Quando se pensa em safety-razors ajustáveis, os nomes Merkur e Gillette vêm logo à cabeça, nem que seja pela facilidade em obtê-las, e pela ubiquidade de discussões e popularidade que gozam pelos fóruns de barbear. Mas nem só de Gillette e Merkur vive o universo das safety-razors ajustáveis, e é para um prazer traduzir de novo
um artigo do TonySC, desta vez acerca das máquinas ajustáveis da Gibbs, bem mais raras.
Espero que gostem.

Gibbs Réglable Nº15 y Nº17
por TonySC
Tradução de oversaturn
Depois de ler o
tópico do Phil acerca da Gibb's Tour, pensei em trazer para aqui um
antigo tópico do foroafeitado.com.
Sempre pensei na Gibbs como sendo algo muito francês, mas a verdade é que a génese desta empresa está mais relacionada com a Grã-Bretanha do que propriamente com a França.
A companhia D&W Gibbs nasceu em Inglaterra em 1712, e dedicava-se ao fabrico de sabões, numa altura em que usar sabões era algo considerado snob… algo frívolo, adequado a aristocratas. No tempo em que a rainha Ana criou um imposto sobre os sabões… o sabão era um luxo.
Os sabões Gibbs tornaram-se populares entre as damas da corte da Rainha Ana, e enquanto na Inglaterra os
gentlemen já se barbeavam com sabões duros, os
gentilhomme franceses ainda usavam sabões em pó. E assim continuou, até que em 1906, quando Lucien Allègre e Pierre Thibaud, fabricantes franceses de pincéis, obtiveram um contrato para a importação de sabões Gibbs ingleses para a França e suas colónias.
Assim nasceu o slogan: "
Avec le savon Gibbs , se raser devient un plaisir" (Com o sabão Gibbs, barbear será um prazer)

"Distribuidores exclusivos D&W Gibbs, inventores do sabão de barbear e da pasta dentrífica"
E assim, Pierre Thibaud & Co fabricavam pincéis para pintura, pincéis de barbear e escovas de dentes, tudo sob a marca Gibbs, para além de distribuírem os sabões Gibbs. Curiosamente, os primeiros sabões franceses da Gibbs eram fabricados na Holanda, com embalagem especial para o mercado francês.

O edifício da Gibbs (em Noailles) nos dias de hoje. O nome da companhia ainda é visível na fachada.

Interior da fábrica Gibbs
Entre 1914 e 1918, os irmãos Lever (futura Unilever) adquiriram diversas empresas saboeiras. Duas delas são muito familiares para nós: Gibbs e Erasmic.
A Gibbs fabricou muitas safety-razors, até para o exército francês, mas eu não consegui encontrar muita informação acerca delas. As Gibbs mais conhecidas, e das quais se encontra melhor informação, são as ajustáveis.
Que eu saiba, existem dois modelos conhecidos da Gibbs Réglable, o Nº11, o Nº15, e o Nº17. Os que apresento aqui são o Nº15 e o Nº17:
Ambos apresentam o mesmo design, com um sistema de ajuste simples e eficaz do tipo “turret”. As únicas diferenças estão nos materiais utilizados. Podem ser totalmente desmontáveis até à última das suas 7 peças, o que permite uma limpeza pormenorizada.
A Nº15 é muito leve... cerca de 38 gramas, graças ao seu cabeçal em alumínio anodizado.
A Nº17 é outra história, é fabricada em aço e tem um peso substancial com cerca de 80 gramas.
Ambos os modelos apresentam tolerâncias e encaixes bastante bons, e ambas são bastante robustas, com excepção do tubo de plástico do cabo (que tende a rachar se for apertado em demasia).
A gama de ajuste está graduada de 1 a 6, mas é contínua, ao contrário das Gillette – sem clicks ou paragens. Esta gama é suficientemente alargada para abarcar todas as barbas e preferências, e pode ir desde um
gap mínimo até a um desconfortavelmente alargado.
Existe também um Modèle Normal Gibbs, que pode terc abos de metal ou plástico, com um cabeçal fixo com diferentes agressividades de cada lado. OS lados do cabeçal estão marcados com um + e um -:
Estas máquinas Gibbs usam lâminas proprietárias, mas é fácil adaptar as nossas lâminas comuns:
A maneira mais fácil que encontrei é colocar uma lamina normal no
baseplate (certificando-nos de que está perfeitamente alinhada) e pressionar a tampa do cabeçal até que os entalhes encaixem. Requer alguma prática inicial, mas resulta bastante bem.

Lâmina adaptada
Estas máquinas ajustáveis são estéticamente muito atraentes, e são uma das poucas opções que temos de usar uma máquina ajustável se nos quisermos afastar do universo das Gillette e Merkur.
Se gostarmos da aparência e do barbear destas máquinas que estas Gibbs oferecem, mas não nos quisermos incomodar a adaptar laminas, então poderemos procurer a bem mais rara Personna Micromatic. É basicamente uma Gibbs Nº 17 (a mais pesada) mas aceita lâminas comuns.
... ainda mais rara que a Personna Micromatic, existe também a espanhola Palmera. Novamente, é a mesma máquina, mas aceitando lâminas comuns.


Imagem retirada de todocoleccion.es
E isto é tudo o que sei acerca destas máquinas, fabricadas pelo pessoal do sabão Gibbs em França.
Espero que tenham gostado deste pequeno passeio por estas duas máquinas.
Best to all,Tony
PS: Os créditos das imagens da Persona Micromatic vão para o autor. Infelizmente não registei a quem pertencem.
