Sabão Wickham Soap Co. Super Smooth - Club Cola (nova versão)
A pedido de várias famílias

, segue avaliação do sabão Wickham Soap Co. Super Smooth, neste caso na nova versão do aroma Club Cola, também apelidado de Sweet Citrus.
Este sabão inglês tem recentemente dado bastante que falar na comunidade
wetshaving, e a minha curiosidade em experimenta-lo era grande.
1 - ApresentaçãoOs sabões Wickham são feitos artesanalmente, em Wickham, pelo britânico Darron Barnes. Trata-se de um sabão de barbear bastante mole, mais ainda que os croaps italianos. Faz lembrar um pouco as versões mais moles dos sabões do Jabonman.
O boião plástico, de diâmetro elevado, é bastante frágil e quebra com facilidade. Algo que não se justifica num sabão desta qualidade e preço, e que vai ser resolvido em breve pelo artesão, com a introdução de novos potes com tampa em alumínio.
Por outro lado, o elevado diâmetro só não se torna incómodo porque o sabão é bastante mole, pelo que o pincel agarra o produto mesmo antes de começar a espumar, caso contrário a reduzida altura iria tornar a tarefa um pouco complicada - como me acontece por exemplo com os sabões HTGAM.
2 - FormulaçãoPotassium Stearate, Potassium Cocoate, Potassium Lardate, Potassium Apricotkernelate, Water, Glycerine, Parfum.
✓ Parabens-free ✓ Lanolin-free ✓ Sodium Lauryl Sulphate-free (SLS)
✓ Clay-free ✓ Suitable for sensitive skin ✓ NOT tested on animals
Como podem ver, uma fórmula bastante simples, no entanto bastante eficaz.
3 - Tempo de Carga / Quantidade de ProdutoComo acontece com a maior parte dos sabões artesanais, a quantidade de produto a utilizar é razoável, e superior à maioria dos bons sabões
triple milled. Ainda assim, dentro da média para este tipo de sabão, e comparável com outros artesãos como Jabonman e Cold River Soap Works, e ainda bem que assim é... caso contrário não tinhamos onde arrumar tanto sabão!
4 - Quantidade de ÁguaNão tão sedento como a maior parte dos sabões artesanais, e bastante permissivo. Depois de se encontrar o ponto ideal (duas sacudidelas num pincel previamente molhado) é impossível falhar, e embora inicialmente a espuma possa parecer muito arejada (como podem ver na foto abaixo), rapidamente conseguem uma espuma tipo cimento, que é o tipo de espuma que eu aprecio.
5 - Formação de EspumaMuito boa. Com a quantidade de água certa, começa a formar espuma de imediato, crescendo rapidamente tanto em qualidade como em quantidade.
Devido à sua consistência mole, bastam algumas passagens na superfície do sabão, e rapidamente temos o suficiente para 4 passagens.
Ao contrário dos sabões mais duros, não é de todo necessário molhar previamente a superfície do sabão.
6 - Qualidade da espumaMuito boa. Basta 1 minuto na tigela para se conseguir uma espuma de elevada qualidade, bastante consistente e com um excelente brilho, seja com um pincel de texugo, cerda ou sintético, como podem ver na imagem abaixo.
Sem dúvida um dos pontos altos deste sabão, e onde ele consegue inclusivamente superiorizar-se à maioria dos sabões artesanais do mercado.
7 - ProtecçãoMais uma vez de grande qualidade. A densidade desta espuma dá-lhe uma protecção de alto nível, sem ser excessiva ao ponto de impedir um escanhoado rente e eventual BBS.
8 - DeslizeSou bastante exigente neste ponto, no entanto este sabão encontra-se bastante acima da média, mesmo para os sabões artesanais... e nem sequer tem lanolina!
A combinação de um bom deslize com uma excelente protecção fazem deste sabão uma escolha acertada para escanhoados com navalha ou navalhete.
9 - Sensação na caraExcelente. Proporciona uma grande sensação de comforto e protege a face de eventuais cortes ou irritações.
10 - Hidratação e pós-barbearA minha pele é mista, mas tem alguma tendência para secar, no entanto este sabão proporciona-me uma boa hidratação, não sendo ainda assim das melhores. De ressalvar que eu sou particularmente exigente neste aspecto, e considero que poucos sabões me proporcionam efectivamente uma hidratação elevada.
11 - AromaA fraca intensidade de aroma é um dos poucos defeitos que vejo muitas vezes ser apontado a este sabão, no entanto este aroma em particular é não só intenso como bastante bom, faz-me lembrar uma limonada fresca e doce. Aliás, confesso que até tenho estado um pouco viciado no aroma, que felizmente tem intensidade suficiente para estar sempre presente ao longo do escanhoado.
12 - Duração e Valor18,30€ por 160gr, ou seja, 11,50€/100gr. Comparável a outros sabões artesanais europeus como Jabonman e Le Père Lucien.
Sendo um sabão mole, a sua durabilidade não está ao nível de sabões
triple milled, no entanto encontra-se dentro da média dos bons sabões artesanais.
13 - ConclusãoUm belíssimo sabão, e que passou directamente para o topo dos meus sabões artesanais preferidos, de onde dificilmente sairá tão cedo. Não só ombreia perfeitamente com os melhores do mercado, como consegue até destacar-se entre eles!
Recomendo vivamente que experimentem este sabão, estou plenamente confiante que passará a ser um dos vossos sabões artesanais favoritos.
Nota: Entretanto já tive oportunidade de experimentar vários outros aromas, e embora a performance seja semelhante em todos eles, a qualidade dos aromas varia bastante. Alguns, como este Club Cola ou o Sheridan's, agradam-me imenso, mas outros nem por isso, têm pouca intensidade e são pouco perceptíveis.
Se precisarem de ajuda na escolha do aroma estou ao v/ dispor.