Author Topic: Grande comparativo de lâminas!  (Read 40932 times)

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Grande comparativo de lâminas!
« on: December 23, 2009, 10:29:59 pm »
+1
Desde o início do ano tive a oportunidade de ir experimentando todas as lâminas que consegui arranjar cá em Portugal, com algumas raras excepções que vieram com uma compra que fiz lá fora. Assim sendo na imagem, da esquerda para a direita e de cima para baixo:

  • Personna "Made in Israel" - marca Continente ou Via Men (Intermarché), são exactamente iguais
  • Personna "Made in USA" - era a versão anterior das lâminas do Continente
  • Gillette Platinum "Swede" - descontinuada
  • Personna Platinum "Red Pack"
  • ELIOS
  • Treet Platinum
  • BIC Chrome Platinum - Made in Greece
  • Gillette Platinum - as que vieram substituir as "Swedes"
  • Wilkinson Sword - aqui na versão Premium, usei as Classic mas penso que são basicamente iguais a estas

Só falta aqui a lâmina Merkur que vinha com a "safety razor", mas o resultado foi tão mau que não vale a pena descrever :D. As Treet também vieram com a máquina, sendo portanto as únicas que não foram compradas cá. Todas as lâminas foram testadas com uma Merkur 34C. As BIC, Personna "Made in Israel", Gillette Platinum (novas), Wilkinson Sword e "Red Pack" também foram testadas com a Wilkinson Sword Classic.

Preço:

As Merkur e Treet foram de borla, por isso não posso dar uma opinião. De resto, as "Red Pack" são as mais baratas (1,10€), no patamar seguinte estão as restantes Personna, BIC e ELIOS à volta de 2€ por 10. No topo estão as Wilkinson (5 por 1,45€), seguidas das novas Gillette Platinum (2,49€) e as "Swedes" 3,66€ por 6 :o. Mas o preço não é tudo como vamos ver de seguida...

Qualidade:
Neste conjunto não existem lâminas excepcionalmente más, no geral têm uma qualidade consistente. As "Red Pack" são as que têm uma aparência de menor qualidade e o papel que as embrulha tem um cheiro "manhoso". As "Swedes" como seria de esperar tem um aspecto de excelente qualidade geral. O que realmente interessa é a qualidade no barbear, mas isso fica para o veredicto final.

Fio
Aqui posso dividir imediatamente em duas partes: as lâminas que considero não serem suficientemente afiadas e as que têm um fio suficiente para darem bons resultados. Da menos afiada para a mais afiada no 1º grupo colocaria as Wilkinson Sword, ELIOS, "Red Pack", Treet e BIC. No segundo grupo, Personna "Made in USA", Personna "Made in Israel", Gillette Platinum e Gillette Platinum "Swede".

Longevidade
Para mim se uma lâmina der para fazer a barba 3-4 vezes, é o suficiente. As que não chegam lá levam nota negativa, nomeadamente as BIC e Treet que ao fim de 2 utilizações já estão a pedir reforma... Ainda não estiquei nenhuma até ao extremo, mas já saquei 4 das Wilkinson e Gillette Platinum, 5 das Personna "Made in Israel" e 6+ das "Swedes".

Suavidade
Há qualquer coisa com as Treet e BIC, que se as usar várias vezes seguidas, a cara começa a queixar-se. Mesmo usando lâminas novas, só tem tendência para piorar. Por alguma razão aquele pacote de BICs ainda está por abrir... As Wilkinson e ELIOS são muito seguras, é difícil cortar-me com elas mas "puxam" um pouco no sentido contra o crescimento do pêlo. As Personnas são em geral suaves, com especial destaque para as "Made in Israel". As "Red Pack" ainda puxam um pouco. As Gillette são bem afiadas, por isso não apresentam qualquer problema de suavidade.

Embalagem
Não sou um ecologista fanático, aliás o facto de usar lâminas DE já é muito melhor para o ambiente que a alternativa. Em geral prefiro os pacotes de plástico porque permitem colocar as lâminas usadas de forma segura. Não gosto dos pontos de cola que as novas Gillette Platinum trazem, mas de resto não há muito mais a dizer.

O veredicto final, na forma de categorias é o seguinte:

Categoria "Tirem-me isso da frente": BIC e Treet. Não são lâminas que produzam um barbear suave, no meu caso.
Categoria "Indiferente": As "Red Pack" são veneradas noutros fórums, mas para mim são inferiores às "Made in Israel". As "Made in USA" caem nesta categoria por serem parecidas às suas sucessoras, se bem que ligeiramente inferiores (além de terem sido descontinuadas).
Categoria "Segurança": Wilkinson e ELIOS. É díficil de se cortar com uma destas, mas também não se pode esperar um barbear muito apurado.
Categoria "Top": Personna "Made in Israel" e novas Gillette Platinum. Estas últimas podem ser um pouco mais afiadas, mas em termos de custo/benefício as Personna são imbatíveis.
Categoria "Antigamente é que era bom": Gillette Platinum "Swede". Eram boas, eram. Mas não há mais. :'( As Personna dão resultados muito aproximados, mas no global estas eram muito superiores. Está na altura de procurar alternativas...

Como sempre no caso das lâminas, a apreciação depende muito de cada um. O que recomendo sempre é comprar todas as que estiverem disponíveis e testá-las até encontrar a mais adequada. É um investimento pequeno quando comparado com as multi-lâminas.
« Last Edit: December 24, 2009, 02:08:52 pm by brg »
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Grande comparativo de lâminas!
« Reply #1 on: January 08, 2010, 06:08:19 am »
0
Obrigado, brg!

As lâminas Treet não têm aceitação geral.  Tem os que acham-nas excelentes e os que não gostam mesmo delas.

Eu, por acaso, acho-as entre as mais afiadas, juntas com as Iridium Super.  As Treet que eu gosto ainda mais são as Dura Sharp na caixa amarela com letra vermelha.  Estas juntas com as Iridium Super são as minhas favoritas.

   - Murray

Offline Barbeiro

  • Trade Count: (0)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 381
  • Respect: 0
Re:Grande comparativo de lâminas!
« Reply #2 on: January 13, 2010, 07:47:59 pm »
0
Realmente cada um acaba por encontrar o seu "kit" perfeito. Ainda estou a procurar mas um dia encontro!

Usei, por algum tempo, as lâminas da Wilkinson. Talvez pela falta de experiência (em conhecer outros marcas) ou por minha técnica ainda ser bastante pobre, as achei muito cortantes.

Comprei um bom preço uma cartela da Super-Max, uma lâmina de fabricação indiana. Ela tem um corte mediado porém é mais "segura". Comigo elas chegam a durar 4 ou 5 barbas "bem feitas", o que chega a ser uma boa média e melhora o custo & benefício das lâminas.

Ainda quero experimentar as temíveis Feather!  ;D

Abraços fraternos.


Barbeiro

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Grande comparativo de lâminas!
« Reply #3 on: January 14, 2010, 02:01:35 am »
0
chegaram as duas cartelas de feather (120 laminas no total) e duas de bic (100 lâminas no total) que comprei, vou partir pro teste também. Já usei merkurs e wilkinsons, vamos ver como as outras se comportam.
« Last Edit: January 14, 2010, 12:15:22 pm by cegadede »
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Grande comparativo de lâminas!
« Reply #4 on: January 14, 2010, 12:18:32 pm »
0
Testei a BIC hoje, meu rosto estava irritado com a Wilkinson (fabricada no Brasil pela Gilette) e a irritação não aumentou com a BIC, o que é um bom sinal, o barbear ocorreu sem nenhuma ressalva. Pelo menos em comparação com a Wilkinson brasileira, a BIC grega parece mais afiada e mais "suave" com o rosto.

Também usei (anteriormente) a merkur, e achei a BIC melhor que ela (pelo menos no primeiro uso da BIC, atualizarei este post quando usá-la mais vezes).
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline CMur12

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1310
  • Moses Lake, Washington, EUA
  • Respect: +349
    • Email
Re:Grande comparativo de lâminas!
« Reply #5 on: January 15, 2010, 04:41:17 am »
0
Oi Cegadede!

Eu tinha esperado que a Wilkinson, sendo produto Gillette, fosse melhor.  É um desapontamento saber que lhe causou essa irritação na pele.

   - Murray

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Grande comparativo de lâminas!
« Reply #6 on: January 15, 2010, 02:34:13 pm »
0
Pois é, também me causou certa surpresa mas, em defesa da wilkinson/gillette, tenho que dizer que meu barbeador  é um Merkur 38C, que é conhecido por ser um pouco agressivo.

Segunda barba com a BIC: muito suave, nenhuma irritação ou corte.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Grande comparativo de lâminas!
« Reply #7 on: January 15, 2010, 09:51:54 pm »
0
Essas lâminas BIC, pelo que se vê em outros fóruns são um caso de amor ou ódio... No meu caso é mais ódio, mas vou voltar a experimentá-las um dia mais tarde.

Dando por concluída esta primeira fase de avaliação das lâminas "locais", já estou a fazer um pequeno stock de Personna "Made in Israel". Só consegui arranjar 20 no Continente e 20 no Intermarché. Se não foram descontinuadas, isto significa que ainda há quem as compre ;D.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re:Grande comparativo de lâminas!
« Reply #8 on: January 21, 2010, 05:56:13 pm »
0
Atualizando: as BICs fazem a barba muito confortavelmente até a terceira utilização, hoje fiz a quarta e já não foi tão confortável.

Pelo preço que pago por elas (€ 0,14 por unidade) o custo por barba é de €0,05, o que eu considero fantástico.

Como sempre, YMMV.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Paco Nassa

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 142
  • Respect: 0
Re:Grande comparativo de lâminas!
« Reply #9 on: January 30, 2010, 04:11:05 pm »
0
Boas,
No incio do Post diz-se o seguinte:

"Personna "Made in Israel" - marca Continente ou Via Men (Intermarché), são exactamente iguais"

Onde vivo existem no modelo e no intermaché mas não são made in israel mas sim no reino unido. será que estamos a falar da mesma coisa?

Já agora ao dia de hoje no intermache existiam cerca de 300 laminas da via men, parece que não é dificil de encontrar.

Paco Nassa

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Grande comparativo de lâminas!
« Reply #10 on: January 30, 2010, 06:22:39 pm »
0
Há um post no Texugo que esclarece a origem das lâminas: http://badgerandblade.com/vb/showthread.php?t=51858

São lâminas que a Personna vende sob a marca própria dos supermercados. Pela experiência que tive com ambas são exactamente iguais. Como se pode ver na embalagem, a do Continente indica a origem correcta, a do Intermarché tem o contacto do distribuidor e não do fabricante.

É o mesmo "erro" que normalmente se comete com as "Swedes". Tanto quanto sei eram fabricadas na Polónia, mas na embalagem só tinha o contacto do distribuidor na Suécia. As que tenho apenas têm o contacto de distribuidores no Reino Unido e Suíça, mas são "Swedes" na mesma :D.
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Offline Captain Flint

  • Yo-ho-ho, and a bottle of Bay Rum!
  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • *
  • Posts: 1695
  • Broguish
  • Respect: +25
Re:Grande comparativo de lâminas!
« Reply #11 on: January 30, 2010, 06:47:48 pm »
0
Aqui em França o Carrefour também vende dessas lâminas israelitas; e não são nada mas, apesar de ter experimentado uma ou outra com o gume mal afiado (ja me aconteceu o mesmo com uma Shark stainless).

Se as lâminas desses pacotes "made in Israel" são realmente da Personna, não são iguais às Red Pack que, na minha opinião, parecem ser de melhor qualidade.
Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better.

Samuel Beckett

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Grande comparativo de lâminas!
« Reply #12 on: February 01, 2010, 03:22:56 am »
0
Ainda bem que puseste a foto :D Não tenho hábito de ir ao intermarché por não haver nenhum nas redondezas... logo não lhes dou preferência na hora de ir às compras!

Não tinha percebido que eram TÃO iguais!! parece mesmo que só muda o cartão atrás!


Nuno


Offline Paco Nassa

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 142
  • Respect: 0
Re:Grande comparativo de lâminas!
« Reply #13 on: February 07, 2010, 12:23:52 pm »
0
Encomendei laminas feather made in Japan. Há 2 dias que estou a utilizar e acho que são as melhores  que alguma vez experimentei...

muito boas mesmo.

Offline mdsg

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 31
  • Respect: 0
Re:Grande comparativo de lâminas!
« Reply #14 on: April 08, 2010, 12:18:35 am »
0
Realmente foi um estudo de mercado quase exaustivo!!! :)
Depois de experimentar algumas lâminas comecei a perceber a importância da sua escolha.

- A primeira lâmina que experimentei foi a que vinha na caixa com a Merkur, gostei, mas como leigo acho que não soube apreciar correctamente  a lâmina.
- De seguida passei para as lâminas Personna do Continente "Made in USA", gostei da suavidade da lâmina e durava-me para umas 4-5 vezes, o compartimento para depositar as usadas também tinha a sua vantagem  8)
- A experiência seguinte foram as Personna do "tio Belmiro" desta feita "Made in Israelli"... pois as anteriores já estavam esgotadas. Também gostei, mas senti logo uma ligeira diferença para as "Made in USA". A suavidade do barbear manteve-se, mas não sei como a qualidade do barbear parecia-me aquém... ou então era o meu nível de exigência a aumentar  ;D
- As lâminas BIC foram o nível seguinte... "para nunca mais" foi a minha opinião. Notei um grande aumento na agressividade e irritação da pele, para além dos cortes e de não durarem quase nada. Agora já percebi porque vendem duas caixinhas de BIC juntas... é a forma que têm de escoar o stock :P
- A minha mais recente experiência é a lâmina Gillette Platinum, até agora estou a adorar. Tenho conseguido um barbear muito agradável, sem irritação alguma. Entra, sem dúvida, para o meu top. Só estranho as gotinhas de cola que aplicam no invólucro.

Uma das coisas que me cativa no barbear clássico é o facto de podermos individualizar o barbear, cada um com a sua técnica, a sua escolha de lâminas, de cremes, sabões... para além da qualidade superior do barbear ;)
Old school... the best a man can get!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal