Avaliação do creme Ingram azul egípcio
1. Formulação“Stearic. Coconut Oil. Soda. Glycerine.” é o que aparece no tubo do creme, mas certamente não é a lista completa de ingredientes.
2. Apresentação/embalagemCaixa de cartão branca com motivos azuis e cinzentos com relevo. Uma boa conjugação entre o moderno e o clássico. A caixa é razoavelmente robusta e encerra um tubo plástico com um fino revestimento metálico no interior, tipo pasta de dentes, nas mesmas cores, não lacrado, com 60g de creme branco perolado.
A tampa do tubo é branca e lembra as tampas das pastas de dentes. É robusta mas não suficientemente larga para servir de base para manter o tubo em pé sem algum equilibrismo.
O orifício por onde sai o creme é largo e não oferece grande resistência à saída do creme.
O tubo é funcional e agradável e funciona melhor e é mais resistente, mas talvez menos ecológico, que os tubos totalmente metálicos de outros cremes.
3. Quantidade de cremeÉ preciso pouco creme para fazer uma boa espuma para barbear. Mesmo com pincéis comilões, é necessário pouco mais de 1cm de creme para fazer três-quatro passagens e aplicar espuma de conforto.
4. Duração O tubo tem um tamanho pequeno, 60g. Numa utilização intermédia, eu diria que este tubo dura cerca de 2 meses. A mim, durou 67 escanhoados usando maioritariamente pincéis comilões, quatro passagens e aplicando espuma de conforto. Em média foram gastos 0,9g de creme por escanhoado.
5. Capacidade para formar espumaEste creme chegou-me às mãos muito mole e até na consistência parecia pasta de dentes. Tinha uma consistência ótima para aplicar no pincel e espumar na cara com facilidade sem a preocupação de o creme cair. Volvido um ano desde que foi adquirido, o creme tornou-se mais sólido, não permitindo tão bem a mesma faceta. É um creme que, ao contrário dos cremes da Confiança, fica mais sólido com o frio.
Não obstante a consistência, uma pequena quantidade de creme espuma abundantemente se lhe adicionarmos água com generosidade.
A início a espuma aparece na forma de bolhas de ar grandes que depressa desaparecem com mais algumas voltas de pincel para dar origem à espuma propriamente dita. É, por isso, um creme enganador, que facilmente leva o utilizador desprecavido a usar creme a mais e água a menos (obtendo uma espuma de menor qualidade).
6. Rácio água/cremeÉ um creme que gosta de mais água que o normal, água suficiente para arruinar a espuma de alguns cremes. Aliás, a início, a quantidade exata de água parece exagerada pois a primeira espuma aparece em grandes bolhas de ar.
É um creme bastante permissivo mas quer água em abundância. Um excesso de água é facilmente eliminado trabalhando um pouco a espuma com o pincel e a espuma seca responde bem ao incremento de água.
A única forma de não acertar na espuma é ser parco na água inicial, o creme não deve encorpar mas sim explodir em bolhas.
7. Qualidades da espumaConsegue-se algum volume e opacidade. Se a espuma estiver mais aguada tem dificuldade em não mostrar a pele por baixo, afastando-se do aspeto compacto da espuma dos sabões.
Acho particularmente complicado criar uma espuma opaca e volumosa com este creme sem que a espuma fique demasiado seca.
O acolchoamento é meramente suficiente mas, por outro lado, não incomoda, permitindo um bom apurado.
8. Protecção e deslizeO deslize é bom e a proteção também, mas não são propriamente impressionantes. Uma espuma mais densa fica algo seca e não melhora a proteção porque compromete o deslize.
Nunca senti a necessidade de usar um pré para colmatar qualquer falta de proteção e deslize.
9. Sensação na caraConfere uma sensação gelada e anestesiante, principalmente se usada água fria entre passagens, pois a água fria potencia o efeito. Por oposição, água quente contraria o efeito gelado do creme, tornando-o apenas refrescante.
Não é agradável usar o creme nos dias frios pois torna-se doloroso.
Não detetei qualquer reação alérgica ou picadas.
10. Hidratação e sensação após barbearA hidratação é bastante boa nos dias quentes, a pele fica suave e bem tratada. Nos dias frios temo que o mentol presente no creme tenha tendência a deixar a pele seca e áspera nas zonas mais sensíveis.
O creme deixa uma sensação de frescura e acalmia na pele muito apetecível nos dias mais quentes, que dura algum tempo após o barbear, principalmente se for complementado com água fria.
11. AromaO aroma é agradável, mentolado e cítrico, mas tem algo de quente que se pode ligar bem a um ambiente árabe/africano. O aroma é forte sem ser exagerado. Permanece persistentemente no pincel mas pouco tempo na pele após o escanhoado. Não interfere com outras fragrâncias.
12. Preço e disponibilidadeEste creme é muito barato no Egipto mas não é nada fácil de obter no estrangeiro. A única maneira que conheço de o adquirir é através do user lamina (Gil Brandão). O tubo de 60g custou-me €2,25. É um preço proporcionalmente mais alto que os cremes médios portugueses, que têm performance superior, ou que um Proraso Verde. Contudo, é um preço perfeitamente justificável pelo aroma diferente e pela frescura que proporciona. O preço por barba ficou em €0,034, o que não é muito mas não tive em consideração os portes que são sempre necessários para quem não vive ali ao lado de S. João da Madeira.
13. ConclusãoTrata-se de um creme muito competente, de aroma agradável, performance acima do exigível e indicado para os dias quentes de Verão por causa da sua frescura.
Não tem receio nenhum de enfrentar produtos de renome e concorre diretamente com os mentolados Proraso, Williams e Lea. O Lea não experimentei, mas comparando com os outros dois (Proraso Verde – sabão – e Williams Menthol), o Ingram perde essencialmente na hidratação pós barba e no preço. O aroma do Proraso é mais forte, mas eu prefiro o Ingram. Em termos de efeito mentolado da espuma, todos acabam por se equivaler mas o Ingram dá a mesma frescura com menos quantidade de creme. O Proraso também é capaz de uma espuma mais opaca sem ficar seca, mas nem por isso é uma espuma com melhor desempenho.
Na minha opinião, este creme vale a pena adquirir como creme de Verão ou dias quentes. É uma boa alternativa de odor mais agradável que o Proraso Verde. Trata-se de um creme de bom desempenho, ideal para as férias de Verão, quer pela frescura, quer pela praticidade e mobilidade do tubo pequeno.