Author Topic: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.  (Read 87825 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« on: January 13, 2014, 08:18:47 pm »
+5
 Como prometido, aqui está o tópico sobre o “Shaving made easy”.

 Espero que possa ajudar alguns colegas a melhorar a qualidade do seu escanhoado, mas não pretendo aqui desmerecer nenhuma forma de se barbear. Isto funcionou para mim, tornou o processo mais simples, e o barbear mais preciso.

 Aqui vou ser sucinto, e ignorar boa parte do livro que fala sobre navalhas, que é algo fora da minha compreensão, e sobre escolha e manutenção de material.

 O que é?
 “Shaving made easy” na realidade é um livro. Mais precisamente, um livro da virada do século XX, de autor desconhecido, que deu entrada na biblioteca do congresso americano no longínquo ano de 1906.
Como é de domínio público, aqui está o link para a obra em PDF:
https://archive.org/details/shavingmadeeasyw0020th

 Recomendo fortemente a leitura integral do livro. É pequeno, bem escrito, e eu mesmo li uma ou duas coisas que não sabia.

 Tendo dito isto, vamos ao que interessa:

(A partir deste ponto vou destacar em negrito os parágrafos que são informações repassadas diretamente sobre o livro, sendo o restante minhas impressões pessoais)
 
 Parte I, o pré-barba:

 Eu experimentei vários tipos de pré-barba; pasta (Proraso), óleos (Art of shaving), creme ( St James of London) e sabões de glicerina ( Musgo Real). Isto para não falar de alguns sabões exfoliantes.

 Até toalha quente experimentei, embora a patroa tenha ficado de boa aberta me vendo andar com uma toalha esquentada do micro-ondas.

 Hoje me arrisco a dizer que tudo isto é dispensável, e a toalha quente, sinceramente ao meu ver, só pode funcionar como algo para relaxar a mente, em nada influencia no pelo da barba.

 Pelo menos nada que ajude, porque a água quente amacia não só a barba, como a pele do rosto, e isto pode causar cortes que não aconteceriam com o uso de água fria ou a temperatura ambiente.

 Uma pele macia e maleável pode ser “abocanhada” entre a barra da safety razor e a lâmina, ao passo que uma pele rígida dificilmente será.

 E o próprio pelo da barba, é mais facilmente cortado sendo menos maleável (mais sobre isto mais adiante)

 Portanto uma das grandes discussões do barbear clássico, “água quente x água fria” tem uma resposta clara neste livro: Água fria.

 É claro que isto não impede o uso da água quente, isto depende de cada um, porque haverá aqueles que preferem o uso da agua quente por uma questão de conforto, ainda mais em países com temperatura baixa, onde o uso da água da torneira normalmente fria, realmente pode se tornar incômodo.
 
 Nestes casos eu recomendo um meio-termo, água numa temperatura amena, esquentada apenas numa medida que a torne confortável para uso, o mais fria possível.

 A rotina pré-barbear recomendada no livro é simplesmente o uso de água na temperatura ambiente, a limpeza integral do rosto livrando-o de oleosidade e outras impurezas, uma massagem com a ponta dos dedos utilizando a própria espuma do sabão e a aplicação dela com o pincel. E só. Detalhe: a espuma só deve ser aplicada com o rosto totalmente seco, após secagem com uma toalha.

 
 Dono de alguns produtos pré-barbear, eu fui cético quanto a isto. Mas pense bem; Já vistes teu pai ou avô usando um pré-barba? O teu barbeiro usa algum produto assim? Sentes alguma diferença significativa usando os mesmos?

 No meu caso as três respostas foram “não”, e posso dizer que não tenho usado nenhum deles, a não ser o sabão esfoliante que já uso regularmente de duas a três vezes na semana, no intuito de manter a superfície por onde a lâmina desliza o mais lisa possível.

 Isto não quer dizer para não usa-los. Qualquer produto que traga um pouco mais de conforto ao seu barbear é bem-vindo, mas no meu caso não tem feito falta. Serão usados até terminar e não serão repostos, a não ser os sabonetes Musgo Real, único que penso trazer algo a mais para o meu barbear hoje.

Parte II, a espuma:

 A espuma de barbear, seja ela oriunda de sabões, cremes, sticks ou o que for, ao contrário do que se acredita, não tem como objetivo amolecer o pelo da barba.

 O cabelo humano, como sabemos, é um tubo de material duro e fibroso, revestido por uma camada de óleo segregado pelo próprio bulbo capilar. A espuma do sabão de barba tem por objetivo justamente o oposto; entrar em reação com essa oleosidade natural de maneira a anulá-la e penetrar no fio, tornando-o duro e quebradiço, de forma que ele seja uma superfície firme e resistente a ser cortada pela lâmina de barbear.

 O contrário disto, usando a água quente, é portanto tornar o cabelo macio e maleável, de forma que a lâmina de barbear, ao tocá-lo, tende a deslizar por cima inteiramente ou dobrá-lo e cortar apenas longitudinalmente, requerendo mais passagens para conseguir o apurado necessário, o que causa irritação.


 Portanto o uso do pincel de barba serve para trazer o cabelo, que normalmente fica a um ângulo de aproximadamente 30º do rosto o mais próximo possível a 90º, e o sabão o torna duro e quebradiço.

 Parte III, o pós-barba:

(Aqui será a tradução literal de a maior parte do parágrafo I do Cáp. XV, ocultando informações menos importantes)

 A maioria dos homens pensa que após ter removido a barba, não há mais nada a se fazer. Isso é um grande erro. Eles não dão a importância necessária para um tratamento apropriado da face.

 Uma maneira fácil e rápida de cuidar do rosto recém-barbeado é, remover o restante da espuma na face através de uma lavagem com água fria, e então aplicar uma loção de sua preferência, que contenha agentes antissépticos como álcool ou hammamelis, bem como de tratamento da face como glicerina.

 Isto é o que a maioria dos homens irão fazer. No entanto, para manter a pele com aspecto saudável, ocasionalmente o seguinte tratamento é recomendado:
 
 Lavar o rosto inteiramente da espuma e aplicar uma toalha o mais quente possível no rosto. O calor e a umidade atraem o sangue para o rosto, abrem os poros e criam uma ação saudável para a pele. A seguir aplique hammamelis e finalmente massageie inteiramente a face. Não há outro tratamento tão benéfico.

 - Pessoalmente, é a única parte do livro que eu não sigo, e não me faz falta. Mas já o fiz, e posso dizer que a sensação é agradável, e se puderes sentar-se e relaxar por uns cinco minutos após o barbear, é muito bom, mas nesta época do ano, com o calor que faz aqui, nem pensar.

 O que eu faço, é limpar o rosto com Thayers e algodão, para remover qualquer vestígio de espuma dos poros, antes de aplicar a loção e bálsamo (ou não) do dia.

Considerações finais:

“Shaving made easy” chegou à minha atenção pela primeira vez ao assistir um vídeo do “Big John” no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=B87Gk3H3f20
Sobre o uso de água fria x quente: https://www.youtube.com/watch?v=FYR-A0huafk&feature=c4-overview&list=UU3diVKHUKyUeyuC3jhgt0sA
E sobre rotinas pré / pós- barbear: https://www.youtube.com/watch?v=CKAGNK6eaBY&feature=c4-overview&list=UU3diVKHUKyUeyuC3jhgt0sA

Outro link interessante é do blog "Art of Manliness", que sei ser do gosto de muitos aqui (eu incluso) e fala especificamente sobre isso, citando passagens sobre outros livros da época:
http://www.artofmanliness.com/2010/03/24/cold-water-shaving/


 Não é para levar um livro de mais de cem anos de idade como A resposta final sobre o barbear. Algumas informações ao longo do livro são irrelevantes hoje, e outras são simplesmente bobas.

 Mas isto não desmerece o principal; é um livro que ensina a maneira correta de se barbear para o homem de 100 anos atrás, e que serve até hoje, e isso mostra como nós, ao longo desse século, tentamos complicar o ato de se barbear, que é bastante simples, e inventamos uma série de parafernálias que mais atrapalham do que ajudam. (YMMV)

 É claro que isto já é opinião pessoal.  Haverá aqueles que gostem da maior quantidade de “opcionais” possíveis, de usar exclusivamente água quente, que enxaguem o rosto a cada passagem, etc, e estes estarão certos também. O certo é aquele método que te traz os melhores resultados, mas no meu caso esta foi a maneira mais simples de obtê-los. O que já saia bem feito antes, agora sai perfeito e em menos tempo, e espero que possa acontecer o mesmo com alguns de vocês depois de ler (tudo) isto.

Cumprimentos,
Gabriel Gago
« Last Edit: February 25, 2014, 08:42:56 pm by Gago »

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #1 on: January 13, 2014, 08:27:41 pm »
0
Grande Tópico Gabriel!

Parabéns!!!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #2 on: January 13, 2014, 08:39:08 pm »
0
Ando a testar este método e devo dizer que os resultados não foram nada maus. Por um lado, há zonas do rosto que ficam com melhor aspecto (menos sombra do pêlo visível), apesar de me parecer um pouco mais longo onde o corte é menos rente.

Algumas considerações nestas experiências:

- A qualidade da espuma é extremamente importante. Uma espuma mais seca tem muito mais tendência a entupir a máquina.
- Sinto mais resistência ao corte por parte do pêlo.
- Até agora não tive qualquer problema com razor burn ou cortes, até me parece mais permissivo nestes aspectos que um método mais elaborado.

No geral faz-me lembrar muito quando usava MLs (fazia passagem a favor-contra-a favor sem voltar a colocar espuma :o), tanto na sensação de corte como pós barba. Vou continuar a experimentar e colocarei mais impressões aqui.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #3 on: January 13, 2014, 08:50:04 pm »
0
Excelente Gabriel, muito bem elaborado e explicado, parabéns.

Offline André Luiz.

  • Trade Count: (+21)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 770
  • Respect: +4
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #4 on: January 13, 2014, 09:34:20 pm »
0
Esse é o meu metodo habitual hoje____sobre a toalha quente pos barba,to fazendo diferente + tb eficaz e gostoso...logo apos o barbear vou pra ducha tomar um banho__ e ae sim logo depois vou de after shave.___perfect  ;)

OBS:minha pele esta + firme e forte sem duvida.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #5 on: January 13, 2014, 09:42:22 pm »
0
  Brilhante "artigo"

Parabens pelo o trabalho apresentado. :)

Esse é o meu metodo habitual hoje____sobre a toalha quente pos barba,to fazendo diferente + tb eficaz e gostoso...logo apos o barbear vou pra ducha tomar um banho__ e ae sim logo depois vou de after shave.___perfect  ;)

OBS:minha pele esta + firme e forte sem duvida.

  André

Eu já faço essa sequência á bastante tempo, mas em vez da toalha quente (nem tenho tempo para isso), uso um balsamo. ;)

Offline André Luiz.

  • Trade Count: (+21)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 770
  • Respect: +4
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #6 on: January 13, 2014, 09:51:10 pm »
0
  Brilhante "artigo"

Parabens pelo o trabalho apresentado. :)

  André

Eu já faço essa sequência á bastante tempo, mas em vez da toalha quente (nem tenho tempo para isso), uso um balsamo. ;)

Gosto + das loçoes com alcool Celso porem ultimamente tive q aderir tb aos balsamos___uma pq andei ganhando de presente e outra q algumas fragrancias sao exclusivamente balsamos com a linha do boticario......unico splash q tem é o Quasar.

obs:toalha quente é bom pra relaxar e SÓ.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #7 on: January 13, 2014, 09:54:30 pm »
0
Gosto + das loçoes com alcool Celso porem ultimamente tive q aderir tb aos balsamos___uma pq andei ganhando de presente e outra q algumas fragrancias sao exclusivamente balsamos com a linha do boticario......unico splash q tem é o Quasar.

obs:toalha quente é bom pra relaxar e SÓ.

  Eu também prefiro as loções, por isso depois do duche, uso loções (com alcool).

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #8 on: January 13, 2014, 10:04:25 pm »
0
................
obs:toalha quente é bom pra relaxar e SÓ.

Não exatamente, com navalhas e navalhetes fazem diferença sim!

Offline André Luiz.

  • Trade Count: (+21)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 770
  • Respect: +4
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #9 on: January 13, 2014, 10:13:12 pm »
+1
Não exatamente, com navalhas e navalhetes fazem diferença sim!

pode ser Daniel______acho muito relativo a questao da toalha quente...eu diria até pessoal,+ essa discuçao duraria anos rs.

Ah aqui no salao usarei o metodo da toalha quente Daniel........exatamente por causa do navalhete e claro relaxar os clientes.
« Last Edit: January 13, 2014, 10:21:59 pm by André Luiz. »

Offline André Luiz.

  • Trade Count: (+21)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 770
  • Respect: +4
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #10 on: January 13, 2014, 10:15:09 pm »
+1
  Eu também prefiro as loções, por isso depois do duche, uso loções (com alcool).

Vamos ver se entendi amigo____barbear,balsamo,banho e por ultimo loçao?isso.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #11 on: January 13, 2014, 10:27:59 pm »
0
Obrigado pelas palavras amigos, nada aqui é de minha autoria, mas fico contente em saber que minhas palavras ajudaram a elucidar o sistema.

Considerações após usar este método por um mês:
-Meu tempo de barbear diminuiu. Dos habituais 25 minutos para 15.
- Posso garantir, até onde vai meu entendimento, que realmente o pelo fica mais duro e quebradiço. Antes quando usava água quente dificilmente ouvia o pelo sendo cortado e agora é bastante audível.
- Isso está facilitando o corte e me obrigando a fazer menos passagens.
- Zero razor burn  ;)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #12 on: January 13, 2014, 10:40:56 pm »
0
Bela abordagem, Gabriel!
Arrumei os links para aparecerem os vídeos diretamente.

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=B87Gk3H3f20" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=B87Gk3H3f20</a>

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=FYR-A0huafk" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=FYR-A0huafk</a>

<a href="http://www.youtube.com/watch?v=CKAGNK6eaBY" target="_blank">http://www.youtube.com/watch?v=CKAGNK6eaBY</a>
« Last Edit: January 13, 2014, 10:42:27 pm by JL »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #13 on: January 13, 2014, 11:16:07 pm »
0
...
-Meu tempo de barbear diminuiu. Dos habituais 25 minutos para 15.
- Posso garantir, até onde vai meu entendimento, que realmente o pelo fica mais duro e quebradiço. Antes quando usava água quente dificilmente ouvia o pelo sendo cortado e agora é bastante audível.
...
- Zero razor burn  ;)

O mesmo comigo.  ;)

Obrigado pelo trabalho Gago!

Uma dúvida... Se é para simplificar, porque lavar o rosto com sabonete antes? A espuma de barbear já não teria componentes para a limpeza?
But the tigers come at night

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Shaving made easy - Descomplicando o barbear.
« Reply #14 on: January 13, 2014, 11:26:06 pm »
0
Vamos ver se entendi amigo____barbear,balsamo,banho e por ultimo loçao?isso.

  Sim, André

barba, balsamo, duche e loção. :)

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal