Author Topic: F.A.Q - Perguntas frequentes  (Read 12721 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
F.A.Q - Perguntas frequentes
« on: September 24, 2014, 12:58:45 am »
+5
Olá amigos!

A gente discute, discute, ajuda no que pode aos mais novos, mas a verdade, é que todos os dias, graças à Deus, tem gente entrando no nosso fórum e por consequência, no mundo do barbear tradicional. Isso para não dizer daqueles que nem se registram, mas que nos usam como fonte de informação.

Então, para facilitar a vida desse pessoal, compilei uma lista das perguntas mais frequentes que respondi nesse meu tempo de fórum. Se esquecer de alguma coisa, por favor me avise para que inclua aqui  ;)

Além disso, as respostas refletem muitas vezes opiniões pessoais, e de maneira alguma sou o dono da razão, daí que não podem ser todas consideradas definitivas...mas é um bom ponto de partida, e estarei constantemente atualizando no que for necessário. Opiniões também são bem-vindas!


P- O que é esse tal "wet-shaving" ou "barbear clássico" ?

R: Wet-shaving pode ser traduzido literalmente como "barbear molhado", e não estaria errado, já que a intenção é diferenciar do que NÃO usa água, como os barbeadores elétricos. O barbear usando água, tanto pode ser "clássico" como 'moderno".

O clássico, é aquele que se utiliza de elementos clássicos, ora! Aqui a coisa é mais subjetiva de se entender.
Por exemplo; um barbear utilizando pincel e sabão, mas também uma Mach 3 pode ser chamado de "clássico" ? Uns dizem que sim, argumentando que as máquinas multi-lâminas e espumas enlatadas não são uma invenção recente, mas datam de antes da década de 70. Outros dizem que não, argumentando que um barbear verdadeiramente tradicional / clássico é aquele com safety razor ou navalhas. Tirem suas próprias conclusões.

Certo é, que "wet-shaving" e "barbear clássico" não são sinônimos,embora o primeiro termo seja comumente usado por aqueles que utilizam de artigos do barbear clássico.

P- "Por onde começo?"

R: O melhor lugar para começar, é no básico; a preparação antes do barbear.

Antes de conhecer o barbear tradicional, eu reconheço que nem ao menos preparava minha face direito, e isso colaborava para os péssimos barbeares que tinha, pois minha pele vivia lesionada pela Mach3, com irritação, espinhas, e isso tudo numa pele já naturalmente oleosa!

Então eu comecei por tratar direito do meu rosto. Comprei um sabão esfoliante líquido, e passei a usa-lo três vezes por semana pela manhã ao tomar banho. Existem sabonetes sólidos, líquidos, em bisnaga, pote, da Assepxia, L'oreal, Clean & Clear, etc... não importa. Procure se informar qual o mais adequado á sua pele e com que frequência se deve usar em cada caso.

Outra coisa importante é mapear o sentido do crescimento do pelo da nossa barba, pois ela não cresce uniformemente num mesmo sentido vertical de cima para baixo. Fosse assim, era moleza, mas ao invés disso, uma pessoa pode ter o pelo crescendo para baixo na bochecha esquerda, para a direita no queixo, para cima na mandíbula...

Como a primeira passagem do barbeador (seja ele um aparelho clássico, multi-lâmina, navalha ou navalhete) é NO SENTIDO do pelo, é importante que saibamos para onde é este sentido. Para identificar isto, é preciso ter uma barba por fazer de um ou mais dias, e esfregar a ponta dos dedos por todo o rosto, identificando o sentido do pelo em cada local. onde o pelo crescer diferente, fará um barulho diferente. Daí você preenche um mapa de crescimento de acordo com o que for encontrando, e mantem isto no banheiro para consultar sempre que for se barbear. Bem, pelo menos até decorar essa informação!  :P

Apenas estas duas precauções irão melhorar bastante o seu barbear, independente do que você use...

...Mas se você ainda usa uma lata de espuma pressurizada, eu recomendo que jogue aquilo fora e jamais a use outra vez. Espuma em lata é cara, dura pouco, contém uma quantidade obscena de agentes químicos para compensar a falta de água na sua composição, e simplesmente...ruim! Qualquer creme de farmácia vai custar 1/4 do que uma lata de espuma geralmente custa e durará tanto, ou mais, sem falar que vai te fazer muito melhor em todos os sentidos. É claro, será preciso comprar também um pincel de barbear, mas esse investimento inicial vai logo ser compensado.


P- Ok, eu fiz tudo isso e meu barbear melhorou, mas eu quero dar um passo à frente. O que fazer?

R: Uma vez que você já tem um pincel e creme / sabão de barbear, o próximo passo é investir no barbeador. Este pode ser um modelo atual, como os fabricados pela Muhle, Merkur, e muitas outras marcas, ou ainda modelos clássicos da Gillette, por exemplo.

Desde a primeira vez que usei uma safety razor, não voltei atrás. Esporadicamente uso uma multi-lâminas só de brincadeira, mas fato é que uma safety razor vai barbear tão bem ou melhor que um aparelho moderno e descartável de plástico, e por muito menos custo, já que uma lâmina duplo-fio pode custar tão pouco quanto R$ 0,20 ou R$1,00 nos modelos mais caros. Sem falar, que em muitos casos, pode ser menos agressivo para sua pele usar uma lâmina, do que três, cinco ou seis, como começam a aparecer por aí.

P- E qual Safety-razor comprar?

R: Qualquer barbeador vai servir, desde que não sejam aquelas porcarias chinesas que entortam só de olhar feio para elas. Eu comecei com uma Merkur Futur ajustável, e me serviu perfeitamente. Dependendo do crescimento da minha barba ou da lâmina que estava usando, eu ajustava a máquina para um "setting" mais ou menos agressivo. Mas, comumente recomendamos aparelhos simples e suaves (e não tão caros) para iniciantes, como a Edwin Jagger DE89 ou a Muhle R89, que no fundo, são a mesma coisa, ou ainda uma Wilkinson Sword Classic , uma Feather popular, etc.

P- Open-Comb, Safey bar, slant... que diabos é isso?! Qual é o melhor?

R: Open-comb é o barbeador com o cabeçal que parece um pente.

Closed-comb, ou safety bar, é o barbeador que tem uma guarda de segurança reta antes da lâmina.

Slant, é o barbeador cujo cabeçal é ligeiramente torcido, de maneira que a lâmina assemelha a ação de uma guilhotina.

Assim como em muitas outras questões do barbear tradicional, não existe "melhor" ou "pior". Cada um se comporta de maneira diferente, e funciona melhor em determinadas ocasiões. As safety bars são geralmente mais suaves e menos agressivas que as open-comb, e mais usadas em barbas duras. As slant também, mas uma vez dominada sua técnica, podem ser tão, ou mais eficientes e suaves que as de safety bar.

P- Quais lâminas comprar? Qualquer lâmina "cabe" numa safety razor? Quantas vezes devo usar uma lâmina?

R: Uma lâmina pode durar uma, duas, três ou muito mais vezes! Isso vai depender da lâmina, da sua barba, do material usado...

Você vai perceber a necessidade de trocar de lâmina quando o barbear for desconfortável e a sensação é a de que ela está "puxando" o fio e não o atravessando. Quando sentir isto, troque imediatamente de lâmina, não tente levar o barbeado até o final, porque não vale a pena. No início, "três" é um número seguro de vezes para se usar uma lâmina, mas com mais experiência, você vai definir teu próprio limite. Além do mais, cada lâmina vai te dar um número diferente de usos.

No que toca ao que comprar, comece com o que há a venda perto de você. Lâmina de barbear é a parte mais pessoal desse método de fazer a barba; uma lâmina pode ser ótima para mim, e péssima para você. E para piorar, a etiqueta de preço pouco tem a ver com essa resposta!

Claro, as lâminas mais conceituadas acabam sendo as mais caras, como as Polsilver Super Iridiun, Gillette 7-o'clock sharpedge, Feather... mas eu mesmo gosto bastante de lâminas bem baratas como as Lord Platinum egípcias. Então o jeito é experimentar de tudo um pouco, comprar uma caixa de cada quando possível, ou ainda os "sampler pack" à venda no ebay e sites de artigos de barbear.

E por falar em "Feather"... é bom evitar esta lâmina, ao menos no início. Uma lâmina que tem o apelido de "katana" só pode ser tremendamente afiada, e é mesmo! A Feather pode ser sua melhor amiga quando se sabe o que está fazendo, mas não vai perdoar nenhum deslize de novato.

As vezes recomendam lâminas "suaves" para iniciantes, como as Lord de caixa verde, mas pessoalmente acho que "suave" é a lâmina que corta bastante e vai precisar de menos passagens para remover o pelo.

Qualquer aparelho moderno aceita qualquer modelo de lâmina de barbear duplo-fio (Doube-edge). Mas nem sempre foi assim! Antigamente, cada empresa de aparelhos de barbear fazia uma lâmina de marca própria, e muitas vezes essas lâminas eram projetadas de forma à somente encaixar nos barbeadores daquela máquina.

Portanto, ao comprar uma Safety Razor antiga, principalmente pré-1962 (ano do lançamento da lâmina de aço inox pela Wilkinson Sword) certifique-se se esse modelo utilizava lâminas próprias ou não.

Além disso, não existem apenas barbeadores que levam lâminas DE (double-edge, ou duplo-fio), mas ainda os que usam lâminas SE (single-edge, ou fio único), e ainda, do tipo Injector. Estes dois modelos ainda se fabricam hoje em dia, mas não são tão simples de encontrar, e além disso, não se fabricam hoje em dia máquinas novas de lâmina injector.
 
PS: Lâminas Injector, no fundo, são lâminas SE (Single Edge). Mas é comum chama-las assim, porque são menores que as SE usadas, por exemplo, pela GEM, e vem num cartucho alimentador.

PS2: Alguns argumentam que as lâminas de antigamente, padrão de três buracos em aço carbono, duravam muito mais que as modernas de aço inox. Ainda que seja verdade que na época, um homem usava estas lâminas bem mais do que alguém usa uma atual, a duração destas ao meu ver tem melhor explicação na espessura
P- E para que servem aqueles números nas lâminas?

R: Para nada. Assim como as embalagens de leite são feitas a partir de um rolo, as lâminas começam sua vida como uma tira de aço que chega à fábrica também em rolos. Estes números servem para alinhamento no maquinário, e nada mais.


P- Qual é a diferença entre sabão e creme de barbear? E dá tudo no mesmo?

R: Um creme de barbear não é nada além que o sabão de barbear com maior concentração de água. Portanto, ele vai ser mais barato, rápido em fazer espuma, e durar menos, que um sabão de barbear duro, que por sua vez, será mais duradouro, caro ( ao menos inicialmente, pois um sabão de barbear pode durar vários anos de uso) e trabalhoso de espumar.

E não, NÃO dá tudo no mesmo! Bombom é tudo igual? Não. Cada modelo tem um sabor, e o mesmo sabor, dependendo da fábrica, pode ser diferente. Além disso, existem bombons melhores e piores, os que tem gosto de cacau, e os que tem gosto de gordura mais do que outra coisa.

Com sabão / creme de barbear é a mesma coisa. Cada fábrica faz sabão à sua maneira, e mesmo um sabão com aroma de "Rosas" pode cheirar de uma forma numa marca como a Taylor of Old Bond Street, e de outra maneira, na Geo F. Trunper's. Além disso, existe um "zilhão" de aromas diferentes que cada fábrica tem em seu catálogo, e outras não. Existem ainda sabões que produzem uma espuma densa, protetora e estável... e outros que mal fazem espuma.

Se você vai usar sabões duros, menos duros ( como os croaps italianos) ou cremes, a decisão é tua, e não há resposta errada. Cada um vai ter suas qualidades e defeitos, e o ideal é você pesquisar bastante na internet antes de comprar seja lá o que for, para saber se aquilo é mais fácil ou menos fácil de espumar, se é de qualidade, se cheira bem (ainda que isso também seja bastante pessoal), etc.

Outra vez, a etiqueta de preço pouco tem a ver com isso. Existem sabões que custam muito caro, como o Geo. F. Trunper's Extract of Limes, ou o Crabtree & Evelyn West Indian Limes, e nem fazem espuma (não me perguntem como pode uma empresa vender um sabão de barbear que mal faz espuma!), e outros muito baratos, como o Arko da Turquia, que ao menos em performance, é espetacular. E para piorar, novamente, a opinião pessoal influencia bastante.


P- Sabão / creme de barbear tem validade?

Teoricamente sim. Todo cosmético tem que informar um prazo de validade na embalagem por razões legais...mas não se deixe incomodar muito com isso.

Via de regra, pela maior concentração de água, os cremes duram menos que os sabões duros. Mas conheço gente que usa cremes com pelo menos uma década guardados e não encontram problemas. Sabões, ainda mais aqueles à base de sebo (tallow) duram ainda mais, eu mesmo tenho um sabão da década de 80 que funciona maravilhosamente.


P- Qual aftershave eu devo usar?

Na TEORIA, os splashs à base de álcool devem ser usados por quem tem a pele oleosa. Os bálsamos, por quem tem a pele seca.

Mas, eu tenho a pele oleosa e isso não me IMPEDE de usar bálsamos. Apenas tenho que dosar a quantidade de modo a não deixar minha pele pegajosa.

Além disso, existe o meio-termo,o gel, que é igualmente indicado para todo tipo de pele.


P- O que é pedra-ume, para que serve, e como devo usa-la?

A pedra-ume é um bloco natural ou sintético de alúmen de potássio. É clara e geralmente esbranquiçada, inodora, insípida (não que você deva estar colocando isso na boca!!!!) e serve basicamente para fazer assepsia e fechar os micro-cortes do barbear. A maneira correta de usar é a molhando e aplicando na face úmida, e removendo com água corrente logo após.

Isso arde um pouco, e onde arder mais, é o local onde você se barbeou menos bem. Pense nela como um "feedback" !  ;)
« Last Edit: October 02, 2014, 09:13:29 pm by Gago »

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: F.A.Q - Perguntas frquentes
« Reply #1 on: September 24, 2014, 01:04:44 am »
0
Simples, claro, rápido e muito, mas muito, bonito!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline secretum

  • Trade Count: (+15)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1571
  • PT - Coimbra
  • Respect: +32
    • Email
Re: F.A.Q - Perguntas frquentes
« Reply #2 on: September 24, 2014, 01:10:09 am »
0
Muito bom!!!

Offline MotaJV

  • Trade Count: (+7)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4667
  • Curitiba/PR - Brasil
  • Respect: +85
    • Email
Re: F.A.Q - Perguntas frquentes
« Reply #3 on: September 24, 2014, 01:41:15 am »
0
Bacana Gabriel!
But the tigers come at night

Offline jpfilho

  • Trade Count: (+2)
  • Marinheiro num Veleiro
  • ******
  • Posts: 128
  • Respect: +13
Re: F.A.Q - Perguntas frequentes
« Reply #4 on: September 24, 2014, 02:00:53 am »
0
Muito bom Gago, parabéns pelo tópico!
« Last Edit: September 24, 2014, 04:10:46 am by jpfilho »

Offline Gallas

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 36
  • Respect: +1
    • Email
Re: F.A.Q - Perguntas frequentes
« Reply #5 on: September 24, 2014, 03:36:48 am »
0
estava realmente precisando de algo assim, boa gago!

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8298
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: F.A.Q - Perguntas frequentes
« Reply #6 on: September 24, 2014, 04:24:45 am »
0
Parabéns pelo excelente F.A.Q !

Offline runfransos

  • Trade Count: (+1)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1071
  • Respect: +56
    • Email
Re: F.A.Q - Perguntas frequentes
« Reply #7 on: September 24, 2014, 04:52:13 am »
0
Fantastico! Muito obrigado!

Offline classic-shaver

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+15)
  • Astra-ólogo
  • *
  • Posts: 4798
  • Classic wetshaving is impeccable
  • Respect: +69
Re: F.A.Q - Perguntas frequentes
« Reply #8 on: September 24, 2014, 09:17:50 am »
0
Muito bom!

Já me tinha ocorrido fazer isto e até preparei alguns rascunhos nesse sentido, mas por falta de disponibilidade, ainda não tinha avançado para o tópico. Felizmente, temos aqui o Gago :D
"O Homem é do tamanho do seu sonho"

DOUBLE-POST: COMO EVITAR

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: F.A.Q - Perguntas frequentes
« Reply #9 on: September 24, 2014, 10:10:12 am »
0
Mandou bem mais uma vez Gabriel!!!  ;)
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline Filipe

  • Trade Count: (+6)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2062
  • Terceira-Açores
  • Respect: +669
Re: F.A.Q - Perguntas frequentes
« Reply #10 on: September 24, 2014, 10:36:49 am »
0
Gabriel, parabéns pela excelente iniciativa  :D

Offline Ishvadenbaden

  • Trade Count: (0)
  • Homem de Confiança
  • ********************
  • Posts: 1778
  • Respect: +1842
Re: F.A.Q - Perguntas frequentes
« Reply #11 on: September 24, 2014, 10:46:37 am »
0
Muito bem, excelente tópico para iniciantes e óptimo para rever a matéria dada. Sim senhor.

Offline Benoit86

  • Trade Count: (+4)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1066
  • You`ll never shave alone
  • Respect: +81
Re: F.A.Q - Perguntas frequentes
« Reply #12 on: September 24, 2014, 11:41:35 am »
0
Muito útil até para quem já possui alguma experiência.
Obrigado Gago.
Abraço.
"Toda a gente fala de direitos humanos e ninguém de deveres, talvez fosse uma boa ideia inventar um Dia dos Deveres Humanos."-José Saramago

Offline Rafast

  • Trade Count: (+2)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 13
  • Respect: 0
    • Email
Re: F.A.Q - Perguntas frequentes
« Reply #13 on: September 24, 2014, 12:01:44 pm »
0
Parabéns pelo trabalho Gago! Realmente ficou muito bom. Enquanto estava lendo a sua explicação sobre a pedra hume, pensei na idéia de se colocar fotos para enriquecer ainda mais o tópico, o que acha?

Offline guest5676345

  • Trade Count: (+5)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 38
  • Respect: +1655
Re: F.A.Q - Perguntas frequentes
« Reply #14 on: September 24, 2014, 12:11:08 pm »
0
Muito bom.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal