Material > Faça você mesmo

Como retirar nós de pinceis, e como coloca-los.

(1/12) > >>

Gago:
Boas amigos.

O assunto não é novidade, mas de vez em quando surgem dúvidas. Para ilustrar como se retira um nó de um pincel de barbear, e também como se "instala", vou tentar fazer a coisa mais explicada e simples possível, usando minhas últimas experiências como guia.

Parte I - Como retirar um nó
Primeiro, é preciso levar em conta que, nem todo fabricante usa o mesmo método de colocação, então nem todo pincel poderá ser "decapitado" da mesma maneira.

A mais prática e a que hoje utilizo na grande maioria das vezes é esta:

O você vai precisar: O pincel em questão, um copo de vidro, uma panela alta e água.

http://www.youtube.com/watch?v=fv0bcIRz-CY
Isto servirá para a maioria dos pinceis, com ou sem anilhas (plásticas ou metálicas). Para aquele pincel teimoso que insiste em não soltar o nó, se pode tentar um método mais agressivo:

O que você vai precisar: O pincel a ser decapitado, uma panela, água, Luvas de borracha e alicate (de preferência)




Após retirar o nó, o que você provavelmente vai encontrar é isto:


Isso, se for um pincel " de marca", por que num LiJUN, o que você vai encontrar é isto:


É isso mesmo, tinha um pedaço de isopor enrolado, para preencher o cabo. Corte de gastos no melhor estilo Chinês. ( Apesar disso sempre gostei desse pincel, por isso retirei o nó para pôr num outro cabo)

Meia hora de banho em água fervente deve soltar a maioria dos nós com facilidade, puxando pela anilha com cuidado usando um alicate, ou puxando pelas cerdas, com mais cuidado ainda.

Cuidado com a água fervente, por isso recomendo as luvas, de modo que se possa segurar no cabo e no nó com firmeza sem se queimar.

Se ainda assim o nó insiste em não sair, é porque provavelmente a construção do cabo é feita em torno do próprio nó. Isso é comum em pinceis antigos da Ever-Ready, por exemplo. Neste caso, eu ensino como fazer a troca AQUI neste tópico.


Continuando:

Limpe o restante da cola que ficou na cavidade. A Vie-Long usa (pelo menos neste pincel!) uma cola epóxi macia que saiu com a mão mesmo. A Semogue não, usa uma cola composta que, uma vez endurecida, vida pedra! Nesse caso, pode ser preciso o uso de uma micro retífica para desbastar a cola seca.

Aqui está uma foto do cabo do BC Mistura do Gabriel Felizardo, após ter lhe retirado o nó, e de outro Semogue, o 1470 que lhe doou o cabo:



Para fazer estes trabalhos, entre outros, eu comprei uma destas...


... e tem me servido muito bem.

Parte II - Como instalar o nó
Vamos primeiro comentar o básico; O cabo que vai receber o nó precisa ter um tamanho adequado à este. Não pensem que se pode pegar um nó de 20mm e pôr num cabo com abertura de 26mm ou o contrário. Ajustes podem ser feitos,claro. Aquele cabo do 1470 que recebeu o nó do Mistura BC, tinha uma abertura de aproximadamente 21mm (porque a anilha também ocupa espaço!), portanto o nó do mistura, de 22mm (23 com a anilha!), precisou apenas de um pouco de trabalho com a retífica, usando a ponta abrasiva, para alargar.

O contrário também pode ser feito; colocar um nó menor numa abertura maior. Mas neste caso, se a diferença for grande, o risco é de o nó se deformar e abrir demais. O ideal é o cabo ser um ou dois milímetros maior que o nó que será instalado, para assentar bem, e não mais que isso. Se você não tem uma retífica, nem pense em fazer estas peripécias!

Uma explicação mais alongada sobre isto pode ser lida AQUI.
Continuando:

Para instalar o nó no lugar (já limpo), a única coisa que você vai precisar, na teoria, é da cola epóxi. Eu uso e recomendo esta:


É uma cola epóxi bicomponente de secagem rápida. Na embalagem diz que seca em dez minutos, mas na prática sempre deixo meus pinceis de um dia para o outro para fixar bem.

A maneira de usar estas colas bicomponentes é simpes; mistura-se duas partes iguais, uma de cada tubo (componente) e aplica-se no item a ser colado. Eu costumo, por praticidade e evitar desperdício, misturar a cola na própria abertura do cabo.


Por capricho, aplico também na base do nó e deixo secar um minuto, para "puxar" como dizemos no meu ramo:


Aqui vale fazer uma observação; Este cabo tinha uma abertura bem funda, e o nó não tocava no fundo. Percebe-se que a anilha, ou o "copinho" que a Vie-Long usa é bastante alto. Para compensar esta diferença, e adicionar um pouco mais de peso no pincel, eu pûs três moedas de 25 centavos no fundo da cavidade. Para quem quiser aumentar o loft do pincel, este é o caminho. Para diminuir, é mais complicado, precisa desbastar o fundo da cavidade com a retífica (olha ela aí de novo).


Neste ponto, só nos resta pôr o bendito do nó!


É preciso cuidado ao manusear o nó para não arrancar-lhe pelos, sujar com a cola epóxi, etc. Eu envolto o nó (apenas o pelo!) em papel jornal ou fita veda-rosca até o momento que colo ele ao fundo, para evitar contra-tempos. (agora percebo que não aparece em nenhuma foto essa detalhe, mas deixo a dica)


Produto final:


O nó utilizado foi um Silvertip em 24mm da Virginia Sheng
E pronto, é basicamente isso. Tentei fazer aqui a coisa explicada, mas sem informações demais para complicar. Como diz um amigo; "keep it simple,stupid!"  :)

Para fechar, quero agradecer ao ClaudioBP que me chamou a atenção ao método do Teiste, e ao Emuanel, por ESTE tópico, que foi o primeiro que li sobre o assunto.

Cumprimentos

Stützel:
Muito interessante. :) Vou acompanhar!!

secretum:
Muito bom, obrigado pela partilha ;)

goaman:
Parabéns pela iniciativa Gabriel! Muito bom tópico!!

Nuno Sá:
 É útil sem duvida.

 Depois dá-me a recita desses pinceis que me estão a abrir o apetite  ;D

Navigation

[0] Message Index

[#] Next page

Go to full version