Author Topic: Antiga Barbearia de Bairro  (Read 18848 times)

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Antiga Barbearia de Bairro
« Reply #15 on: December 22, 2010, 12:35:18 am »
0
Já me desiludiste, ia todo confiante amanhã usar o meu 1305  ;D Perdido por 100, perdido por 1000, der por onde der, doa a quem doer, amanhã vai à cerda  :D

Nada como experimentar! Como dizem os ingleses, "the proof is in the pudding"! :D
E a experiência/opinião de cada um pode ser diferente... e até acredito que um pincel de cerda mais firme poderá fazer maravilhas com este sabão.

Por falar em pudim, podiam fazer um creme ou sabão com aroma de pudin flan  ;D

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Antiga Barbearia de Bairro
« Reply #16 on: December 22, 2010, 12:53:34 am »
0
Pudim flan? Bem, eu desde que vi um sabão de barbear com aroma a bacon, passei a acreditar em tudo...  :o



Enfim, americanices...  :-\

O pincel da Antiga Barbearia de Bairro é um mimo. E eu a pensar que não gostava de pêlo de texugo tipo puro... Isto não tem nada a ver com "Frank Shavings" e afins. É bem porreiro.
Já descobri porque é que o Murray gosta tanto dos pincéis "pure badger" da Semogue!
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Islander

  • Trade Count: (+1)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2196
  • Respect: +9
Re:Antiga Barbearia de Bairro
« Reply #17 on: December 22, 2010, 10:21:21 pm »
0
Para quem não espuma na cara deve ser bastante eficaz mas para quem o faz deve arranhar,não?  :-\
5$ de desconto com iHerb referral code: GOM606

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Antiga Barbearia de Bairro
« Reply #18 on: December 23, 2010, 10:27:01 am »
+1
Já me desiludiste, ia todo confiante amanhã usar o meu 1305  ;D Perdido por 100, perdido por 1000, der por onde der, doa a quem doer, amanhã vai à cerda  :D

Olá pessoal,

Já que estão a falar em usar um pincel de cerda, ontem experimentei o sabão com o Semogue 2000.
O sabão facilmente gera espuma, lá isso é verdade, possivelmente a presença de SLES dá-lhe um "boost" na espuma.
Não achei a espuma particularmente protectora nem "almofada", se é que me entendem. No fim, depois de 2 passagens e um corte  :D, fiz o que costumo fazer ao pincel, aperto-o na base para ver o estado da espuma que o pincel ainda tem dentro do pêlo e apanho-o na palma da mão. Ao apertar a espuma dentro da mão, não senti particularmente aquele "corpo" que outros sabões e cremes dão à espuma, se é que me percebem. Achei a espuma algo vazia, sem corpo.
Tirei umas fotos (inclusivé do meu corte), depois ponho aqui.

Abraço
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Leon

  • Vendedor / Moderador Emérito
  • Trade Count: (+18)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2351
  • Porto, Portugal
  • Respect: +40
    • Vintage Scent
Re:Antiga Barbearia de Bairro
« Reply #19 on: December 23, 2010, 02:17:09 pm »
0
Então aqui vão as fotos:

Como disse, é fácil de gerar espuma:


O problema é a protecção e efeito "almofada" (AAAAIIII!!):


No fim, como é meu costume, aperto a rama e o excesso de espuma sai do interior. Ponho-a na palma da mão e tento "esmagá-la", apertando com força. Normalmente sinto uma pequena resistência, mas neste caso nem por isso, e reparo que a espuma é pouco densa e muito "vazia", faz lembrar (bate na madeira 3 vezes) espuma de lata:
Melhores Cumprimentos,

Bruno

Visite a minha loja em www.VintageScent.com para pinceis Semogue, navalhas, cremes, sabões e serviço de afilamento e restauro de navalhas

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Antiga Barbearia de Bairro
« Reply #20 on: December 23, 2010, 07:07:30 pm »
0
Deixa lá Leon, o sabão no futuro virá com uma caixinha de penso rápidos  ;D

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Antiga Barbearia de Bairro
« Reply #21 on: December 23, 2010, 07:52:35 pm »
0
Ehhh, lá! Que grande lenho!
Fizeste um corte desses aí na cara e a primeira coisa que te lembraste foi de tirar uma foto? Isso não é normal, pá! (brincadeira!)  :D :D :D

Agora a sério, no meu post inicial, indiquei algo parecido... a espuma parece ser algo arejada, e não tem aquele "brilho", eu até estranhei.
No entanto, aceitei tal como sendo algo característico da espuma deste sabão, e segui em frente.
O que é certo é que me proporcionou um barbear bastante bom, tanto que da segunda vez que a experimentei, até nem usei o prebarba da Proraso que uso diariamente. Até achei a espuma almofadada, e protectora q.b. pelo menos para mim que uso safety-razor.
Tanto que acabei sem qualquer corte ou irritação, e isso é algo que não posso dizer de outros cremes/sabões que já experimentei...

Mas confesso que gostei mais da espuma quando usei um pincel de texugo... e eu que até gosto de pincéis de cerda!! :D

Para quem não espuma na cara deve ser bastante eficaz mas para quem o faz deve arranhar,não?  :-\

É um pouco "áspero", mas não em demasia. Nada que se compare com o "Pure Badger" da Frank Shaving, que parece que tem as unhas do texugo na ponta dos pêlos...  ;D
Em geral, acho que é apenas um pouco (só um pouquinho) mais áspero que o LiJün Finest que se popularizou aqui no fórum.
No entanto, não o recomendaria para quem faz espuma na cara. Recomendaria algo com mais firmeza e já agora, mais suave nas pontas.

« Last Edit: December 23, 2010, 07:54:10 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline nunogrl

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+1)
  • Devoto de São Martin de Candre
  • *
  • Posts: 2231
  • Respect: +59
    • Email
Re:Antiga Barbearia de Bairro
« Reply #22 on: December 26, 2010, 12:18:36 am »
0
Usei este sabão pela primeira vez com um pincel vintage (1850) acabado de sair da caixa, por isso agrava o desempenho do sabão.


Espuma feita na cara, o pequeno comeu-me o sabão todo.. sobrou pouco para mim..  :-\

O sabão desenvolve bem, a espuma é notória mas não generosa (pode ser devido ao pincel de tenra idade).
Não sobrou muita espuma para a terceira passagem, tive de voltar ao pote.

Com a merkur Futur e gilette platinum deu-me um rabinho de bebé (sem cortes ou irritação).

« Last Edit: December 26, 2010, 12:33:28 pm by Lusitano »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Antiga Barbearia de Bairro
« Reply #23 on: December 26, 2010, 07:03:02 pm »
0
Disponibilizo aqui, para os mais curiosos, o caderninho de apresentação que me chegou com a encomenda enviada pela 100mL. Contém uma apresentação da marca, dos produtos, processos de fabrico, etc.

O carderninho está em pdf e alojado no rapidshare:
http://rapidshare.com/files/439385786/Antiga_barbearia_de_Bairro.pdf
Para fazer download, clicar no link acima, e deois no botão que dis "Slow Download".
Esperar 30 segundos, e de seguida clicar em "download now"!

A título de curiosidade, e para esclarecer algumas dúvidas acerca do aroma do sabão de barbear e dos restantes produtos, deixo aqui uma das páginas do caderninho, que descreve a pirâmide olfactiva:


I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Antiga Barbearia de Bairro
« Reply #24 on: January 01, 2011, 05:29:46 pm »
0
Ano novo, nova review. Esta vai ser uma review um pouco diferente das que habitualmente faço.

Recebi uma amostra do sabão de barbear "Antiga Barbearia de Bairro", gentilmente cedida pelo oversaturn. O sabão, bem como outros produtos da linha Antiga Barbearia de Bairro foram cedidos pelo Sr. Luis Pereira da 100ml, empresa responsável pela comercialização desta marca. A produção deste sabão ficou a cargo da Castelbel, uma das mais famosas e antigas saboarias portuguesas.

O produto é apresentado num bonito e resistente boião de vidro com tampa metálica, tendo o sabão em si um peso de aproximadamente 150 gramas. A aparência é única e distinta, pelo menos nunca vi um sabão com esta aparência. É muito brilhante, como se tivesse verniz (mas não tem  :P), e parece um bloco de rocha calcária. A cor é bem branca e é bastante duro, o que significa que é um produto que rende muito. É vendido principalmente em lojas de design e de especialidade, com um preço que ronda os 15€.


Passamos ao aroma. É um aroma suave, muito pouco pronunciado, com prevalência de fragrância cítrica. A espuma em si, após ser aplicada deixa escrutinar um certo aroma a baunilha. Diria que é necessário ter-se um nariz muito apurado para se conseguir detectar os vários aromas que são indicados como estando presentes neste sabão. Na minha opinião, e apesar de ser apresentado com uma parafernália de aromas, é muito complicado para a maioria das pessoas reconhecer os diferentes aromas, além da predominância dos citrinos.

Notas de abertura - Bergamota, laranja, lima e mandarina
Notas de coração - âmbar e baunilha
Notas de fundo - notas quentes de madeira, um toque de especiarias, chocolate, cravinho e musk

Este sabão é constítuido por ingredientes pouco vulgares em sabões de barbear. A lista de ingredientes: Propylene glycol, água, sucrose, sodium stearate, sodium cocoate, sodium laureth sulfate, cocamdiopropyl betaine, glycerin, sodium chloride, titanium dioxide, kaolin, linalool, limonene.
Aquele branco imaculado é obtido com o dióxido de titânio. O sodium laureth sulfate é muito utilizado principalmente em champô e sabonetes e produz espuma abundante. O aroma cítrico vê-se que vem do limonene. Os ingredientes mais notáveis são sucrose e o kaolin. A sucrose é afinal de contas, açúcar. O kaolin é um mineral natural utilizando principalmente na indústria cerâmica. Neste sabão causa um problema: tende a acumular-se no nó do pincel e torna-se complicado de o remover, pois forma uma pasta consistente.

Ao criar-se espuma numa tigela, a primeira impressão não é nada positiva. Uma espuma com muito ar, sem a coesão das espumas que habitualmente obtemos com outros cremes/sabões. No entanto durante a utilização, cumpre a sua função. Testei este sabão com pincel de cerda e de texugo, em tigela e no resto e devo dizer que conclui que os resultados obtidos com pincel de texugo são muito superiores comparativamente à cerda. E a espuma é bem melhor criada no rosto do que criada numa tigela. Os pinceis utilizados foram o Semogue 1305 e o LiJun & 1980 Finest badger. Diria que a conclusão neste caso é de que os olhos enganam, a espuma é bem melhor do que parece. Se poderia ser melhor? Claro que sim, mas já vi bem piores.
É também importante a quantidade de água utilizada, diria que este sabão não é muito permissivo a excessos, é bem mais fácil iniciar com o pincel muito bem escorrido.



A eficácia é relativa, e vai depender de vários factores. Se fizer espuma no rosto, considero bem mais eficaz do que a produzida na tigela. Existem produtos muito mais eficazes, mas este, contudo, não será dos piores. Cumpre a sua função, mas sem grande dinstinção.

No campo da hidratação, não será dos produtos mais hidratantes, talvez se fosse adicionado algo como lanolina ou karité, o nível de hidratação melhorasse substancialmente. É um dos pontos a melhorar no futuro.

Ponderando todos os pontos, diria que este sabão é uma agradável supresa, tendo espaço para melhorias no futuro, mas é um produto que merece estar na rotação de qualquer amante do barbear clássico.

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Antiga Barbearia de Bairro
« Reply #25 on: January 17, 2011, 05:47:39 pm »
0
Tive oportunidade de receber, por alturas do Natal, uma amostra deste sabão de barba (e também a versão de banho em 150 gr) enviada pelo companheiro Emanuel deste forum - a quem transmito o meu muito obrigado - e sou a colocar aqui a minha modesta opinião, após 3 semanas de uso desse artigo.

A primeira coisa que faço quando recebo/abro um sabão novo é levá-lo ao nariz a ver a que cheira...Parece-me lógico não é?! :D Bem, neste foi igual! Não desgotei do cheiro, citrico principalmente, em seco.Já em molhado, o cheiro manifestou-se pouco floral, esperava um floral bonito e encorpado, e vi um floral meio estranho, misturado com uma outra nota qualquer animal ou de madeira.Mas resumindo não fiquei fã...Espero nos sabões de barba um cheiro suave, a limpo, bem delineado e masculino. Aqui vem tudo um pouco confundido, a rama de aromas não se mistura como devia, começa bem com a cabeça do perfume mas depois com o corpo e as notas de fundo dá a impressão que chocam, não se fundindo como deviam Agora também é verdade que o background estético de cada um, ou a preferência por determinados cheiros, influencia fortemente e aquilo que não gosto para outros pode ser maravilhoso. Neste aspecto, bem vêm, tenho como pano de fundo o meu próprio gosto pessoal y sobre gustos nada hay escrito!!

Mas passemos à acção: coloquei-o (era uma pequena piramide de 50/60 grs talvez) na minha tigela muhle e pu-lo a amolecer ligeiramente. Curiosamente, nesse dia a minha caldeira da água quente não arrancava, daí pus a ferver o jarro electrico, daqueles para quando se quer tomar chá e que aquecem a água em 3 mn e a põem a ferver. Mas pu-lo então a amolecer com água fervente por cima e que vejo?! O sabão a dissolver  :-\  e a água a depositar-se no fundo com um aspecto leitoso, cada vez mais denso consoante a sabão se ia derretendo...!! Parei logo ali as operações, que os bordos já estavam derretidos e tinham desaparecido quase 2 mm de sabão a toda a volta, e continuaria, sem que isso se traduzisse em espuma na cara. Se não parava logo ali o sabão ficaria transformado em nata, suponho, ou qualquer coisa do genero. Não sabia que era possível acontecer isto.Em abono da verdade cientifica, e para que se saiba as constantes da experiência, a água estaria a 100 C (que a chaleira desliga por si só quando ferve) e o sabão era uma pequena piramide com 4 ou 5 arestas por onde a água começou a dissolver.Não sei se na versão boião em que apenas a face superior do sabão fica exposta isto teria acontecido...neste caso aconteceu. Deixarei essa experiencia a alguém que tenha então o boião...

Mas avancemos...o silvertip muhle habitual e demos à peanha, digo pulso, a ver o que acontece...Começou-se a formar uma espuma densa e estável, de imediato, e o pincel com 7 a 10 rotações estava cheio.Na secção, facilidade em construir espuma fiquei com uma boa impressão.

Mas isto por si só não basta, depende do seu grau de hidratação e deslize na face, e como se comporta quando surge a lamina. E aqui ficou um tudo nada aquém do que esperava.Leio por vezes,referindo-se a sabões, acolchoamento e hidratação. Aqui o sabão, e na minha modesta opinião, está um pouco coxo.O deslize que esperava não aconteceu, até pensei que era uma Derby que tinha e afinal era uma Feather.É um sabão, que após terem feito a barba a cara está seca, sem aquele aspecto deslizante com que se fica, na face e mãos, de outras marcas, tipo um filme oleoso na pele.Nem precisam de enxaguar com água, que não fica qualquer outro residuo, basta a toalha e pronto.

Existem sabões que por vezes são bem deslizantes, mas vai-se à porta à campainha e vem-se, e ao olhar para a face, ao regressar, a espuma desapareceu toda (e estes estão no outro lado do espectro) têm muito deslize mas nenhuma constância de espuma.Este tem boa espuma mas teria preferido mais deslize e aquele filme oleoso que permanece no fim de tudo.

Outra questão é ainda a textura do sabão, um tudo nada argilosa, a caulino, que faz com que o pincel demore mais tempo a ser lavado e consoante os dias vão passando dá a impressão que o nó, na base, esteja cada vez mais teso do sabão, ou desse composto, suponho. Mas carece de uso mais prolongado no tempo que 3 semanas é ainda pouco para ver esse efeito, mas que fico com essa impressão fico...

Outra coisa muito estranha, e que nunca tinha visto num sabão, é que o deixo destapado de um dia para o outro e quando regresso todas as manhãs ele está coberto com imensas bolhinhas, tipo orvalho matinal na relva da primavera. Já passei o dedo a ver se seria algum composto que sai do interior para a superficie mas que é estranho, é e repete-se todos os dias, não sei se é condensação ou o que é mas é bem a 1ª vez que vejo isto acontecer num sabão.Ele está ao lado de todos os meus outros sabões, e sendo as circunstâncias iguais para todos acho estranho só este permitir este fenómeno!! ??? (Musica Twilight aqui... :))

Com tudo isto parece um quadro bem mediano, mas não é essa a minha intenção.Curiosamente acho que este sabão poderá mostrar o seu vigor se antes for aplicado um prebarba proraso para colmatar aquela ausência de deslize de que falava antes ou completar com um desses sabões com muito deslize mas com nenhuma espuma e seriam dois sabões sobre o lavatório nesse caso.

Mas gostaria de ler outras opiniões e o contraditório com que se chega à verdade. No entanto, importará reter a coragem de quem se decide por uma empreitada como esta no nosso país e assim sendo, ainda bem que este sabão existe e permitirá uma vara de medição para os que aí vêm depois, e aqui o R&D da Castelbel influenciará nos resultados, mas tinha-se de começar por algum lado.


« Last Edit: January 17, 2011, 05:49:39 pm by lamina »

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Antiga Barbearia de Bairro
« Reply #26 on: January 17, 2011, 10:59:22 pm »
0
Mas que excelente revisão, Gil!

Concordo no capítulo do deslize: é um sabão que cumpre os serviços mínimos, mas sem se destacar neste aspecto.

O cheiro, ao início era bem composto, com umas notas cítricas, mas que desaparecem pouco depois, deixando apenas um fundo onde predomina a baunilha. O cheiro faz-me lembrar um pouco o do Crabtree&Evelyn Sienna, no entanto considero este último muito mais bem conseguido e estável.

Quanto ás bolhinhas de orvalho, já vi esse fenómeno acontecer antes com outro sabão: o semi-artesanal  Benton Clay, um sabão também rico em glicerina e argila (bentonite - daí o nome - em vez de caulino). Ou seja, o Antiga Barbearia de Bairro é um sabão rico em argila, glicerina e propilenoglicol - três compostos fortemente higroscópicos (eias, que palavrão! :D), ou seja, que atraem e absorvem a humidade do ar, a qual condensa em seguida sob a forma de bolhinhas à superfície do sabão... 8) Mistério resolvido! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline lamina

  • Vendedor
  • Trade Count: (+30)
  • Militante do BBS
  • *
  • Posts: 4264
  • Respect: +32
    • The Shave Butler
    • Email
Re:Antiga Barbearia de Bairro
« Reply #27 on: January 18, 2011, 02:13:45 pm »
0
Pressupus que seria água estreme, até porque nos dedos não ficava nenhum residuo oleoso ou hidratante, e também a partir do momento em que comecei a ventilar a área abrindo uma janela, o mistério cessou!! Em relação à bentonita ao pegar nele e ao olhar para o seu aspecto denso e mate, mesmo sem ler a lista de ingredientes, tive imediatamente a certeza que esta estaria presente em maior ou menor grau.

Mas tudo somado e subtraído, creio que ainda haverá algumas coisas a melhorar, nomeadamente o aroma e o deslize. Pelo esforço e originalidade da tarefa, pelo pôr-se a caminho que nenhum produto é excelente à primeira, daria um 6 em 10 e deixaria de fora desta equação o PVP a propor que desconheço.

Offline bleddyn

  • Trade Count: (+6)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1842
  • Porto, Portugal
  • Respect: +16
Re:Antiga Barbearia de Bairro
« Reply #28 on: January 18, 2011, 02:51:19 pm »
0
Uma excelente revisão e uma prosa inspirada como sempre.
Venham mais Gil. Toca a partilhar essa sabedoria que eu estou aqui é para aprender com quem sabe ;).
Um abraço.

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Antiga Barbearia de Bairro
« Reply #29 on: January 18, 2011, 03:27:03 pm »
0
Pressupus que seria água estreme, até porque nos dedos não ficava nenhum residuo oleoso ou hidratante, e também a partir do momento em que comecei a ventilar a área abrindo uma janela, o mistério cessou!! Em relação à bentonita ao pegar nele e ao olhar para o seu aspecto denso e mate, mesmo sem ler a lista de ingredientes, tive imediatamente a certeza que esta estaria presente em maior ou menor grau.

Mas tudo somado e subtraído, creio que ainda haverá algumas coisas a melhorar, nomeadamente o aroma e o deslize. Pelo esforço e originalidade da tarefa, pelo pôr-se a caminho que nenhum produto é excelente à primeira, daria um 6 em 10 e deixaria de fora desta equação o PVP a propor que desconheço.

Pois aí é que se calhar está o busílis da questão: o tipo de argila é diferente.
O Benton Clay contém bentonite, e tinha um bom deslize. O Antiga Barbearia de Bairro tem caulino em vez de bentonite, e o deslize já não é tão bom... Talvez seja uma pista a explorar pela Castelbel.

Quanto ao PVP, aqui por Lisboa anda por volta dos €15 pelo boião de vidro com 150g.

Uma excelente revisão e uma prosa inspirada como sempre.
Venham mais Gil. Toca a partilhar essa sabedoria que eu estou aqui é para aprender com quem sabe ;).
Um abraço.

Concordo em absoluto! :D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal