Author Topic: Dá para afiar a navalha com isto?  (Read 20709 times)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
    • Email
Re: Dá para afiar a navalha com isto?
« Reply #15 on: November 14, 2014, 09:56:02 pm »
Pedras #400 e #1000 deixam facas de cozinha em ponto de serviço. Esticando para pedras #3000 e # 5000 pode chegar em afiação padrão "japonesa".
Navalha é outra história, bem mais difícil...  assunto para o amigo Lâmina
Grato ;)

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
Re: Dá para afiar a navalha com isto?
« Reply #16 on: November 15, 2014, 12:41:05 pm »
;D ;D

Rapaz! Lá em casa mulher fala comigo DE JOELHOS!!!


- SAI DE BAIXO DA CAMA, INFELIZ!!!!

 ;D ;D ;D ;D ;D

Tá aí uma grande verdade!!

Com o que os confrades afim suas facas? A dona encrenca anda reclamando de uma faca em particular, e não me apetece nem usar isto, que parece que estraga ainda mais, nem comprar outra.

Eu afio minhas facas comecando com uma pedra 1K para fazer o fio. Depois disso passo para a 3K, para a 8K. Depois que termino a aficão, consigo barbear os pêlos do braco e tronco facilmente. Na hora de preparar o almoco e o jantar dá até mais prazer, as facas cortam sem fazer forca.  ;)


Não consegui ler a especificação do produto.

http://www.shoptime.com.br/produto/110882121/afiador-de-facas-diamantado-tramontina?opn=GOOGLEXML&epar=googlepla&WT.srch=1

Apesar de ser chamado de afiador, essa não é a função dele e sim ASSENTADOR de fio como uma chaira.

Importante: O ângulo dessa ferramenta funciona para facas (entre 15 e 25 graus), mas para navalhas não dá (navalhas tem ângulo menores 15 graus de fio).

A gramatura da pedra combinada é #300/#600.

Uma navalha deve ser afiada por no mínimo de gramatura #8000 e depois ser assentada no couro (estima-se que o couro simula uma pedra de afiar com gramatura entre #12000 e #18000).

***Afiacão de Navalhas***

De forma bem resumida, a afiacão de navalhas, em matéria da granulacão das pedras de afiar, não é muito diferente não.

A primeira coisa que temos que fazer é estabelecer o fio (bevel) da navalha e isto se faz com as pedras 1K à 3K (também da pra fazer com a 4K mais demora muito mais tempo). Qualquer coisa acima de 4K já é o polimento do que já foi feito com as pedras mais baixas para dar conforto no barbear.

Depois disso feito, passamos à apenas polir o fio para melhorar o conforto do barbear (pedras 5K, 8k, 10k, 12k e também 15K, 20K e 30K). Durante o polimento, faz-se cerca de 20 passagens em X em cada pedra acima de 4K que vc tiver e depois disso umas 10-15 passagens no couro ou na balsa com diamante ou oxido de cromo é o suficiente para o acabamento final do fio da navalha. E por fim assentá-la no couro entre 40 à 100 passagens (preferência pessoal de cada um quanto ao número de passagens no couro).

E acima de tudo, diferentemente das facas, não se usa pressão ao afiar uma navalha e o ângulo de afiacão da navalha é determinado pela espinha da navalha (nas facas fazemos isso visualmente).
« Last Edit: November 15, 2014, 01:01:42 pm by cariocarj01 »
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
    • Email
Re: Dá para afiar a navalha com isto?
« Reply #17 on: November 17, 2014, 11:28:37 am »
Gago, para afiar facas eu uso uma pedra Carborundum que tem um lado mais grosso e um bem fino (fino para facas; nunca para navalhas); após, passo na chaira estriada. Para dar uma caprichada, você pode aplicar uma chaira lisa ao final de tudo.

Depois de afiadas, você pode dar manutenção apenas com a chaira, por um bom tempo. A menos que você danifique o fio, cortando o que não devia, dificilmente terá necessidade de voltar à pedra no curto prazo.

Uma dica importante: deve ser abolida a tábua de vidro, que destrói qualquer faca. Use tábuas de madeira; no máximo de plástico.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
    • Email
Re: Dá para afiar a navalha com isto?
« Reply #18 on: November 17, 2014, 01:18:25 pm »
Ok, obrigado amigos, pelas dicas =P

Offline cegadede

  • Trade Count: (+5)
  • Lucky Tiger
  • **********************
  • Posts: 2030
Re: Dá para afiar a navalha com isto?
« Reply #19 on: November 17, 2014, 01:23:12 pm »
Gago, para afiar facas eu uso uma pedra Carborundum que tem um lado mais grosso e um bem fino (fino para facas; nunca para navalhas); após, passo na chaira estriada. Para dar uma caprichada, você pode aplicar uma chaira lisa ao final de tudo.

Depois de afiadas, você pode dar manutenção apenas com a chaira, por um bom tempo. A menos que você danifique o fio, cortando o que não devia, dificilmente terá necessidade de voltar à pedra no curto prazo.

Uma dica importante: deve ser abolida a tábua de vidro, que destrói qualquer faca. Use tábuas de madeira; no máximo de plástico.

Existe um lugar especial no inferno reservado para quem usa superfícies de corte feitas de vidro, metal ou pedra! :)
Meu sabão atual é o Provence Santé Green Tea (desde 21/09/2015), usar-lo-ei exclusivamente até o seu término.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
    • Email
Re: Dá para afiar a navalha com isto?
« Reply #20 on: November 17, 2014, 01:27:06 pm »
A algum tempo, experimentei afiar uma faca de churrasco com minha Norton combinada 4/8k! 10 passadas de cada lado somente! Ficou um espetáculo!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline carraro

  • Trade Count: (+8)
  • Vigorosamente Floïd
  • *************
  • Posts: 662
    • Email
Re: Dá para afiar a navalha com isto?
« Reply #21 on: November 17, 2014, 04:40:59 pm »
Existe um lugar especial no inferno reservado para quem usa superfícies de corte feitas de vidro, metal ou pedra! :)

Infelizmente, essas "tábuas de vidro" fazem o maior sucesso entre as patroas, que são induzidas pelos vendedores com uma história de higiene, bactérias, etc.; além de serem praticamente inquebráveis. São grande sacada de uma indústria que só se preocupa em vender.

Offline Binhose

  • Trade Count: (+1)
  • Cadê o Cade?
  • ****
  • Posts: 51
Re: Dá para afiar a navalha com isto?
« Reply #22 on: November 17, 2014, 05:04:43 pm »
Há que se checar a faca também. Não adianta afiar com tanta técnica se o metal for ruim.

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
    • Email
Re: Dá para afiar a navalha com isto?
« Reply #23 on: November 17, 2014, 05:11:24 pm »
Há que se checar a faca também. Não adianta afiar com tanta técnica se o metal for ruim.

A faca é Tramontina. Foram presente de meu cunhado e minha irmã quando nos mudamos. Não sei qual é o aço usado, mas cortava como o CAPETA, e progressivamente foi perdendo o corte.

Também, é a que mais se usa. Eu quero afiar, especificamente, aquela faca. O resto do jogo ainda está muito bom...

.. mas sabem como é, não custa nada ter uma pedra em casa pra manter esta e qualquer outra faca. :D

PS:

Estava com vontade de tentar a sorte com uma navalha outra vez, quem sabe resolvo os dois problemas numa tacada só?

Offline Colcurinho

  • Trade Count: (+1)
  • A obra de Valobra
  • *********************
  • Posts: 1903
Re: Dá para afiar a navalha com isto?
« Reply #24 on: November 17, 2014, 05:12:33 pm »
A algum tempo, experimentei afiar uma faca de churrasco com minha Norton combinada 4/8k! 10 passadas de cada lado somente! Ficou um espetáculo!

JL, tu colocas fita de electricidade nas costas da faca para criar um determinado ângulo ou é a "olhómetro"?

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
Re: Dá para afiar a navalha com isto?
« Reply #25 on: November 17, 2014, 05:49:41 pm »
A faca é Tramontina. Foram presente de meu cunhado e minha irmã quando nos mudamos. Não sei qual é o aço usado, mas cortava como o CAPETA, e progressivamente foi perdendo o corte.

Também, é a que mais se usa. Eu quero afiar, especificamente, aquela faca. O resto do jogo ainda está muito bom...

.. mas sabem como é, não custa nada ter uma pedra em casa pra manter esta e qualquer outra faca. :D

PS:

Estava com vontade de tentar a sorte com uma navalha outra vez, quem sabe resolvo os dois problemas numa tacada só?

Manda aqui pra Noruega que dou um jeito nela pra vc.  ;D

Agora falando sério. Compra uma pedra 1000 que já vai te atender muito bem no início. As facas vão cortar uma beleza.

Agora se vc for comprar uma navalha, aconselho a mandar pra alguém que saiba afiar a navalha e vc compra um assentador só para fazer a manutencão do fio. À partir daí compre as pedras na ordem inversa. (12k, 8k, 4k, 1k).

Depois eu te explico o por que da ordem inversa nas pedras.

Abracos,

Flávio.
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline Gago

  • Monsieur Thiers Issard
  • Trade Count: (+49)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 10699
    • Email
Re: Dá para afiar a navalha com isto?
« Reply #26 on: November 17, 2014, 05:52:05 pm »
Manda aqui pra Noruega que dou um jeito nela pra vc.  ;D

Agora falando sério. Compra uma pedra 1000 que já vai te atender muito bem no início. As facas vão cortar uma beleza.

Agora se vc for comprar uma navalha, aconselho a mandar pra alguém que saiba afiar a navalha e vc compra um assentador só para fazer a manutencão do fio. À partir daí compre as pedras na ordem inversa. (12k, 8k, 4k, 1k).

Depois eu te explico o por que da ordem inversa nas pedras.

Abracos,

Flávio.
É um plano progressivo de manutenção,de acordo com o desgaste do gume.

Offline Dude

  • Trade Count: (0)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 868
    • Email

Offline cariocarj01

  • Trade Count: (0)
  • Merkur-o-cromo
  • *****************
  • Posts: 1083
Re: Dá para afiar a navalha com isto?
« Reply #28 on: November 17, 2014, 06:14:50 pm »
É um plano progressivo de manutenção,de acordo com o desgaste do gume.

É por aí mesmo, pois é mais fácil partir da manutencão do fio para depois aprender a afiacão por completo.
Quando não der mais para manter o fio apenas com o assentador, comeca-se a usar a pedar 12K para fazer um refresh no fio. Depois quando a pedra 12K não resolver, passamos a usar a 8K e em seguida a 12K para polir o que a 8K fez. E assim por diante.
A vantagem é que se aprende aos poucos e gasta-se aos poucos também com a aquisicão das pedras.  ;)


Daria para fazer uma afiação do zero com essa pedra?

http://www.aliexpress.com/item/Taidea-double-side-corundum-sharpening-whetstone-3000-8000-grit-water-sharpening-stone/1759347530.html?s=p

Sim, mas demora um pouco mais para fazer o fio com a 3K que com a 1K, mas essa pedra serve sim.
« Last Edit: November 17, 2014, 06:21:09 pm by cariocarj01 »
A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em livrar-se das antigas. (John Maynard Keynes)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
    • Email
Re: Dá para afiar a navalha com isto?
« Reply #29 on: November 17, 2014, 09:08:25 pm »
JL, tu colocas fita de electricidade nas costas da faca para criar um determinado ângulo ou é a "olhómetro"?

A faca já tinha ângulo/bevel estabelecido. Então não precisei usar a fita para criar ou acentuar. A uso pelo menos uma vez por semana nos churrascos da família e já faz uns três ou quatro meses que não precisei retocar.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal