Author Topic: Saiver ProfiMed  (Read 3716 times)

Offline PauloF

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1142
  • Respect: +518
    • Email
Saiver ProfiMed
« on: June 15, 2014, 08:58:25 pm »
+5
Antes de mais deixem-me ressalvar que isto não é uma avaliação pelo que não haverá pontuação.
È acima de tudo algumas considerações pessoais.


Trata-se de uma máquina que comprei em finais de Abril. Custou a módica quantia de 11€ posta em casa e tem como principal característica o facto de poder funcionar com 2 laminas.




Conforme as especificações do vendedor é uma máquina de 3 peças construída em plástico ABS, aço e alumínio. Na realidade é uma máquina de 4 peças uma vez que para se poder utilizar na configuração de dupla lâmina é fornecido um espaçador. Tem um peso total que ronda as 28 grs.

O cabo de alumínio é singelo, sendo no entanto, surpreendentemente, isento de imperfeições e bastante bem conseguido no que á pega respeita.

O baseplate é de plástico ABS. A versão que adquiri apresenta um lado com guarda e o outro com pente aberto. Existe também uma versão de baseplate em que ambos os lados têm guarda. A minha preocupação aqui residia no facto de poder haver uma deformação estrutural provocada pela água quente. Preocupação essa que se revela infundada uma vez que a tolerância do mesmo vai até aos 50°C.

O top plate é de alumínio. Importa aqui referir que a fixação da rosca ao dito não inspira propriamente confiança. No entanto, esta é compatível com o cabo da EJ ou Maggard por exemplo.

O espaçador é de aço e tem como única função criar o espaçamento entre as lâminas.

Funciona quer com uma lâmina quer com duas. Independentemente da configuração, o lado aberto é mais agressivo que o seu vizinho guardado.



O processo de carregar as lâminas é caótico, chateia! Não só temos que partir uma das lâminas ao meio como ainda temos que a alinhar de uma forma que, eufemísticamente, chamaria de circense.

Como é apanágio das máquina ML, o processo de limpeza pós barba deixa muito a desejar. Pessoalmente gosto de, após cada escanhoado, abrir a maquina e passa-la por agua corrente a fim de remover todo o resíduo barbistico. Com esta senhora isso é impensável porque obrigaria a repetir todo o processo do alinhamento das lâminas.




A máquina não é robusta, visualmente não cativa, os materiais são fraquinhos e padece de um incontornável défice de “user friendly”.

A pergunta que se impõe é invariavelmente se a recomendo?
Não, não recomendo.
Não recomendo por tudo o que atrás expus. Se gostas de produtos high-end, de sentires na mão o peso da qualidade e o prestígio da marca, se gostas de máquinas bonitas e funcionais, eficazes mas simples, máquinas com provas dadas. Intemporais… Foge como o diabo da cruz.

Por outro lado se és do tipo “deixa ver o que isto dá” então arrisca. No limiar pode ser que te aconteça o que me aconteceu a mim (…)

(…) que só faz um mês que não a largo. Estou fascinado, mais, enfeitiçado!

Mas porque?

Sei lá! Por tudo o que atrás expus?

Por ser literalmente o patinho feio do BC? O underdog do wetshaving?

Esta é a estrela dançante de Nietzsche. Não viesse ela própria do caos.


Porque ao fim ao cabo os pormenores estão lá todos. O gap no lado aberto, o alinhamento quase perfeito no lado fechado. A dualidade agressivo/suave, intencional e útil estão bem patentes. Vê-se na geometria do cabeçal a intencionalidade de ser assim mesmo.
Isto numa máquina feita de plástico e alumínio é por si só um feito de engenharia a merecer destaque. Mas também a sua extrema eficácia sem cair no agressivo, o barulho da barba a ser cortada que é algo que me agrada bastante. Enfim…



A versatilidade de poder ser usada com uma ou duas lâminas.  

Duas lâminas iguais ou duas lâminas diferentes?
A de cima mais agressiva e a debaixo mais suave? Ou Vice-versa?
Estão a ver as possibilidades?

Não é, no entanto uma máquina para iniciados. Não é para apressados e certamente não será para desajeitados.

Tem-se revelado uma pequena cornucópia de prazeres barbisticos. Pessoalmente tem me dado bastante gozo usar. Pelo que se me perguntarem se a compararia novamente, a resposta só pode ser:
Sim! Num ápice.

Por fim permitam-me um off topic.

Quando eu era puto, um tio meu ofereceu ao meu pai um carreto “Rocha”. O carreto “Rocha” era feito por um seu vizinho e colega metalúrgico na Lisnave: O Sr. Rocha. Estes carretos, feitos numa pequena oficina, eram míticos e ambicionados por todo o pescador que se prezasse.
Eu consigo ver nesta máquina um pouco dessa tenacidade. Gosto de pensar que alguém na Rússia, um empreendedor, se deu ao trabalho e ao engenho de conceptualizar e produzir uma máquina que não sendo fenomenal é no mínimo, assaz interessante.

Por fim,

Uma boa avaliação aqui

O vendedor aqui
« Last Edit: August 11, 2017, 06:09:47 pm by PauloF »

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re: Saiver ProfiMed
« Reply #1 on: June 15, 2014, 09:45:00 pm »
0
Cativou-me! :)

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Saiver ProfiMed
« Reply #2 on: June 15, 2014, 10:06:20 pm »
0
Já faltava a avaliação desta máquina. Gostei da avaliação.

A placa de aço não oxidará?

Offline Nuno Sá

  • Trade Count: (+7)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1323
  • Lisboa
  • Respect: +62
    • Email
Re: Saiver ProfiMed
« Reply #3 on: June 15, 2014, 10:07:43 pm »
0
 Pelo que custa não se pode pedir muito. O vendedor tem lá uns vidrinhos bem porreiros.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re: Saiver ProfiMed
« Reply #4 on: June 15, 2014, 10:39:03 pm »
0
Ora aí está uma máquina invulgar. :) Interessante, sem dúvida!
Parabéns pela óptima revisão. :)
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Saiver ProfiMed
« Reply #5 on: June 15, 2014, 10:45:40 pm »
0
Obrigado pela revisão amigo!! Eu estava namorando uma dessas no Ebay!!

Offline Cardoso

  • Trade Count: (+11)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1246
  • Brasil
  • Respect: +15
    • Email
Re: Saiver ProfiMed
« Reply #6 on: June 16, 2014, 01:05:53 pm »
0
Boa revisão.
Aprendiz de enabler.

Offline Hugo_Zeb

  • Trade Count: (+2)
  • Tech-no-logic
  • **********
  • Posts: 337
  • Sempre a pôr a lâmina nos outros...
  • Respect: +18
    • Email
Re: Saiver ProfiMed
« Reply #7 on: June 16, 2014, 02:22:40 pm »
0
Só pela exposição que o confrade fez, pela intriga que me gerou, experimentava!!!!
 :) :) :) "... assim é o poder da escrita..."

Offline audax

  • Vendedor
  • Trade Count: (+12)
  • Lucky Tiger
  • *
  • Posts: 2097
  • Respect: +48
Re: Saiver ProfiMed
« Reply #8 on: June 16, 2014, 02:27:46 pm »
0
Uma óptima revisão!! Desconhecia e pelo preço é mesmo daquelas que vale a pena mesmo que seja só por curiosidade!! :D

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal