Author Topic: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil  (Read 10505 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
0
Olá amigos!

Sempre que vou ao mercado, compro cerveja. Não sou de beber todos os dias, mas gosto de tomar uma ou outra nos fins de semana, especialmente quando está calor. ( E no Rio, isso é 90% do tempo!  ;D )

Até mesmo porque bebo pouco, decidi fazer isto " à sério", pesquisar as "melhores" cervejas que posso encontrar em recorrer para importações e tomar o que há de melhor. Chega de Skols, Brahmas e Antárticas para mim, agora só que há de melhor para o bebê da dona Maria Alcina!

Então, decidi fazer este tópico, imitando o Rui Goaman, ( que afinal, vive numa realidade diferente da nossa aqui no Brasil) para compartilhar com meus compatriotas um pouco dessa jornada. A ideia é dar a dica de onde encontrar,e qual minha opinião sobre as mesmas.


-Vamos começar com o que comprei hoje, 29/10:

Untitled by ferreiragago, on Flickr


- Leffe Blond-Bier, uma Belgian Blond Ale..belga. É uma boa representante (e barata) das Ales mais leves, apesar de as Blond Ales serem mais encorpadas que outras Ales. Diz que se produz desde o século 13, receita dos monges da abadia belga de Leffe.

Onde encontrar: Tanto esta como a Hoegaarden hoje pertencem ao grupo InBev, e portanto são importadas pela AmBev, daí que se acham em bons supermercados. Eu comprei em um Mundial, que é muito bom em seleção de cervejas importadas (e não só) e vinhos. Também se acha no cervejasnet.com.br

-Preço: por volta de R$ 5,00

-Coloração dourada com um creme denso e persistente. No aroma, marcante presença do cravo, além de notas de damascos e frutas cristalizadas. O sabor acompanha o aroma, deixando um final doce a muito agradável. Ideal para refeições leves como peixes e saladas.

-Temperatura; 5-7 °C

-Álcool (%) 6.6% ABV


--/+/--

- Hoegaarden, a mais conhecida representante das Witbier (sub-gênero das Weissbier), cervejas de trigo, produzidas principalmente no sul da Baviera. A Witbier (cerveja branca) não é propriamente um sub-género das Weiss... é um estilo muito próprio (também com trigo), mas é tradicionalmente Belga, como um "confronto" directo ás Weiss Alemãs. Destaca-se desta ultima principalmente pela adição na fervura de sementes de coentros e casca de laranja, tornando-a mais aromática e complexa. (contribuição do Rui Goaman. Obrigado amigo!!)

Untitled by
ferreiragago
, on Flickr
- Onde encontrar: Mesmo caso da Leffe. A Hoegaarden pertence à gigante InBev, daí que se acha nos principais supermercados, ou sites como o cervejanet

-Preço: por volta de R$ 4,00

-A Hoegaarden é MUITO refrescante e leve, mas não se parece em nada com estas cervejas baratas (apesar de também não ser cara!) que mais parecem xixi. Ela contém ingredientes especiais como sementes de coriandro - também chamado de coentro, uma especiaria originária da Ásia e norte da África, e raspas de casca de laranja, o que lhe confere alta refrescância e drinkability. Combina bem com saladas, peixes, mexilhões, defumados e queijos de consistência semi-dura. Ou até mesmo nada disso, num dia de sol, na varanda com os amigos e família. Sua cor é naturalmente turva e clara quando visto através do vidro. Com um aroma de casca de laranja, coentro e especiarias, o seu sabor característico é inteiramente original: suave, e ao mesmo tempo doce e azedo, com um sutil sabor cítrico e temperado.

- Temperatura 5-7 °C

-Álcool (%) 4.9% ABV
« Last Edit: October 30, 2014, 05:33:20 pm by Gago »

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #1 on: October 29, 2014, 05:21:23 pm »
0
Se um dia pararem de fabricar a Antarctica, eu paro de beber cerveja... Também resolvi variar, mas resolvi trilhar uma estrada diferente daqueles que resolveram fazer da cerveja uma bebida cult... Comecei a experimentar marcas desconhecidas, o que nem sempre significa cervejas caras e mais ainda, nem sempre significa importadas.

Uma cerveja nacional que estou comprando com bastante freqüência, é a 1500. Uma cerveja puro malte que tem a efígie do Sr. Pedro Álvares Cabral estampada no rótulo... Surpreendente!
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline goaman

  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+17)
  • Astra-ólogo
  • **************************************************
  • Posts: 4695
  • Luxury Wetshaver - Master Enabler
  • Respect: +157
    • Facebook
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #2 on: October 29, 2014, 05:29:30 pm »
0
Boa Gabriel! Boa sorte nesta jornada cervejeira!!  ;D ;D


A Witbier (cerveja branca) não é propriamente um sub-género das Weiss... é um estilo muito próprio (também com trigo), mas é tradicionalmente Belga, como um "confronto" directo ás Weiss Alemãs. Destaca-se desta ultima principalmente pela adição na fervura de sementes de coentros e casca de laranja, tornando-a mais aromática e complexa.

Conversa técnica á parte, essa Hoegaarden é excelente!
"Male by birth, man by age, gentleman by choice."

REGRAS DO FÓRUM   ¤   A MINHA "EVANGELIZAÇÃO" CERVEJEIRA

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #3 on: October 29, 2014, 05:43:48 pm »
0
Se um dia pararem de fabricar a Antarctica, eu paro de beber cerveja... Também resolvi variar, mas resolvi trilhar uma estrada diferente daqueles que resolveram fazer da cerveja uma bebida cult... Comecei a experimentar marcas desconhecidas, o que nem sempre significa cervejas caras e mais ainda, nem sempre significa importadas.

Uma cerveja nacional que estou comprando com bastante freqüência, é a 1500. Uma cerveja puro malte que tem a efígie do Sr. Pedro Álvares Cabral estampada no rótulo... Surpreendente!

Edu, eu já bebi de tudo que há de "mainstream" no Brasil. Em certa época, A Antárctica foi a dona da minha geladeira, mas hoje não gosto mais de nenhuma das quatro "grandes".
Mas, com certeza, não se precisa de cervejas caras (não gastei 15 reais nestas duas) nem importadas (as que mais compro são feitas na região serrana do Rio) para aproveitar o que mais há por aí.

Essa que dizes não conheço, mas posso recomendar a bohemia "Imperial", que é a receita que se fazia na época do último baile do Império e de facto, abasteceu a ocasião. Te um brasão do Império na garrafa, toda pintada, não tem rótulo de papel, e a tampa é daquelas permanentes.

Boa Gabriel! Boa sorte nesta jornada cervejeira!!  ;D ;D


A Witbier (cerveja branca) não é propriamente um sub-género das Weiss... é um estilo muito próprio (também com trigo), mas é tradicionalmente Belga, como um "confronto" directo ás Weiss Alemãs. Destaca-se desta ultima principalmente pela adição na fervura de sementes de coentros e casca de laranja, tornando-a mais aromática e complexa.

Conversa técnica á parte, essa Hoegaarden é excelente!

Obrigado pela correção Rui. Ainda estou no início dessa "vida", e qualquer imprecisão que veres, agradeço se apontar  ;)

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #4 on: October 29, 2014, 05:52:00 pm »
0
Fala aaaeee Gabriel!!!

Dá uma passada na Cobal do Humaitá e entra pela entrada da Voluntários (acho) tem um bar lá (e outros) que tem muita cerveja boa (mas o preco pode ser meio salgado).
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #5 on: October 29, 2014, 05:53:44 pm »
0
Fala aaaeee Gabriel!!!

Dá uma passada na Cobal do Humaitá e entra pela entrada da Voluntários (acho) tem um bar lá (e outros) que tem muita cerveja boa (mas o preco pode ser meio salgado).

Obrigado pela dica Flávio. Confesso que não costumo ir ao humaitá, mas quando morava no centro, o fazia muito, e a Cobal era destino certo das Sextas. Sei qual é a loja que estás falando, e é memso uma boa lembrança.  ;)

Offline Gabriel Maia

  • Trade Count: (+2)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1810
  • Respect: +5
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #6 on: October 29, 2014, 06:00:19 pm »
0
Para mim cada cerveja tem uma ocasião. Não vejo com preconceito as marcas de larga distribuição, ainda que tenha minhas preferências dentre elas
Se vou para o boteco com os amigos ou num churrasco, a Brahma é a escolha pro convívio.
Agora se o dia está quente, será um encontro a tarde ou um jantar, daí cada cerveja tem sua ocasião.
E de certeza a mais cara nem sempre será a melhor dentre as tuas preferências.

Aproveita a jornada, Gabriel, e cuidado com a barriga!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #7 on: October 29, 2014, 06:03:43 pm »
0
Não vejo com preconceito as marcas de larga distribuição, ainda que tenha minhas preferências dentre elas

Não é preconceito. Enjoei, só isso. Eu adoro strogonoff, mas se comer três vezes na semana, não quero repetir no Domingo, Com cerveja é a mesma coisa, ao menos no meu caso  ;D


Aproveita a jornada, Gabriel, e cuidado com a barriga!


Obrigado vizinho  ;)
PS: Dicas são apreciadas xará, porque sei que você é conhecedor do "ramo'  :D

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
  • Respect: +14
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #8 on: October 29, 2014, 07:46:17 pm »
0
Obrigado pela dica Flávio. Confesso que não costumo ir ao humaitá, mas quando morava no centro, o fazia muito, e a Cobal era destino certo das Sextas. Sei qual é a loja que estás falando, e é memso uma boa lembrança.  ;)

Não é um bar grande, tá mais para um boteco com muita cerva de qualidade. Foi lá que bebi pela primeira vez a cerveja Coruja.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #9 on: October 29, 2014, 11:27:42 pm »
0

Essa que dizes não conheço, mas posso recomendar a bohemia "Imperial", que é a receita que se fazia na época do último baile do Império e de facto, abasteceu a ocasião. Te um brasão do Império na garrafa, toda pintada, não tem rótulo de papel, e a tampa é daquelas permanentes.


Olha a 1500...



É fabricada pela cervejaria Conti...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
  • Respect: +211
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #10 on: October 30, 2014, 12:35:02 am »
0
Olha a 1500...

(Image removed from quote.)

É fabricada pela cervejaria Conti...

Bonita!! Linda, por sinal. Onde será que encontro isso?

PS: Conti? Aquela da "Maria Laura" ?  ;D


Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #11 on: October 30, 2014, 08:51:39 am »
0
Bonita!! Linda, por sinal. Onde será que encontro isso?

Aqui, encontra-se em qualquer supermercado... É a Conti mesmo, a Conti Beer...
PS: Conti? Aquela da "Maria Laura" ?  ;D
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #12 on: November 02, 2014, 05:33:03 pm »
0
Eu gosto muito de todas as Coruja, principalmente a Viva! Outras brasileiras que aprecio sã o a Slava e a Therezópolis.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Fialho

  • Trade Count: (+7)
  • Personna grata
  • **************
  • Posts: 704
  • Brasil - Rio de Janeiro
  • Respect: +20
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #13 on: November 05, 2014, 02:09:50 am »
0
Olha a 1500...

(Image removed from quote.)
É fabricada pela cervejaria Conti...

Estou, neste momento, degustando uma. Só que em garrafa de 600ml.
Gostei bastante. Bela dica.

Offline edulpj

  • Trade Count: (0)
  • Faz 444 passagens
  • ********
  • Posts: 249
  • Eduardo Lourenço Pinto Jr - Bauru - SP
  • Respect: +18
    • Email
Re: Minha trajetória com cervejas importadas (e não só) no Brasil
« Reply #14 on: November 05, 2014, 09:19:21 am »
0
Estou, neste momento, degustando uma. Só que em garrafa de 600ml.
Gostei bastante. Bela dica.

Fico feliz que você tenha gostado!! Em minha cidade, encontro a 1500 em latas e também nas pequenas garrafas retornáveis de 300 mL. Infelizmente, não tem 600 mL por aqui...
Conheça a Locomotiva Esportiva: http://www.locomotivaesportiva.com.br/

Onde há anarguridade, não pode haver espótica!!!

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal