Author Topic: Feedback de um iniciante  (Read 4865 times)

Offline Barra Pronada

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 44
  • Respect: 0
    • Email
Feedback de um iniciante
« on: February 10, 2014, 07:29:32 pm »
0
Olá.

Acho importante que os iniciantes, depois de um tempo de BC, digam as experiências.

Tentarei ser objetivo.

- Resumo: excelente. Me barbeio todos os dias e o resultado está muito bom.

- Problemas: pequenos cortes ou não ter BBS. Quando me barbeio de forma rente, necessariamente tenho alguns pequenos cortes. Quando digo "pequeno", é pequeno mesmo, raramente é algo que não pare na hora, por exemplo. Se eu me barbeio sem cortes, normalmente a barba não fica tão rente em 2 pontos específicos: bigode (área que eu sempre me corto) e pescoço. Nas demais áreas é sempre perfeito; fica rente e sem cortes, BBS.

- Material: Uma SR da Mundial (custou R$6,00, super simples), um pincel bem simples e duro da condor, uma espuma da bozzano, um balsamo da nívea, lâminas da Gillette Azul e pedra húme em pedras (literalmente pequenas pedrinhas). Dispensa comentários, né? Um material bem ruim. Porém, por incrível que pareça, não estou sentindo necessidade de trocar a SR e as lâminas. O que pretendo trocar o mais rápido possível é o pincel e o creme de barbear. Com todo o respeito aos veteranos, sinto às vezes que alguns superestimam algumas SR. Particularmente acho melhor investir na espuma, pincel e lâminas. Penso que por ser "bonito", olhamos muito a máquina e esquecemos o resto. Mas claro, sou iniciante, posso estar falando besteira. É apenas minha intuição falando, não meu conhecimento, porque não sei do assunto como vocês.

- Técnica: faço 3 passagens. Na área do pescoço, é 1 passagem a favor do pelo e 2 passagens contra. Na área do bigode, é 1 passagem a favor do pelo e 2 passagens perpendiculares ao pelo (sem ir contra porque eu morro se o fizer). Tudo com muita calma e sem colocar pressão. Odiei a experiência de me barbear com água quente.

- Tempo: faço todos os dias de manhã e demoro cerca de 20 minutos, incluindo o tempo de fazer a espuma até passar o bálsamo, limpar todo equipamento e guardá-lo.

- Conclusão: estou muito satisfeito. Possuo uma máquina de fazer barba elétrica da Philips, super cara, que me permite fazer barba durante o banho. Apesar de ser rápida e eficiente, eu não a uso mais desde que comecei com o BC. Inclusive, vou tentar vendê-la. Sinto que nós, homens modernos, estamos nos preocupando pouco com a aparência. Meu avô possuía a barba impecável todos os dias, enquanto seus netos a fazem 2 vezes por semana. Infelizmente, como já dito, ando tendo problemas com o bigode e pescoço, por ter alguns cortes e/ou não conseguir o resultado ideal. Mas penso que conseguirei sanar isso com mais experiência e com equipamentos melhores.

Um abraço e obrigado a todos pela ajuda. Sempre me responderam rápido e de forma eficiente. Mudam a vida das pessoas sem perceberem.


Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Feedback de um iniciante
« Reply #1 on: February 10, 2014, 07:54:56 pm »
0
Olá.

Acho importante que os iniciantes, depois de um tempo de BC, digam as experiências.

Tentarei ser objetivo.

- Resumo: excelente. Me barbeio todos os dias e o resultado está muito bom.

- Problemas: pequenos cortes ou não ter BBS. Quando me barbeio de forma rente, necessariamente tenho alguns pequenos cortes. Quando digo "pequeno", é pequeno mesmo, raramente é algo que não pare na hora, por exemplo. Se eu me barbeio sem cortes, normalmente a barba não fica tão rente em 2 pontos específicos: bigode (área que eu sempre me corto) e pescoço. Nas demais áreas é sempre perfeito; fica rente e sem cortes, BBS.

- Material: Uma SR da Mundial (custou R$6,00, super simples), um pincel bem simples e duro da condor, uma espuma da bozzano, um balsamo da nívea, lâminas da Gillette Azul e pedra húme em pedras (literalmente pequenas pedrinhas). Dispensa comentários, né? Um material bem ruim. Porém, por incrível que pareça, não estou sentindo necessidade de trocar a SR e as lâminas. O que pretendo trocar o mais rápido possível é o pincel e o creme de barbear. Com todo o respeito aos veteranos, sinto às vezes que alguns superestimam algumas SR. Particularmente acho melhor investir na espuma, pincel e lâminas. Penso que por ser "bonito", olhamos muito a máquina e esquecemos o resto. Mas claro, sou iniciante, posso estar falando besteira. É apenas minha intuição falando, não meu conhecimento, porque não sei do assunto como vocês.

- Técnica: faço 3 passagens. Na área do pescoço, é 1 passagem a favor do pelo e 2 passagens contra. Na área do bigode, é 1 passagem a favor do pelo e 2 passagens perpendiculares ao pelo (sem ir contra porque eu morro se o fizer). Tudo com muita calma e sem colocar pressão. Odiei a experiência de me barbear com água quente.

- Tempo: faço todos os dias de manhã e demoro cerca de 20 minutos, incluindo o tempo de fazer a espuma até passar o bálsamo, limpar todo equipamento e guardá-lo.

- Conclusão: estou muito satisfeito. Possuo uma máquina de fazer barba elétrica da Philips, super cara, que me permite fazer barba durante o banho. Apesar de ser rápida e eficiente, eu não a uso mais desde que comecei com o BC. Inclusive, vou tentar vendê-la. Sinto que nós, homens modernos, estamos nos preocupando pouco com a aparência. Meu avô possuía a barba impecável todos os dias, enquanto seus netos a fazem 2 vezes por semana. Infelizmente, como já dito, ando tendo problemas com o bigode e pescoço, por ter alguns cortes e/ou não conseguir o resultado ideal. Mas penso que conseguirei sanar isso com mais experiência e com equipamentos melhores.

Um abraço e obrigado a todos pela ajuda. Sempre me responderam rápido e de forma eficiente. Mudam a vida das pessoas sem perceberem.

Fico feliz que tiramos mais um das garras da espuma enlatada/Philishave  ;D

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Feedback de um iniciante
« Reply #2 on: February 10, 2014, 07:57:40 pm »
0
Fico feliz que tiramos mais um das garras da espuma enlatada/Philishave  ;D

+1
BC rules! :D
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Feedback de um iniciante
« Reply #3 on: February 10, 2014, 08:03:14 pm »
0
Parabéns confrade, muito bom, mas sugiro que troque a duas passagens contra, por uma através e uma contra.

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Feedback de um iniciante
« Reply #4 on: February 10, 2014, 08:57:15 pm »
0
Oi, Barra,

Por ser também iniciante, concordar quase inteiramente com tudo o que disse, e porque tenho passado pelas mesmíssimas experiências e resultados, aqui deixo alguns comentários:

- Resumo: excelente. Me barbeio todos os dias e o resultado está muito bom.

- Problemas: pequenos cortes ou não ter BBS. Quando me barbeio de forma rente, necessariamente tenho alguns pequenos cortes. Quando digo "pequeno", é pequeno mesmo, raramente é algo que não pare na hora, por exemplo. Se eu me barbeio sem cortes, normalmente a barba não fica tão rente em 2 pontos específicos: bigode (área que eu sempre me corto) e pescoço. Nas demais áreas é sempre perfeito; fica rente e sem cortes, BBS.

Exactamente os mesmos resultados, com material diferente... Ou fico com a barba imperfeita, ou fico com a pele irritada, no pescoço. No resto da cara não tenho qualquer problema. Espero que a técnica venha a melhorar e resolver esta questão.


- Material: Uma SR da Mundial (custou R$6,00, super simples), um pincel bem simples e duro da condor, uma espuma da bozzano, um balsamo da nívea, lâminas da Gillette Azul e pedra húme em pedras (literalmente pequenas pedrinhas). Dispensa comentários, né? Um material bem ruim. Porém, por incrível que pareça, não estou sentindo necessidade de trocar a SR e as lâminas. O que pretendo trocar o mais rápido possível é o pincel e o creme de barbear. Com todo o respeito aos veteranos, sinto às vezes que alguns superestimam algumas SR. Particularmente acho melhor investir na espuma, pincel e lâminas. Penso que por ser "bonito", olhamos muito a máquina e esquecemos o resto. Mas claro, sou iniciante, posso estar falando besteira. É apenas minha intuição falando, não meu conhecimento, porque não sei do assunto como vocês.

Compreendo a afirmação, mas não concordo inteiramente. Pessoalmente notei uma melhoria significativa na qualidade do barbear ao mudar a espuma enlatada pelo creme/sabão+pincel; não notei uma diferença tão grande quando troquei (numa segunda fase) a velha Mach3 pelas DE. Iniciei com uma Wilkinson de plástico e umas 2/3 semanas depois comprei um EJ DE89BA... Achei de facto excepcionalmente bonita, mas aparentemente faz apenas o que a Wilkinson faz, por muito, muito menos dinheiro. O único ponto em que discordamos, é que o peso superior da cabeça de metal da EJ permite um barbear "com 2 dedos", ou seja, apenas utilizando o peso da máquina para barbear - com a Wilkinson precisava fazer uma ligeira pressão, o que me proporciona um barbear mais agradável -  ou seja, a máquina também faz alguma diferença.


- Técnica: faço 3 passagens. Na área do pescoço, é 1 passagem a favor do pelo e 2 passagens contra. Na área do bigode, é 1 passagem a favor do pelo e 2 passagens perpendiculares ao pelo (sem ir contra porque eu morro se o fizer). Tudo com muita calma e sem colocar pressão. Odiei a experiência de me barbear com água quente.

Como diz o Stützel, experimenta uma contra e uma a favor, ou pelo menos, duas a favor e uma contra. O "contra" é sempre complicado em zonas sensíveis, como o pescoço... Se não te entendes com a água quente, experimenta ler o livro/tópico sobre o barbear com água fria, etc... Já vou à procura e ponho aqui o link.


- Tempo: faço todos os dias de manhã e demoro cerca de 20 minutos, incluindo o tempo de fazer a espuma até passar o bálsamo, limpar todo equipamento e guardá-lo.

Nunca conseguiria fazer de manhã, estou demasiado a dormir. Prefiro fazer à noite (até porque assim a "respectiva" é a primeira a apreciar ;)), mas cada um com o seu método. Desta forma também não tenho de estar preocupado com o tempo - é um momento calmo, para mim.


- Conclusão: estou muito satisfeito. Possuo uma máquina de fazer barba elétrica da Philips, super cara, que me permite fazer barba durante o banho. Apesar de ser rápida e eficiente, eu não a uso mais desde que comecei com o BC. Inclusive, vou tentar vendê-la. Sinto que nós, homens modernos, estamos nos preocupando pouco com a aparência. Meu avô possuía a barba impecável todos os dias, enquanto seus netos a fazem 2 vezes por semana. Infelizmente, como já dito, ando tendo problemas com o bigode e pescoço, por ter alguns cortes e/ou não conseguir o resultado ideal. Mas penso que conseguirei sanar isso com mais experiência e com equipamentos melhores.

Idem... Muito satisfeito e noto uma grande diferença. E neste pormenor do seu avô penso estar a verdadeira razão dessa melhoria. Eu explico...

Claro que a espuma de sabão, menos lâminas a raspar na cara, uma técnica mais apurada... faz uma grande diferença. Mas parece-me que a melhor alteração no Barbear Clássico é a filosofia com que encaramos esse momento e o tempo e esforço que dedicamos a essa operação. Quando usava cartridges, a barba era algo feito à pressa "por que tinha de ser" e um grande incómodo. Enquanto homens, achamos que as mulheres têm o "incómodo" do ciclo menstrual e nós temos este...

Ao demorar bastante mais a fazer espuma (em vez de a espremer de uma lata), ao demorar mais a passar a lâmina (porque com estas não se pode brincar), ao cumprir o ritual de pré e pós barba que cada um se habituou, passámos a ter de encarar esta tarefa com outra atitude, outra disponibilidade de tempo e talvez outra dedicação. E como em tudo o que nos dedicamos, conseguimos assim melhores resultados. Não tanto pelo material que usámos, mas pela dedicação e cuidado. E disto, sabiam os avós, mais do que nós...  :)
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline Barra Pronada

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 44
  • Respect: 0
    • Email
Re: Feedback de um iniciante
« Reply #5 on: February 10, 2014, 09:16:39 pm »
0
Respondendo:

Sobre não fazer duas passagens contra no pescoço: tem como fazer passagem através do pelo no pescoço? Me parece tão estranho. Além disso, todos os vídeos que eu vi a pessoa fazia 2 passagens contra no pescoço. Em todo o caso, tentarei amanhã de manhã fazer apenas uma passagem contra.

Sobre a água fria: eu não expliquei mas eu já a uso. Já tinha lido o tópico sobre isso e achei ótima idéia. Todos os dias, às 5:40, eu começo a fazer a barba com água fria e espuma. É ótimo. Só o bigode e o pescoço que estão atrapalhando.

Obrigado a todos. Estou completamente aberto a sugestões.

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Feedback de um iniciante
« Reply #6 on: February 10, 2014, 09:18:10 pm »
0
Era este o tópico/livro que falava: Shaving made easy (http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6065.0)

Por último, queria partilhar aqui outra "descoberta" de iniciante, que possa ser útil a outros: O melhor conselho li aqui no forum (e num video do mantic), além da preparação do barbear, etc, foi não barbear tudo de uma vez.

Pessoalmente, quando utilizava a Mach3, colocava espuma/gel e rapidamente passava a lâmina em toda a cara, com movimentos rápidos e de uma só vez. Tinha de ser rápido senão a espuma secava. Fazia duas passagens de seguida (a favor e contra), sem reaplicar mais espuma, ou seja, era como se fizesse apenas uma.

Com o barbear clássico aprendi que o objectivo de cada passagem NÃO é retirar a barba toda, apenas torná-la mais "curta"... retirar um pouco a cada passagem. Desta forma, o passar da lâmina é mais suave e faz menos estragos.

Esta alteração está de acordo com a filosofia que me referia... Substituir a "corrida" do barbear à pressa por um momento quase "zen"  ;D
« Last Edit: February 10, 2014, 09:42:17 pm by phoenix »
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline André Luiz.

  • Trade Count: (+21)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 770
  • Respect: +4
    • Email
Re: Feedback de um iniciante
« Reply #7 on: February 10, 2014, 09:23:46 pm »
0
Depois que descobri o Shaving made easy,só fiz um escanhoado a "quente" para testar uma scotle que inventei e depois nunca mais.

Me adaptei perfeitamente com o metodo usado.

Offline Barra Pronada

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 44
  • Respect: 0
    • Email
Re: Feedback de um iniciante
« Reply #8 on: February 10, 2014, 09:26:19 pm »
0
Era este o tópico/livro que falava: Shaving made easy (http://www.barbearclassico.com/index.php?topic=6065.0)

Por último, queria partilhar aqui outra "descoberta" de iniciante, que possa ser útil a outros: O melhor conselho li aqui no forum (e num video do mantic), além da preparação do barbear, etc, foi não barbear tudo de uma vez.

Pessoalmente, quando utilizava a Mach3, colocava espuma/gel e rapidamente passava a lâmina em toda a cara, com movimentos rápidos e de uma só vez. Tinha de ser rápido senão a espuma secava. Fazia duas passagens de seguida (a favor e contra), sem reaplicar mais espuma, ou seja, era como se fizesse apenas uma.

Com o barbear clássico aprendi que o objectivo de cada passagem NÃO é retirar a barba toda, apenas torná-la mais "curta"... retirar um pouco a cada passagem. Desta forma, o passar da lâmina é mais suave e faz menos estragos.

Esta alteração está de acordo com a filosofia que me referia... Substituir a "corrida" do barbear à pressa por um momento quase "zen"  ;D



grandes bocados de uma só vez - tentar escolher pequenas áreas quase planas ligeiramente sobrepostas e fazer

(Respondi você um pouco antes de você mandar isso. Hahahaha)

Concordo plenamente. Muito satisfeito com a mudança. O ritual e o cuidado nos deixa bem melhores. Nunca esquecerei de ler a primeira frase marcante nesse fórum: seja humilde com as SR. Senão, ela lhe dará uma dentada pra te por no seu lugar. Hahahaha.

Offline FatSlim

  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • ***********************
  • Posts: 2378
  • Shaving... the 40th Millennium way!
  • Respect: +6
    • My Shaving Youtube Channel
Re: Feedback de um iniciante
« Reply #9 on: February 10, 2014, 09:27:02 pm »
0
Além disso, todos os vídeos que eu vi a pessoa fazia 2 passagens contra no pescoço.

Essa pessoas especificava claramente que estava a fazer passagens "contra"? É que tens de ver que o sentido de crescimento dos pêlos é diferente de pessoa para pessoa. No meu pescoço por exemplo, praticamente todas as passagens são "através" pois os pêlos crescem na diagonal.
« Last Edit: February 10, 2014, 09:40:07 pm by FatSlim »
My Shaving Youtube Channel

"A diferença entre o barbear moderno e o tradicional é como viajar por uma auto-estrada ou por uma nacional. Na primeira vais mais rápido mas pagas portagens. Na segunda vais mais devagar, mas aprecias a viagem"

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Feedback de um iniciante
« Reply #10 on: February 10, 2014, 09:32:49 pm »
0
A denominação correta, a meu ver, é:
- para baixo
- para cima
- lateral para o centro
- lateral para fora
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Feedback de um iniciante
« Reply #11 on: February 10, 2014, 09:47:30 pm »
0
Para mim no pescoço ė difícil identificar o que é contra ou favor, pois os pelos crescem em todas as direcções, com diversos remoinhos. Tento seguir a direcção dominante em cada zona, mas é difícil.
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Feedback de um iniciante
« Reply #12 on: February 10, 2014, 10:20:01 pm »
0
Achei este artigo na internet, achei interessante.

1 - Deixe sua barba crescer até que as falhas não sejam mais visíveis. Não a apare durante o período de crescimento. Você precisa que ela fique o mais comprida possível, para cobrir as áreas problemáticas.

2 - Aplique a pomada para cabelos em sua barba. Use apenas o suficiente para lhe dar controle sobre a direção dos pelos.

3 - Escove sua barba para baixo, com uma escova de cerdas macias. Escove-a para parecer uniforme em todo o seu rosto e ajudar na disputa dos pelos rebeldes.

4 - Apare os pelos longos e indisciplinados com uma tesoura, e em seguida escove a barba novamente.

Offline André Luiz.

  • Trade Count: (+21)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 770
  • Respect: +4
    • Email
Re: Feedback de um iniciante
« Reply #13 on: February 10, 2014, 10:23:40 pm »
0
A denominação correta, a meu ver, é:
- para baixo
- para cima
- lateral para o centro
- lateral para fora

Dependendo do "veneno" da maquina né amigo JL...

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Feedback de um iniciante
« Reply #14 on: February 10, 2014, 10:28:37 pm »
0
Achei este artigo na internet, achei interessante.

1 - Deixe sua barba crescer até que as falhas não sejam mais visíveis. Não a apare durante o período de crescimento. Você precisa que ela fique o mais comprida possível, para cobrir as áreas problemáticas.

2 - Aplique a pomada para cabelos em sua barba. Use apenas o suficiente para lhe dar controle sobre a direção dos pelos.

3 - Escove sua barba para baixo, com uma escova de cerdas macias. Escove-a para parecer uniforme em todo o seu rosto e ajudar na disputa dos pelos rebeldes.

4 - Apare os pelos longos e indisciplinados com uma tesoura, e em seguida escove a barba novamente.

Essa nº 1 funciona para mim, só consigo um BBS quando os pelos já estão bem aparentes, por isso faço a cada três dias.
Aprendiz de enabler.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal