Author Topic: afiando navalha pela primeira vez + pasta de diamante 1/4  (Read 18631 times)

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
    • Email
Re: afiando navalha pela primeira vez + pasta de diamante 1/4
« Reply #15 on: January 26, 2015, 09:50:12 pm »
Então tá combinado! Vamos afiar uma navalha, tomar uns chopps 9depois, porque ANTES é perigoso!!! lol) e te levo um Palmindaya  ;)
8) 8)
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline 1mm2wide

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 22
    • Email
Re: afiando navalha pela primeira vez + pasta de diamante 1/4
« Reply #16 on: March 06, 2015, 05:28:52 pm »
Eu ja vi muita gente a fazer círculos, ate no youtube. Para mim o que resulta melhor e começar com o "bevel" com uma 3000 grit mas sempre com x strokes, sem sucesso da primeira vez, coloquei uma regua em angulo ao lado da pedra, para servir de bitola e fazer sempre o mesmo angulo. Passei para as pedras mais finas e depois pasta novo (vermelha e preta) e deixar repousar 1 dia, novamente as pastas dovo e depois passei por ganga e couro e ficou impecável! Era uma navalha Titan que ficou "esquecida" no saco do ginásio (eu nem levo a navalha para o ginásio) e ganhou ferrugem... depois de limpar a ferrugem e que a comecei a afiar.


PS: Teclado ingles nao faz acentos...

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
Re: afiando navalha pela primeira vez + pasta de diamante 1/4
« Reply #17 on: March 06, 2015, 05:52:15 pm »
Régua em ângulo para afiar navalha???!!!  ??? ??? ??? Não entendi.  ??? ??? ???

A espinha/dorso da navalha é que dá o ângulo certo de afiacão sem precisar de nenhum outro artifício para isso.


Aqui sofro também com o teclado norueguês, pois não te cedilha.  ;D
« Last Edit: March 06, 2015, 05:55:34 pm by cariocarj01 »
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline paulosantoro

  • Trade Count: (0)
  • Fatboy Slim
  • *******
  • Posts: 151
  • Carpe diem (e o barbear também)
Re: afiando navalha pela primeira vez + pasta de diamante 1/4
« Reply #18 on: March 06, 2015, 07:20:35 pm »
Também estou passando pelo processo de desenvolver, ou talvez aprender, uma forma de afiar navalhas. Antes de conhecer o Barbear Clássico eu já era um apreciador de cutelaria e lâminas em geral, e já afiava facas com eficiência. Mas navalhas são bem diferentes de facas quando se fala em afiação. De saída, tens o primeiro parâmetro naturalmente: as Double Edge. Assim, o que estou procurando é uma afiação que me dê um barbear eficiente e confortável tanto quanto uma Polsilver, uma Bleue ou uma Red Personna. E não é fácil! Como disse-me o amigo Gil, nickname lamina, é algo como uma combinação de equipamento (pedras) e técnica (manuseio, experiência, sensibilidade). E há ainda o capítulo dos assentadores. Parece quase consensual a necessidade de terminar a sequência de pedras com uma # 12000 ou uma natural mais fina ainda como p. ex. a chinesa GuangXi ou alguma japonesa natural. Já tentei substituir a pedra 12000 por pasta de diamante 1~2 mícron sobre balsa mas não produziu a afiação que eu procuro. Coloquei um navalhe-te com lâmina Bleue ao lado da navalha assim afiada e na hora do vamos ver tenho que admitir que a Bleue cortou melhor. Deixei a pasta de lado e a próxima afiação contará com uma Naniwa 12k. Chegaremos lá. Me parece que para afiar com qualidade compatível com as melhores DE, não tem como escapar de uma 12000. ;)

Offline 1mm2wide

  • Trade Count: (0)
  • Casca DOVO
  • **
  • Posts: 22
    • Email
Re: afiando navalha pela primeira vez + pasta de diamante 1/4
« Reply #19 on: March 06, 2015, 09:58:14 pm »
Régua em ângulo para afiar navalha???!!!  ??? ??? ??? Não entendi.  ??? ??? ???

A espinha/dorso da navalha é que dá o ângulo certo de afiacão sem precisar de nenhum outro artifício para isso.


Aqui sofro também com o teclado norueguês, pois não te cedilha.  ;D

Mal explicado (mea culpa) para fazer o X stroke sempre no mesmo angulo, como as luzes de aterragem dos aviões, uso a régua para me orientar e fazer os X sempre no mesmo angulo :)
   

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
    • Email
Re: afiando navalha pela primeira vez + pasta de diamante 1/4
« Reply #20 on: March 28, 2015, 09:56:49 pm »
Então tá combinado! Vamos afiar uma navalha, tomar uns chopps 9depois, porque ANTES é perigoso!!! lol) e te levo um Palmindaya  ;)

Gago, t;a aqui!! era um Palmindaya!! hahaha
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
    • Email
Re: afiando navalha pela primeira vez + pasta de diamante 1/4
« Reply #21 on: March 29, 2015, 12:50:12 pm »
Gago, t;a aqui!! era um Palmindaya!! hahaha
Ah, tá explicado! É que estou sem nenhum

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
    • Email
Re: afiando navalha pela primeira vez + pasta de diamante 1/4
« Reply #22 on: March 31, 2015, 01:43:53 am »
Também estou passando pelo processo de desenvolver, ou talvez aprender, uma forma de afiar navalhas. Antes de conhecer o Barbear Clássico eu já era um apreciador de cutelaria e lâminas em geral, e já afiava facas com eficiência. Mas navalhas são bem diferentes de facas quando se fala em afiação. De saída, tens o primeiro parâmetro naturalmente: as Double Edge. Assim, o que estou procurando é uma afiação que me dê um barbear eficiente e confortável tanto quanto uma Polsilver, uma Bleue ou uma Red Personna. E não é fácil! Como disse-me o amigo Gil, nickname lamina, é algo como uma combinação de equipamento (pedras) e técnica (manuseio, experiência, sensibilidade). E há ainda o capítulo dos assentadores. Parece quase consensual a necessidade de terminar a sequência de pedras com uma # 12000 ou uma natural mais fina ainda como p. ex. a chinesa GuangXi ou alguma japonesa natural. Já tentei substituir a pedra 12000 por pasta de diamante 1~2 mícron sobre balsa mas não produziu a afiação que eu procuro. Coloquei um navalhe-te com lâmina Bleue ao lado da navalha assim afiada e na hora do vamos ver tenho que admitir que a Bleue cortou melhor. Deixei a pasta de lado e a próxima afiação contará com uma Naniwa 12k. Chegaremos lá. Me parece que para afiar com qualidade compatível com as melhores DE, não tem como escapar de uma 12000. ;)

Paulo,

primeiro desculpa nao ter visto antes o seu post.....

Pelo que li, voce tentou afiar e nao chegou a uma afiaçao que gostou, estou correto? qual e como afiou?

Essa chinesa 12k que tenho, melhorou MUITO nesses ultimos tempos, talvez seja eu quem tenha melhorado ou pela pedra mesmo...  mas tenho feito 30 passadas com slurry e 40 passadas sem. Assento com pasta verde e depois couro puro.  Meu fio está melhor que uma DE e nao há como comparar. Claro que isso vai de navalha para navalha. Duas navalhas afiadas no mesmo momento, nas mesmas pedras me dao diferenças.

Se quer uma navalha a dar com pau em DE vai de francesa. o Gil (lamina) me vendeu uma que me foi de tirar o folego. Se nao fosse isso, talvez hoje nao usa-se mais. pois a minha DOVO ±best quality± nao me dá bons resultados.. já a francesa... nao há igual na minha barba. Inclussive sei que ele tem uma a venda... eu recomendo. Nada igual francesas e sempre dei me muito bem com produtos do Gil.

I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline andrebracco

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 30
    • Email
Re: afiando navalha pela primeira vez + pasta de diamante 1/4
« Reply #23 on: April 28, 2015, 07:02:10 pm »
Boas Danilo,

vi que você tem uma pedra Taidea 3000/8000, o que achas dela?
Estou com uma 3000 e 8000 separadas, estou começando a aprender e não tenho referência de outras pedras. Ela parece ser rápida, como é branca, logo que eu começo já fica cinza do metal.

A GD que eu citei no post sobre diamante X smartphone afiei com elas. Chega a cortar pelos, mas ainda não está boa para barba. A pasta diamantada só fiz um primeiro teste, não tive tempo de terminar.

Tive problema com essa GD, o ombro dela não deixava afiar o calcanhar da lâmina, aí apelei para dremel.
"Corte sua própria lenha. Assim, ela aquecerá você duas vezes." - Henry Ford

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
    • Email
Re: afiando navalha pela primeira vez + pasta de diamante 1/4
« Reply #24 on: April 28, 2015, 09:21:11 pm »
Boas Danilo,

vi que você tem uma pedra Taidea 3000/8000, o que achas dela?
Estou com uma 3000 e 8000 separadas, estou começando a aprender e não tenho referência de outras pedras. Ela parece ser rápida, como é branca, logo que eu começo já fica cinza do metal.

A GD que eu citei no post sobre diamante X smartphone afiei com elas. Chega a cortar pelos, mas ainda não está boa para barba. A pasta diamantada só fiz um primeiro teste, não tive tempo de terminar.

Tive problema com essa GD, o ombro dela não deixava afiar o calcanhar da lâmina, aí apelei para dremel.

posso pedir uma foto? Já afiei algumas e nao tive problemas.

A pedra 8k é mais grossa que a 6k da UUSHARP. sinceramente isso é no sentimento e nao numa comprovação cientifica. comprei um microscopio digital que me serve mais como fonte de luz que outra coisa.

como está fazendo?

Já tentou fazer a piramide? eu senti muita melhora depois que comecei a fazer esse metodo com essas pedras e achei que o fio apos passar na pasta diamantada fica serrilhado deixando ele otimo pra tirar pelo do braco e pessimo pra fazer a barba.

Mas posta sua rotina e sentimentos durante e uma foto pra ver.
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline andrebracco

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 30
    • Email
Re: afiando navalha pela primeira vez + pasta de diamante 1/4
« Reply #25 on: April 28, 2015, 09:52:32 pm »
posso pedir uma foto? Já afiei algumas e nao tive problemas.

A pedra 8k é mais grossa que a 6k da UUSHARP. sinceramente isso é no sentimento e nao numa comprovação cientifica. comprei um microscopio digital que me serve mais como fonte de luz que outra coisa.

como está fazendo?

Já tentou fazer a piramide? eu senti muita melhora depois que comecei a fazer esse metodo com essas pedras e achei que o fio apos passar na pasta diamantada fica serrilhado deixando ele otimo pra tirar pelo do braco e pessimo pra fazer a barba.

Mas posta sua rotina e sentimentos durante e uma foto pra ver.

Xii Danilo, posso até postar fotos, mas o estrago já está feito  ::)
Eu deveria ter feito um antes e depois, desculpe marquei toca.

Mas percebi isso, pois não formava o bisel no calcanhar, aí peguei a caneta permanente e pintei o final do ombro e o calcanhar da lâmina e fui vendo onde saia a caneta no ombro e ia desbastando, até que começou a formar o bisel no calcanhar. Não ficou um serviço de primeira, mas consegui afiar.

Já deixo claro que não estou recomendando, e não passei nem perto do fio com a dremel.

Teve um link para um site em Espanhol que o JL postou em um post, que comenta isso sobre as GD. Já ouvi que não são todas, a minha é uma 208, mas já vi versões diferentes da mesma.

Então, sobre o método... veja bem... trabalho, esposa, filhos... eu mexo um pouco quando da tempo e não me prendi ainda a um método, vou tentar fazê-lo, talvez esse sábado.

Vou tentar postar umas fotos e anotar os métodos, para saber o que funciona melhor.

Abraço.
André
"Corte sua própria lenha. Assim, ela aquecerá você duas vezes." - Henry Ford

Offline Danilo

  • Trade Count: (+8)
  • Supermax Man
  • *******************
  • Posts: 1574
  • paulista nadando em territorio hostil da guanabara
    • Email
Re: afiando navalha pela primeira vez + pasta de diamante 1/4
« Reply #26 on: April 29, 2015, 05:20:28 pm »
Xii Danilo, posso até postar fotos, mas o estrago já está feito  ::)
Eu deveria ter feito um antes e depois, desculpe marquei toca.

Mas percebi isso, pois não formava o bisel no calcanhar, aí peguei a caneta permanente e pintei o final do ombro e o calcanhar da lâmina e fui vendo onde saia a caneta no ombro e ia desbastando, até que começou a formar o bisel no calcanhar. Não ficou um serviço de primeira, mas consegui afiar.

Já deixo claro que não estou recomendando, e não passei nem perto do fio com a dremel.

Teve um link para um site em Espanhol que o JL postou em um post, que comenta isso sobre as GD. Já ouvi que não são todas, a minha é uma 208, mas já vi versões diferentes da mesma.

Então, sobre o método... veja bem... trabalho, esposa, filhos... eu mexo um pouco quando da tempo e não me prendi ainda a um método, vou tentar fazê-lo, talvez esse sábado.

Vou tentar postar umas fotos e anotar os métodos, para saber o que funciona melhor.

Abraço.
André

tamo junto no quesito tempo!
I want to share something with you -- the three little sentences that will
get you through life. Number one, `Cover for me.' Number two, `Oh, good
idea, boss.' Number three, `It was like that when I got here.'

Offline andrebracco

  • Trade Count: (0)
  • No fio da navalha
  • ***
  • Posts: 30
    • Email
Re: afiando navalha pela primeira vez + pasta de diamante 1/4
« Reply #27 on: June 05, 2015, 08:35:56 pm »
posso pedir uma foto? Já afiei algumas e nao tive problemas.

A pedra 8k é mais grossa que a 6k da UUSHARP. sinceramente isso é no sentimento e nao numa comprovação cientifica. comprei um microscopio digital que me serve mais como fonte de luz que outra coisa.

como está fazendo?

Já tentou fazer a piramide? eu senti muita melhora depois que comecei a fazer esse metodo com essas pedras e achei que o fio apos passar na pasta diamantada fica serrilhado deixando ele otimo pra tirar pelo do braco e pessimo pra fazer a barba.

Mas posta sua rotina e sentimentos durante e uma foto pra ver.


Danilo, sei que faz um pouco de tempo, mas seguem fotos do estrago.








Encontrei dois tipos de GD 208, a minha é igual a essa abaixo.



A outra é essa.

 

Estou pensando em customiza-la para tentar melhorar essa porcaria que fiz.
Não sei se tenho competência para isso, ou vou só piorar o estrago, mas só tentando.:D
"Corte sua própria lenha. Assim, ela aquecerá você duas vezes." - Henry Ford

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal