Author Topic: Navalha Wapienicka  (Read 4934 times)

Offline antoniocosta

  • Trade Count: (+1)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: 0
    • Email
Navalha Wapienicka
« on: January 18, 2014, 01:29:25 am »
0
A minha navalha das que tenho a uso no momento, comprei-a há 4 anos via ebay, é de origem polaca se não me engano e tratava-se de uma navalha nova (New Old Stock).
Mesmo do cabo tão pesado em aço inox que de inicio estranhei e achei que tornava a navalha pesada acabei por adorar.
A lamina é o habitual aço carbono que contrasta com o inox do cabo.
Lembro-me que ao afia-la o aço me pareceu mole mas a verdade é que mantém o fio de forma excelente.
Neste momento está a precisar de um bom polimento ao cabo.
« Last Edit: January 18, 2014, 02:46:32 am by JL »

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Navalha Wapienicka
« Reply #1 on: January 18, 2014, 02:47:22 am »
0
Muito bonita, Antônio!
Arrumei o link pois estava quebrado.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline antoniocosta

  • Trade Count: (+1)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: 0
    • Email
Re: Navalha Wapienicka
« Reply #2 on: January 18, 2014, 12:59:37 pm »
0
Agradeço imenso José Luís, tanto o comentário como a reparação do link :-)

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Navalha Wapienicka
« Reply #3 on: January 18, 2014, 11:07:29 pm »
0
 Boas, Antonio

Eu não percebo nada de navalhas, mas essa tem muito bom aspecto, já agora, quanto custou?

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Navalha Wapienicka
« Reply #4 on: January 18, 2014, 11:32:00 pm »
0
Já tive uma há vários anos. São razoáveis.

Se algum dia te fartares do cabo, a navalha ganha uma nova vida com um outro cabo, hás-de experimentar.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline antoniocosta

  • Trade Count: (+1)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: 0
    • Email
Re: Navalha Wapienicka
« Reply #5 on: January 20, 2014, 11:47:20 am »
0
Obrigado pela sugestão Bruno. É engraçado que tenho aqui um feito em madeira de carvalho para ela, fi-lo logo depois de a comprar porque achava este demasiado pesado mas acabei por deixar  o tempo passar e me habituar ao pesado e até gostar mas depois da sugestão acho que esta mesmo na altura de o trocar ;-).
Já agora, na tua opinião, entre as wapi e uma Dovo Best quality qual consideras melhor, falo na best quality visto ser um modelo de entrada de gama da dovo e também possuir uma. E para ver se a opinião de alguém bastante mais experiente coincide com a minha.
 

Offline antoniocosta

  • Trade Count: (+1)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: 0
    • Email
Re: Navalha Wapienicka
« Reply #6 on: January 20, 2014, 11:49:26 am »
0
Confrade Caramelo, obrigado pelo elogio. Já não me recordo bem pois já a comprei há uns 5 anos mas penso que na altura  rondou os 25€ já com portes ou algo assim num vendedor polaco no ebay.

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Navalha Wapienicka
« Reply #7 on: January 20, 2014, 03:43:18 pm »
0
Obrigado pela sugestão Bruno. É engraçado que tenho aqui um feito em madeira de carvalho para ela, fi-lo logo depois de a comprar porque achava este demasiado pesado mas acabei por deixar  o tempo passar e me habituar ao pesado e até gostar mas depois da sugestão acho que esta mesmo na altura de o trocar ;-).
Já agora, na tua opinião, entre as wapi e uma Dovo Best quality qual consideras melhor, falo na best quality visto ser um modelo de entrada de gama da dovo e também possuir uma. E para ver se a opinião de alguém bastante mais experiente coincide com a minha.

Confrade Caramelo, obrigado pelo elogio. Já não me recordo bem pois já a comprei há uns 5 anos mas penso que na altura  rondou os 25€ já com portes ou algo assim num vendedor polaco no ebay.

Foi como comprei, há uns 6-7 anos a esse polaco no ebay depois de ler algumas críticas no SRP. Não é má, é boa para iniciar, tal como a Dovo, mas convém que esteja bem afiada.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Navalha Wapienicka
« Reply #8 on: January 20, 2014, 04:01:09 pm »
0
Confrade Caramelo, obrigado pelo elogio. Já não me recordo bem pois já a comprei há uns 5 anos mas penso que na altura  rondou os 25€ já com portes ou algo assim num vendedor polaco no ebay.

 Não foi cara. :)

Foi como comprei, há uns 6-7 anos a esse polaco no ebay depois de ler algumas críticas no SRP. Não é má, é boa para iniciar, tal como a Dovo, mas convém que esteja bem afiada.

...o que para ti, não será um problema. :D
As Dovo são iguais ás Merkur, correcto?

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Navalha Wapienicka
« Reply #9 on: January 20, 2014, 04:28:52 pm »
0
Sim, Dovo=Merkur.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline antoniocosta

  • Trade Count: (+1)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: 0
    • Email
Re: Navalha Wapienicka
« Reply #10 on: January 21, 2014, 11:52:05 am »
0
Confrade Leon, é curioso falar no bem afiada a proposito desta navalha, foi a segunda que afiei com sucesso, ajudou-me também a aprender muito (a primeira não se fala, uma que comprei na feira da Vandoma que desconhecia a marca, apenas dizia Edgar Allen (se não me engano) e era "half hollow". Essa primeira depois de bem limpa e restaurada foi alvo de várias tentativas falhadas no afiar até finalmente conseguir (na altura não tinha o que agora tenho, por isso foi com uma lixa de agua de grão 1000 em cima de um rectangulo de granito polido para formar o fio e depois progressão das 3 pedras que tinha, uma 4000 do ebay, uma norton 8000 e depois a chinesa, Guangxi 12000 (vendi-a há pouco ao confrade moraryan)). Nessa aprendizagem os videos no youtube e o SRP foram essenciais e continuam a ser.
Entretanto já avancei um pouco a nivel de pedras e de conhecimento mas nitidamente longe do confrade Leon, por isso é que lhe enviei a Dovo em inox por não ter experiencia com aquele metal e querer ver o potencial real dela sem influencia de alguma falha tecnica minha, afiada por um pro.
Estou a ver então que compramos no mesmo sitio, apenas comprei foi algum tempo depois.
Obrigado pelas dicas. Fiquei com o cabo novo na ideia para a wapi então já levo hoje do  trabalho varão de latão de 1,5mm para tratar de lhe aplicar o cabo já feito ;-)
Cumprimentos,
António Costa


Offline antoniocosta

  • Trade Count: (+1)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: 0
    • Email
Re: Navalha Wapienicka
« Reply #11 on: January 21, 2014, 11:54:16 am »
0
Confrade Caramelo, elas na altura estavam muito baratas nesse vendedor polaco, relação preço qualidade excelente para novas (NOS) mas claro vinha bem longe do que se pode chamar afiada.

Não foi cara. :)

...o que para ti, não será um problema. :D
As Dovo são iguais ás Merkur, correcto?

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re: Navalha Wapienicka
« Reply #12 on: January 28, 2014, 10:18:56 am »
0
Obrigado pelas dicas. Fiquei com o cabo novo na ideia para a wapi então já levo hoje do  trabalho varão de latão de 1,5mm para tratar de lhe aplicar o cabo já feito ;-)

Antonio, com um cabo novo verá que fica logo com outra "vida".
Já tem latão, mas se não tiver anilhas para rematar o rebite, envio-lhe algumas junto com a Dovo, se quiser.
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline antoniocosta

  • Trade Count: (+1)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: 0
    • Email
Re: Navalha Wapienicka
« Reply #13 on: January 29, 2014, 11:02:43 pm »
0
Agradeço imenso a disponibilidade Bruno, mas tenho anilhas até ao fim da vida (comprei já lá vai algum tempo uma embalagem de 100).
Agora é só ter um tempinho para tratar de dar um acabamento de qualidade ao cabo em madeira e colocá-lo.
Depois coloco fotos :-).
Já agora uma questão (nada rellacionada com esta navalha) mas sim com outras e especialmente com cabos.
Que acha da ideia do nylon preto polido como material de baixo custo para cabos? Digo em substituição do plástico/celulose que por exemplo a Dovo usa em muitos modelos.
Tenho acesso fácil a ele, daí a pergunta. Já pensei também na possiblidade do aluminio com um recartilhado fresado, seria algo fácil de fazer para mim, mas aí preocupa-me um pouco o fenomeno de corrosão galvânica entre metais dissimilares (aluminio e aço carbono).
Cumprimentos,
Antonio Costa

Offline BeKhO_84

  • Trade Count: (0)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 487
  • Respect: 0
Re: Navalha Wapienicka
« Reply #14 on: January 29, 2014, 11:15:44 pm »
0
Acho-a uma navalha muito bonita. Estive perto de comprar uma mas depois os preços subiram acima daquilo que estava disposto a pagar por ela.
BeKhO_84

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal