Author Topic: Auto do Homem, do Tempo e da Graça. Plínio Salgado  (Read 952 times)

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8230
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Auto do Homem, do Tempo e da Graça. Plínio Salgado
« on: December 11, 2014, 08:45:34 am »
+1
Extratos

Começam a bater as pancadas da meia-noite.

O HOMEM, aflito, olha de um lado e de outro.

HOMEM - Eis que se vão encontrar o ancião e a criança, como pintam os almanaques e a primeira página dos jornais ilustrados.
O velho deixará seu testamento ao novo.
O novo entrará soberano e dominador.
Tenho medo, tenho medo, do Ano Novo; é ele que possui agora as palavras da vida e da morte... Soa a última pancada do sino.

Entra em cena o TEMPO.

HOMEM - Mas, que vejo? Onde está o outro?

TEMPO - Que outro?

HOMEM - Não és dois, o Ano Velho e o Ano Novo?

TEMPO - Não há velho nem novo; sou o Único.

HOMEM - Na verdade és muitos, mas no último minuto de Dezembro és dois. Dar-se-á o caso de não haver eu visto passar o outro, no preciso minuto?

TEMPO - Não existe outro. Só eu existo.

HOMEM - Se tendes um número não és único.

TEMPO - Que número?

HOMEM - O do calendário.

TEMPO - Numerosos são os calendários, as eras e as hégiras. Possuo muitos números, mas sou sempre o mesmo.

HOMEM - Então não és o Ano Novo?
Deixa-me ver o teu rosto! (Recuando com assombro) Horror dos horrores!
Ele não tem olhos, nem boca, nem nariz, nem face . ..
É mais terrível do que o Ano Velho, porque ao menos conhecíamos daquele a execrável fisionomia de matador e incendiário.
Mas este não tem olhos por onde se veja a alma, nem boca por onde se lhe possa medir a sensualidade ou o timbre do seu misterioso querer.
Ai! Bem o temia eu!
E agora, estou diante dele!
Ó pavoroso personagem sem rosto: que me trazes nos próximos meses?

TEMPO - É a ti que te faço tal pergunta, imprecando-te, Homem, para que me digas: que pretendes de mim?

HOMEM - Tua atitude é desconcertante como teu rosto sem rosto, tua voz sem boca, tua visão sem olhos.
Pois então sou eu, mísero e medroso, que, vindo interrogar o Oráculo que és, hei de, ao contrário, prognosticar-te o destino?
Estarão os tempos tão mudados que a mim, Homem, desamparado de todo o conforto e esperança, já não me é lícito recorrer, como outrora em Roma, em Atenas, em Babilônia, à sabedoria dos Oráculos, para erguer - ainda que por símbolos ou fórmulas augurais - uma ponta do véu que encobre aos olhos humanos a página do Livro do Destino, onde escreveram seus decretos as mãos do Bem e do Mal?
Sou eu que te hei de consolar com os "porquês", os "comos", os "quandos" e os "ondes", que vim buscar, sedento de esperança, aqui, a meia-noite?
Serás mais embusteiro do que o teu predecessor?

TEMPO - Não tenho predecessor nem sucessor.
Eu sou o Único, aquele que foi posto para ser trabalhado pelo Verbo, na criação dos Espaços e das Formas constantemente arrancadas de mim.
A misteriosa geometria não procede da minha essência, mas, derivando da ação criadora, opera em mim como o escultor que liberta, pela sua vontade, as linhas adormecidas no recesso da pedra.
E tu, Homem, criatura entre todas eleita, és superior a mim, porque participas da criação daquele que nos criou.
Portanto, em tudo o que te diga respeito, a ti e ao teu reino - o reino que te foi dado para que reinasses - tens o poder de fazer de mim o que te apraza ...

HOMEM - Serei assim tão poderoso?
Eu, joguete das paixões que soltei pelo mundo e agora me atormentam?
Eu, que mil vezes caio, e torno a erguer-me, para de novo cair?
Eu, que tremo pelo que virá e pelo que será, e que agarro com as mãos crispadas e levo ao peito egoistamente aquilo que julgo ser a minha felicidade e que, afinal, é uma nova forma de tormento, pelo constante receio de perdê-la?
Sou eu, fraco e falível, que te hei de dizer, ó Ano Novo, o que te vai acontecer?

TEMPO - E serás tu que me darás fisionomia, desde o primeiro minuto.
Serei teu alter ego, o teu espelho; a tua própria personalidade na expressão dos acontecimentos, bons ou maus, que suscitares no mundo.
Nada esperes de mim, porque sou eu que tudo espero de ti!
« Last Edit: December 11, 2014, 08:49:06 am by udrako »

Offline JLTG

  • Aspirante a ajudante de auxiliar de aprendiz
  • Moderador Emérito
  • Trade Count: (+6)
  • D.Quijote de La Toja
  • **************************************************
  • Posts: 11138
  • Respect: +26
    • Email
Re: Auto do Homem, do Tempo e da Graça. Plínio Salgado
« Reply #1 on: December 11, 2014, 11:50:49 am »
0
De deixar qualquer um de queixo caído!
José Luís Tomé Gonçalves

“Elogie em público e corrija em particular. Um líder corrige sem ofender e orienta sem humilhar." - Mario Sergio Cortella

“Se cortar, espirra sangue!” - José Luiz da Costa Gonçalves

Offline udrako

  • Trade Count: (+22)
  • Capitão da Caravela
  • *****************************************
  • Posts: 8230
  • More Majorum
  • Respect: +3442
    • Página pessoal
    • Email
Re: Auto do Homem, do Tempo e da Graça. Plínio Salgado
« Reply #2 on: December 11, 2014, 12:34:38 pm »
0
Isso mesmo amigão :)


Tags:
 

SimplePortal 2.3.5 © 2008-2012, SimplePortal