Author Topic: Dúvidas Diversas  (Read 8231 times)

Offline Barra Pronada

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 44
  • Respect: 0
    • Email
Dúvidas Diversas
« on: January 29, 2014, 04:35:37 pm »
0
Boa tarde.

Primeiramente, gostaria de parabenizar a todos pelo fórum. Muito bom trabalho.

Sou iniciante, li as regras do fórum e li todo o material do tópico "Conceitos e Métodos".

Porém, ainda possuo algumas dúvidas e espero que possam me ajudar.

1- Moro em Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil). Alguém do fórum mora aqui? Se sim, poderia me indicar algum lugar para comprar produtos? Não gosto muito de comprar produtos pela internet.

2- O meu trabalho é muito formal. Por isso, preciso fazer a barba todos os dias. Alguém aqui também faz diariamente também?

3- Eu me barbeio sempre após o banho. Mesmo nesse caso, eu ainda devo ter uma tigela com água quente para molhar meu rosto quando for reaplicar a espuma? Ou isso pode ser feito com água fria mesmo? Se a resposta for "você tem que ter uma tigela com água quente", eu posso "limpar" meu SR lá sempre que necessário durante o barbear?

4- Há algum problema em aplicar creme de barbear direto no pincel e, em seguida, aplicá-la em meu rosto? Ou é necessário que eu faça a espuma em um copo mesmo?

5- Eu tenho absurda dificuldade com o meu bigode. Sempre que chega a hora de eu fazer "contra o pelo", eu me corto. Sempre! Independente da lâmina, da espuma, de qualquer coisa, se eu corto de baixo para cima nessa região, eu me corto. E se eu não faço isso, fico com o bigode "escuro", como se não tivesse sido feito corretamente. Alguém tem algo a dizer sobre isso?

6- Os meus produtos são: um SR da Sekich, um pincel da Condor, um creme da bozzano e lâminas da Gillette. Está muito ruim? É preciso melhorar?

Aguardo respostas. Desde já, meu muito obrigado.

PS.: Repito porque é importante para mim: Alguém aqui mora em Belo Horizonte? Sabe se existe alguma loja aqui que venda produtos melhores?


Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Dúvidas Diversas
« Reply #1 on: January 29, 2014, 04:47:56 pm »
0
Bem-vindo!

Não importa onde vc. more, comprar pela internet é praticamente inevitável. Para nós aqui no Brasil, então, é via de regra.

A maior parte de nós prefere se barbear antes do banho. Isto não é regra, mas normalmente funciona melhor. O banho amolece os pelos e também a pele, o que facilita os sangramentos.

Eu, assim como você, faço a barba todos os dias, à exceção de alguns sábados.

Utilizar água quente ou fria vai do gosto. Eu me dou melhor com água na temperatura ambiente.

Vc. pode utilizar uma tigela para fazer a espuma ou aplicar o creme e espumar diretamente na cara. Tem utilizadores de ambos os métodos. Eu sempre uso a tigela.

A região do bigode é crítica para fazer contra pelo mesmo. Mas dá para diminuir o problema. Primeiro faça a favor do pelo, depois na lateral, e somente depois no contra pelo. Eu nunca faço contra pelo e não sinto falta.

Um bom pincel vc. pode encomendar, aqui no Brasil, o da The Grooming Co. É sintético e funciona muito bem.

Lâminas da Gillette são do melhor que existe, não se preocupe com isto. Nunca bata na pia para tirar a espuma da lâmina, apenas água nela, seja da torneira ou da cuba.
But the tigers come at night

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Dúvidas Diversas
« Reply #2 on: January 29, 2014, 04:51:37 pm »
0
Olá!

Antes de mais, convido-o a apresentar-se abrindo um tópico na secção respectiva! :)

Quanto às perguntas:

1 -  sou de Portugal...

2 - Sim, eu por exemplo barbeio-me todos os dias, assim como muitos outros membros!

3 -  não vejo problema algum em usar água quente ou fria. Experimenta de várias maneiras e vê qual delas dá melhores resultados para ti. Por exemplo, eu barbeio-me sempre antes do banho.

4 - Nada de errado. Uns preferem de uma maneira, outros preferem de outra. São apenas preferências pessoais, de acordo com o gosto, barba e sensibilidade cutânea de cada um.

5 - em vez de uma passagem em contrapelo (baixo para cima), tenta 1 ou 2 passagens laterais (esquerda-direita e direita-esquerda, por exemplo). Para mim, também não me é confortável fazer contrapelo (baixo-cima) nessa zona.

6 - Eu melhoraria urgentemente esse aparelho Sekich, do qual não tenho lá muito boas referências. No entanto, nunca o experimentei.
« Last Edit: January 29, 2014, 05:18:32 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Barra Pronada

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 44
  • Respect: 0
    • Email
Re: Dúvidas Diversas
« Reply #3 on: January 29, 2014, 05:09:25 pm »
0
Caros "oversaturn" e "MotaJV".

Primeiramente, obrigado pelas respostas. Farei mais algumas, se me permitem, hehehe.

Primeiramente, oversaturn, obrigado por me lembrar. Irei me apresentar lá assim que publicar esta resposta. Me desculpe por não ter feito isso antes.

* Então é possível barbear com água fria? Pensei que era "regra" que temos que nos barbear após o banho para abrir os poros. Testarei hoje com água ambiente. É importante aplicar água quente após fazer a barba - para "facilitar o sangramento", como diria vocês - ou não é necessário?

* Devemos passar a espuma em nosso rosto com ele seco, ou molhado? Vi um vídeo na internet em que o homem passa a espuma com o rosto seco. Achei estranho.

* Posso molhar o pincel com água fria mesmo?

* Estou muito interessado em trocar meu aparelho da Sekich. É bem simples mesmo. Irei olhar no fórum em quais sites eu posso comprar um melhor.

Obrigado pelas respostas.
« Last Edit: January 29, 2014, 05:12:44 pm by Barra Pronada »

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Dúvidas Diversas
« Reply #4 on: January 29, 2014, 05:14:14 pm »
0
Por exemplo, eu barbei-me sempore antes do banho.

Cá está a dita dislexia ;D ;D

Desculpem o off topic!
« Last Edit: January 29, 2014, 05:16:01 pm by classic-shaver »
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Dúvidas Diversas
« Reply #5 on: January 29, 2014, 05:21:46 pm »
0
Cá está a dita dislexia ;D ;D

Desculpem o off topic!

Está deu para entender confrade Classic-Shaver.  ;D

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Dúvidas Diversas
« Reply #6 on: January 29, 2014, 05:22:40 pm »
0
Caro BP,
Eu tenho a barba cerrada, cara cinza estilo "Fred Flintstone" e gosto de me barbear antes do banho, pois minha pele fica muito sensível e ocorrem muitos cortes se eu o fizer após me banhar. Às vezes, quando sinto que preciso, dou uns retoque no pós-banho.
Quanto ao contrapelo no bigode, faço raramente pois, como você, me corto muito nessa região. Uso passagens laterais.
Detalhe: me barbeio, por gosto e por necessidade, pelo menos uma vez ao dia. E, não raro, duas.
Tenho uma recomendação de DE: uma Matador El Gordo, importada da Razor, Blades & More. Em cerca de 20 dias, a recebi (ontem) e já a usei ontem mesmo! Suave, efetiva, peso médio e muito ergonômica. Além de ser muito barata pela qualidade que apresenta!
De resto, puxa uma cadeira, senta e aproveita, que a coisa é boa! 
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Dúvidas Diversas
« Reply #7 on: January 29, 2014, 05:23:34 pm »
0
Cá está a dita dislexia ;D ;D

Desculpem o off topic!

Ahhh, a culpa é do teclado, pois claro! :D
BTW, não estou no meu PC habitual, e estas coisas acontecem :P

Caros "oversaturn" e "MotaJV".

* Devemos passar a espuma em nosso rosto com ele seco, ou molhado? Vi um vídeo na internet em que o homem passa a espuma com o rosto seco. Achei estranho.

* Posso molhar o pincel com água fria mesmo?


Podes molhar o rosto entre passagens (até convém), mas também não convém ter o rosto muito molhado antes de aplicar a espuma. Isso pode "diluir" a espuma, tornando-a mais aguada, o que pode levar a que a mesma perca propriedades.

Agua quente ou agua fria, é apenas uma preferência pessoal. Experimentta ambas, e vê qual das duas te dá melhores resultados.

E claro que podes molhar o pincel com água fria.

Um upgrade no pincel talvez não fosse má ideia.
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Barra Pronada

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 44
  • Respect: 0
    • Email
Re: Dúvidas Diversas
« Reply #8 on: January 29, 2014, 05:42:29 pm »
0
Tenho mais 2 dúvidas (pelo menos até agora, hehehe).

Primeiramente, ao JL:
este aparelho que você citou é bom mesmo? Vale à pena mesmo? Se for, comprarei neste minuto. Só não quero comprar ele pra depois comprar outro. Garante um serviço "válido"?

E aos demais, minha última dúvida:
como iniciante, o normal sou eu me cortar. Ontem, por exemplo, fiz a barba e tive alguns pequenos cortes. É errado fazer a barba se ela se cortou? Se eu a fizer hoje, por exemplo, terei de fazer considerando passando a lâmina em cortes de ontem. Isso é errado? Preciso esperar cicatrizar completamente? Pergunto isso porque preciso fazer a barba sempre.

E novamente, meu muito obrigado. São muito educados e receptivos. Espero poder ajudar outros iniciantes quando conseguir acumular conhecimento.


Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Dúvidas Diversas
« Reply #9 on: January 29, 2014, 05:55:40 pm »
0
depende da severidade dos cortes. Por vezes, se a pele estiver muito irritada, é nmais sensato deixar a pele recuperar.
O importante é ter um barbear confortável.

Acerca da "El gordo Negro", é uma máquina recomendada para iniciantes, devido ao seu baixo preço e prestações decentes.

No entanto, não se compara em acabamentos e precisão a uma Mühle, Edwin Jagger ou Merkur. Muitas têm algumas falhas de polimento, rebarbas e alguma falta de precisão, mas tal não parece afectar o barbear.

Recomendo uma olhadela a este tópico, no site espanhol foroafeitado:

http://foroafeitado.com/foro/maquinillas-tradicionales-cuchillas-29/matador-el-gordo-negro-maquinilla-afeitar-clasica-12204/
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Barra Pronada

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 44
  • Respect: 0
    • Email
Re: Dúvidas Diversas
« Reply #10 on: January 29, 2014, 06:07:53 pm »
0
Perfeito. Muito obrigado a todos.

Irei treinar por mais uma ou duas semanas com a minha Sekich. Quando estiver 100% decidido que quero entrar no mundo do "barbear clássico" de "cabeça", irei comprar uma máquina top.

Não gosto de coisas mal feitas.

Um abraço a todos e obrigado pela ajuda.

Offline ZECA

  • Trade Count: (+3)
  • Com Proraso, eu arraso
  • ****************
  • Posts: 993
  • Shepherd Neame IPA
  • Respect: +1
    • Email
Re: Dúvidas Diversas
« Reply #11 on: January 29, 2014, 06:25:36 pm »
0
Caro BP,
Tinhas comentado a respeito de cortes durante o escanhoado.
É interessante adquirir uma pedra hume, além de estancar
imediatamente a hemorragia, constringe os microvasos e sela a
ferida acelerando o processo de cicatrização. Há várias disponíveis
no mercado, inclusive no Brasil.
Zeca (BarbaCabeloeBigode)
Londrina, PR - Brasil

Offline dott_macchia

  • Trade Count: (+18)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2101
  • Respect: +28
    • Fluminense F.C.
Re: Dúvidas Diversas
« Reply #12 on: January 29, 2014, 06:50:01 pm »
0
Se for para trocar de máquina vai se Edwin Jagger 89L ou Muhle R89.

Sempre recomendada para iniciantes e, até hoje, minha favorita.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Dúvidas Diversas
« Reply #13 on: January 29, 2014, 07:12:56 pm »
0
Se for para trocar de máquina vai se Edwin Jagger 89L ou Muhle R89.

Sempre recomendada para iniciantes e, até hoje, minha favorita.


Pensava assim até ontem! Mudei radicalmente de ideia após conhecer a El Gordo.
Uma perguntinha: quais as DEs que o nosso mestre Teiste vem usando há um bom tempo?
Não pode ser ruim!
« Last Edit: January 29, 2014, 07:16:31 pm by JL »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Dúvidas Diversas
« Reply #14 on: January 29, 2014, 07:19:31 pm »
0
Pensava assim até ontem! Mudei radicalmente de ideia após conhecer a El Gordo.

A um tempo olhei esta na Home Razor Blades & More Co. , achei o preço muito atrativo, e ainda vem com 2 (dois) pack´s da Personna Red, qual o peso dela confrade?

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal