Author Topic: Encontrei um Seiko  (Read 9414 times)

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Encontrei um Seiko
« on: October 25, 2013, 06:38:24 pm »
0
Boa tarde confrades!

É a minha estreia nesta "zona" do forum. Nunca fui grande utilizador de relógios, por isso nunca me chamou muito a atenção este sub fórum, no entanto, numa ida a casa da minha mãe, encontrei por lá um relógio que pertenceu ou ao meu falecido Pai, ou ao meu avô... não me souberam precisar. As fotos não fazem juz ao estado. Parece-me estar em bastante bom estado, e acho que a bracelete (esta sim bastante degradada) não será a original.

Alguns detalhes.

Inscrições frontais:

SEIKO
AUTOMATIC
17 JEWELS

Inscrições traseiras:

STAINLESS STEEL 7005 - 7100 WATER RESISTENT
456822
JAPAN-M


O mecanismo, assim que lhe dei umas abanadelas começou logo a funcionar.
Aos entendidos, gostaria de saber, se possível, mais algumas coisas sobre ele, se dá para saber a idade, se vale a pena apostar numa manutenção, e que tipo de bracelete comprar.
 

Como sempre, os meus cordiais agradecimentos antecipados, e seguem as (pobres) fotos.



"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Encontrei um Seiko
« Reply #1 on: October 25, 2013, 07:03:55 pm »
0
Ora ai está uma boa descoberta! Por ser um bonito relógio e um Seiko é sempre uma boa máquina à partida e, mas importante, por ter pertencido ao seu pai ou avó, só por isso já tem um interesse e valor superior!

Pelas fotos também me parece estar em bom estado e bem conservado, mas ao vivo é sempre melhor claro!

Em relação ao relógio em si, apesar de não ser nenhum perito em Seikos, posso adiantar já alguma informação:

Usa o calibre 7500 da Seiko, introduzido em 1969, movimento automático, sem corda manual, com data e ajuste rápido de data, frequência de 21600 A/h e reserva de marcha de 43 horas.

Com o número de série, 456822, e uma vez que será da década de 70 em diante, em principio foi produzido em 1974, no mês de Maio e foi o relógio número 6822 a ser prduzido.

Eu na minha opinião, é um relógio bonito, diferente do que se vê hoje em dia e por ter sido de familia apostava em fazer uma manutenção (uma vez que trabalha e não deverá ter problema nenhum, será só mesmo limpeza, lubrificar, regular etc e fica impecável).

Em relação a bracelete provavelmente essa não será de origem, de qualquer forma, eu apostava numa em pele (as de metal têm tende^ncia a desgastarnos sítios em que rodam e tocam no relógio).

Enviarei MP.

E parabéns pelo relógio!!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Encontrei um Seiko
« Reply #2 on: October 25, 2013, 07:11:46 pm »
0
Parabéns Rui

Um dia vou herdar meia dúzia de Seikos do meu pai...

... mas não tenho pressa, que isso demore mais 50 anos.

Acho que são relógios lindos e nunca dão problema.
Apesar de que acabo de voltar da autorizada em que fui buscar o Seiko automático do velho... ;D

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Encontrei um Seiko
« Reply #3 on: October 25, 2013, 07:15:26 pm »
0
Parabéns Rui

Um dia vou herdar meia dúzia de Seikos do meu pai...

... mas não tenho pressa, que isso demore mais 50 anos.

Acho que são relógios lindos e nunca dão problema.
Apesar de que acabo de voltar da autorizada em que fui buscar o Seiko automático do velho... ;D

Obrigado Gabriel! Também espero que herdes esses relógios o mais tarde possível!


Voltando... a bracelete estava completamente destruída mesmo, tendo saído facilmente. Fiz uma limpeza soft só para tirar a maior sujidade. Espero que se veja melhor o estado nesta foto... isto dos telemóveis a tirar fotos quase macro não dá com nada!!!

"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: Encontrei um Seiko
« Reply #4 on: October 25, 2013, 07:23:56 pm »
0
Se o relógio esteve parado anos convinha dar-lhe uma revisão antes de o colocar a funcionar. Pode estar já sem lubrificação e os rubis e/ou componentes podem danificar-se.

Belo relógio, merece uso!  ;D
Hay que barbear cada dia mas!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Encontrei um Seiko
« Reply #5 on: October 25, 2013, 07:28:01 pm »
0
Sem a pulseira se percebe melhor como é bonito.


Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Encontrei um Seiko
« Reply #6 on: October 25, 2013, 07:30:58 pm »
0
Se o relógio esteve parado anos convinha dar-lhe uma revisão antes de o colocar a funcionar. Pode estar já sem lubrificação e os rubis e/ou componentes podem danificar-se.

Belo relógio, merece uso!  ;D

Há quem defenda que se estiver a trabalhar bem e sem perder/ganhar muito tempo etc fora do normal, que não se deve abrir etc. Mas eu prefiro sempre jogar pelo seguro, tal como o Renato diz, os óleos já estarão secos (principalmente porque também deve ter estado muito tempo parado) e irá trabalhar a "seco".

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Encontrei um Seiko
« Reply #7 on: October 25, 2013, 11:32:57 pm »
0
Obrigado pelas sugestões!

Esta é a minha ultima tentativa de fazer macro com o iphone!!! Não dá mesmo para fazer melhor!! ;D ;D

"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: Encontrei um Seiko
« Reply #8 on: October 26, 2013, 12:57:36 am »
0
Obrigado pelas sugestões!

Esta é a minha ultima tentativa de fazer macro com o iphone!!! Não dá mesmo para fazer melhor!! ;D ;D

(Image removed from quote.)

Pessoalmente acho que com uma bracelete em pele preta ficava a matar.  ;D
Hay que barbear cada dia mas!

Offline Red

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 615
  • Respect: +1
Re: Encontrei um Seiko
« Reply #9 on: October 26, 2013, 12:59:38 am »
0
Muitos parabéns pelo excelente Seiko, sou apaixonado pela marca, essencialmente os vintage. Não querendo errar, parece-me que a bracelete que entretanto retiraste era de origem, mas é fácil ver se tal é assim, repara na parte do fecho da mesma, se tiver a marca seiko inscrita, é a do relógio, pode também ter sido trocada por outra da mesma marca, digo que pode ser, pois as braceletes dos anos 70 eram tipicamente com esse formato, mas claro, como já aqui foi dito uma em pele fica a matar. Apenas te sugiro uma limpeza à máquina, assim como lubrificação, tem o cuidado de quando fizerem, substituírem o o-ring da tampinha que tapa o mecanismo, ou pelo menos, colocarem silicone adequada na mesma, já que garante alguma estanqueidade.
The time you enjoy wasting is not wasted time

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Encontrei um Seiko
« Reply #10 on: October 26, 2013, 01:07:35 am »
0
Obrigado!

A bracelete tem apenas a inscrição 100% stainless steel e, mesmo que fosse a original, esta completamente destruída.


Será que uma coisa destas seria moderna demais para ele??

http://www.watch-band-center.com/watchstrap-p2014h274s278-Watch-band-18mm-blac.html


Já agora, aceito sugestões!!!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Encontrei um Seiko
« Reply #11 on: October 26, 2013, 02:48:05 am »
0
Obrigado!

A bracelete tem apenas a inscrição 100% stainless steel e, mesmo que fosse a original, esta completamente destruída.


Será que uma coisa destas seria moderna demais para ele??

http://www.watch-band-center.com/watchstrap-p2014h274s278-Watch-band-18mm-blac.html


Já agora, aceito sugestões!!!

Gosto dessa bracelete e não me parece que faça feio no relógio (que é muito bonito), mas pessoalmente gosto de simular como fica no relógio. Por vezes encontram-se braceletes em pele de qualidade, a preços mais em conta em ourivesarias e algumas são bem bonitas, mas claro está, mais clássicas.

As braceletes de pele comigo não duram muito por isso vou para as mais baratas, mas procuro que sejam cosidas e não coladas e, no teu caso, preferia uma fivela reta.

Esse relógio até ficava bem com uma bracelete amarela, mas uma preta ou azul escura serão mais indicadas. Eu não ia para uma bracelete metálica a não ser que encontres uma original.

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re: Encontrei um Seiko
« Reply #12 on: October 26, 2013, 07:11:15 am »
0
Ora ai está uma boa descoberta! Por ser um bonito relógio e um Seiko é sempre uma boa máquina à partida e, mas importante, por ter pertencido ao seu pai ou avó, só por isso já tem um interesse e valor superior!

Pelas fotos também me parece estar em bom estado e bem conservado, mas ao vivo é sempre melhor claro!

Em relação ao relógio em si, apesar de não ser nenhum perito em Seikos, posso adiantar já alguma informação:

Usa o calibre 7500 da Seiko, introduzido em 1969, movimento automático, sem corda manual, com data e ajuste rápido de data, frequência de 21600 A/h e reserva de marcha de 43 horas.

Com o número de série, 456822, e uma vez que será da década de 70 em diante, em principio foi produzido em 1974, no mês de Maio e foi o relógio número 6822 a ser prduzido.

Eu na minha opinião, é um relógio bonito, diferente do que se vê hoje em dia e por ter sido de familia apostava em fazer uma manutenção (uma vez que trabalha e não deverá ter problema nenhum, será só mesmo limpeza, lubrificar, regular etc e fica impecável).

Em relação a bracelete provavelmente essa não será de origem, de qualquer forma, eu apostava numa em pele (as de metal têm tende^ncia a desgastarnos sítios em que rodam e tocam no relógio).

Enviarei MP.

E parabéns pelo relógio!!
+1  ;)
Bela peça, parabéns!
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: Encontrei um Seiko
« Reply #13 on: October 27, 2013, 12:08:20 pm »
0
Bela máquina, parabéns! Ainda aqui há dias botei o  meu "Five" para trabalhar, e impecável como sempre.
Concordo com a sugestão da bracelete em pele preta, vai ficar 5*
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Red

  • Trade Count: (0)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 615
  • Respect: +1
Re: Encontrei um Seiko
« Reply #14 on: October 28, 2013, 12:55:26 am »
0
Caro confrade Goaman, pensando melhor, se calhar ficaria bem com uma bracelete de cabedal preta "racing", ou até uma em tecido, que estão muito na moda no pessoal do relógios vintage, deixo apenas como sugestão.

http://www.watch-band-center.com/watchstrap-s488h308-Textile-watch-bands-.html
http://www.watch-band-center.com/watchstrap-p18205h1824s1825-Watch-strap-Nuerburg.html
The time you enjoy wasting is not wasted time

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal