Boas,
Estou à espera de uma encomenda de um confrade aqui do forúm, que me foi enviada em correio registado em mão (o mais normal). Da parte dele tudo ok.
A encomenda foi enviada a 9/4, no dia 10 não tinha chegado nada com o correio, fui ver o site de tracking e parece que a encomenda foi passear ao Estoril (eu moro em Palmela). A informação que lá está é :Entrega não conseguida - Encaminhamento errado, Reexpedido
Telefonei para os CTT, disseram-me que seria reencaminhada para o centro de distribuição correcto e seria entregue.
Até hoje nada, nem qq alteração no rastreio... já estou a dar a encomenda como provavelmente perdida.
Entretanto fui investigar qual a idemnização nestes casos e então, para correio registado nacional parece-me que funciona assim:
registado simples (deixam na caixa de correio) 5x o valor do primeiro escalão
Registado em mão (entregam a quem estiver em casa) - 10x
registado pessoal (só entregam ao destinatário, com identificação) - 15x
como o valor do 1º escalão é, neste momento, 2€, estas idemnizações são apenas de 10€, 20€ ou 30€, respectivamente
caso o registo seja feito com valor declarado esta idemnização será correspondente ao valor declarado...
(no site da anacom falam em 20x o valor do registo, mas não econtrei essa referência no site dos CTT, por isso nao sei qual estará correcta)
tenham isto em consideração... se for para enviar uma coisa de 10 ou 15€, o resgistado normal basta, se for mais que isso pode ser melhor pensar em registado em mão ou até fazer o valor declarado.
alguém tem experiência nestes casos?
EDIT: entretanto encontrei
este PDF com as tabelas dos CTT, os valores são mesmo as 5x, 10x ou 15x o valor do 1º escalão de peso