A minha humilde opinião é: o que Ele dá, só Ele pode tirar! Ninguém tem direito de tirar a vida que lhe foi presenteada! Por mais ruim que seja sua situação, há sempre uma saída! E o suicídio não é uma delas! Abuso de drogas, etilismo, depressão? Tem tratamento!
A minha humilde opinião é: o que Ele dá, só Ele pode tirar!
Caro José Luís (por cierto, asap te enviaré un email), el tema del suicido es un tema tabú para la mayor parte de la sociedad española, se silencia, todos los años se suicidan muchas personas, muchas de ellas jóvenes, es terrible, pero desgraciadamente la salud mental es la hermana pobre no, sino paupérrima de la sanidad, tanto pública como privada. No existen políticas sanitarias para evitarlo, además del drama humano que supone, creo que si se invirtiera en salud mental los beneficios económicos a medio plazo serían mayores que los gastos.
Es verdad. Tratamiento? Uff... Ciertos aspectos de la mente humana son aún un enigma para la ciencia - y la depresión es un abismo mucho mayor do que las personas piensan.
Eu, como médico e ex-deprimido, tenho que discordar, Emanuel! Com o advento dos Inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS) e a psicologia comportamental, há alento para a grande maioria dos casos, inclusive graves! Não digo que seja fácil! Tive uma depressão grave na época pré-faculdade, curada com Venlafaxina, na época ainda importada dos EUA, e muita terapia! E nunca pensei em suicídio! No caso do Robin, há muita droga e álcool no meio em que ele estava inserido! E, certamente, ele usava! E muito! Também falta de tratamento adequado!
Robert Enke esteve em tratamento, não tomava drogas nem ácool e acabou por suicidar-se numa fase de sucesso. Pelo que li, ele não aguentava sentir nada por causa dos medicamentos. Winston Churchill teve toda a sua vida depressões, não havia medicamentos e gostava de se meter na pinga.Cada pessoa é diferente e penso que nem todas as depressões são iguais.Houve um psicologo que comparou depressões com cancro. Disse que há casos mais graves que outros e que quando as terapias falham, as duas doenças são mortais.Sempre gostei de Robin Williams. É mesmo triste que uma pessoa com esse sentido de humor, sentir-se assim.