Author Topic: Façam suas compras enquanto é tempo!  (Read 12874 times)

Offline Paulo Italo

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 130
  • Respect: +1
Re: Façam suas compras enquanto é tempo!
« Reply #30 on: May 15, 2014, 01:02:39 pm »
0
Eu sei que não convém às regras do fórum tratar de política, mas não dá para falar de tributação sem considerar o governo que tributa.

Quem gasta demais, gasta mau, gasta sem planejamento, gasta para adquirir votos, noves fora Pasadena, Mensalão, Labogen e etc., precisa obter dinheiro de algum lugar. Só não estão, ainda, imprimindo dinheiro sem lastro, porque a fonte do contribuinte tem muito a produzir.

Carraro, também sem entrar no mérito da discussão política, acrescento o seguinte às suas palavras:

Como bem disse o autor do tópico "façam suas compras enquanto é tempo". Pois o rombo nos cofres públicos que essa copa irá deixar, de alguma maneira terá q ser "consertado". Eis que surge o novo sistema da receita federal para tributar nossas compras...enfim...

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Façam suas compras enquanto é tempo!
« Reply #31 on: May 15, 2014, 01:09:27 pm »
0
...
Na prática, se o fiscal aduaneiro taxar seu produto, mesmo cumprindo os requisitos, vc não terá muito o que fazer.

Pode recorrer se a taxação for injusta.

Eu já fiz isso. Um bem que comprei por US$ 99,00 foi taxado como se custasse US$ 200,00. Eu recorri, comprovando que o valor real da compra era inferior ao arbitrado. O imposto foi reduzido para o valor correto.
But the tigers come at night

Offline Paulo Italo

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 130
  • Respect: +1
Re: Façam suas compras enquanto é tempo!
« Reply #32 on: May 15, 2014, 01:41:04 pm »
0
Pode recorrer se a taxação for injusta.

Eu já fiz isso. Um bem que comprei por US$ 99,00 foi taxado como se custasse US$ 200,00. Eu recorri, comprovando que o valor real da compra era inferior ao arbitrado. O imposto foi reduzido para o valor correto.

Eu sei disso. Mas deve ser mais fácil quando vc mora na cidade da aduana. Veja o exemple recente qua aconteceu:

Um colega de trabalho, que é americano, recebeu de seu pai uma pequena caixa contendo: um fone de ouvido de 38 dolares, chás e temperos (ele pediu os chás e os temperos por nao existirem aqui no brasil). Sabe em quanto o fiscal tributou? R$224,00. O valor total dos produtos na caixa nao chegava a 55 dolares.

Pra ele recorrer, os produtos deveriam ser remetidos à aduana de curitiba, preencher a papelada... esperar o deferimento, ou não, enfim...pra nós que não estamos nas cidades aduaneiras fica muuito complicado fazer isso.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Façam suas compras enquanto é tempo!
« Reply #33 on: May 15, 2014, 01:51:48 pm »
0
Eu sei disso. Mas deve ser mais fácil quando vc mora na cidade da aduana. Veja o exemple recente qua aconteceu:

Um colega de trabalho, que é americano, recebeu de seu pai uma pequena caixa contendo: um fone de ouvido de 38 dolares, chás e temperos (ele pediu os chás e os temperos por nao existirem aqui no brasil). Sabe em quanto o fiscal tributou? R$224,00. O valor total dos produtos na caixa nao chegava a 55 dolares.

Pra ele recorrer, os produtos deveriam ser remetidos à aduana de curitiba, preencher a papelada... esperar o deferimento, ou não, enfim...pra nós que não estamos nas cidades aduaneiras fica muuito complicado fazer isso.

Discordo.

No meu caso, a tributação foi feita pela aduana do RJ.

Fiz o recurso na agência dos Correios aqui de Curitiba, onde eu deveria pagar o tributo e retirar a encomenda.

Mediante o recurso, o pacote foi reintegrado ao sistema, voltou para o RJ, que analisou e deferiu, reemitiu a NTS e voltou para Curitiba.

Levou uns 20 dias, mas fiz valer meu direito.

O problema é não recorrer. A aduana arbitra um valor, e o usuário não contesta, então eles continuam fazendo.

Duvido que se eles recebessem 1 milhão de recursos por dia, não paravam com esta prática abusiva.

Claro que existem exceções, às vezes não dá para esperar 20 dias para retirar a encomenda. Não creio serem muitos estes casos.

No caso que recorri, era uma peça para meu saxofone, e sofri muita ansiedade por este prazo alongado, mas não morri. A Aduana me chamou de mentiroso, de certa forma, e não podia deixar isto barato.

Se, por exemplo, a Aduana sobretaxar uma SR minha e eu tiver que recorrer, farei isto sem pestanejar. Tenho uma ou duas aqui para ir fazendo o serviço  :D :D :D
But the tigers come at night

Offline Mauricio SuperShaveMan

  • Trade Count: (+10)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1227
  • "Minha força não vem do Sol e sim da Tubaina"
  • Respect: +11
Re: Façam suas compras enquanto é tempo!
« Reply #34 on: May 15, 2014, 01:54:16 pm »
0
O ruim mesmo é a demora estou a meses com os produtos da conjunta do LPL e ainda nada de ser revisado. Olha o governo com esta medida de taxar diretamente todas as encomendas vão dar um tiro no pé do comercio e industria pois o consumidor fica na cabeça o seguinte: se eu recebo o produto sem taxas paguei mais barato ueba, se eu for taxado e pode ser taxado a mais do que o valor dos produtos perdi dinheiro e se eu recorrer o produto vai ficar parado um tempão, agora se for taxado direto na fonte ai todo mundo vai importar com certeza, ser taxado em 60% em vários produto é muito mais barato que comprar aqui no Brasil fora quem vende produtos importados aqui no Brasil vai se lascar quem vai querer usar intermediário todo mundo vai importar direto e pronto.
« Last Edit: May 15, 2014, 02:13:55 pm by Mauricio SuperShaveMan »

Offline Paulo Italo

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 130
  • Respect: +1
Re: Façam suas compras enquanto é tempo!
« Reply #35 on: May 15, 2014, 02:41:14 pm »
0
Discordo.

No meu caso, a tributação foi feita pela aduana do RJ.

Fiz o recurso na agência dos Correios aqui de Curitiba, onde eu deveria pagar o tributo e retirar a encomenda.

Mediante o recurso, o pacote foi reintegrado ao sistema, voltou para o RJ, que analisou e deferiu, reemitiu a NTS e voltou para Curitiba.

Levou uns 20 dias, mas fiz valer meu direito.

O problema é não recorrer. A aduana arbitra um valor, e o usuário não contesta, então eles continuam fazendo.

Duvido que se eles recebessem 1 milhão de recursos por dia, não paravam com esta prática abusiva.

Claro que existem exceções, às vezes não dá para esperar 20 dias para retirar a encomenda. Não creio serem muitos estes casos.

No caso que recorri, era uma peça para meu saxofone, e sofri muita ansiedade por este prazo alongado, mas não morri. A Aduana me chamou de mentiroso, de certa forma, e não podia deixar isto barato.

Se, por exemplo, a Aduana sobretaxar uma SR minha e eu tiver que recorrer, farei isto sem pestanejar. Tenho uma ou duas aqui para ir fazendo o serviço  :D :D :D

Bom saber disso, Mota.

Na única que vez que pedi a revisão do imposto (um perfume) aumentaram o valor do imposto, sem contar que tive que esperar mais 43 dias pra isso.  >:( por isso, minhas referências não são boas.

Offline Paulo Italo

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 130
  • Respect: +1
Re: Façam suas compras enquanto é tempo!
« Reply #36 on: May 15, 2014, 02:43:38 pm »
0
O ruim mesmo é a demora estou a meses com os produtos da conjunta do LPL e ainda nada de ser revisado. Olha o governo com esta medida de taxar diretamente todas as encomendas vão dar um tiro no pé do comercio e industria pois o consumidor fica na cabeça o seguinte: se eu recebo o produto sem taxas paguei mais barato ueba, se eu for taxado e pode ser taxado a mais do que o valor dos produtos perdi dinheiro e se eu recorrer o produto vai ficar parado um tempão, agora se for taxado direto na fonte ai todo mundo vai importar com certeza, ser taxado em 60% em vários produto é muito mais barato que comprar aqui no Brasil fora quem vende produtos importados aqui no Brasil vai se lascar quem vai querer usar intermediário todo mundo vai importar direto e pronto.

É Maurício, eu tb acho que vai ser um tiro no pé. Pq muuuuuitos produtos, como vc citou, mesmo sendo taxados em 60% continuam mais baratos do que aqui. Eu não deixarei de fazer minhas importações  ;D

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Façam suas compras enquanto é tempo!
« Reply #37 on: May 15, 2014, 02:54:10 pm »
0
Bom saber disso, Mota.

Na única que vez que pedi a revisão do imposto (um perfume) aumentaram o valor do imposto, sem contar que tive que esperar mais 43 dias pra isso.  >:( por isso, minhas referências não são boas.

Aí é sacanagem deles! Vc. pode recorrer mesmo depois de haver pago e retirado a encomenda, não há nenhuma lei que diga que se vc. pagou concordou e abre mão dos direitos. Dá um pouco mais de trabalho, mas no fim vc. ganha.

Eu anexei a fatura do cartão de crédito constando o pagamento no valor de US$ 99,00, que coincide com a data da compra, a fatura invoice do site, a página impressa do site que comprei, diversas páginas de outros sites que vendiam o mesmo produto ao mesmo preço. E, concordo, talvez tenha tido sorte de cair num fiscal correto para analisar tudo isto.
But the tigers come at night

Offline Paulo Italo

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 130
  • Respect: +1
Re: Façam suas compras enquanto é tempo!
« Reply #38 on: May 15, 2014, 03:36:58 pm »
0
Aí é sacanagem deles! Vc. pode recorrer mesmo depois de haver pago e retirado a encomenda, não há nenhuma lei que diga que se vc. pagou concordou e abre mão dos direitos. Dá um pouco mais de trabalho, mas no fim vc. ganha.

Eu anexei a fatura do cartão de crédito constando o pagamento no valor de US$ 99,00, que coincide com a data da compra, a fatura invoice do site, a página impressa do site que comprei, diversas páginas de outros sites que vendiam o mesmo produto ao mesmo preço. E, concordo, talvez tenha tido sorte de cair num fiscal correto para analisar tudo isto.

No caso que citei, do meu colega de trabalho, a funcionária dos correios disse que se ele retirasse o produto não iria poder recorrer.

Offline Paulo Italo

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 130
  • Respect: +1
Re: Façam suas compras enquanto é tempo!
« Reply #39 on: May 15, 2014, 03:49:40 pm »
0
Acabo de receber meu 1460. Engraçado que comprei ele 2 dias depois de ter comprado a SR, que ainda não chegou.

Pessoal da MaggardRazor gentilmente diminuiram o valor declarado!  :D

Offline Fab

  • Trade Count: (+1)
  • A Mühle da cooperativa
  • ************
  • Posts: 535
  • May the Classic Shave force be with you!
  • Respect: 0
Re: Façam suas compras enquanto é tempo!
« Reply #40 on: May 15, 2014, 03:51:03 pm »
0
Voltando ao topico inicial, Continuo achando que esse negocio de pagar antes nao vai pra frente. Duvido muito que empresas internacionais vao se dar ao trabalho de adaptar seus sistemas a norma tributaria de outro pais. Talvez alguma grande como Amazon, mas o resto? E o caso de usar a transportadora como agente alfandegario poderia encarecer ainda mais todo o processo. Sincerente se fosse dono de alguma loja simplesmente deixaria de enviar para o Brasil e pronto.
Be kind whenever possible. It is always possible.
Dalai Lama

Offline Paulo Italo

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 130
  • Respect: +1
Re: Façam suas compras enquanto é tempo!
« Reply #41 on: May 15, 2014, 05:06:49 pm »
0
Voltando ao topico inicial, Continuo achando que esse negocio de pagar antes nao vai pra frente. Duvido muito que empresas internacionais vao se dar ao trabalho de adaptar seus sistemas a norma tributaria de outro pais. Talvez alguma grande como Amazon, mas o resto? E o caso de usar a transportadora como agente alfandegario poderia encarecer ainda mais todo o processo. Sincerente se fosse dono de alguma loja simplesmente deixaria de enviar para o Brasil e pronto.

Mas é o que tem acontecido! Diversas lojas e vendedores de outros países colocam bem grande em seus sites: Ship to worldwide. MAY NOT SHIP TO BRAZIL.

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: Façam suas compras enquanto é tempo!
« Reply #42 on: May 15, 2014, 11:51:11 pm »
0
No caso que citei, do meu colega de trabalho, a funcionária dos correios disse que se ele retirasse o produto não iria poder recorrer.

Eles falam isto mesmo, mas a informação não é completa. Quando vc. retira a encomenda, não pode recorrer dentro do sistema dos correios, tem que recorrer ao Judiciário.
But the tigers come at night

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: Façam suas compras enquanto é tempo!
« Reply #43 on: May 17, 2014, 12:10:29 am »
0
Mas é o que tem acontecido! Diversas lojas e vendedores de outros países colocam bem grande em seus sites: Ship to worldwide. MAY NOT SHIP TO BRAZIL.

Normalmente isso não é por causa de imposto, é porque o produto demora para chegar, quem o comprou não imagina que demora tanto, pensa que foi roubado (ou age de má fé mesmo) e pede para o PayPal ou a administradora de cartões de crédito cancelar o pagamento. O vendedor vende, efetua a entrega e não recebe o dinheiro. Hoje em dia essa prática de não vender ao Brasil vem diminuindo bastante porque o PayPal vem adequando sua política ao Brasil e aos brasileiros afobados.

Offline Luís Carlos

  • Trade Count: (0)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 146
  • Respect: +1
    • Email
Re: Façam suas compras enquanto é tempo!
« Reply #44 on: May 17, 2014, 12:23:39 am »
0
Eles falam isto mesmo, mas a informação não é completa. Quando vc. retira a encomenda, não pode recorrer dentro do sistema dos correios, tem que recorrer ao Judiciário.

Você pode recorrer diretamente à Receita Federal. Há duas instâncias administrativas. Se seu pedido for negado e você entende estar certo e quer ir até o fim, pode recorrer à Justiça.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal