Café Central > Escrita em Dia

Anatomia de caneta de tinta permanente / caneta-tinteiro

(1/3) > >>

RF:
Como gosto de canetas de tinta permanente e não consegui encontrar o nome das várias partes da caneta em português, decidi fazer uma tradução das partes que me parecem mais importantes. Para fácil identificação coloco, entre parenteses, o nome em inglês.



Corpo ( barrel / body): É o corpo da caneta que contém o reservatório de tinta.
Tampa (cap): Tampa serve para proteger o aparo e evitar que a tinta evapore.
Tampa interna (inner cap): Tampa interna é um forro no interior da tampa, na qual a secção encaixa de forma a criar uma zona hermética, para que o aparo não seque enquanto a tampa estiver colocada.
Clip (clip): O clip serve para segurar a caneta num bolso.
Aparo / Pena (nib): É o aparo que deposita a tinta no papel.
Alimentador (feed): o alimentador é responsável for fazer a tinta fluir do reservatório para o aparo, este também contra o fluxo da tinta. O alimentador transporta a tinta através fenômeno de capilaridade.
Secção (section): A secção é uma pequena peça que se apensa ao corpo, na qual estão inseridos o aparo e o alimentador. É normal o aparo e alimentador estarem seguros na secção utilizando unicamente a fricção.



Há mais partes da caneta existir em algumas canetas e não em outras, são exemplo: faixa da tampa (cap band), alavanca (lever), saco (sac), pistão (piston), tampa cega (blind cap).




Nota: Caso alguém saiba os nomes corretos por favor indique-os para poder começar a utilizar.

Nuno Sá:
 Todos os dias aprendo algo novo neste fórum.  Agradecido pela partilha.

FML:
Parece-me bem a nomenclatura. Há que começar a chamar as coisas em português.

Já vi tampas interiores que encaixavam no aparo e prendiam a tampa toda através do aparo.

PS: voto que se fixe o tópico.

RF:

--- Quote from: FML on March 15, 2014, 10:24:22 pm ---Já vi tampas interiores que encaixavam no aparo e prendiam a tampa toda através do aparo.

--- End quote ---
Interessantes, nunca vi a tampa ser segura pelo aparo. Como o aparo é sensível, este não fica danificado?

As que tenho na maioria a tampa é segura no corpo da caneta, mas também tenho tampas que são seguras na secção (exemplo: Parker 21)

FML:

--- Quote from: RF on March 15, 2014, 10:52:41 pm ---Interessantes, nunca vi a tampa ser segura pelo aparo. Como o aparo é sensível, este não fica danificado?

As que tenho na maioria a tampa é segura no corpo da caneta, mas também tenho tampas que são seguras na secção (exemplo: Parker 21)

--- End quote ---

Não dá cabo do aparo, pelo menos não num de aço, mas não me agrada nada o sistema, mas também só vi isso em canetas super baratas. Descobri isso por acidente após aparecer uma fissura na secção de uma caneta. Ao abrir ficou o aparo dentro da tampa e a caneta não prendia depois de ter retirado o aparo. A partir daí fiquei sempre de pé atrás com canetas de fecho por pressão.

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version