Creio que não é caso para ires ao médico para já. Eu uso o nívea soft (já enunciado) como hidratante após o banho à noite (quer faça ou não a barba) e resulta que é um mimo. Também fico com a pele seca no queixo e nas laterais da boca. Há uma variedade de hidratantes. A Nivea tem um específico para homem mas nunca experimentei pois é mais caro que o que uso.
A questão é que a pele só pode ser hidratada de verdade de dentro para fora, pois não absorve umidade externa. É só perceber que é mais fácil um náufrago morrer por desidratação que afogado ou por fome. Os cremes chamados de hidratantes servem para provocarem sensação de umidade. Tomar banho provoca o mesmo efeito. A diferença é que a sensação provocada pelo banho passa mais rápido.Os bálsamos pós-barba também possuem "hidratantes" em sua composição e isso não está bastando para o colega. Acho que um "hidratante" mais eficaz como os citados poderia aliviar alguns sintomas, mas não poderia tratar um real problema, se é que há algum problema.
Por que os dermatologistas recomendam tanto usar hidratante então? (uns bem caros, por sinal)
...E nós até recomendamos alguns bastante acessíveis. O Nívea é um clássico e encontra-se fácilmente em qualquer superficie. ...
Vou reportando por aqui como corre.. agora vou parecer uma gaja, cremes nocturnos. lol eu até acho a minha pele oleosa, menos nos sítios referidos..