Como qualquer fórum grande, a informação boa está muitas vezes dispersa e perdida no meio de muita "palha" e ruído, tornando-se por vezes difícil de encontrar. Também é um fórum muito orientado para o mercado norte-americano.
Ou experimente "lubrificar" um rolamento com WD40 e depois diga me o que aconteceu a esse rolamento.Ate alcool da cabo dos acabamentos, nao quero nem imaginar o WD40. Mas como eu disse..cada um sabe de si, eu ca sei tratar das minhas.
@FML: apesar de tudo, acho que vale a pena experimentares o B&B.
A questão dos rolamentos depende de muitos fatores como o tipo de rolamento, velocidade, cargas, temperatura... Os rolamentos podem ser muito exigentes em termos de lubrificação e não são uma boa base de comparação. Um rolamento pode ser lubrificado a óleo mas exige alimentação constante ou submersão sob pena de perder o filme lubrificante e gripar, que ademais deve ter sido o caso relatado acima.Dito isto, o uso de óleo penetrante num rolamento, que tem solicitação constante, é bem diferente do uso numa rosca. Não obstante já usei óleo penetrante num rolamento pelo menos há uns 15 anos atrás porque era o que tinha à mão (depois substituí por óleo de motor, não propriamente o mais indicado, eu sei, mas era o que tinha na altura), só há um ou dois anos é que notei uma vibração em velocidades mais elevadas, mas que não deve provir (ou só provir) desse rolamento, pois a vibração é cíclica e desconfio mais de um rolamento adjacente que apresenta folga.O álcool é um bicho totalmente diferente do óleo, o álcool e a água em contato com o metal mancham (oxidação?) enquanto o óleo penetrante não. Aliás, derrogo tudo o que disse acima sobre o zamak se se mantiver sempre um filme de óleo na superfície da rosca. Nesse caso, a oxidação vai ser evitada, aliás é isso que esses óleos fazem nos sistemas elétricos, proteger da oxidação.Mas eu estou sempre aberto a opiniões contrárias desde que devidamente fundamentadas e não tenho problemas em mudar de opinião se me demonstrarem que estou errado.PS: ainda não descobri qual é a substância dos óleos penetrantes que cria abrasão...PPS: já passei a Shavewiki na diagonal mas não descobri nada sobre este assunto que me contrariasse.Faço minhas as palavras do confrade phoenix, vou ao B&B para colher informações e geralmente, por acaso, através do google porque lá perco-me. O BC tem-se demonstrado uma boa casa, mas que ocupa muito tempo. Sinceramente não estou motivado para participar ativamente em mais fóruns, apesar de estar inscrito nalguns.O B&B tem muita porcaria e ignorância à mistura mas também tem lá umas quantas preciosidades. Se calhar mais do que qualquer outro fórum.
A questão dos rolamentos depende de muitos fatores como o tipo de rolamento, velocidade, cargas, temperatura... Os rolamentos podem ser muito exigentes em termos de lubrificação e não são uma boa base de comparação. Um rolamento pode ser lubrificado a óleo mas exige alimentação constante ou submersão sob pena de perder o filme lubrificante e gripar, que ademais deve ter sido o caso relatado acima.
Ate existem casos reportados online de fabricantes automoveis anularem garantias depois do uso de WD40 em certas partes dos carros, isso para mim serve como outro exemplo da ideia errada que a maior parte das pessoas teem do WD40.Basta olhar para a lata... digam me onde menciona LUBRIFICA ou algo do genero:http://jameystegmaier.com/wp-content/uploads/2013/06/WD-40-Can-200ml-MUP_2013.jpg
Então e este http://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=2104203%28eCsf_RetekProductCatalog_MegastoreContinenteOnline_Continente%29 Acho que se calhar se está a usar o termo WD40 de maneira excessiva (eu estou incluído...), porque alem do WD40 (??), já existem outros produtos em spray para lubrificar...
Bravo FML, já percebi que entendes e se calhar trabalhas no assunto...
Se O confrade se preocupasse em pesquisar em vez de simplesmente peguntar aqui "PORQUE" se calhar ja tinha encontrado a resposta.Nao vou bater mais na mesma tecla, apenas vou postar aqui parte de um texto que pode ser encontrado se pesquisar. I can't understand why people keep wanting to use WD40 as a lubricant. The "WD" in WD-40 stands for "water dispersant" and is essentially a hydroscopic solvent. Its primary uses are to loosen things up and to protect surfaces from rust. It just happens to have mild lubricant properties when it's fresh, but then so does water (one good way of stopping a dry chain from squealing on the road and protecting it somewhat until you're home and you can lube it properly is to spray it with water from time to time). WD-40, as it absorbs humitidy and oil, will gum up and become a gooey mess with absolutely no lubricant properties whatsoever in very short order. I've also heard WD-40 is mildly abrasive.So in short, while WD-40 can be used as a temporary lubricant, it should be removed and parts be oiled/greased properly as soon as possible.Tenho dito, e pela terceira vez...por mim voce pode encher as suas roscas de WD40...eu ca trato das minhas... hahaha
Não Caramelo, por diversas vezes na vida já pensei que devia ter enveredado por esse caminho mas formei-me e trabalho numa área totalmente oposta. Por agora fica apenas o gosto pelo assunto.Se meteres gasolina num carro a diesel podes gripar a bomba injetora, tudo é uma questão de uso indevido ou não. Estás a dar exemplos extremamente exigentes em lubrificação quando aqui se fala de algo que praticamente não tem necessidades de lubrificação.Na lata, logo o que está escrito na primeira linha implica redução do atrito (lubrificação?), mas fica aqui a página da WD-40 que fala em lubrificação.Meu caro, não estamos aqui a medir o tamanho das... Para pesquisar pela internet, este tópico deixa de fazer sentido, aqui está a discutir-se a manutenção das roscas e todas as opiniões e conclusões são bem vindas para esclarecer o tema a quem quer que se interesse.Essa citação não me merece grande relevância pois é contraditória entre si, por um lado a água lubrifica e depois o WD40 é hidroscópico (os óleos não são todos?) e como retem a água nos componentes mecânicos deixa de lubrificar... Ou é ou não é, ou lubrifica ou não.Outra coisa será a possibilidade de abrasão e disso não tenho certeza, pois ainda não consegui descobrir se realmente existe alguma substância abrasiva e o meu temor aumentou depois de o confrade Renato Ferreira ter alertado para a existência de "abrasão química".Na verdade eu só conhecia a abrasão como um processo macânico desencadeado pela passagem de particulas rigídas sobre uma superfície levando ao seu desgaste.
Concordo. Mas não fui eu que falei em abrasão química! E quanto à definição de abrasão a tua não está errada, apenas incompleta. Existe abrasão quimica mas pensamos sempre primeiro no processo de abrasão associado à remoção de partículas de material devido ao atrito com outras mais duras. Associamos também fácilmente a processos de maquinagem por abrasão (retificação através de mós, por exemplo).Eu havia escrito uma resposta que depois apaguei pois achei melhor. Referia nela que bastava ir exatamente ao site do WD 40, como indicas e bem, e à secção de perguntas frequentes...eles referem lá pelo menos duas vezes que é lubrificante. Creio que não é necessário uma aula sobre lubrificantes. Tenho ali alguns livros que são capazes de ter qualquer coisa de útil. Não trago isso para aqui pois ninguém ganha nada em eu por-me aqui a explicar os tipos, constituintes, etc. Estamos numa conversa de "café" e a partilhar experiências. Aquilo ao toque é gorduroso, logo lubrifica. Ponto final. É um lubrificante leve, de forma a poder penetrar em roscas "presas" ou para facilitar o seu movimento. Quantos é que não tinham a porta do carro a roncar, chegaram lá com o WD40 e voilà...lubrificou!Agora há duas coisas a ter em conta. Há melhor que o WD40 para as roscas das SR? Sim. Há. Uma gotinha de óleo doméstico (vulgo óleo Singer) é mais viscoso, e aguenta-se mais. Resiste melhor à àgua. Mas, tem o incoveniente de agarrar mais lixo (pelos de barba, espuma que pode secar no interior...)Mas sejamos sinceros, quantas máquinas antigas se compram no ebay e por aí fora que nem uma gota de óleo algum levaram na vida delas? E depois de as limparem, funcionam sem grandes defeitos, certo? Estamos a falar de aços resistentes à corrosão e de rotações na ordem...das 2 rotações por cada 25 minutos no máximo e mesmo assim incompletas. Não estamos a falar de lubrificar o corte de uma peça num torno a alta velocidade, a maquinar aços endurecidos. Concordo com todas as opiniões que foram dadas. Se não gostam ou tiveram más experiências com o WD40 ou simplesmente preferem outro produto, sim, concordo que experimentem outros. Eu seria o primeiro a fazê-lo. Não concordo com a abrasão química associada ao produto. E mesmo que haja seriam necessários 50 anos de aplicação ou mais para danificar a rosca.Mas entre ter WD40 ou nada, qual escolhiam? Eu colocava-o, sem problemas. Só para meter mais lenha na fogueira: quantos relógios chegaram aos nossos dias lubrificados com...azeite?