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline lamina

• Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
O inicio do barbear clássico
« Reply #10 on: August 30, 2013, 08:21:28 pm »
0

Muito obrigado pela confiança caros amigos.

Benvindo confrade Mike que o primeiro kit é sempre o mais importante e aquele que nos traz a este mundo: tudo é novidade, dos sabões à tecnica passando pela máquina e pós-shaves.Verá que são possíveis múltiplas combinações e essa é a beleza deste hobby e necessidade... ;)

Dos artigos que fala nenhum deles é demasiado arriscado (tiraria talvez a Futur como 1ª máquina...) e já consensuais entre todos nós.

Na máquina qualquer cabeçal 89 é um "must" pela sua suavidade e facilidade de utilização.Sem problemas, tudo correrá bem.

Cremes nacionais, OK, não esquecer aí eventualmente um lavanda.

Pincel nacional da Semogue - 620 - é bom trabalhador, 1305 e 830 idem, sim, dizia um confrade acima.

Lâminas existem diversas marcas. Começar com umas suaves, mas só saberá o que é suave para si após experimentar algumas...

No restante, é a beleza da descoberta!  ;)

Offline Mike

• Tech-no-logic
  • Scrumpadoochous!
« Reply #11 on: September 01, 2013, 07:40:10 pm »
0
Boas :)

Mais uma vez, obrigado pelos conselhos.

Ainda não foi desta que saiu direitinho, mas com o tempo vai lá  ;D Aperfeiçoar a técnica e ganhar o jeito, tudo leva o seu tempo. Entretanto também vou fazendo umas contas de sumir para ver quanto tenho que investir e quanto posso investir este mês.

Um abraço!
Props,
Miguel

Offline Mike

• Tech-no-logic
  • Scrumpadoochous!
« Reply #12 on: September 09, 2013, 06:18:37 pm »
0
Orá cá estamos mais uma vez,

Chegou hoje a primeira remessa, cortesia do nosso confrade Gil  ;D

Agora põe-se a questão: por que laminas devo começar?

Um abraço
Props,
Miguel

Offline Gago

• Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Respect: +211
    • Email
« Reply #13 on: September 09, 2013, 06:26:34 pm »
0
Orá cá estamos mais uma vez,

Chegou hoje a primeira remessa, cortesia do nosso confrade Gil  ;D

(Image removed from quote.)

Agora põe-se a questão: por que laminas devo começar?

Um abraço

Das seis, quatro são ótimas. Eu começaria pela platinun, ou pela supermax.

Offline Mike

• Tech-no-logic
  • Scrumpadoochous!
« Reply #14 on: September 09, 2013, 06:30:31 pm »
0
Das seis, quatro são ótimas. Eu começaria pela platinun, ou pela supermax.

Obrigado amigo :)

Possivelmente vou testar as platinum.
Props,
Miguel

Tags:

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal