Author Topic: Higienização e Esterilização  (Read 62545 times)

Offline pgp

  • Trade Count: (0)
  • Numa nice c/ Old Spice
  • ******************
  • Posts: 1378
  • Respect: 0
Re:Higienização e Esterilização
« Reply #60 on: January 23, 2012, 10:48:24 am »
0
Apenas os meus 2c,

Eu normalmente uso soluto de Dakin para desinfetar objetos metálicos. Creio que a DE mergulhada 10m em soluto de Dakin fica mais que desinfetada!
Com 6 cremes Musgo Real diferentes, só sobra espaço para 1 MdC :)

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Higienização e Esterilização
« Reply #61 on: January 23, 2012, 02:10:26 pm »
0
Soluto de Dakin?
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Higienização e Esterilização
« Reply #62 on: January 23, 2012, 02:25:30 pm »
0
Soluto de Dakin?

Basicamente solução de Hipoclorito de Sódio a 0,5%. O mesmo que lixívia diluída.
« Last Edit: January 23, 2012, 02:28:04 pm by oversaturn »
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Higienização e Esterilização
« Reply #63 on: January 23, 2012, 02:44:23 pm »
0
Obrigado, Sr. Enciclopédia!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline Lusitano

  • Moderador Global
  • Trade Count: (0)
  • Lord Sheffield
  • *
  • Posts: 5241
  • Respect: +40
Re:Higienização e Esterilização
« Reply #64 on: January 23, 2012, 09:25:56 pm »
0
Façam uma coisa: arranjem uma daquelas mulheres maníacas das limpezas e entreguem as safety razors  :D De certeza que fica limpinha, já não asseguro é que não venha toda riscada  ;D

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Higienização e Esterilização
« Reply #65 on: January 24, 2012, 04:56:05 am »
0
Soluto de Dakin?

Basicamente solução de Hipoclorito de Sódio a 0,5%. O mesmo que lixívia diluída.
Permitam-me, Caros Confrades, uma adição ao comentário, pois além de conter o hipoclorito de sódio a 0,5%, a Solução de Dakin(Líquido de Dakin), também contém ácido bórico. A solução de Dakin, se for usada com propósito de desinfecção(que é fraca), não deve ser armazenada por longos períodos, pois diminui, e muito, o teor de cloro, o que a faz perder eficácia(compre e use). Eu não a usaria na "desinfecção" de minhas máquinas, pois o cloro ataca os metais, em seu lugar usaria a Clorexidina, que é infinitamente mais eficaz e não ataca os metais.
Abraços.
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Higienização e Esterilização
« Reply #66 on: January 24, 2012, 10:56:52 am »
0
Soluto de Dakin?

Basicamente solução de Hipoclorito de Sódio a 0,5%. O mesmo que lixívia diluída.
Permitam-me, Caros Confrades, uma adição ao comentário, pois além de conter o hipoclorito de sódio a 0,5%, a Solução de Dakin(Líquido de Dakin), também contém ácido bórico. A solução de Dakin, se for usada com propósito de desinfecção(que é fraca), não deve ser armazenada por longos períodos, pois diminui, e muito, o teor de cloro, o que a faz perder eficácia(compre e use). Eu não a usaria na "desinfecção" de minhas máquinas, pois o cloro ataca os metais, em seu lugar usaria a Clorexidina, que é infinitamente mais eficaz e não ataca os metais.
Abraços.

Deixem dar o meu quinhão.
Fonte: ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária
As principais aplicações da clorexidina são: degermação das mãos e antebraço da equipe; preparo da pele (pré operatório e procedimentos invasivos); lavagem simples das mãos.

O glutaraldeído é o agente mais utilizado na desinfecção, na concentração de 2% e por um período de exposição de 30 minutos. Não danifica metais, borracha, lentes e outros materiais, podendo ser utilizado na desinfecção de endoscópios e aparelhos com lentes. O enxágüe do material pode ser feito em água corrente potável, a secagem com uma compressa ou toalha macia, ou com ar comprimido acondicionado em recipiente desinfetado e guardado até o próximo uso.
O uso mais difundido do glutaraldeído é na desinfecção de artigos semicríticos e instrumentos sensíveis ao calor.

Portanto, Clorexidina não é indicada para metais. Glutaraldeído, sim.
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Higienização e Esterilização
« Reply #67 on: January 24, 2012, 07:37:33 pm »
0
Soluto de Dakin?

Basicamente solução de Hipoclorito de Sódio a 0,5%. O mesmo que lixívia diluída.
Permitam-me, Caros Confrades, uma adição ao comentário, pois além de conter o hipoclorito de sódio a 0,5%, a Solução de Dakin(Líquido de Dakin), também contém ácido bórico. A solução de Dakin, se for usada com propósito de desinfecção(que é fraca), não deve ser armazenada por longos períodos, pois diminui, e muito, o teor de cloro, o que a faz perder eficácia(compre e use). Eu não a usaria na "desinfecção" de minhas máquinas, pois o cloro ataca os metais, em seu lugar usaria a Clorexidina, que é infinitamente mais eficaz e não ataca os metais.
Abraços.

Deixem dar o meu quinhão.
Fonte: ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária
As principais aplicações da clorexidina são: degermação das mãos e antebraço da equipe; preparo da pele (pré operatório e procedimentos invasivos); lavagem simples das mãos.

O glutaraldeído é o agente mais utilizado na desinfecção, na concentração de 2% e por um período de exposição de 30 minutos. Não danifica metais, borracha, lentes e outros materiais, podendo ser utilizado na desinfecção de endoscópios e aparelhos com lentes. O enxágüe do material pode ser feito em água corrente potável, a secagem com uma compressa ou toalha macia, ou com ar comprimido acondicionado em recipiente desinfetado e guardado até o próximo uso.
O uso mais difundido do glutaraldeído é na desinfecção de artigos semicríticos e instrumentos sensíveis ao calor.

Portanto, Clorexidina não é indicada para metais. Glutaraldeído, sim.
Corretíssimo, Caro Doutor, aliás, havia me esquecido do glutaraldeído, sobre o qual já havíamos discutido, em um outro tópico(polêmico :P) passado. Embora eu goste mais da clorexidina, concordo contigo, pois tu falas com conhecimento de causa!!! Abraços. :D
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re:Higienização e Esterilização
« Reply #68 on: January 24, 2012, 07:48:56 pm »
0
Caro Renato, os grandes problemas do glutaraldeído são a elevada toxicidade (obrigando o manipulador a usar máscara, óculos e luvas) e o custo mais elevado. No mais, funciona bem!
Insisto, ainda, que álcool a 70% faz um belo serviço!
« Last Edit: January 24, 2012, 07:50:27 pm by jltgonca »
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline GADREL

  • Trade Count: (0)
  • D.Quijote de La Toja
  • ********************************************
  • Posts: 10037
  • São Paulo, Brasil.
  • Respect: +7
    • Email
Re:Higienização e Esterilização
« Reply #69 on: January 24, 2012, 07:55:18 pm »
0
Caro Renato, os grandes problemas do glutaraldeído são a elevada toxicidade (obrigando o manipulador a usar máscara, óculos e luvas) e o custo mais elevado. No mais, funciona bem!
Insisto, ainda, que álcool a 70% faz um belo serviço!
E eu concordo, plenamente, Caro Doutor!!! ;)
LEGIO PATRIA NOSTRA.

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Higienização e Esterilização
« Reply #70 on: January 24, 2012, 09:47:53 pm »
0
Vou ainda dar uma outra dica : vocês conhecem o gasóleo? Aquele que está caro como o "alho" em Portugal? Esse é neutro para metais e completamente seguro. Naquelas máquinas antigas que podem estar mais feias a nível de aspecto é só colocá-las de molho numa aparadeira com gásóleo durante uns dias. Depois lavem bem, sabão e tal...
Hay que barbear cada dia mas!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Higienização e Esterilização
« Reply #71 on: January 24, 2012, 09:52:52 pm »
0
Gasóleo funciona muito bem, não há bactéria que resista, especialmente se deitares para lá um fósforo aceso... ;D

Ora pergunta a esta senhora aqui: ;D



Burn baby, burn! ;D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline Renato Ferreira

  • Trade Count: (+2)
  • Arkoólico anónimo
  • ***************
  • Posts: 816
  • Respect: +4
Re:Higienização e Esterilização
« Reply #72 on: January 24, 2012, 09:58:00 pm »
0
Caro oversaturn permita discordar de si. Pode atirar os fósforos que quiser...vão apagar como em água. O gasóleo só entra em combustão a pressões muito elevadas ( muito acima de 1 atm ou a temperaturas muito elevadas. Daí o motor a Diesel não ter velas de combustão (spark plugs) como os carros a gasolina.

 ;D
Hay que barbear cada dia mas!

Offline oversaturn

  • Moderador Global
  • Trade Count: (+4)
  • D.Quijote de La Toja
  • *
  • Posts: 19711
  • Respect: +404
Re:Higienização e Esterilização
« Reply #73 on: January 24, 2012, 10:56:11 pm »
0
Caro oversaturn permita discordar de si. Pode atirar os fósforos que quiser...vão apagar como em água. O gasóleo só entra em combustão a pressões muito elevadas ( muito acima de 1 atm ou a temperaturas muito elevadas. Daí o motor a Diesel não ter velas de combustão (spark plugs) como os carros a gasolina.

 ;D


LOL

Ora, pormenores...! Se o gasóleo não dá, vai de maçarico, lança-chamas, dinamite, pólvora ou C-4, que é certo e sabido que não há bactéria que resista! :D

Como li algures, não sei bem onde: "Tudo arde, tudo voa e tudo pode explodir, assim o dizem as leis da física e da química, é tudo uma questão de volume, pressão, temperatura, e acima de tudo, de mau feitio!" ;D
I wish I could be half as sure of anything as some people are of everything...


Como colocar imagens no fórum? Vê aqui.
O que é o double-post e como evitar

Offline brg

  • Trade Count: (+1)
  • Astra-ólogo
  • *********************************
  • Posts: 4610
  • Respect: +13
Re:Higienização e Esterilização
« Reply #74 on: January 24, 2012, 11:04:22 pm »
0
Gasóleo funciona muito bem, não há bactéria que resista, especialmente se deitares para lá um fósforo aceso... ;D

Ora pergunta a esta senhora aqui: ;D

(Image removed from quote.)

Burn baby, burn! ;D

Essa senhora aparece muitas vezes nos tópicos de higienização/esterilização e afiação de navalhas...

Caro oversaturn permita discordar de si. Pode atirar os fósforos que quiser...vão apagar como em água. O gasóleo só entra em combustão a pressões muito elevadas ( muito acima de 1 atm ou a temperaturas muito elevadas. Daí o motor a Diesel não ter velas de combustão (spark plugs) como os carros a gasolina.

 ;D


LOL

Ora, pormenores...! Se o gasóleo não dá, vai de maçarico, lança-chamas, dinamite, pólvora ou C-4, que é certo e sabido que não há bactéria que resista! :D

Como li algures, não sei bem onde: "Tudo arde, tudo voa e tudo pode explodir, assim o dizem as leis da física e da química, é tudo uma questão de volume, pressão, temperatura, e acima de tudo, de mau feitio!" ;D

Quanto ao tópico, nas sábias palavras de Jamie Hyneman: When in doubt, C4!
...from so simple a beginning endless forms most beautiful and most wonderful have been, and are being, evolved.

Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal