Author Topic: Como nos protegermos de encomendas extraviadas  (Read 5600 times)

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Como nos protegermos de encomendas extraviadas
« on: April 14, 2014, 03:40:27 pm »
0
Boas,

Estou à espera de uma encomenda de um confrade aqui do forúm, que me foi enviada em correio registado em mão (o mais normal). Da parte dele tudo ok.

A encomenda foi enviada a 9/4, no dia 10 não tinha chegado nada com o correio, fui ver o site de tracking e parece que a encomenda foi passear ao Estoril (eu moro em Palmela). A informação que lá está é :Entrega não conseguida - Encaminhamento errado, Reexpedido

Telefonei para os CTT, disseram-me que seria reencaminhada para o centro de distribuição correcto e seria entregue.

Até hoje nada, nem qq alteração no rastreio... já estou a dar a encomenda como provavelmente perdida.

Entretanto fui investigar  qual a idemnização nestes casos e então, para correio registado nacional parece-me que funciona assim:

registado simples (deixam na caixa de correio) 5x o valor do primeiro escalão
Registado em mão (entregam a quem estiver em casa) - 10x
registado pessoal (só entregam ao destinatário, com identificação) - 15x

como o valor do 1º escalão é, neste momento, 2€, estas idemnizações são apenas de 10€, 20€ ou 30€, respectivamente

caso o registo seja feito com valor declarado esta idemnização será correspondente ao valor declarado...

(no site da anacom falam em 20x o valor do registo, mas não econtrei essa referência no site dos CTT, por isso nao sei qual estará correcta)

tenham isto em consideração... se for para enviar uma coisa de 10 ou 15€, o resgistado normal basta, se for mais que isso pode ser melhor pensar em registado em mão ou até fazer o valor declarado.

alguém tem experiência nestes casos?

EDIT: entretanto encontrei este PDF com as tabelas dos CTT, os valores são mesmo as 5x, 10x ou 15x o valor do 1º escalão de peso

« Last Edit: April 14, 2014, 03:56:23 pm by rui_alberto »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Como nos protegermos de encomendas extraviadas
« Reply #1 on: April 14, 2014, 03:54:51 pm »
0
Estes correios vão de mal a pior... :P

Eu tentava fazer um SIGA, já que tens o nº de tracking.
Ia à página respectiva e solicitava para ser reenviado. De preferência para uma estação dos correios. Na data do aviso colocavas essa que diz "tentativa de entregga".
Depois ias lá buscar, isto se ela chegar claro.
O pior é que tens de preencher a loja CTT de origem. Talvez resulte se preencheres com a última localização que aparece no tracking.

Outra opção é ires a um balcão dos correios e solicitares o SIGA pessoalmente.

No entanto, enviada dia 9.Abr e já estás preocupado?
Homem, isso não é nada, já houve uma encomenda que o TheMonk me enviou que demorou 24 dias do Porto até Vila Franca! :D Deve ter vindo a pé, qual peregrino...! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Como nos protegermos de encomendas extraviadas
« Reply #2 on: April 14, 2014, 05:04:15 pm »
0
Estes correios vão de mal a pior... :P

Eu tentava fazer um SIGA, já que tens o nº de tracking.
Ia à página respectiva e solicitava para ser reenviado. De preferência para uma estação dos correios. Na data do aviso colocavas essa que diz "tentativa de entregga".
Depois ias lá buscar, isto se ela chegar claro.
O pior é que tens de preencher a loja CTT de origem. Talvez resulte se preencheres com a última localização que aparece no tracking.

Outra opção é ires a um balcão dos correios e solicitares o SIGA pessoalmente.

No entanto, enviada dia 9.Abr e já estás preocupado?
Homem, isso não é nada, já houve uma encomenda que o TheMonk me enviou que demorou 24 dias do Porto até Vila Franca! :D Deve ter vindo a pé, qual peregrino...! :D

Não estou preocupado por não ter chegado, estou preocupado por ng saber dela :)

de qq maneira o valor foram os 20€, por isso, tirando os portes, ou eu ou o remetente ficará salvaguardado... mas não deixa de ser uma treta...


Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Como nos protegermos de encomendas extraviadas
« Reply #3 on: April 14, 2014, 05:09:19 pm »
0
O remetente que vá à estação dos correios, pegue numa daquelas cartinhas para sugestões/reclamações e que reclame a explicar o sucedido.

Eu já não tenho nervos para correios, ultimamente não me apetece mandar nem receber nada. Estou com várias coisas sem rastreio para chegar e já lá vão semanas de atraso...

Offline TheMonk

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+24)
  • Grogue por Semogue
  • *
  • Posts: 3722
  • Porto, Portugal
  • Respect: +51
Re: Como nos protegermos de encomendas extraviadas
« Reply #4 on: April 14, 2014, 05:11:56 pm »
0
O remetente que vá à estação dos correios, pegue numa daquelas cartinhas para sugestões/reclamações e que reclame a explicar o sucedido.

Eu já não tenho nervos para correios, ultimamente não me apetece mandar nem receber nada. Estou com várias coisas sem rastreio para chegar e já lá vão semanas de atraso...

É por essas e por outras que eu habitualmente nem arrisco... Vai tudo registado, e pronto.
David

“Use any means to keep from being a genius, all means to become one.”   John Cage

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Como nos protegermos de encomendas extraviadas
« Reply #5 on: April 14, 2014, 05:49:59 pm »
0
É por essas e por outras que eu habitualmente nem arrisco... Vai tudo registado, e pronto.

Pois, sem rastreio não vale mesmo a pena... mas aqui nem o registo safa, em caso de extravio a indemnização é limitada. Para valores superiores a 30 € convém declarar o valor (que tb funciona por escalões,  é declarar 1 centimo abaixo do limite superir do escalão)... e em caso de extravio recebe-se o valor declarado.

Offline Rui_mats

  • Trade Count: (+3)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 127
  • Respect: +3
    • Email
Re: Como nos protegermos de encomendas extraviadas
« Reply #6 on: April 14, 2014, 08:03:45 pm »
0
Nunca tive problemas nem de ctt; nem de alfandega .....
Ate ver posso dizer que sou um felizardo ......
A unica que saiu um pouco das marcas foi uma encomenda da india que demorou 1 mes a vir e outro na alfandega.....

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Como nos protegermos de encomendas extraviadas
« Reply #7 on: April 14, 2014, 08:10:25 pm »
0
O remetente que vá à estação dos correios, pegue numa daquelas cartinhas para sugestões/reclamações e que reclame a explicar o sucedido.

Eu já não tenho nervos para correios, ultimamente não me apetece mandar nem receber nada. Estou com várias coisas sem rastreio para chegar e já lá vão semanas de atraso...

Afinal uma delas veio com registo e já chegou  :)

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Como nos protegermos de encomendas extraviadas
« Reply #8 on: April 14, 2014, 10:38:17 pm »
0

Eu já não tenho nervos para correios, ultimamente não me apetece mandar nem receber nada. Estou com várias coisas sem rastreio para chegar e já lá vão semanas de atraso...

Nem eu. Sempre que posso, prefiro comprar pessoalmente, até mesmo quando o preço é ligeiramente maior :P
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline rui_alberto

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 365
  • Respect: +1
Re: Como nos protegermos de encomendas extraviadas
« Reply #9 on: April 16, 2014, 07:05:49 pm »
0
Bem, ao fim de uns dias lá chegou a encomenda... :) menos mal

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal