O ultimo que bebi, foi um Verde Branco Loureiro do Pingo Doce. Gosto muito desse vinho.
Assim de memória, os últimos que bebi: - Quinta dos Carvalhais Duque de Viseu Tinto 2009 (DOC Dão); - Quinta dos Carvalhais Duque de Viseu Branco 2012 (DOC Dão); - Altano 2010 Tinto (DOC Douro); - Pegões Colheita Seleccionada branco 2012 (VR Península de Setúbal) - Pegões Colheita Seleccionada tinto 2010 (VR Península de Setúbal); - Adega de Vila Real reserva (2010 ou 2011?) (Doc Douro)Estes são vinhos todos eles abaixo dos €4 e com uma relação qualidade-preço fenomenal. Destaco o Duque de Viseu tinto (um dos meus vinhos favoritos, anda pelos €3,39 no Jumbo) e o Altano. Recentemente reparei que o rótulo do "Duque de Viseu tinto" descreve as castas que compõem aquele vinho: Touriga Nacional e Aragonez (a.k.a. Tinta Roriz ou Tempranillo) que são as minhas duas castas favoritas. Deve ser por isso que gosto bastante desse vinho! Mas vinhos como o Pegões Colheita Seleccionada Branco e o Adega de Vila Real Reserva Tinto (ambos abaixo de €3) têm uma relação qualidade-preço completamente ribombante - são vinhos de muita qualidade com preços "anti-crise". E porque há que apoiar a economia local , uns vinhos aqui da zona, bastante apreciados localmente: - Companhia das Lezírias Catapereiro Escolha branco 2011 (VR Tejo); - Companhia das Lezírias Tinto 2011 (DOC Tejo); - Companhia das Lezírias Catapereiro Escolha branco 2012 (VR Tejo); - Companhia das Lezírias Aragonês 2009 tinto (DOC Tejo)A Companhia das Lezírias tem uma pequena loja própria no mercado de VFX, onde vende os seus produtos (maioritariamente os vinhos) a preços simpáticos - uma espécie de mini-outlet.E essa é a razão de já ter provado e apreciado boa parte dos vinhos deles... é normal ir fazer compras ao mercado e trazer uma garrafita dentro do saco, no meio das frutas e dos legumes. Destaco os dois primeiros - gostei muito da colheita de 2011 do Catapereiro Escolha Branco (infelizmente já está esgotado e já degustei a última garrafa que tinha na garrafeira ) e gosto bastante do "Companhia das Lezírias Tinto". Comemorando o nascimento da pequenita e o 1º mês de vida : - Murganheira Velha Reserva 2004 Meio-seco (DOC Távora-Varosa); - Murganheira Malvasia Fina (2007?) Bruto (DOC Távora-Varosa); - Raposeira Super Reserva 2005 Meio-secoAqui são todos bons e ponto! Mas destacaria o primeiro, é de facto um prazer beber um espumante assim. É um vinho verde muito refrescante e agradável, bom para acompanhar um peixinho ou um petisco do género, no Verão... também se vende no intermarché sob a marca própria deles (a marca é "Selecção de Enólogos" e penso que o vinho é o mesmo - o produtor é de certeza o mesmo).
Ontem ao jantar bebi uma Cartuxa de 2008... estava na altura! E estava excelente!!!
aproveitei e trouxe um Meandro do vale Meão 2011. Mas acho que vou aguardar uns anitos até abrir essa…
A minha mulher trabalha no Jumbo, na zona dos vinhos.As vezes ela la traz um vinho novo para eu experimentar.Sou um martir, porra.
Opá… isso é material do bom!!!! É outro patamar! Desse produtor, também gosto muito do “Foral de Évora” – especialmente o branco. Tenho uma boa reserva de garrafitas de 2010 e 2012 porque aproveitei uma promoção no Jumbo que estava a vendê-los a menos de metade do preço. No Pingo Doce houve recentemente uma promoção de 25% desconto em todos os vinhos do Douro. Para além do avio habitual de Altanos (branco e tinto, claro está ), aproveitei e trouxe um Meandro do Vale Meão Tinto 2011. Mas acho que vou aguardar uns anitos até abrir essa…
Se precisares de ajuda, é só dizer. Eu faço o sacrifício de partilhar o teu suplício
Também abasteci a garrafeira com essa promoção do Pingo Doce. Entre Cabeça de Burro, Duas Quintas, Vallado, Três Bagos e Gadiva, recuperei o meu stock, que estava a dar as últimas.
Se não experimentaram provem os vinhos da Casa de Santar. Não são caros e têm uma oferta variada, já provei quase tudo o que eles fazem e aprecio muito, desde os brancos aos rosês sem esquecer claro os tintos e o moscatel.