Author Topic: Senado discute fim do "ç", "ch" e "ss" na língua portuguesa  (Read 3639 times)

Offline romagnoli83

  • Trade Count: (+4)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 643
  • Paulínia São Paulo, Brasil
  • Respect: +18
    • Email
0
Caros amigos,
Leiam mais um dos absurdos de nosos políticos, para eles é mais fácil, descaracterizar nosa Língua Portuguesa, do que criar um meio de ensino decente, onde posam se criar omens com cabesas pensantes.... (me desculpem os erros de ortografia, estou tentando me adaptar a futura nova regra  ??? ??? ??? ??? ???)

http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/08/20/senado-discute-fim-do-c-ch-e-ss-na-lingua-portuguesa.htm
"Ao elogio que me corrompe, prefiro a crítica que me constrói."
Santo Agostinho

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: Senado discute fim do "ç", "ch" e "ss" na língua portuguesa
« Reply #1 on: August 20, 2014, 05:51:55 pm »
0
O confrade parece estar a escrever castelano (oops, castelhano) :D
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline Dude

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 868
  • Respect: +36
    • Email
Re: Senado discute fim do "ç", "ch" e "ss" na língua portuguesa
« Reply #2 on: August 20, 2014, 06:04:38 pm »
0
Depois do acordo ortográfico, eu não duvido de mais nada. Mas eu creio que, nesse caso, exageraram. Não passa.

Offline Ovomaltine

  • Trade Count: (+2)
  • Affair com uma British Aristocrat
  • ***************************
  • Posts: 3097
  • Respect: +11
Re: Senado discute fim do "ç", "ch" e "ss" na língua portuguesa
« Reply #3 on: August 20, 2014, 06:31:31 pm »
0
Uma vergonha! Citando o Papa Francisco, é uma característica dos governos de esquerda sul-americanos valorizar as classes mais baixas, sem se esforçar para tirá-la da pobreza. No caso, há tempos o atual governo tem se esforçado para rebaixar a língua portuguesa, ao invés de alfabetizar a população. Ano passado, ou retrasado, não me recordo, houve um movimento do governo federal para proibir o que se chamou de "preconceito linguístico", ou seja, equiparar formas incorretas como "nós vai" a formas corretas como "nós vamos".
Para finalizar, lembro que o 3º presidente dos Estados Unidos, Thomas Jefferson, ao deixar o governo, gabou-se de legar um país onde qualquer pessoa seria capaz de ler Homero. Aqui, mais de duas centenas de anos depois, ainda tentamos simplificar Homero.
« Last Edit: August 20, 2014, 06:33:29 pm by Ovomaltine »

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Senado discute fim do "ç", "ch" e "ss" na língua portuguesa
« Reply #4 on: August 20, 2014, 06:32:43 pm »
0
Uma vergonha! Citando o Papa Francisco, é uma característica dos governos de esquerda sul-americanos valorizar as classes mais baixas, sem se esforçar para tirá-la da pobreza. No caso, há tempos o atual governo tem se esforçado para rebaixar a língua portuguesa, ao invés de alfabetizar a população. Ano passado, ou retrasado, não me recordo, houve um movimento do governo federal para proibir o que se chamou de "preconceito linguístico", ou seja, equiparar formas incorretas como "nós vai" a formas corretas como "nós vamos".

Perfeito

Offline FML

  • Trade Count: (+3)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 4896
  • Respect: +129
Re: Senado discute fim do "ç", "ch" e "ss" na língua portuguesa
« Reply #5 on: August 20, 2014, 07:44:06 pm »
0
Com o devido respeito pela vossas opiniões. Já defendo esta reforma faz anos. Isto sim é simplificação e racionalização da ortografia, não aquilo que se fez com o acordo ortográfico que só complicou e retirou a lógica das regras ortográficas existentes.

Para mim não faz sentido usar letras com valores diferentes, há que criar regras ortográficas e nada melhor que associar o fonema à letra e acabar com as letras mudas. Afinal, do jeito que está, qualquer pessoa que veja uma palavra desconhecida escrita não pode ter a certeza da forma correta de a pronunciar. O problema desta reforma é que as palavras homófonas passarão a ser homógrafas, gerando alguma confusão.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Re: Senado discute fim do "ç", "ch" e "ss" na língua portuguesa
« Reply #6 on: August 20, 2014, 08:20:19 pm »
0
Com o devido respeito pela vossas opiniões. Já defendo esta reforma faz anos. Isto sim é simplificação e racionalização da ortografia, não aquilo que se fez com o acordo ortográfico que só complicou e retirou a lógica das regras ortográficas existentes.

Para mim não faz sentido usar letras com valores diferentes, há que criar regras ortográficas e nada melhor que associar o fonema à letra e acabar com as letras mudas. Afinal, do jeito que está, qualquer pessoa que veja uma palavra desconhecida escrita não pode ter a certeza da forma correta de a pronunciar. O problema desta reforma é que as palavras homófonas passarão a ser homógrafas, gerando alguma confusão.
+1

E ainda acho que viajem e viagem deveriam ser escritas da mesma forma.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Stützel

  • Trade Count: (+13)
  • Rocket Man
  • **********************************
  • Posts: 5124
  • Stärke und Ehre!!
  • Respect: +78
    • Email
Re: Senado discute fim do "ç", "ch" e "ss" na língua portuguesa
« Reply #7 on: August 20, 2014, 09:12:25 pm »
0
Com o devido respeito pela vossas opiniões. Já defendo esta reforma faz anos. Isto sim é simplificação e racionalização da ortografia, não aquilo que se fez com o acordo ortográfico que só complicou e retirou a lógica das regras ortográficas existentes.

Para mim não faz sentido usar letras com valores diferentes, há que criar regras ortográficas e nada melhor que associar o fonema à letra e acabar com as letras mudas. Afinal, do jeito que está, qualquer pessoa que veja uma palavra desconhecida escrita não pode ter a certeza da forma correta de a pronunciar. O problema desta reforma é que as palavras homófonas passarão a ser homógrafas, gerando alguma confusão.

+1

E ainda acho que viajem e viagem deveriam ser escritas da mesma forma.

+2

Teriam que ter essas mudanças entre outras ... com um bom planejamento ficará muito bom ... caso seja feita está reforma ... acredito que não será feita de qualquer maneira ... não acredito que seja como a reportagem esta dizendo.

Eu apoio ... caso seja feita com cuidado e critérios.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Senado discute fim do "ç", "ch" e "ss" na língua portuguesa
« Reply #8 on: August 20, 2014, 09:26:44 pm »
0
Os legisladores brasileiros tem de se preocupar com assuntos bem mais prementes, como saúde, por exemplo!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Dude

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 868
  • Respect: +36
    • Email
Re: Senado discute fim do "ç", "ch" e "ss" na língua portuguesa
« Reply #9 on: August 20, 2014, 09:46:53 pm »
0
Algumas alterações pontuais, para acompanhar o linguajar já consolidado, eu até compreendo. Mas essa reforma vai mais além, ela descaracteriza o Português e abre precedentes. Língua não se muda assim, nessa amplitude.

Daqui a pouco, vão querer também simplificar as flexões verbais, deixando semelhante ao inglês. Eu, particularmente, abomino tentativas de simplificações. Leio um texto de um escritor como Eça e sei que, dificilmente, alguém fazendo uso de outra língua mais 'racionalizada' teria tantos recursos estilísticos em mãos.

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: Senado discute fim do "ç", "ch" e "ss" na língua portuguesa
« Reply #10 on: August 20, 2014, 10:12:44 pm »
0
Não se faz um idioma por decreto. Isso aí que nos querem empurrar é ideologia pura.

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
  • Respect: +34
Não se faz um idioma por decreto. Isso aí que nos querem empurrar é ideologia pura.
Na verdade, desde o início do século 19 já tivemos mais de dez leis que mudaram a nossa gramática /ortografia.
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline Latherão

  • Trade Count: (0)
  • Realmente Musgo
  • *************************
  • Posts: 2721
  • Respect: +1618
    • Email
Discordo totalmente de qualquer tentativa de simplificação ortográfica por decreto. Qual o objectivo? Simplificar o ensino? E alguém acredita que isso vai atrair mais falantes e/ou escritores?!?
Não entendem que a maior riqueza de uma língua reside precisamente na sua complexidade, nos vários matizes e tons proporcionados pela maior variedade possível de palavras? Só com uma língua rica podemos tentar exprimir essa pequena fracção do nosso pensamento e das nossas ideias que todos os dias tentamos ver escritas e faladas. Quanto mais variada for uma língua mais ferramentas temos à nossa disposição para transmitir o nosso pensamento. Temos é que aprender a trabalhar com a maior parte de ferramentas possível, para transmitir e compreender ainda mais ideias.
Sobre o problema em causa, já pensaram que essas diferentes formas de escrita indicam a origem das palavras e que modificar a sua grafia significa descartar totalmente a sua etimologia? Nesse caso, como se aprendem os significados dessas novas palavras? Decorando-as? Mas isso não vai contra o objectivo sagrado da simplificação do ensino?

Quando vejo estas ideias peregrinas de simplificação da Língua não posso deixar de me lembrar de George Orwell em "1984", em que a Polícia do Pensamento decide acabar com algumas palavras e criar outras novas com o objectivo de eliminar as ideias contrárias às do Estado...

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Na verdade, desde o início do século 19 já tivemos mais de dez leis que mudaram a nossa gramática /ortografia.

Não quis dizer que esta investida atual seja algo inédito. Está aí o malsinado acordo ortográfico para provar o contrário.

Eu acredito que fazer idioma por decreto mutila a língua, ao invés de aprimorá-la. E está aí, de novo, o malsinado acordo ortográfico, desta vez como prova favorável ao que digo. Só criou confusão e estabeleceu regras de ortografia que precisam ser decoradas, pois não podem ser compreendidas, como bem explicou o Latherão.

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
  • Respect: +6
    • Email
Re: Senado discute fim do "ç", "ch" e "ss" na língua portuguesa
« Reply #14 on: August 21, 2014, 01:29:19 pm »
0
Vamos ver como ficaria:

o fabricante de linguisa fez um pato com o produtor de caxasa para eztabeleserem um novo negósio.

o omem que conserta carros foi ao conserto de múzica.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal