Esse grito de "-Campeão!" devia estar engasgado há muito tempo!Ainda acho que o problema nem foi ter dividido a equipe com Schummy mas sim vir depois do imortal Ayrton Senna da Silva, como ídolo brasileiro no esporte! Todos serão "uns nadas" depois do Ayrton! Sempre haverá a comparação! Não importa o quão diferente a F1 tenha se tornado! É o mesmo que compararmos o recorde nos 100 metros rasos de 100 anos com o atual! Não tem comparação mas se insiste em fazê-lo! Para mim, a motivação é acelerar! Em alto nível! E ganhando muito dinheiro! Que é o maior motivador do mundo! Peça para alguém fazer algo! Provavelmente não fará! Agora, pague bem! A resposta será um SIM bem grande!
No atletismo, vale o cronômetro... Não se compara de fato um campeão dos 100 metros de 30 anos atrás com os de hoje... Na F1, o cronômetro só manda nos treinos...
Conheci Rubens Barrichello quando era apenas um garoto no longínquo ano de 1984... Na época, seu material rodante consistia de DOIS chassis de kart, três motores e dez pneus, sendo dois conjuntos completos (um em cada chassi) e mais dois pneus (um dianteiro e um traseiro) de reserva. Para transportar a tralha, tinha o velho Rubão, seu pai, que tinha uma Chevrolet Opala Caravan. Um dos chassis ia no porta malas e outro no rack sobre o teto. Rubão aliás, além de motorista, era também o mecânico... Os três motores aliás, nunca estavam juntos... Tinha um em cada chassi e um SEMPRE no preparador (o lendário Passoca, de Bauru - SP), pois pela idade avançada dos motores, sempre tinha um no médico...Outro garoto talentoso, um certo CHRISTIAN FITTIPALDI, parava no box do lado seu CAMINHÃO... Um Mercedes Benz 1313 trucado com carroceria baú... Lá dentro, tinha DEZ CHASSIS, 25 motores Parilla e os pneus nunca consegui contar, pois REVESTIAM as duas paredes laterais do baú por dentro... Havia pelo menos três mecânicos na equipe...Apesar das diferenças, Rubinho triunfava...Em todas as categorias onde pilotou, seu NÍVEL TÉCNICO sempre foi superlativo. As causas de seu aparente insucesso na F1, são mais do que conhecidas por quem realmente acompanha a F1 e não se limita a pensar do jeito que a midia quer...Quanto a ser Corinthiano, talvez seja uma de suas principais virtudes, assim como também eram Corinthianos, Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna da Silva. No Estado de São Paulo e mais especificamente na capital, ser Corinthiano, não é defeito, é VIRTUDE!!! Faz parte da filosofia Paulistana de não ser conduzido e sim conduzir ("NON DVCOR DVCO"). O único caso curioso, é do fluminense/brasiliense Nelson Piquet, que por ser vascaíno, talvez tivesse ficado apenas nos VICE campeonatos, mas foi tricampeão...
O Vasco da Gama, no que se refere à vice-campeonatos, é apenas o quinto colocado num ranking de quinze, sendo "superado" por Inter, Sport, Galo e Cruzeiro, os times modinha do momento.http://estadiovip.com.br/futebol/ranking/os-maiores-vice-campeoes-do-futebol-brasileiro/cruzeiro-6No entanto,quem leva a fama somos nós. Qual a coerência? E por sinal, vice campeonato não é algo ruim,é sinônimo de que fostes melhor que todos os outros exceto um. Mas, como disse lá em cima, para o brasileiro, só o primeiro presta....
"O segundo colocado, é o primeiro dos últimos" Ayrton Senna da SilvaMas fica frio, professor... Nessa eu não concordo com o Senna... Emerson Fittipaldi, quando mencionava seu currículo, afirmava sempre de cabeça erguida: 14 vitórias, dois campeonatos e dois vice-campeonatos...
Isso é muito bonito quando você é o favorito. Guiando uma Mclaren-Honda claramente superior à qualquer outro carro, realmente, o segundo é o primeiro dos últimos. Agora, guiando uma Toleman-Hart, chegar em segundo, é um feito. E algo que ele sempre se orgulhou,e com toda justiça. Portanto é uma questão de perspectiva e coerência, no meu entender.