Uomo crema da barba by Bottega Verde

Trata-se de um creme de barbear disponível nas lojas Bottega Verde, um pouco por todo o país. Também se pode obter online. É fabricado em Itália pela Biochimica s.p.a., fabricantes do bem reputado e saudoso sabão P.160 e dos cremes de barbear Fígaro/Fitness, também vendidos nos USA sob a marca RazoRock.
1 - Formulação: A formulação deste creme… pois. Nem sei que pensar.

Eis o que se pode ler no autocolante colado no fundo do recipiente:

Aqua, Stearic Acid, Cocos Nucifera Oil, Potassium Hydroxide, Propylene Glycol, Myristic Acid, PEG-150 Distearate, Simmondsia Chinensis Oil, Parfum, Benzyl Alcohol, Theobroma Cacao Butter, Tetrasodium Edta
Aparentemente apresenta óleo de coco, manteiga de cacau e óleo de jojoba. Trata-se portanto de um creme de origem vegetal. No entanto, eis o que descobri ao descolar o dito autocolante:

Aqua, Stearic Acid, Palmitic Acid, Cocos Nucifera, Potassium Hydroxide, Glycerin, Myristic Acid, PEG-150 Distearate, Jojoba Wax, Parfum, Benzyl Alcohol, Tetrasodium EDTA
Esta segunda formulação é a mesma do Fígaro/Fitness:

(imagem retirada
daqui)
Ora isto deixou-me um bocado na dúvida… Qual das formulações estará correcta? A diferença está na presença do propilenoglicol e da manteiga de cacau na formulação “Bottega Verde”, e na presença de ácido palmítico e glicerina na formulação "Fígaro". Das duas uma, ou o fabricante aproveita as embalagens colando apenas por cima a formulação correcta, ou então este creme é apenas o Fígaro vendido sob outro nome. Das duas hipóteses, até que preferia esta última. Ora… fica a dúvida.

Deixemo-nos então de teorias e passemos à prática, pois como dizem os ingleses
"the proof is in the pudding".
2 - Apresentação: O creme é apresentado em boião de 150mL. O boião é de plástico, faz lembrar os boiões em plástico da Omega/Proraso. Quando novo, apresenta uma película de alumínio, semelhante à dos iogurtes, por baixo da tampa azul que protege o creme e o mantém livre do contacto do ar até chegar ao consumidor. Ao contrário de outros produtos italianos (que apresentam uma consistência intermédia entre creme e sabão), este é sem dúvida e assumidamente um creme, é bem mais suave que o Valobra: este Bottega Verde é um creme espesso e pegajoso.
3 - Duração: A embalagem é enorme (150mL), e não é preciso carregar muito o pincel, certamente durará bastante. Certamente uns 2-4 meses sem esforço.
4. - Carga de sabão: Muito fácil e rápida. Trata-se de um creme, logo não há necessidade de humedecer a superfície. Também se pode tirar uma porção com uma colher ou semelhante e colocar directamente na tigela. É um produto cremoso e pegajoso, adere ao pincel com muita facilidade.
5 - Capacidade para formar espuma: Excelente. É uma das melhores características. Ao princípio parece que não faz espuma de jeito, mas adicionando uma gotas de água… bum!, explode em espuma. Nem é preciso bater durante muito tempo, muito facilmente se obtém uma espuma de qualidade, quer com texugo quer com cerda.
Primeira passagem:
Depois da primeira passagem, adicionei mais algumas gotas e a espuma explodiu ainda mais! 
6 - Rácio água/sabão: Muito permissiva. Aguenta muito bem um pequeno excesso de água, sem prejudicar a qualidade de espuma. É algo guloso no que toca à água, requer mais água e menos creme do que outros.
7 - Qualidade da espuma: Muito boa, densa e cremosa, adere com facilidade à pele. Uma espuma que dá gosto olhar, e deslizar por entre os dedos.
8 - Protecção e deslize: Excelente. A sensação de deslize é notável. A espuma é acolchoada, volumosa e dá uma excelente sensação de protecção. Neste capítulo, é fortíssimo, quase perfeito.
9 – Sensação na caraExcelente. Não se nota nenhuma sensação mentolada ou refrescante, nem qualquer sensação esquisita. No entanto, dá uma sensação de conforto muito grande. Proporciona um barbear muito confortável, sem qualquer irritação ou corte.
10 - Hidratação e sensação após barbear: Muito boa. A pele fica muito bem hidratada, não sei se por causa do óleo de jojoba ou dos outros componentes do creme. Também não deixa a pele pegajosa ou demasiado oleosa. Muito bom neste aspecto.
11 - Aroma: É um aroma a amêndoa amarga ou a massapão, com algumas notas doces, um pouco mais forte que o do Valobra. A espuma tem um aroma mais fraco e mais parecido com a amêndoa. Dura todo o escanhoado, depois desaparece rápido. Pessoalmente agrada-me bastante.
12 - Preço: Uma embalagem de 150g custou-me €2,99. Um excelente exemplo de que um excelente produto, de boa qualidade não tem necessariamente que ser caro. Pela qualidade que apresenta, é uma pechincha. Em algumas zonas do país, o preço é ligeiramente superior (€3,99).
13 - Conclusão: Um creme de barbear com uma qualidade superior ao que o seu preço deixaria antever. É um creme bem superior ao Proraso/Ómega, e na minha opinião faz sombra a outros cremes e sabões que custam o dobro ou o triplo. Este creme é barato, fácil de comprar em loja física, facílimo de trabalhar e que hidrata e trata muito bem a pele dando uma excelente sensação de protecção e deslize.
Produto recomendado? Um grande
SIM. Quer para uso diário, quer para incluir numa rotação. Se a tudo o que disse antes juntarmos o aroma a amêndoa (caso nos agrade) temos uma receita ganhadora!

