Já que tocaste no assunto, qual a maneira certa de corrigir uma "smiles/frowns"? Deve-se passar na pedra como se fosse corta-la, até acertar o fio e depois afiá-la? Ou ao afiá-la da maneira correta o fio acerta?
Acho que entendi, mas se afiar demanda prática, acertar o fio então... Vou ver se encontro algum vídeo sobre o assunto. Mas só para visualizar como é. Não vou nem me aventurar a tentar.
Leon, desculpe minha inexperiência.Quando o confrade falou em smile, pensei que fosse lâmina com desgaste irregular que é o meu caso. O fio não está paralelo ao dorso.Preciso acertar o fio e afiá-la.
Estamos aqui para ajudar.Uma lâmina com "smile" é quando a altura desde o fio até à espinha é mais pequena que no meio da lâmina. O inverso também existe: o "frown", quando se afiou com mais pressão no meio da lâmina, ficando este mais desgastado.Se puder, coloque uma foto da lâmina para vermos melhor.Neste diagrama podemos ver algumas lâminas direitas, outras com "smiling" e outras "warped", que é quando a lâmina é "torta" e dificulta o processo de afiação:(Image removed from quote.)
O que não ficou muito claro para mim, é como proceder quando a lâmina está smile e precisamos deixa-la novamente paralela.
Tem que se desbastar até ficar novamente rectilinea e paralela ao dorso. É um processo demorado, pois implica a remoção de muito aço. Usa-se uma pedra de grão baixo, por ex. 360, para "comer" aço rapidamente e vai-se desbastando até ficar corrigida.Só depois disso é que se avança para a criação do fio.
Certo e esse desbaste é feito na sentido como se cortasse a pedra?
Comprei a pedra na MONAD e apesar do envio ter sido um pouco quanto confuso e a falta de respostas nos emails... Gostei, nao veio a caixinha de madeira que achei que viria e a pedra é realmente pequena... mas fez um trabalho absurdo. Comprei tanto a bbw como a yellow.
Atendimento que faz jus ao comportamento do dono.
o preco que se paga para nao pegar alta do dolar e correios internacionais.