Author Topic: Loja no Brasil - minha mão está coçando  (Read 16990 times)

Offline davizera

  • Trade Count: (+3)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 172
  • Respect: +1
    • Email
Loja no Brasil - minha mão está coçando
« on: January 21, 2014, 03:27:01 pm »
0
Confrades,

Apesar de não ser tão ativo aqui no BC, o sou mais em fóruns de língua inglesa, talvez pelo fato de estar morando fora do Brasil. Peço então desculpas antecipadas por já iniciar com um tópico destes.

Como sei que não há locais para abastecimento de produtos para o nosso querido hobby em terras tupiniquins, estou seriamente pensando em suprir esta necessidade abrindo uma loja (site) para o público brasileiro que procura suprir os seus estoques. Gostaria muito de receber feedback de meus queridos confrades.

A loja seria baseada em SP, então com envio local, rápido e de baixo custo. Inicialmente estou pensando em vender kits para iniciantes com barbeadores, navalhas, lâminas e pinceis de baixo custo, para facilitar o aumento da quantidade de usuário de barbear clássico. Esses kits seriam vendidos com um preço que daria uma margem de lucro muito baixa, com o intuito de mudar a cabeça dos usuário de barbeadores comuns (Gillette) para o nosso mundo. Assim como há vários destes kits a venda fora do Brasil, minha ideia seria colocar um kit com barbeador, navalhas, sabão, e pincel por um preço muito convidativo, e assim ganhar mais aficionados. Imaginem um kit com barbeador, pincel, 50 lâminas e sabão por algo na casa do R$ 35,00.

Também estou pensando em oferecer sabões artesanais, os quais irei terceirizar de artesões, além dos produtos já encontrados pelo Brasil, tais como Bozzano e Nivea. Inga, estou olhando para você.  ;D

Dei uma pesquisada por lojas do Brasil e achei sticks de Arko vendidos a R$ 30,00. Eu acho isso um absurdo, quando sabemos que pode-se comprar um stick no exterior por aproximadamente US$ 1,00. Minha ideia também seria trazer Arko e vendê-lo por um preço muito mais atrativo e que seja competitivo mesmo em se pensando em comprar em lojas do exterior. O mesmo com Prorarso, Musgo Real, RR e outros. E porque não também não trazer Semogues para venda local?

Confrades, como essa seria uma ideia voltada para nós e para o público do BC, estou muito curioso para saber o que pensam sobre isso.

Abraços,
David
« Last Edit: January 21, 2014, 07:41:36 pm by davizera »
david

Offline Cervejeiro Maia

  • Trade Count: (+5)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 866
  • Cervejeiro amador e barbeiro aprendiz
  • Respect: +1
    • Email
Re: Loja no Brasil - minha mão está coçando
« Reply #1 on: January 21, 2014, 03:32:11 pm »
0
o Fato de ser uma loja virtual já te tira muitos custos, o que para iniciar é bom. Mas você precisa dar uma estudada sobre como poderia trazer esses produtos e em quanto ficaria o valor para avaliar se vale mesmo a pena. Se conseguir a um preço justo, fazendo o envio localmente, acho que você tem tudo para dar certo. Boa sorte!!!
Jornalista profissional, cervejeiro amador e barbeiro aprendiz.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Loja no Brasil - minha mão está coçando
« Reply #2 on: January 21, 2014, 03:38:12 pm »
0
Bem isto.

O BC ainda atrairá muita gente no Brasil, e tendo fornecedor local iria difundir com mais rapidez.

O kit para iniciante é bacana. A pessoa que começa terá o atrativo de gastar menos com as recargas da Gillette e/ou preocupação com o meio ambiente. No meu caso foi o desejo de abandonar as latas e voltar ao pincel que me levou a iniciar no BC.

Se depois virar um hobbie e gastar "os tubos" em produtos, aí vai de cada um, mas por princípio o BC é mais econômico e esta economia pode atrair adeptos.
But the tigers come at night

Offline davizera

  • Trade Count: (+3)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 172
  • Respect: +1
    • Email
Re: Loja no Brasil - minha mão está coçando
« Reply #3 on: January 21, 2014, 03:42:51 pm »
0
o Fato de ser uma loja virtual já te tira muitos custos, o que para iniciar é bom. Mas você precisa dar uma estudada sobre como poderia trazer esses produtos e em quanto ficaria o valor para avaliar se vale mesmo a pena. Se conseguir a um preço justo, fazendo o envio localmente, acho que você tem tudo para dar certo. Boa sorte!!!

Sim, sim, o maior enfoque vai ser na importação, porque para vender barato preciso comprar barato.

Eu gostaria de saber o que acham sobre produtos que deveriam ser disponibilizados, o que vocês procuram em uma loja no Brasil.

Bem isto.

O BC ainda atrairá muita gente no Brasil, e tendo fornecedor local iria difundir com mais rapidez.

O kit para iniciante é bacana. A pessoa que começa terá o atrativo de gastar menos com as recargas da Gillette e/ou preocupação com o meio ambiente. No meu caso foi o desejo de abandonar as latas e voltar ao pincel que me levou a iniciar no BC.

Se depois virar um hobbie e gastar "os tubos" em produtos, aí vai de cada um, mas por princípio o BC é mais econômico e esta economia pode atrair adeptos.

Eu estou no mesmo barco que você quanto a gastar tubos em produtos. Mas minha inicialmente eu gostaria de suprir as necessidades básicas, com um mix pequeno de produtos para aumentá-lo no futuro.
david

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Loja no Brasil - minha mão está coçando
« Reply #4 on: January 21, 2014, 04:10:14 pm »
0
Uma boa maquina barata para iniciar é a Lord LP1822, formato cabeçal Merkur e cabo em alumínio. Já vi boas opiniões desta máquina e tem um preço acessível.
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline ZECA

  • Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 993
  • Shepherd Neame IPA
  • Respect: +1
    • Email
Re: Loja no Brasil - minha mão está coçando
« Reply #5 on: January 21, 2014, 04:16:10 pm »
0
[...]
Eu gostaria de saber o que acham sobre produtos que deveriam ser disponibilizados, o que vocês procuram em uma loja no Brasil.
Marcas renomadas como as "Grandes Inglesas".
Zeca (BarbaCabeloeBigode)
Londrina, PR - Brasil

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Loja no Brasil - minha mão está coçando
« Reply #6 on: January 21, 2014, 04:26:10 pm »
0
Acredito que com um bom plano de negocio funcionara bem, uma loja online, os custos não são baixos, terás que ter algum lucro mesmo que não queira, agora isto e uma Utopia:  "Imaginem um kit com barbeador, pincel, 50 lâminas e sabão por algo na casa do R$ 35,00", acredito que pode conseguir bons preços, mas a este valor, mesmo "hipotético"  com a minima qualidade não vai dar, estude fornecedores, trasportes, taxas, impostos, estrutura, estoque, espaço .......etc., a ideia e excelente, e te dou meu total apoio, mesmo que não de para fazer um preço tão magnânimo, ainda será um bom negocio para nos brasileiros, mas tenha os pés no chão, que construíra um Império barbístico e terá todos nos com você nesta empreitada.  ;)

Offline Cervejeiro Maia

  • Trade Count: (+5)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 866
  • Cervejeiro amador e barbeiro aprendiz
  • Respect: +1
    • Email
Re: Loja no Brasil - minha mão está coçando
« Reply #7 on: January 21, 2014, 04:37:20 pm »
0
Acho que a Proraso por exemplo é uma grande marca que é quase um consenso e que pode ser comercializada a preços competitivos.

Quanto a pincéis, há omegas e semogues em cerda que podem ser vendidos a bons preços. MInha singela opinião é que se o foco é difundir a cultura a preços competitivos, melhor focar em pincéis de cerda e no máximo um ou outro texugo.

Honestamente há algumas opções no Brasil que o Confrade poderia comercializar sem importar, já que não são fáceis de encontrar. O pincel de Texugo da Klaus e o de cerda da Condor. Os cremes Palmindaya, a Safety Razor da Fiat Lux, que é a Lord quem faz, ao contrários das demais que são todas chinesas. Lâminas DE também.

Você poderia se preocupar em importar uma ou outra coisa, uma boa máquina por exemplo como a Feather popular,  ou até a Muhle 89, e só.

Há um longo caminho, mas certamente pode haver retorno. O principal é que você entenda do negócio e saiba vender os produtos. Por exemplo preparar um folder ou um vídeo sobre como amaciar pincéis de cerda para novos consumidores. Isso será um diferencial.
Jornalista profissional, cervejeiro amador e barbeiro aprendiz.

Offline davizera

  • Trade Count: (+3)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 172
  • Respect: +1
    • Email
Re: Loja no Brasil - minha mão está coçando
« Reply #8 on: January 21, 2014, 04:41:37 pm »
0
Uma boa maquina barata para iniciar é a Lord LP1822, formato cabeçal Merkur e cabo em alumínio. Já vi boas opiniões desta máquina e tem um preço acessível.

Estou pensando em máquinas ainda mais baratas, para iniciantes mesmo.  ::)

Marcas renomadas como as "Grandes Inglesas".

Exatamente, Zeca. Mas isso seria em um segundo momento. Os 3 Ts podem esperar um pouco mais o mercado brasileiro engrenar.

Acredito que com um bom plano de negocio funcionara bem, uma loja online, os custos não são baixos, terás que ter algum lucro mesmo que não queira, agora isto e uma Utopia:  "Imaginem um kit com barbeador, pincel, 50 lâminas e sabão por algo na casa do R$ 35,00", acredito que pode conseguir bons preços, mas a este valor, mesmo "hipotético"  com a minima qualidade não vai dar, estude fornecedores, trasportes, taxas, impostos, estrutura, estoque, espaço .......etc., a ideia e excelente, e te dou meu total apoio, mesmo que não de para fazer um preço tão magnânimo, ainda será um bom negocio para nos brasileiros, mas tenha os pés no chão, que construíra um Império barbístico e terá todos nos com você nesta empreitada.  ;)

A ideia de ter um lucro baixo é somente no kit para iniciantes. Pesquisei no mercado chinês e encontra-se produtos muito baratos, se comprado em quantidade (milheiros), por exemplo, aparelhos por menos de 2 USD e pinceis na mesma faixa. Estarei usando a tática do traficante de drogas (que feio falar isso), primeiro fazendo o usuário experimentar com um custo de entrada muito baixo, e depois deixá-lo acostumado. Um kit com preço proibitivo mataria todo o mercado.

O mercado brasileiro é ainda inexplorado, então seria necessário, em certo ponto, criá-lo desde o zero. Assim como a Gillette vende o cabo a preços módicos e os refis a um custo muito maior.

A intenção é criar um fornecedor no qual o consumidor brasileiro crie confiança na qualidade, variedade e preço. Fornecedores desonestos estão em todos os cantos, e não necessitamos de mais um.

Eu adoro o trabalho dos fornecedores americanos e europeus, em contato direto com o cliente, eu estou me baseando neles.

Imagine se ao invés de ser organizada uma conjunta que demoraria muito tempo e logística por parte do organizador, você poderia votar em produtos no site que eu criaria, e eu traria o produto para o Brasil, lidando com a logística, burocracia e custos de importação, ao estilo Massdrop. Querem Jabonman? Eu falaria com ele. Querem Pannacrema? Também. TOBS? RR? O que for.

Acho que a Proraso por exemplo é uma grande marca que é quase um consenso e que pode ser comercializada a preços competitivos.

Quanto a pincéis, há omegas e semogues em cerda que podem ser vendidos a bons preços. MInha singela opinião é que se o foco é difundir a cultura a preços competitivos, melhor focar em pincéis de cerda e no máximo um ou outro texugo.

Honestamente há algumas opções no Brasil que o Confrade poderia comercializar sem importar, já que não são fáceis de encontrar. O pincel de Texugo da Klaus e o de cerda da Condor. Os cremes Palmindaya, a Safety Razor da Fiat Lux, que é a Lord quem faz, ao contrários das demais que são todas chinesas. Lâminas DE também.

Você poderia se preocupar em importar uma ou outra coisa, uma boa máquina por exemplo como a Feather popular,  ou até a Muhle 89, e só.

Há um longo caminho, mas certamente pode haver retorno. O principal é que você entenda do negócio e saiba vender os produtos. Por exemplo preparar um folder ou um vídeo sobre como amaciar pincéis de cerda para novos consumidores. Isso será um diferencial.

Adorei o seu input.

Eu penso mesmo no inicio vir com as grandes marcas, e todas as nacionais. Mas se para o iniciante, algo chinês é mais barato que a Condor, eu iria preferir vender o primeiro.

O primeiro passo seria vir com produtos baratos, para criar o mercado e a base da loja, e depois procurar a especialização.

Sobre os vídeos, eu pretendo colocar um vídeo com cada produto (eu odeio aparecer em câmeras, mas o que posso fazer?), e ainda mais virar um fornecedor registrado aqui, indicando o BC para resolver dúvidas que não estariam respondidas no tutorial fornecido pelo site.
david

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Loja no Brasil - minha mão está coçando
« Reply #9 on: January 21, 2014, 05:10:56 pm »
0
Desculpe a pergunta indiscreta,  mas está à pensar em um minimo de investimento de quanto? Está logística de importação aos montes da Ásia , a melhor opção e por contêiner marítimo, e tome cuidado com  qualidade dos produtos, pôs na intenção de atrair, irá afastar ;), alguns produtos já são salgados em moeda estrangeira, atente-se na cotação da moeda, na conversão para moeda brasileira.. 

Offline scheffer

  • Trade Count: (0)
  • Dia de Derby
  • *****
  • Posts: 90
  • Respect: 0
    • Email
Re: Loja no Brasil - minha mão está coçando
« Reply #10 on: January 21, 2014, 05:13:22 pm »
0
Opa, a iniciativa é excelente e deve ser saudada. :)
Realmente a situação no Brasil é difícil. Quando se quer algum produto de melhor qualidade, o caminho, salvo raras exceções, é a importação, com os já conhecidos problemas de frete e tributação.
Em sendo uma loja, com compras em maiores vultos, não há como escapar da tributação, mas provavelmente há outras vantagens inexistentes para os consumidores finais, como a maioria de nós.
Se conseguires montar um kit com um preço razoável (talvez indicando o BC para que as pessoas possam conhecer melhor essa arte e desfazer alguns mitos), acredito que terás sucesso, já que tem gente cobrando fortunas por alguns artigos no Brasil. Em Porto Alegre, uma conhecida tabacaria, que vende presentes finos, cobra em torno de R$700,00 por um conjunto desses aqui. É uma diferença gritante. Claro que o custo de importação é alto, mas acredito que não seja para tanto.
Acredito que focar apenas em produtos de baixo custo e de qualidade inferior não seja a melhor saída. Suponhamos que alguém compre um kit por R$35,00 e goste da experiência. Não dou alguns dias para que a pessoa queira aperfeiçoar com produtos melhores e, se não conseguir comprar com a mesma facilidade, pode se desanimar.

No mais, sucesso na empreitada. ;)
"O que vale a pena ser feito vale a pena ser bem feito." Poussin

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Loja no Brasil - minha mão está coçando
« Reply #11 on: January 21, 2014, 05:35:27 pm »
0
Eu sei que será talvez tentador, em termos de mercado, encomendar safety-razors baratas da China para vender a bom preço, mas... valerá mesmo a pena?

No Brasil já existem aqueles aparelhos tipo Mundial e afins...

A Lord LP1822 (também conhecida como Lord L6) sugerida pelo FatSlim tem um preço que por vezes ronda os $5. Temo que por menos dinheiro que isso não se encontre material de qualidade... uma Weishi, por exemplo, já custa mais que isso :P
Algumas safety-razors chinesas não têm a qualidade mínima, enquanto outras serão aceitáveis... no entanto, temo que os modelas mais baratos não sejam satisfatórios para uma boa experiência.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline davizera

  • Trade Count: (+3)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 172
  • Respect: +1
    • Email
Re: Loja no Brasil - minha mão está coçando
« Reply #12 on: January 21, 2014, 05:45:15 pm »
0
Desculpe a pergunta indiscreta,  mas está à pensar em um minimo de investimento de quanto? Está logística de importação aos montes da Ásia , a melhor opção e por contêiner marítimo, e tome cuidado com  qualidade dos produtos, pôs na intenção de atrair, irá afastar ;), alguns produtos já são salgados em moeda estrangeira, atente-se na cotação da moeda, na conversão para moeda brasileira..

Daniel,

A pergunta não é indiscreta, estou pensando em um investimento inicial de USD 10K. Não é um valor baixo, mas também não é um valor exorbitante. Com isto posso trazer um milheiro de maquinas, de pinceis, e sabões do exterior e ainda lâminas. Os produtos brasileiros podem ser comprados em menor quantidade, visto que são praticamente pronta entrega em relação às importações.

Com esse valor, daria ainda para trazer umas centenas de cremes e sabões clássicos de valores não muito altos também.

Um contêiner seria muito grande inicialmente para isso, eu iria trazer sim algumas caixas. E por mais difícil que seja no Brasil, tudo seria legalizado, com NF e garantia.

Opa, a iniciativa é excelente e deve ser saudada. :)
Realmente a situação no Brasil é difícil. Quando se quer algum produto de melhor qualidade, o caminho, salvo raras exceções, é a importação, com os já conhecidos problemas de frete e tributação.
Em sendo uma loja, com compras em maiores vultos, não há como escapar da tributação, mas provavelmente há outras vantagens inexistentes para os consumidores finais, como a maioria de nós.
Se conseguires montar um kit com um preço razoável (talvez indicando o BC para que as pessoas possam conhecer melhor essa arte e desfazer alguns mitos), acredito que terás sucesso, já que tem gente cobrando fortunas por alguns artigos no Brasil. Em Porto Alegre, uma conhecida tabacaria, que vende presentes finos, cobra em torno de R$700,00 por um conjunto desses aqui. É uma diferença gritante. Claro que o custo de importação é alto, mas acredito que não seja para tanto.
Acredito que focar apenas em produtos de baixo custo e de qualidade inferior não seja a melhor saída. Suponhamos que alguém compre um kit por R$35,00 e goste da experiência. Não dou alguns dias para que a pessoa queira aperfeiçoar com produtos melhores e, se não conseguir comprar com a mesma facilidade, pode se desanimar.

No mais, sucesso na empreitada. ;)

O meu primeiro passo seria me cadastrar como fornecedor aqui e linkar o BC no site, fazendo um trabalho de duas mãos. Como a nossa paixão ainda não é muito difundida, o BC seria fundamental para expandir conhecimento.

O kit Muhle que você citou é o perfeito exemplo do problema do Brasil, eu vejo os preço nas lojas locais e me assusto. De uma olhada nissoaqui, e compare com isso.

Eu concordo que a pessoa que comprar o kit logo vai querer os clássicos, assim como os já habituados, por isso quero também oferecê-los com um preço competitivo.

Estou adorando esse tópico, está abrindo bem os meus horizontes.

Eu sei que será talvez tentador, em termos de mercado, encomendar safety-razors baratas da China para vender a bom preço, mas... valerá mesmo a pena?

No Brasil já existem aqueles aparelhos tipo Mundial e afins...

A Lord LP1822 (também conhecida como Lord L6) sugerida pelo FatSlim tem um preço que por vezes ronda os $5. Temo que por menos dinheiro que isso não se encontre material de qualidade... uma Weishi, por exemplo, já custa mais que isso :P
Algumas safety-razors chinesas não têm a qualidade mínima, enquanto outras serão aceitáveis... no entanto, temo que os modelas mais baratos não sejam satisfatórios para uma boa experiência.

Eu posso mudar de ideia com os inputs recebidos, mas eu gostaria de trazer para o nosso mundo os que ainda não conhecem e têm o preço como barreira de entrada. Uma boa seria oferecer o kit com a máquina mais barata com a opção de upgrade para uma L6 ou algo similar.

Eu irei pedir amostras antes de fazer os pedidos, para não ficar encalhado com produtos abaixo da qualidade mínima. Não quero ficar com várias centenas de máquinas com grau negativo de exposição de lâmina.

Eu também penso em vender cartuchos compatíveis com o Gillette fusion também, por exemplo.
« Last Edit: January 21, 2014, 05:47:13 pm by davizera »
david

Offline Cervejeiro Maia

  • Trade Count: (+5)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 866
  • Cervejeiro amador e barbeiro aprendiz
  • Respect: +1
    • Email
Re: Loja no Brasil - minha mão está coçando
« Reply #13 on: January 21, 2014, 06:05:29 pm »
0
Com todo respeito repense essa decisão de importar da China. Salvo os pincéis FS de texugo Finest, que são bons, os pincéis de cerda são um lixo e as máquinas idem (tirando a weishi que é mais cara). Olhe com carinho para a Lord do Egito. E o Pincel condor é bem aceitável. Pincéis e máquinas chinesas temos aos montes. eu mesmo quase não entro no BC graças à essas máquinas. Mudar de uma chinesa para uma Muhle 89 foi como sair de uma carroça sem rodas para uma ferrari.

Quer um exemplo? Há tempos atrás era possível encontrar um pincel de cerda da Omega a 20 reais, é um modelo pequeno, mas de uma qualidade incomparável com os chineses. Dependendo do tipo de negociação, quem sabe não teríamos modelos populares da Omega a preços justos? Esqueça a China, novamente, com todo respeito. essa é minha opinião baseada no que já vi de qualidade por aí.
Jornalista profissional, cervejeiro amador e barbeiro aprendiz.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Loja no Brasil - minha mão está coçando
« Reply #14 on: January 21, 2014, 06:14:48 pm »
0
Poderia já começar a estudar importação, já está a um passo, o contêiner pode ser contratado de varias formas, um contêiner compartilhado fechado, com chave a responsabilidade dos contratantes,  por M² (metro quadrado), até mesmo caixas externas nos navios, cobrada por CM² (centímetro quadrado) de ocupação, com limites alem da Asia  ;).
e novamente tome muito cuidado com produtos Ching-ling, observo aqui no fórum os bons pinceis da china, não sai por menos de 29 obamas, sendo assim o Semogue e um bom investimento, é garantido.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal