Author Topic: Repelente para melgas. Help... please...  (Read 11890 times)

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Repelente para melgas. Help... please...
« Reply #15 on: May 06, 2014, 06:04:02 am »
0
Bom, sacos de agua, CD's velhos, já vi um pouco de tudo. Algumas coisas poderão funcionar com moscas, outras nem isso.

Algo que ainda não experimentei, mas poderá funcionar é o seguinte: os mosquitos procuram o dioxido de carbono, daí descobrirem-nos facilmente, pois detectam aquele que expiramos. Na impossibilidade de os manter afastados com mosquiteiros ou difusores químicos, uma armadilha que os atraia e mantenha presos poderá ser uma solução...

Baseado em algo que vi na net, o meu pai usa na "horta" algo que funciona muitíssimo bem com moscas e vespas. Não tem sempre isto montado pois também afecta abelhas e outros insectos voadores que efectuam a polinização. Com uma garrafa PET cortada a 2/3 da altura a partir da base, e com a parte de cima invertida e colada dentro da de baixo (que serve como armadilha) coloca água com algo dissolvido, para atrair a bicharada. No caso das melgas, penso que a mistura ideal poderá ser um pouco de acucar e fermento (que irá produzir o CO2) mas há varias receitas...

Depois só tens de colocar este conjunto perto da janela e esperar que as melgas sejam atraídas por isto. Se funcionar tão bem quanto a outra mistura para moscas e vespas, ao fim de umas horas a superfície do líquido está coberta de mosquitos mortos. Com o ódio que tenho ao estupor do bicho, deve ser uma visão agradável!  ;D
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Repelente para melgas. Help... please...
« Reply #16 on: May 06, 2014, 07:24:28 am »
0



Primeiro, prevenção claro: redes em todas as janelas. Se não se encontrar no mercado, compre-se aquele tule de noiva de malha cerrada que dá, mas ter cuidado ao aplicar que dependendo da qualidade pode rasgar-se.Claro que tudo isto não fica barato, a ponderar com calma...

Segundo, métodos naturais: o CDC USA recomenda eucalipto mas a experimentar.Esmagar folhas novas com alta concentração de óleos e colocar numa tigela esmagadas a 2 ou 3 mts da criança.Não creio que influencie a saúde dela, mas nada custa um telefonema rápido ao pediatra. Suponho que não havendo contacto com a pele ou boca não haverá problema, fica o quarto perfumado e não custa tentar...

Do eucalipto..

http://wwwnc.cdc.gov/travel/yellowbook/2014/chapter-2-the-pre-travel-consultation/protection-against-mosquitoes-ticks-and-other-insects-and-arthropods

http://www.cdc.gov/westnile/faq/repellent.html

3. Está impedida a venda de Citronella na Europa como "anti-mosquito" que em laboratório não ficou provado.

4. Um cone anti-mosquiteiro: as desvantagens do cone é que se aquece debaixo, pq não há muita ventilação e de verão poderá influenciar. Sobe de 3 a 5 graus, ver mais, dependendo se corre ou não muito vento e a exposição do quarto, a norte ou sul, se janelas abertas etc. Mas, no geral, dentro de casa corre tudo bem e ficará assim:



A pensar nisso eventualmente, e a poder ajudá-lo, tenho dois cones mosquiteiros e um deles está novo e ainda embalado, sem rasgões (importante conferir bem, e mm a mm, do estado geral do "pano" ao comprar qq rede, e claro, o espaçamento da rede).

Na que aqui tenho, de bom grado lha vendo pq nova e parada.É parecida com isto, apenas um ponto de fixação, em branco e repito-me bem sei:



5 . Não tem uma tenda de campismo, dessas tipo igloo? Ou um amigo? Habitualmente a parte interna é feita de rede mosquiteira fixa com aqueles arcos dobráveis que lhe dão forma. A poder organizar o colchão da criança no chão do seu quarto, vira a entrada para si, coloca dentro a criança, corre o fecho e vai ver que tudo corre bem.A tenda costuma ter 1.50 mt minimo de altura (um homem sentado é o standard) e a temperatura nunca sobe. Conferir a ventilação lateral, se é livre ou tem rede.

Ficará algo como isto e pode colocar um mobile suspenso na intersecção das varas  ;) :



Quanto aos mosquitos não percebo o Darwinismo da coisa, e do "mais forte sobrevive" etc e tal.Que anda essa bicharada a fazer por cá?!  >:( 

« Last Edit: May 06, 2014, 07:30:35 am by lamina »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Repelente para melgas. Help... please...
« Reply #17 on: May 06, 2014, 09:13:45 am »
0


3. Está impedida a venda de Citronella na Europa como "anti-mosquito" que em laboratório não ficou provado.

Ora bolas! E eu que julgava ter encontrado todo um novo uso para o sabão Arko...! ;D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Repelente para melgas. Help... please...
« Reply #18 on: May 06, 2014, 11:51:26 am »
0



Ora bolas! E eu que julgava ter encontrado todo um novo uso para o sabão Arko...! ;D



Esse de certeza que dá, a usar sem moderação que a lei é omissa acerca... :D




Offline secretum

  • Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1571
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Re: Repelente para melgas. Help... please...
« Reply #19 on: May 06, 2014, 01:19:50 pm »
0
Agradeço a todos a participação!

Caro Gil, excelente menção à tenda! Nem tinha sequer lembrado que a mesma tem precisamente essa rede. Por acaso tenho cá uma e vou precisamente fazer a aplicação para o menino dormir mais descansado ;)

No meu quarto vou ainda fazer o teste com a dica das folhas de eucalipto e depois a dica do confrade phoenix, a garrafa. Por acaso já tinha um esquema aqui para fazer uma geringonça dessas, mas a dica do fermento+açucar é de valor!
Estou curioso para ver qual resulta melhor e se de facto resulta.

3. Está impedida a venda de Citronella na Europa como "anti-mosquito"...

Engraçado, comprei no intermarche uma embalagem com gel de citronella que é vendido precisamente como repelente e ambientador.

Já para o Arko seria um uso interessante. Alguém com coragem para usar como sabão de banho? :P

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re: Repelente para melgas. Help... please...
« Reply #20 on: May 06, 2014, 03:23:15 pm »
0
(...)
Já para o Arko seria um uso interessante. Alguém com coragem para usar como sabão de banho? :P

Mal não faz. Aliás, acho que vou fazer isso mesmo com o sabão de barbear Musgo Real...
Hay que barbear cada dia mas!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Repelente para melgas. Help... please...
« Reply #21 on: May 06, 2014, 04:26:56 pm »
0
Mas ao menos o Musgo Real cheira bem! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline phoenix

  • Trade Count: (+3)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 338
  • Corroios :: Portugal
  • Respect: +2
Re: Repelente para melgas. Help... please...
« Reply #22 on: May 06, 2014, 04:58:38 pm »
0
Já agora, depois reporta o que funcionou e não funcionou, para referência do pessoal...  ;D
5USD/10USD de desconto na primeira compra na iHerb com o código KMV001

Set Fixo: EJ DE89 Barley + Semogue 1800

Offline mosca

  • Trade Count: (+5)
  • Cella na tigela
  • ***********
  • Posts: 426
  • "Knowledge is contagious"
  • Respect: +5
Re: Repelente para melgas. Help... please...
« Reply #23 on: May 06, 2014, 05:49:46 pm »
0
Olá,
No passado, usava velas de citronela, que me pareciam não muito eficazes. Agora temos usado em casa velas de andiroba, que têm se mostrado bastante boas.
"There´s no safe level of exposure to tobacco smoke"

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Repelente para melgas. Help... please...
« Reply #24 on: May 06, 2014, 07:03:27 pm »
0



Agradeço a todos a participação!

Caro Gil, excelente menção à tenda! Nem tinha sequer lembrado que a mesma tem precisamente essa rede. Por acaso tenho cá uma e vou precisamente fazer a aplicação para o menino dormir mais descansado ;)


De nada caro amigo, que uma criança toda picada até dá dó  :'( . Confirme bem se tudo impecável e sem rasgões. Tule, creio, essa rede "de noivas"  :D



Engraçado, comprei no intermarche uma embalagem com gel de citronella que é vendido precisamente como repelente e ambientador.


Uma "bacia" em barro?! Tb as há cá, mas tudo "ilegal" nem sequer devia ter escrito "anti-mosquito"...


Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Repelente para melgas. Help... please...
« Reply #25 on: May 06, 2014, 07:04:44 pm »
0
Mas ao menos o Musgo Real cheira bem! :D

...e o Arko tambem, "olha, olha"!... :P

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5243
  • Respect: +40
Re: Repelente para melgas. Help... please...
« Reply #26 on: May 06, 2014, 09:48:48 pm »
0
Para afugentar mosquistos, óleo de alecrim, lavanda ou cedro.

Esta noite também tive um a zunir, só o matei de manhã quando me levantei, estava na parede cheio de sangue que me andou a sugar durante a noite  ;D

Sempre sofri muito com mosquitos, não é por causa das picadas, mas sim do barulho. Não consigo dormir com um mosquito a zunir a noite toda, não sei como há pessoas que aguentam.
Ainda por cima os mosquitos apreciam mais pessoas com tipo de sangue ORh.

Offline Caramelo

  • Trade Count: (+1)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 21
  • Respect: +26
    • Email
Re: Repelente para melgas. Help... please...
« Reply #27 on: May 06, 2014, 10:05:18 pm »
0
Para afugentar mosquistos, óleo de alecrim, lavanda ou cedro.

Esta noite também tive um a zunir, só o matei de manhã quando me levantei, estava na parede cheio de sangue que me andou a sugar durante a noite  ;D

Sempre sofri muito com mosquitos, não é por causa das picadas, mas sim do barulho. Não consigo dormir com um mosquito a zunir a noite toda, não sei como há pessoas que aguentam.
Ainda por cima os mosquitos apreciam mais pessoas com tipo de sangue ORh.

 É sempre interessante ler os teus comentários sobre a ciência... 8)

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Repelente para melgas. Help... please...
« Reply #28 on: May 06, 2014, 10:09:57 pm »
0
Bom, sacos de agua, CD's velhos, já vi um pouco de tudo. Algumas coisas poderão funcionar com moscas, outras nem isso.

Algo que ainda não experimentei, mas poderá funcionar é o seguinte: os mosquitos procuram o dioxido de carbono, daí descobrirem-nos facilmente, pois detectam aquele que expiramos. Na impossibilidade de os manter afastados com mosquiteiros ou difusores químicos, uma armadilha que os atraia e mantenha presos poderá ser uma solução...

Baseado em algo que vi na net, o meu pai usa na "horta" algo que funciona muitíssimo bem com moscas e vespas. Não tem sempre isto montado pois também afecta abelhas e outros insectos voadores que efectuam a polinização. Com uma garrafa PET cortada a 2/3 da altura a partir da base, e com a parte de cima invertida e colada dentro da de baixo (que serve como armadilha) coloca água com algo dissolvido, para atrair a bicharada. No caso das melgas, penso que a mistura ideal poderá ser um pouco de acucar e fermento (que irá produzir o CO2) mas há varias receitas...

Depois só tens de colocar este conjunto perto da janela e esperar que as melgas sejam atraídas por isto. Se funcionar tão bem quanto a outra mistura para moscas e vespas, ao fim de umas horas a superfície do líquido está coberta de mosquitos mortos. Com o ódio que tenho ao estupor do bicho, deve ser uma visão agradável!  ;D

 É curioso que usei este sistema caseiro, mas com dois garrafões de água de 5 litros e com uma pequena mangueira, para adicionar CO2 ao meu aquário plantado aqui há uns anos.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re: Repelente para melgas. Help... please...
« Reply #29 on: May 07, 2014, 12:17:04 am »
0


Sempre sofri muito com mosquitos, não é por causa das picadas, mas sim do barulho. Não consigo dormir com um mosquito a zunir a noite toda,


+ 1   >:(

do mosquito...


Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal